01/08/2012
ROSÂNGELA MENTA MELLO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Conhecer a história de alguns esportes náuticos;
- Identificar as modalidades de esportes náuticos presentes nos jogos Panamericanos e Olímpicos,
- Diferenciar os lugares para a sua prática.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Contextualizando
Essa aula tem como objetivo apresentar uma metodologia para o trabalho com esportes náuticos, uma modalidade esportiva que por sua natureza é praticamente inviável seu trabalho de forma prática nas salas de aula, mas que por meio de objetos de aprendizagem pode ser trabalhada com nossos alunos. Oportunizando o acesso ao aprendizado dessas ou de outras modalidades radicais, bem como afirma o professor de metodologia do ensino de Educação Física na Universidade de São Paulo (USP) o qual disse a seguinte frase: “Há esportes que são impraticáveis na escola, como canoagem e paraglider, mas que podem ser estudados por causa das tecnologias".
Algumas escolas de nosso país conseguem ofertar para seus alunos a prática de alguns esportes náuticos, como exemplo pode citar o Programa Segundo Tempo / Navegar da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte (ME). Esse programa oferta no mínimo, duas modalidades náuticas (remo, vela, canoagem) tendo como seu maior objetivo a democratização e acesso à prática e à cultura do esporte náutico.
Para maiores informações sobre o Programa Segundo Tempo / Navegar acesse o Manual de Diretrizes e Procedimentos, acesse o link: http://www.esporte.gov.br/arquivos/snee/segundoTempo/DiretrizesNAVEGAR_24_08_2011.pdf acesso em: 08/07/2012.
Apresentar o vídeo "Água (Visões do Esporte)", e por meio deste recurso abrir um debate com a turma seguindo o roteiro abaixo:
- Qual seu grau de familiaridade com a água?
- Quais esportes praticados na água você conhece?
- O que são esportes náuticos?
- Desses esportes você sabe quais estão presentes nas Olimpíadas?
De acordo com Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) são modalidades de esportes aquáticos no Brasil: natação, maratonas aquáticas, polo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. Já esporte náutico é aquele praticado com barcos ou qual quer outro tipo de embarcações. Como o esqui aquático, windsurf, vela, caiaque, canoagem, entre outros.
Ficha Técnica do vídeo:
Estrutura curricular: Educação Básica; Ensino Fundamental Final; Educação Física:Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas. Objetivo: mostrar quais tipos de esportes é exercido dentro da água. Descrição: aborda os esportes que são executados na água e o fascínio que ela exerce sobre o atleta Duração: 1 min, 36 s. Autor: Brasil. Ministério da Educação (MEC). Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18505 acessado em 08/07/2012. |
Atividade 2 - Leitura e elaboração de WebQuest
Professor, indicar a para os alunos a leitura do livro: O Que é Canoagem, Remo e Esqui Aquáticos - História, Regras e Curiosidades, dos autores Silvia Vieira e Armando Freitas.
Sugestão de atividade: dividir a turma em cinco grupos iguais, o qual cada um ficará com um capítulo específico do livro. Os alunos devem realizar a leitura em grupo e a partir dela apresentar os dados por meio de uma webquest. Os temas de acordo com o livro estão disponibilizados logo abaixo a sinopse:
Nota do Editor: O Que é Canoagem, Remo e Esqui Aquáticos - História, Regras e Curiosidades Remo, canoagem e esqui aquático dividem espaço neste volume da coleção "O que é". A ideia básica foi unir os três esportes em que os atletas interagem com embarcações e que, nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, foi disputado no mesmo local - a lagoa Rodrigo de Freitas.
As semelhanças acabam por aí. Remadores, canoístas e esquiadores competem com equipamentos bem distintos e sob regras específicas. Os três esportes apresentam diferenças também em suas origens. O remo, que estreou nos Jogos de Paris 1900, tem longa tradição olímpica. A canoagem teve a primeira participação nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, e o esqui aquático, pelo menos por enquanto, só conseguiu espaço nos jogos Pan-americanos, dos quais faz parte desde 1995.
Nas próximas páginas, você vai deslizar pelas águas do remo, da canoagem e do esqui aquático e descobrir muito mais sobre esses três esportes fascinantes.
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Veja uma prévia do livro no Google livro em: http://books.google.com.br/books?id=ZEuwm9pnUGAC&printsec=frontcover&hl=pt-BR (acessado em 08/07/2012). |
Temas para pesquisa para elaboração da webquest baseados nos capítulos do livro:
Grupo 1 - Modalidades da Canoagem | Grupo 2 - Modalidades do Remo | Grupo 3 - Modalidades do Esqui aquático |
As Origens A chegada ao Brasil As Modalidades Os Equipamentos O Brasil em Jogos Olímpicos |
As Origens A chegada ao Brasil As Modalidades Os Equipamentos O Brasil em Jogos Olímpicos |
As Origens A chegada ao Brasil As Modalidades Os Equipamentos O Brasil em Jogos Olímpicos |
Definição de WebQuest:
A Webquest é um recurso tecnológico digital e uma metodologia que pode ser utilizada pelo educador para o ensino de qualquer conteúdo curricular. Disponibilizada na internet e construída tal qual páginas da web, possibilitando pesquisa orientada utilizando, preferencialmente, recursos da internet.
