04/04/2013
Carlos Alberto Olivieri
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Período de um pêndulo simples.
Utilização do software Audacity.
Para esta aula o professor deve dividir os alunos em grupos de três alunos cada. Cada aluno deve exercer uma função como descrito abaixo.
O professor, sem acesso à internet na sala de informática, deve baixar e disponibilizar aos alunos o roteiro disponível em: https://skydrive.live.com/redir?resid=1D960D6868952C2E!172&authkey=!AOEP5ldao1RXVvs.
Disponibilize aos alunos em uma mesa os materiais abaixo listados, em quantidade suficiente para que cada grupo realize sua montagem experimental.
1) Se alterarmos o comprimento do fio o período do pêndulo muda?
2) Se alterarmos a massa do pêndulo, o período muda?
Comandos para o professor usar o objeto de aprendizagem com um projetor multimídia:
Neste momento o professor pergunta aos alunos: O que aconteceu com o período dos pêndulos?
Mostre aos alunos que não há alteração no período do pêndulo.
Neste momento o professor pergunta novamente aos alunos: O que aconteceu com o período dos pêndulos?
Mostre aos alunos que não há alteração no período do pêndulo.
PARTE EXPERIMENTAL: Medida do período de um pêndulo simples com auxílio do software Audacity e calculo da aceleração da gravidade local.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS PARA A PARTE EXPERIMENTAL: - COORDENADOR (aluno responsável pela leitura das instruções e preenchimento do roteiro); - MONTADOR (aluno que utiliza e controla as funções do software); - RELATOR (aluno que anota as dúvidas e dificuldades para a discussão em grande grupo no final da atividade e também para a produção do relatório final a ser entregue ao professor).
Durante esta atividade o professor, atuando como mediador do processo ensino e aprendizagem, passa pelos grupos e verifica o andamento da parte prática através do preenchimento dos roteiros e dirime as dúvidas quanto à: -utilização do software. - instruções contidas no roteiro. -fundamentação teórica que envolve a atividade.
PROCEDIMENTOS E INSTRUÇÕES PARA O MONTADOR DE CADA GRUPO:
Socialização dos resultados:
Enquanto os alunos realizam a parte experimental, monte uma tabela na lousa. Nesta tabela o RELATOR de cada grupo deve escrever os resultados encontrados para o valor da aceleração da gravidade local. Após o preenchimento da tabela na lousa o RELATOR de cada grupo deve ler para a sala as dificuldades encontradas durante a execução do experimento. Neste momento faça algumas perguntas aos relatores como por exemplo:
1_O que aconteceu com o período quando vocês mudaram o comprimento do pêndulo?
2_Ao fazer a média dos períodos medidos durante o experimento, algum valor ficou muito diferente dos demais? Vocês levaram em conta este valor ou o descartaram?"
3_A temperatura do ambiente altera o período do pêndulo proposto?.
Após ouvir as respostas dos RELATORES, discuta-as com todos.
Ao final, calcule a média dos valores registrados na lousa (tabela montada coletivamente) e compare este resultado com o valor da aceleração da gravidade encontrado nos livros didáticos. Se o valor calculado discordar muito do valor teórico, pergunte aos alunos o que pode ser feito para conseguir uma melhor aproximação?
Apesar de muito simples esta montagem experimental ela é muito importante no Ensino da Física porque com ela, o aluno compreende os conceitos físicos envolvidos no pêndulo simples.
ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA O PROFESSOR.
O objetivo principal desta atividade é determinar a aceleração da gravidade local com auxílio de um pêndulo formado por uma bolinha de plástico que servirá de massa para o pêndulo simples como pode ser visto na figura 1.
Figura 1 – Esquema da montagem experimental para a determinação da aceleração da gravidade. Figura de autoria pessoal
Para medir o período do pêndulo a fim de se encontrar a aceleração da gravidade local, um sinal de frequência 1500 Hz é gerado pela ferramenta gerador de tom do software. Com o pêndulo em movimento, o sinal deve ser reproduzido pela caixa de som do computador e gravado pelo software através do microfone.
Cada vez que a massa do pêndulo passa em frente ao microfone, a amplitude do sinal captado sofre uma diminuição. Na figura 2 temos um exemplo de como a tela do computador fica após o término da gravação. Esta figura foi obtida em uma das aulas onde este experimento foi realizado. Nela podemos observar as diminuições da amplitude do sinal do microfone e no destaque, a medida do período do pêndulo.
Figura 2– Tela mostrando a medida do período do pêndulo no experimento DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE. Figura de autoria pessoal.
Com o período do pêndulo medido com o auxílio do software e o comprimento do pêndulo medido pelos alunos, eles calculam a aceleração da gravidade pela equação:
Equação 1 – Equação que relaciona o período, o comprimento do pêndulo e a aceleração da gravidade local.
Esta atividade é de resolução de exercícios e retomada da questão problematizadora inicial.
Respostas dos testes de vestibulares encontrados no roteiro:
1_ 10 oscilações ---- 9,0 segundos
1 oscilação ------ x ==> x = 9,0/10 = 0,9 s (alternativa a)
2_Como a gravidade na Lua é menor que a gravidade na Terra, pela equação o aluno pode ver que se g diminui, o período T aumenta. Logo o relógio terá seu período maior na Lua que na Terra, atrasando-se. (alternativa a)
Aprendendo mais sobre pêndulo simples e aceleração da gravidade.
SóFísica: http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/MHS/pendulo.php, visitado em 30 de outubro de 2012.
GASPAR, A. Compreendendo a Física. São Paulo: Editora Atual, Vol. 2, 52p., 1a Ed., 2011.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas discussões feitas na problematização inicial, nas respostas dadas durante a realização das atividades na sala de informática e na discussão em grande grupo no final da atividade.
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