04/12/2013
Maria Cecília Vieira de Carvalho; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de realizar uma reflexão bastante densa a respeito do uso (ou do mal uso) da alta tecnologia nas guerras, tendo como ponto de partida, a importância da Segunda Guerra Mundial para o desenvolvimento bélico. Com o uso do documentário “Hiroshima”, disponível no endereço http://www.youtube.com/watch?v=Dyt7bs4cNXY , o aluno será provocado a produzir questionamentos a cerca da validade ou não do desenvolvimento e do uso de tecnologias de destruição em massa.
Para que a aula se desenvolva com sucesso, é necessário que o professor tenha trabalhado com seus respectivos alunos, a temática da Segunda Guerra Mundial. Expondo o contexto temporal, as batalhas diretas, as alianças, o desenrolar do conflito e os resultados obtidos a partir do fim do mesmo.
Sendo assim, o professor deve introduzir a perspectiva de como a Segunda Grande Guerra foi importante no ponto de vista de desenvolvimento de tecnologia de guerra. O estudante deve ter a clara noção de que o mundo de hoje, poderia ser bem diferente se algumas das tecnologias e invenções daquela guerra tivessem surgido mais cedo ou se não tivessem surgido.
O professor deve trabalhar também de maneira prévia, a visão de que, certos instrumentos de progresso da humanidade, em temos de paz, como o uso de radares, a utilização de computadores, a realização de viagens transcontinentais e até mesmo a energia nuclear, são decorrências diretas (ou indiretas) de um legado que criou as armas mais destrutivas projetadas até então.
INTRODUÇÃO
Nessa aula, faremos o uso do documentário “Hiroshima”, disponível no endereço http://www.youtube.com/watch?v=Dyt7bs4cNXY a fim de provocar questionamentos a cerca da validade ou não do desenvolvimento e do uso de tecnologias de destruição em massa. Durante a aula deverá ser criada uma pequena linha do tempo, que conte a história do desenvolvimento das armas de guerra desde a Segunda Guerra Mundial até os dias atuais, com os conflitos que rodeiam o enriquecimento de urânio por alguns países. Essa atividade poderá ser integrada às disciplinas de Física, Biologia e Química, enfatizando os trabalhos desenvolvidos de maneira coletiva, permitindo que as ideias individuais sejam enriquecidas pelas discussão com outros colegas de classe.
DESENVOLVIMENTO
AULA 1
O professor deve iniciar a aula introduzindo a temática da tecnologia de guerra, demonstrando a importância da Segunda Guerra Mundial para o desenvolvimento bélico-tecnológico. Sendo assim, ele poderá explicar de maneira especifica como ocorreu o melhoramento de cada setor durante o conflito e de como isso influenciou a sociedade como um todo:
Sobre o Exército, o professor:deve introduzir o assunto evidenciando o desenvolvimento de uma mobilidade agressiva durante a Segunda Guerra, o que transformou o modo de guerrear. O professor deve trabalhar o diferencial técnico do combate: a evolução dos blindados, da artilharia e das armas automáticas da Infantaria, ou seja, um complexo industrial bélico bastante avançado.
O educador deve demonstrar como o avanço da engenharia militar, ajudou no desenvolvimento civil, o que pode ser exemplificado no: o desenvolvimento do radar como auxílio à navegação e, sobretudo no amplo desenvolvimento da energia nuclear para fins pacíficos a partir da poderosa bomba atômica.
Sobre a Marinha: O professor deve deixar explicito que durante a Segunda Guerra Mundial, os navios encouraçados tiveram sua soberania derrubada pelos navios porta aviões. Nesse conflito também se observou o expansivo desenvolvimento dos submarinos, o uso de tanques que flutuavam, veículos anfíbios e barcaças especialmente projetadas para o famoso “Dia D”.
Força Aérea: o educador deve evidenciar que entre o período de 1939 e 1945, houve uma grande evolução da aviação e seus sistemas de armas, passou se a utilizar caças, bombardeiros, foguetes e outras tecnologias de propulsão. É importante deixar claro que a evolução da força aérea durante a guerra ajudou a acelerar o desenvolvimento da indústria aeronáutica, com mudanças que repercutem até os nossos dias.
Por conseguinte, o professor deve colocar em pauta a temática da bomba atômica, explicando seu surgimento, seu aprimoramento e o caminho percorrido até o horror em Hiroshima e Nagasaki.
A história da bomba atômica pode ser encontrada de maneira completa em: www.culturajaponesa.com.br/htm/bombaatomica.html - Cristiane A. Sato
Além dessas informações, nesse site é possível encontrar uma série de artigos sobre Hiroshima e Nagaski , e os desdobramentos do lançamento da bomba atômica.
Posteriormente o professor deverá dar inicio a exibição do documentário “Hiroshima”.
AULA 2
A segunda aula deverá ser organizada em torno da continuação da exibição do documentário "Hiroshima". Os alunos deveram ser orientados a ficarem atentos a apresentação dos fatos, como ocorreu, por que ocorreu, quais as consequências dos acontecimento...
AULA 3
Primeiro momento: No primeiro momento da terceira aula, os professores de física, química e biologia, apresentaram os fatos, os acontecimentos, segundo o ponto de vista da sua respectiva disciplina, para que os alunos possam ter um conhecimento mais amplo do assunto. Ex.: composição da bomba, trajetória da bomba, doenças que foram causadas em consequência da exposição química...
No segundo momento da aula, será feita uma grande discussão - a turma deverá ser distribuída em um grande circulo, e incentivada a debater as seguintes questões:
- O que levou os Estados Unidos a atacarem os japonese com bombas atômicas mesmo após a rendição do Japão?
- É válido ou não o uso de armas de destruição em massa durante guerras?
- Você acha possível o desenvolvimento de energia nuclear somente para fins pacíficos?
- Outras questões propostas pela turma ou pelo professor;
AULA 4
Mini Júri:O professor será o juiz do tribunal, dividirá a turma em três grupos, aqueles que acreditam no desenvolvimento de uma ampla tecnologia bélica, com o enriquecimento de urânio e armas de destruição de massa, aqueles contra, que não acreditam que isso pode ajudar no desenvolvimento da sociedade e um grupo menos composto pelos jurados
Posteriormente os grupos discutiram o tema dentro do próprio grupo, levantando as principais ideias, os principais argumentos, para tentar convencer o juiz (professor de história) e o júri ( composto pelos demais professores participantes e alunos).
Assim grupo após grupo, defenderá sua ideia, com intervenções do júri e dos jurados, para que o debate possa fluir de maneira ampla.
No final do “julgamento” os alunos se posicionarão, votando contra ou a favor.
http://www.culturajaponesa.com.br/htm/bombaatomica.html
(Esta matéria contém algumas imagens de forte impacto. Recomenda-se ao leitor discernimento ao prosseguir na consulta.)
http://www.youtube.com/watch?v=kreMfHRwjig&feature=related
Blog : http://www.uhull.com.br/08/10/hiroshima-66-anos-apos-a-bomba-atomica-fotos/
Contendo fotos que mostram os estragos físicos causados pela bomba e a recuperação japonesa, muito bem estruturada hoje em dia.
A avaliação deve ser baseada na participação dos alunos, na postura dos mesmos e na interação com o tema.
Texto Dissertativo: Após o debate os alunos poderão produzir, individualmente, para que possam expressar as suas ideias particulares, um texto dissertativo sobre o tema a ser entregue ao professor pra avaliar sua coerência, a consistência de seus argumentos sem que nesse momento emita juízo de valor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!