É importante salientar, que a metodologia WebQuest é uma estratégia que necessita da presença do educador como orientador da atividade. Este acompanhamento pode ocorrer à distância ou presencialmente.
A estrutura da metodologia WebQuest é composta pelos campos: introdução, tarefa, processo, avaliação e conclusões.
Bancos de WebQuests PHPWEBQUEST, ferramenta desenvolvida em software livre, concebida por Antonio Temprano, utilizada e traduzida para o português pela comunidade EscolaBR.
Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/ (acessado em 08/07/2012).
QuestGarden, é uma ferramenta de autoria online de WebQuests, em inglês, desenvolvida pela equipe de Bernie Dodge pode ser utilizada gratuitamente até trinta dias, com a disponibilização de WebQuests e rubricas para avaliação.
Disponível em: http://questgarden.com (acessado em 08/07/2012).
zWebquest, em inglês, é ferramenta online e gratuita para a criação, disponibilização e pesquisa de WebQuests de seu próprio acervo.
Disponível em: http://www.zunal.com/ (acessado em 08/07/2012).
Portal EDUTEKA, da Colômbia, que por meio do link projetos de classe possibilita a busca de WebQuests por disciplina e faixa etária, possibilita a criação e disponibilização online de WebQuests.
Disponível em: http://www.eduteka.org/ProyectosWebquest.php?catx=7&tipox=1 (acessado em 08/07/2012).
Edutic WQ, é um site desenvolvido e disponibilizado pela Universidad de Alicante, desde 2003, apresenta ferramenta que permite publicar, disponibilizar e pesquisar WebQuests.
Disponível em: http://www.edutic.ua.es (acessado em 08/07/2012).
Tutorial para criar e editar Webquest: Recursos Básicos. Disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf acessado em: 08/07/2012.
Professor, que tal conhecer a estrutura de um Webquest?
Veja um exemplo da webquets "Os Jogos Olímpicos - Português Língua Não - Materna", disponível em: http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=1828#tarefa acessado em: 08/07/2012.
Nessa atividade os alunos serão convidados a uma navegação orientada em três infográficos os quais apresentam as modalidades náuticas presentes nos Jogos Pan-americanos e Olímpicos.
Dividir a turma em três equipes (pode ser os mesmos grupos do início):
Cada equipe ficará responsável pela visualização de um infográfico com sua respectiva modalidade.
Após a visualização cada equipe deverá responder o roteiro com questões referentes ao infográfico escolhido. As respostas devem ser registradas no caderno de cada aluno. O próximo passo após o registro será a elaboração e compartilhamento dos dados por meio do Google Docs com objetivo de agrupar as informações e socializar com o restante da turma.
No laboratório de informática as respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs. Caso a escola não ofereça laboratório de informática, o professor deverá disponibilizar os textos sugeridos e os alunos, em seus grupos, produzirão suas respostas em forma de cartazes para exposição em sala de aula.
Roteiro para pesquisa:
- Cite as semelhanças e diferenças entre o caiaque e a canoa:
- Classifique os tipos de barcos usados no remo:
- Comente sobre como é uma disputa de regata:
Infográficos para pesquisa:
Disponível em: http://migre.me/9PhM7 acessado em: 09/07/2012. |
Disponível em: http://migre.me/9Pljm acessado em: 09/07/2012. |
Disponível em: http://migre.me/9PhWz acessado em: 09/07/2012. |
Conclusão da atividade: criação e compartilhamento dos dados pesquisados no Google Docs.
Texto de apoio:
"Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs" - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.
Dias, Juliana Souza.
Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs
. Disponível em:
https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR acessado em: 04/04/2012
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Aplicação à realidade
Após realizar as atividades no laboratório de informática, que tal convidar os alunos para a quadra poliesportiva ou pátio e propor uma socialização dos conhecimentos adquiridos com as pesquisas sobre os esportes náuticos? Instigar os alunos com questões pertinentes ao tema, propiciando o diálogo colaborativo entre todos, onde poderão expor suas considerações e conhecimentos sobre o mesmo.
Nome | Tipo |
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Água [Visões do esporte] | Vídeo |
Sugestão de sites para pesquisa:
Canoagem - Quem participa? Regras - Países campeões - Para ensinar aos alunos.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/modalidades-olimpicas-canoagem-686083.shtml acessado em 08/07/2012.
Remo - Quem participa? Regras - Países campeões - Para ensinar aos alunos.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/modalidades-olimpicas-remo-686108.shtml acessado em 08/07/2012.
Vela - Quem participa? Regras - Países campeões - Para ensinar aos alunos.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/modalidades-olimpicas-vela-686119.shtml acessado em 08/07/2012.
Referências:
Wikipédia – Desporto Náutico
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Desporto_n%C3%A1utico acessado em 08/07/2012.
Portal CBDA - Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos
Disponível em: http://www.cbda.org.br/ acessado em 08/07/2012.
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