Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Horticultura na educação infantil: mandala em espiral de ervas

 

06/02/2013

Autor e Coautor(es)
Wania Aparecida Christinelli
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Alves, Karina Omuro Lupetti, André Farias de Moura

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O objetivo dessa sequência de atividades é realizar a alfabetização e letramento científico com crianças da educação infantil (3 a 5 anos), utilizando a temática de horta educativa e educação ambiental.

Os alunos por meio de vivência mão na massa construirão uma horta no formato mandala espiral de ervas e aprenderão sobre conteúdos relacionados de modo reflexivo, relacionando o que vivenciam com situações de seu próprio cotidiano.

Duração das atividades
50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

As crianças em roda de conversa discutirão com a professora a respeito da construção da mandala de espiral, expondo verbalmente seu conhecimento prévio sobre hortas, o que é necessário para as plantas crescerem e o que gostariam de plantar em sua horta. (10 minutos)

Conteúdo conceitual

Necessidades para construção e manutenção de uma horta: sol, terra, composto orgânico, água, controle de pragas

Principais espécies a serem cultivadas (ervas) e sua importância para uma alimentação saudável

-hortelã; alecrim; manjericão; orégano; salsinha; cebolinha; entre outras espécies que podem ser plantadas.

Como construir uma espiral de ervas:      http://permacultura.webnode.com.br/faca-voce-mesmo/espiral-de-ervas/

 

Estrutura de uma mandala em espiral: http://www.jardineiro.net/jardinagem/espiral-de-ervas.html

 

Conteúdo procedimental (15 min)

Fazer uma explicação e discussão oral sobre o assunto em roda e mostrar desenhos de mandalas; dividir a turma em grupos (2-4) para construção coletiva de mandalas com blocos de madeira em miniatura; registro individual da atividade em forma de desenho utilizando papel e lápis ou giz de cera.

As professoras podem levantar as seguintes questões com seus alunos: Pra que serve uma horta? O que tem numa horta? Quais são os formatos de uma horta? Por que é melhor uma horta em forma de espiral? (Manter a umidade do microambiente) Como fazer a composteira? Pra que servem as ervas, temperos? Como cuidar de uma planta? Quais são as partes de uma planta?

 

MATERIAL DE APOIO: BRINCANDO DE ENGENHEIRO

 

 

Conteúdo atitudinal (25 minutos)

Os alunos devem compreender como devem construir a mandala em espiral e realizar o plantio da horta.

Para construção da mandala, os materiais que vão utilizar são:

blocos de madeira para construção da espiral em sala de aula pelos grupos de alunos

tijolos de barro

papelão

terra vegetal

 

Logo depois que fizerem a atividade em sala de aula, os alunos são levados ao espaço onde será construída a mandala em espiral e coletivamente ajudam a espalhar o papelão que vai forrar o chão de terra e empilhar os tijolos construindo a espiral. Após construída, uma primeira camada de terra é colocada na espiral que vai aguardar o adubo da composteira que será construída na próxima aula.

Vídeo sobre utilização e benefícios sociais da construção de uma horta coletiva:

 

O vídeo pode ser assistido pelos professores de modo a se apropriarem de mais conteúdo sobre o assunto. Mas para as crianças convêm apenas as atividades dialógicas e depois práticas, sempre incentivando a reflexão na ação. Por que estamos fazendo isso?
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Merenda [Por dentro da escola] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos devem participar respondendo coletivamente as perguntas da professora.

Elas devem realizar o registro pictográfico ou escreverem sobre o que aprenderam.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cleuza Caitano de Souza, estudante do curso de Pedagogia , Espírito Santo - disse:
    cleuzacalazans97@gmail.com

    22/02/2013

    Cinco estrelas

    Boa noite! A aula sobre mandala de ervas é maravilhosa e pode até se tornar um projeto, este tema pode ser utilizado em diversas disciplinas, pois o material utilizado ofereçe muitas possibilidades de se trabalhar de forma transversal.


  • Isabela morosini, Cia da horta , Distrito Federal - disse:
    Ciahorta@brturbo.com.br

    08/02/2013

    Quatro estrelas

    Muito boa !sou agronoma e educadora ambiental e iniciativas como essas são maravilhosas parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.