01/08/2012
ROSÂNGELA MENTA MELLO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Conhecer a evolução histórica do Levantamento de Peso;
- Identificar as principais regras para pratica do Levantamento de Peso;
- Diferenciar as duas modalidades do halterofilismo: Arranque e Arremesso;
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Vamos iniciar a aula apresentando aos alunos cada momento e os assuntos que serão abordados.
1º Momento: contextualizara a história do Levantamento de Peso por meio da leitura de imagens e por pesquisas orientadas em alguns sites ou fontes impressas. Ainda no primeiro momento, os alunos serão orientados para registrar os resultados de suas pesquisas referentes a todas as atividades propostas em um portfólio.
2º Momento: aprofundar os conhecimentos nas regras, modalidades, categorias e técnicas do Levantamento de Peso. Para isso a sugestão é a visualização de dois vídeos e de um infográfico.
3º Momento: vivenciar algumas práticas esportivas e problematizar sobre possíveis dificuldades encontradas para praticá-las e levantar possíveis adaptações para as mesmas.
Introdução ao conteúdo:
Descrever a história do Levantamento de Peso a partir da visualização das imagens abaixo e com a pesquisa nos sites sugeridos.
Sugestão para o Professor:
O auxílio de imagens é de grande valia para os que estão se inserindo no âmbito escolar, tendo em vista que as pessoas, ainda na idade infantil. São introduzidas na sociedade a partir de leituras visuais (de mundo), para, a partir delas, dar início às textuais.
Para isso sugerimos a leitura do artigo - Leitura de Imagens como Facilitadora para Interpretação de Textos, que apresenta uma discussão sobre gêneros visuais no desenvolvimento da competência textual com o auxílio de imagens.
BETTIO, Maíra Althoff de. Leitura de Imagens como Facilitadora para Interpretação de Textos. Disponível em: http://www.infoescola.com/pedagogia/leitura-de-imagens-como-facilitadora-para-interpretacao-de-textos/ acessado em: 01/04/2012
Obs: as imagens podem ser visualizadas no laboratório de informática, em televisores com entrada USB ou mesmo impressas em papel.
As imagens abaixo apresentam de forma linear um pouco da história cronológica do Levantamento de Peso, também conhecido como Halterofilismo.
Mas você, apenas pelas imagens consegue relatar todas as lendas, momentos importantes, fases, atletas brasileiros de destaque e outros grandes acontecimentos relacionados a essa modalidade esportiva?
Todas as imagens estão disponíveis em: http://www.travinha.com.br/outros-esportes-oficiais/9005-levantamento-de-peso/1798-levantamento-de-peso-a-historia (acessado em: 10/07/2012). |
Para responder as questões acima, os alunos deverão pesquisar essas sobre a história do Levantamento de Peso, desde as lendas e fatos de seu provável surgimento e também as transformações que essa modalidade passou ao longo dos anos. Comentar também sobre a inserção desse esporte nas Olimpíadas e sobre atletas brasileiros de destaque. Caso a escola possua laboratório de informática a sugestão é propor aos alunos uma pesquisa dirigida na web, definindo como objetivo da pesquisa a estruturação de forma cronológica tendo como ponto de partida a análise e leitura de imagens para responder as questões acima, os alunos deverão pesquisar essas sobre a história do Levantamento de Peso, desde as lendas e fatos de seu provável surgimento e também as transformações que essa modalidade passou ao longo dos anos. Na falta de laboratório ou acesso a internet sugerimos o uso de artigos, textos, livros, ou outros trabalhos impressos para a pesquisa dos alunos.
Sugestão de sites:
- Travinha Esportes - Levantamento de Peso: A história. Disponível em: http://www.travinha.com.br/outros-esportes-oficiais/9005-levantamento-de-peso/1798-levantamento-de-peso-a-historia (acessado em: 09/07/2012).
Todas as atividades de pesquisa e debates devem ser registradas no portfólio. O portfólio permite aos alunos recolher informações, selecionar, refletir, direcionar para novos desafios e partilhar as conclusões e os resultados. Segue abaixo orientações para auxiliar na construção individual de um portfólio:
Construção de um Portfólio:
O Portfólio, em sua construção, requer um título e uma apresentação que sirva de orientação para o seu leitor sobre o que encontrará, com relação ao processo. As linguagens e os materiais utilizados no Portfólio são livres, desde que coerentes com o seu conteúdo. O Portfólio pode ser elaborado e apresentado por meio de vários suportes como: em pastas variadas, em livros encadernados, Cd-rom, disquetes, fita de vídeo, em forma de revistas, jornais, sites, criações artísticas, dentre outros.
Veja mais: GUMAN, Antonio Barioni; REZENDE, Eliane Mendonça Marquez de; LOYOLA, Maria Emilia Silva; ABREU, Nelson de. PORTFÓLIO: conceito e construção.
