11/03/2013
Carlos Alberto Olivieri
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Utilização do software Audacity.
No laboratório de informática divida os alunos em duplas. Cada aluno desempenhará papel diferente na atividade conforme orientação abaixo.
O professor, sem acesso à internet na sala de informática, deverá baixar e disponibilizar o roteiro disponível em: https://skydrive.live.com/redir?resid=1D960D6868952C2E!165&authkey=!AHzLzvxDqpQgPPQ.
Para esta aula o professor deve disponibilizar aos alunos:
Após assistirem o vídeo o professor deve apresentar a interferência construtiva utilizando o software Audacity.
1_No menu, acessar Inserir => Tom.
2_Criar uma onda de frequência 440 Hz, amplitude 0,3 e duração igual a 1 segundo.
3_Clicar no menu Faixas => Add new => Faixa de áudio.
4_Criar um novo tom com a mesma frequência (440 Hz), porém com amplitude 0,4 e duração igual a 1 segundo.
5_Reproduzir em loop o som, clicando as teclas shift+space e escutem a onda resultante.
6_Relatem e expliquem o que vocês escutaram.
Agora apresente aos alunos a interferência destrutiva utilizando o software Audacity.
1_No menu, acessar Inserir => Tom.
2_Criar uma onda de frequência 440 Hz, amplitude 0,4 e duração igual a 1 segundo.
3_Clicar no menu Faixas => Add new => Faixa de áudio.
4_Criar um novo tom com a mesma frequência (440 Hz) com a mesma amplitude (0,4) e a mesma duração (1 segundo).
5_Reproduza em loop o som, clicando as teclas shift+space e escutem a onda resultante.
6_Relatem e expliquem o que vocês escutaram.
Depois que as duplas terminarem de fazer suas anotações e suas conclusões para a produção do relatório final, realize um pequeno debate para discussão dos resultados encontrados.
Com os roteiros já distribuídos aos grupos o professor deve apresentar formalmente o conceito de batimento sonoro como a interferência produzida pela superposição de duas ondas harmônicas com frequências muito próximas. Para auxiliar neste processo o professor deve utilizar a parte teórica encontrada no roteiro desta atividade ou algum livro didático de sua preferência.
Nesta atividade os alunos ouvirão e visualizarão na tela do software o batimento entre duas ondas de frequências próximas.
Durante este processo o professor, atuando como mediador deve ir passando pelas duplas e verificando o andamento das atividades através do preenchimento dos roteiros e dirimindo as dúvidas quanto à utilização do software, das instruções do roteiro ou mesmo da fundamentação teórica que envolve a atividade.
Procedimento para a realização da parte prática da aula:
Instruções ao MONTADOR.
Figura 1 - Gerador de tom do Audacity - figura de autoria pessoal
Figura 2 - Gerador de tom do Audacity - figura de autoria pessoal.
Figura 3 - Tela principal do software Audacity com os dois canais de áudio renderizados (somados) digitalmente - figura de autoria pessoal.
O professor deve perguntar aos alunos nesse momento quantas anulações na amplitude da onda resultante ocorreram dentro de um segundo. Aguardar que os alunos respondam e perguntar o que isso significa. Os alunos devem responder dez anulações e que isso representa a frequência do batimento sonoro dada pela fórmula fbat = |fonda 1- fonda 2|.
Nesta última atividade os alunos irão calcular e medir a frequência da onda resultante produzida na tela do software Audacity, calcular a frequência do batimento e observar a variação na amplitude da onda resultante.
Após escutar e visualizar o batimento os alunos deverão realizar as atividades abaixo presentes no roteiro do aluno:
1_Anote a amplitude máxima da onda resultante. Compare o resultado com as amplitudes das ondas iniciais. Este resultado está de acordo com a teoria?
2_Faça um esboço da onda sonora resultante e anote quantas anulações da amplitude houve dentro de um segundo.
3_No esboço da atividade anterior marque com pontos vermelhos os batimentos e de azul os pontos de interferência totalmente destrutiva.
4_Vá até o menu Analisar e anote a frequência da onda resultante. O resultado condiz com a teoria?
5_Calcule a frequência do batimento pela fórmula fbat = |fonda 1- fonda 2| e compare com a onda resultante produzida na tela.
Se houver tempo deixar os alunos produzirem novos batimentos utilizando frequências mais próximas e mais afastadas observando o que acontece. O professor pode pedir que os alunos criem duas ondas com frequências bem diferentes no software e pedir que eles relatem o que aconteceu.
Retome a questão problematizadora inicial e deixe que os alunos percebam que realmente só ocorre o batimento quando as frequências das duas ondas estão próximas e que isso é utilizado pelos músicos para afinarem seus instrumentos, sejam eles de corda ou sopro. Caso as respostas dos alunos à questão problematizadora inicial ainda não atendam as expectativas do professor, o mesmo deve sugerir aos alunos que repitam a atividade 2 modificando os valores das frequências. Peça aos alunos que comecem com uma frequência de 400 Hz para o tom 1 e de 500 Hz para o tom 2. Explique a eles que ao reproduzirem estes dois sons eles estarão fazendo uma analogia com o tanger de duas cordas de um violão, desafinadas entre si. Agora peça aos alunos que apaguem o tom de frequência 500 Hz e produzam um novo, alterando a frequência de 500 Hz para 450 Hz, por exemplo. Explique a eles que para diminuir a frequência de uma das cordas, o músico deve afrouxá-la. Diminuindo a força de tração na corda, o músico estará aproximando as duas frequências com a finalidade de ouvir o batimento entre elas. Peça agora aos alunos que repitam este procedimento de aproximação das frequências até o batimento ficar bem perceptível. Neste momento o professor deve explicar aos alunos que, na analogia do músico afinando o violão é neste momento que o músico percebe que as duas cordas estão afinadas entre si.
Aprendendo mais sobre BATIMENTO:
CEFET-BA: http://www.cefetba.br/fisica/NFL/fge2/batimento/batimento.html, visitado em 27 de outubro de 2012.
Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem: http://www.rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php visitado em 27 de outubro de 2012.
GASPAR, A. Compreendendo a Física. São Paulo: Editora Atual, Vol. 2, 52p., 1a Ed., 2011.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas discussões feitas na problematização inicial, nas respostas dadas durante a realização das atividades na sala de informática e na discussão em grande grupo no final da atividade.
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