06/02/2013
Carlos Alberto Olivieri
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Reflexão, difusão e absorção sonora.
Tempo de reverberação.
Fórmula de Sabine.
Os alunos deverão possuir conhecimento sobre como gravar arquivos de áudio utilizando um aparelho de mp3 player.
Para esta aula o professor irá dividir os alunos em grupos de três alunos cada. Cada aluno terá sua função como descrito abaixo.
O professor deve disponibilizar para cada grupo de alunos na sala de informática da escola:
Cada grupo, formado antecipadamente pelo professor, deverá providenciar os seguintes materiais:
Figura 1 - Conjunto de tábuas utilizadas no experimento Acústica de Ambientes - figura de autoria pessoal.
Na pesquisa de campo o professor deve escolher uma sala de aula para cada grupo. Nesta sala os alunos deverão realizar as medidas de suas dimensões, bem como as observações necessárias para calcularem o tempo de reverberação e verificarem a inteligibilidade da fala neste ambiente. O professor deve escolher um dos grupos para que realizem a atividade na biblioteca da escola onde a presença de estantes com livros altera substancialmente o tempo de reverberação do ambiente desde que este tenha dimensões próximas às das salas de aulas. Com isso, os alunos poderão comparar os diferentes tempos de reverberação e a inteligibilidade da fala nesses diferentes ambientes.
O professor deve montar uma tabela na lousa identificando a sala de cada grupo e pedir aos RELATORES que escrevam o tempo de reverberação calculado por eles na pesquisa de campo para posterior comparação com o valor encontrado com auxílio do software Audacity.
Neste momento o professor deve pedir que o RELATOR de cada grupo exponha as dúvidas, problemas e dificuldades encontradas na execução da primeira parte da atividade (pesquisa de campo) e após o esclarecimento das mesmas passar para a próxima etapa da aula.
O professor deve pedir que um dos alunos faça a leitura em voz alta da problematização inicial encontrada no roteiro 2 (disponível em: https://skydrive.live.com/redir?resid=1D960D6868952C2E!169&authkey=!AGvJHm8jbu9M6WI): "Você já parou no centro de uma sala vazia e percebeu o som produzido nesse ambiente? Quanto maior o ambiente mais diferente se torna a sensação com que percebemos os sons. Será que isso tem alguma coisa a ver com a inteligibilidade?"
Aguardar alguns minutos para os grupos refletirem sobre esta questão.
Logo após esse momento de reflexão, os RELATORES devem apresentar suas respostas de forma oral aos outros colegas da sala e o professor deve propor uma discussão rápida das mesmas.
Após a discussão das respostas, encaminhar os alunos a uma leitura em grupo da parte teórica do assunto que se encontra no roteiro. O professor deve acompanhar a leitura passando pelos grupos e surgindo as dúvidas o mesmo deve esclarecê-las ao grupo e se o professor achar conveniente, compartilhar com toda sala.
O objetivo desta atividade é de medir o tempo de reverberação utilizando o computador como instrumento de medida de tempo, e comparar os resultados com os da pesquisa de campo. Para isso os alunos irão utilizar o arquivo de áudio gravado com o auxílio do Mp3 player.
Na parte procedimental o MONTADOR, responsável por utilizar o software Audacity deve seguir as orientações abaixo também disponíveis no roteiro 2.
Como sugestão, o COORDENADOR pode ir lendo as instruções do roteiro e anotando as respostas enquanto o MONTADOR vai utilizando o software. O RELATOR vai anotando as dúvidas e dificuldades para a discussão em grande grupo no final desta atividade. Nesta etapa o professor, atuando como mediador deve ir passando pelos grupos e ir acompanhando o andamento das atividades através do preenchimento dos roteiros e dirimindo as dúvidas quanto à utilização do software, das instruções do roteiro ou mesmo da fundamentação teórica que envolve a atividade.
Procedimento:
Figura 2 - Mudando a forma de visualização da forma de onda no Audacity. - Figura de autoria pessoal.
Figura 3 - Visualização correta da forma de onda no Audacity para medida do tempo de reverberação. - Figura de autoria pessoal
Figura 4 - Exemplo de como utilizar o software para medida do tempo de reverberação - Figura de autoria pessoal.
Anote todos os tempos medidos para a sala na tabela abaixo.
SALA |
t1 = _________ |
t2 = __________ |
t3 = ___________ |
tmédio = ____________ |
SALA |
tr = _______________(medido) |
tr = ______________(calculado) |
-Por que existe diferença entre os resultados encontrados através da fórmula de Sabine e o medido com o software Audacity?
Resposta esperada: Ao se realizar o cálculo do tempo de reverberação utilizando a fórmula de Sabine só foram levadas em conta as dimensões e características como portas, lousa e janelas e não os alunos, móveis e cortinas dentro do ambiente.
-Se existir uma diferença grande entre o tempo de reverberação das salas de aula com o da biblioteca, discutir também o porquê desta diferença?
Resposta esperada: Apesar das salas serem de tamanhos muito próximos, as estantes de livros, cortinas, pessoas, mesas e cadeiras atuam como absorvedores e refletores do som no ambiente alterando assim o tempo de reverberação e aumentando a inteligibilidade da fala.
Aprenda mais sobre REVERBERAÇÃO:
Vídeo e material interessante sovre o assunto no Banco Internacional de Objetos Educacionais: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16580, visitado em 01 de novembro de 2012.
BrasilEscola: http://www.brasilescola.com/fisica/eco-reverberacao.htm, visitado em 27 de outubro de 2012.
ColégioWeb: http://www.colegioweb.com.br/fisica/reflexao-do-som--reverberacao-e-eco.html, visitado em 27 de outubro de 2012.
GASPAR, A. Compreendendo a Física. São Paulo: Editora Atual, Vol. 2, 65p., 1a Ed., 2011.
PIETROCOLA, M; POGIBIN, A.; ANDRADE, R.; ROMERO, T. R. Física em contextos: pessoal, social e histórico. São Paulo: Editora FTD, Vol. 2, 428p., 1a Ed., 2010.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas discussões feitas na problematização inicial, nas respostas dadas nos roteiros durante a realização das atividades (pesquisa de campo e sala de informática), na discussão em grande grupo no final da atividade bem como na produção dos cartazes para a exposição dos resultados obtidos na atividade.
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14/02/2013
Cinco estrelasConteúdo da aula detalhado.