Disponível em: http://www.uniube.br/biblioteca/novo/udi/rondon/arquivos/portfolio_biblioteca_uniube.pdf acessado em 02/04/2012. |
|
Fonte: educaja.com.br/2008/03/educacao-portfolio.html acessado em 09/04/2012. |
Solicitar aos alunos, antes da exibição do vídeo e do infográfico, um roteiro com questões a serem exploradas e registradas no portfólio de cada aluno. De acordo com esse roteiro, os alunos devem explorar os fundamento do Levantamento de Peso e suas especificidades. É interessante que assistam aos vídeos e naveguem no infográfico com o portfólio em mãos, facilitando o registro de suas considerações.
Roteiro de temas para análise durante a exibição dos vídeos e do infográfico:
Regras | Modalidades | Categorias | Técnicas |
Vídeo - 1 | Vídeo - 2 | Infográfico |
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hBOUfLCvTcw&feature=related (acessado em 11/07/2012). |
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8iVJi8KLpww (acessado em 11/07/2012). |
Disponível em: http://www.canalolimpico.com.br/wp-content/uploads/2011/06/levantamento-de-peso.swf (acessado em 11/07/2012). |
Conclusão da atividade: após a realização da atividade, propor aos alunos uma discussão sobre os temas abordados, retomando as questões do roteiro “Leitura globalizante”. Realizado essa socialização, solicitar aos alunos registrem suas considerações sobre a atividade no portfólio.
Sugestão: para fundamentar a importância do uso desse recurso (vídeo) na sala de aula e de como orientar os alunos com as questões pertinentes no roteiro, o professor pode fazer a leitura do artigo "O Vídeo na Sala de Aula", de José Manuel Moran (Especialista em mudanças na educação presencial e a distância). Esse artigo apresenta propostas de uso do vídeo, comenta sobre o que seria inadequado em sua utilização e também como analisar essa linguagem audiovisual.
Veja o artigo disponível na íntegra em:
MORAN, José Manual. O vídeo na sala de aula. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm acessado em 01/04/2012.
Atividade 4 - Esporte como fator de inclusão
O esporte é um direito de todos assegurado pela Constituição e é considerado um agente de integração e inclusão de todos na sociedade, por isso não podia ser diferente com a modalidade na qual estamos explorando, o Levantamento de Peso. Pensando nas pessoas com membros amputados, com lesão medular, paralisados cerebrais e como outros tipos de deficiência motora, foi criada a modalidade de halterofilismo paralímpico. Para aprofundarmos mais sobre inclusão por meio do esporte a sugestão é a apresentação do vídeo "Esporte como fator de inclusão", com objetivo de promover uma reflexão sobre a inclusão na escola, viabilizando assim sua integração e inclusão de todos na sociedade e também para explorarmos essa outra modalidade esportiva relacionada ao Levantamento de Peso.
Após a visualização dos vídeos, propor aos alunos um roteiro de pesquisa sobre a modalidade de halterofilismo paralímpico, com os seguintes temas:
História | Benefícios | Classificação | Paraolimpíada |
Ficha Técnica Estrutura curricular Educação Básica: Ensino Fundamental Final; Educação Física; Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas. Educação Superior; Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem. Educação Superior; Ciências Humanas; Educação; Métodos e Técnicas de Ensino. Educação Superior; Ciências Humanas; Educação; Esporte: Valores culturais. Objetivo: fomentar nos educadores a necessidade de incluir as crianças com necessidades especiais no esporte. Descrição: programa da série Esporte na Escola que aborda o esporte como fator de inclusão das crianças com necessidades especiais. Ensina como proceder nas aulas de educação física com as crianças com necessidades especiais. Apresenta jogo que pode ser trabalhado com crianças com Síndrome de Down e com crianças com deficiência visual. Observação: duração: 12 min, 46 s. Colaborador(es): Colaborador(es): Cynthia Benini (Apresentação); Robson Caetano (Entrevistado); Messina Neto (Direção); Joana Savaglia Produção); Argumento (Produção). Autor: Brasil. Ministério da Educação (MEC) |
|
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18422 (acessado em: 11/07/2012). |
Conclusão da atividade: solicitar o registro da pesquisa e de suas considerações sobre a atividade no portfólio.
Nome | Tipo |
---|---|
Esporte como fator de inclusão [Esporte na escola] | Vídeo |
Sugestão de sites para pesquisa:
- Colégio Web - Quando surgiu o Halterofilismo?. Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/curiosidades/quando-surgiu-o-halterofilismo.html (acessado em: 11/07/2012).
- Rio 2016 - Halterofilismo Paralimpico. Disponível em: http://www.rio2016.org/os-jogos/esportes/paralimpico/halterofilismo (acessado em: 11/07/2012).
- Portal São Francisco - Halterofilismo Paraolímpico. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/halterofilismo-paraolimpico/halterofilismo-paraolimpico-3.php (acessado em: 11/07/2012).
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!