06/02/2013
Alessandra Alves, Karina Omuro Lupetti, André Farias de Moura
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
O objetivo dessa sequência de atividades é realizar a alfabetização e letramento científico com crianças da educação infantil (3 a 5 anos), utilizando a temática de horta educativa e educação ambiental.
Os alunos por meio de vivência mão na massa construirão uma horta no formato mandala espiral de ervas e aprenderão sobre conteúdos relacionados de modo reflexivo, relacionando o que vivenciam com situações de seu próprio cotidiano.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
As crianças em roda de conversa discutirão com a professora a respeito da construção da mandala de espiral, expondo verbalmente seu conhecimento prévio sobre hortas, o que é necessário para as plantas crescerem e o que gostariam de plantar em sua horta. (10 minutos)
Conteúdo conceitual
Necessidades para construção e manutenção de uma horta: sol, terra, composto orgânico, água, controle de pragas
Principais espécies a serem cultivadas (ervas) e sua importância para uma alimentação saudável
-hortelã; alecrim; manjericão; orégano; salsinha; cebolinha; entre outras espécies que podem ser plantadas.
Como construir uma espiral de ervas: http://permacultura.webnode.com.br/faca-voce-mesmo/espiral-de-ervas/
Estrutura de uma mandala em espiral: http://www.jardineiro.net/jardinagem/espiral-de-ervas.html
Conteúdo procedimental (15 min)
Fazer uma explicação e discussão oral sobre o assunto em roda e mostrar desenhos de mandalas; dividir a turma em grupos (2-4) para construção coletiva de mandalas com blocos de madeira em miniatura; registro individual da atividade em forma de desenho utilizando papel e lápis ou giz de cera.
As professoras podem levantar as seguintes questões com seus alunos: Pra que serve uma horta? O que tem numa horta? Quais são os formatos de uma horta? Por que é melhor uma horta em forma de espiral? (Manter a umidade do microambiente) Como fazer a composteira? Pra que servem as ervas, temperos? Como cuidar de uma planta? Quais são as partes de uma planta?
MATERIAL DE APOIO: BRINCANDO DE ENGENHEIRO
Conteúdo atitudinal (25 minutos)
Os alunos devem compreender como devem construir a mandala em espiral e realizar o plantio da horta.
Para construção da mandala, os materiais que vão utilizar são:
blocos de madeira para construção da espiral em sala de aula pelos grupos de alunos
tijolos de barro
papelão
terra vegetal
Logo depois que fizerem a atividade em sala de aula, os alunos são levados ao espaço onde será construída a mandala em espiral e coletivamente ajudam a espalhar o papelão que vai forrar o chão de terra e empilhar os tijolos construindo a espiral. Após construída, uma primeira camada de terra é colocada na espiral que vai aguardar o adubo da composteira que será construída na próxima aula.
Vídeo sobre utilização e benefícios sociais da construção de uma horta coletiva:
O vídeo pode ser assistido pelos professores de modo a se apropriarem de mais conteúdo sobre o assunto. Mas para as crianças convêm apenas as atividades dialógicas e depois práticas, sempre incentivando a reflexão na ação. Por que estamos fazendo isso?
Nome | Tipo |
---|---|
Merenda [Por dentro da escola] | Vídeo |
projeto de horta educativa: http://www.fundosocial.sp.gov.br/portal.php/programas-projetos-horta-educativa
trabalhos apresentados em congressos:
Cultivando ciência e vida: a horta - XV ENEQ - Universidade de ...
http:// química no meio ambiente: ciência e educação infantil
Trabalhos publicados relacionados ao assunto:
Os alunos devem participar respondendo coletivamente as perguntas da professora.
Elas devem realizar o registro pictográfico ou escreverem sobre o que aprenderam.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/02/2013
Cinco estrelasBoa noite! A aula sobre mandala de ervas é maravilhosa e pode até se tornar um projeto, este tema pode ser utilizado em diversas disciplinas, pois o material utilizado ofereçe muitas possibilidades de se trabalhar de forma transversal.
08/02/2013
Quatro estrelasMuito boa !sou agronoma e educadora ambiental e iniciativas como essas são maravilhosas parabéns!