Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando o Levantamento de Peso

 

01/08/2012

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

ROSÂNGELA MENTA MELLO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer a evolução histórica do Levantamento de Peso;

- Identificar as principais regras para pratica do Levantamento de Peso;

- Diferenciar as duas modalidades do halterofilismo: Arranque e Arremesso;

- Explorar a modalidade adaptada desse esporte.
Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Vamos iniciar a aula apresentando aos alunos cada momento e os assuntos que serão abordados.

1º Momento: contextualizara a história do Levantamento de Peso por meio da leitura de imagens e por pesquisas orientadas em alguns sites ou fontes impressas. Ainda no primeiro momento, os alunos serão orientados para registrar os resultados de suas pesquisas referentes a todas as atividades propostas em um portfólio.

2º Momento: aprofundar os conhecimentos nas regras, modalidades, categorias e técnicas do Levantamento de Peso. Para isso a sugestão é a visualização de dois vídeos e de um infográfico.

3º Momento: vivenciar algumas práticas esportivas e problematizar sobre possíveis dificuldades encontradas para praticá-las e levantar possíveis adaptações para as mesmas.

Introdução ao conteúdo:

Atividade 1 – Leitura de Imagens – Recontando a História

Descrever a história do Levantamento de Peso a partir da visualização das imagens abaixo e com a pesquisa nos sites sugeridos.

Dica para professorSugestão para o Professor:

O auxílio de imagens é de grande valia para os que estão se inserindo no âmbito escolar, tendo em vista que as pessoas, ainda na idade infantil. São introduzidas na sociedade a partir de leituras visuais (de mundo), para, a partir delas, dar início às textuais.

 

Para isso sugerimos a leitura do artigo - Leitura de Imagens como Facilitadora para Interpretação de Textos, que apresenta uma discussão sobre gêneros visuais no desenvolvimento da competência textual com o auxílio de imagens.

BETTIO, Maíra Althoff de. Leitura de Imagens como Facilitadora para Interpretação de Textos. Disponível em: http://www.infoescola.com/pedagogia/leitura-de-imagens-como-facilitadora-para-interpretacao-de-textos/ acessado em: 01/04/2012

Obs: as imagens podem ser visualizadas no laboratório de informática, em televisores com entrada USB ou mesmo impressas em papel.

As imagens abaixo apresentam de forma linear um pouco da história cronológica do Levantamento de Peso, também conhecido como Halterofilismo.

Mas você, apenas pelas imagens consegue relatar todas as lendas, momentos importantes, fases, atletas brasileiros de destaque e outros grandes acontecimentos relacionados a essa modalidade esportiva?

foto 1 peso 2 peso3
peso4 peso5 peso7
peso8 peso9 peso10
Todas as imagens estão disponíveis em: http://www.travinha.com.br/outros-esportes-oficiais/9005-levantamento-de-peso/1798-levantamento-de-peso-a-historia (acessado em: 10/07/2012).

 

Dicas 2

Para responder as questões acima, os alunos deverão pesquisar essas sobre a história do Levantamento de Peso, desde as lendas e fatos de seu provável surgimento e também as transformações que essa modalidade passou ao longo dos anos. Comentar também  sobre  a inserção desse esporte nas Olimpíadas e sobre atletas brasileiros de destaque.  Caso a escola possua laboratório de informática a sugestão é propor aos alunos uma pesquisa dirigida na web, definindo como objetivo da pesquisa a estruturação de forma cronológica tendo como ponto de partida a análise e leitura de imagens para responder as questões acima, os alunos deverão pesquisar essas sobre a história do Levantamento de Peso, desde as lendas e fatos de seu provável surgimento e também as transformações que essa modalidade passou ao longo dos anos.  Na falta de laboratório ou acesso a internet sugerimos o uso de artigos, textos, livros, ou outros trabalhos impressos para a pesquisa dos alunos. 

Sugestão de sites:

- Travinha Esportes - Levantamento de Peso: A história. Disponível em: http://www.travinha.com.br/outros-esportes-oficiais/9005-levantamento-de-peso/1798-levantamento-de-peso-a-historia (acessado em: 09/07/2012).

- Portal Terra - Halterofilismo - Sobre o Esporte. Disponível em: http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/londres-2012/esportes/0,,halterofilismo.html (acessado em: 09/07/2012).
 
- Revista Galileu - Ex-esportes olímpicos - Levantamento de peso com uma só mão. Disponível em:  http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDR84036-7937,00.html (acessado em: 09/07/2012).
 
- HowStuffWorks - Como funciona o levantamento de peso: Disponível em:  http://esporte.hsw.uol.com.br/pan-levantamento-de-peso.htm (acessado em: 09/07/2012).
 
- Comitê Olímpico Brasileiro - Levantamento de peso - História. Disponível em: http://timebrasil.cob.org.br/esportes/levantamento-de-peso (acessado em: 09/07/2012).
 
Conclusão: após essa pesquisa os alunos devem registrar todas as informações no portfólio.
 

Atividade 2 - Portfólio

Todas as atividades de pesquisa e debates devem ser registradas no portfólio. O portfólio permite aos alunos recolher informações, selecionar, refletir, direcionar para novos desafios e partilhar as conclusões e os resultados. Segue abaixo orientações para auxiliar na construção individual de um portfólio:

Portfolio

Construção de um Portfólio:

 

O Portfólio, em sua construção, requer um título e uma apresentação que sirva de orientação para o seu leitor sobre o que encontrará, com relação ao processo. As linguagens e os materiais utilizados no Portfólio são livres, desde que coerentes com o seu conteúdo. O Portfólio pode ser elaborado e apresentado por meio de vários suportes como: em pastas variadas, em livros encadernados, Cd-rom, disquetes, fita de vídeo, em forma de revistas, jornais, sites, criações artísticas, dentre outros.

 

Veja mais:

GUMAN, Antonio Barioni; REZENDE, Eliane Mendonça Marquez de; LOYOLA, Maria Emilia Silva; ABREU, Nelson de. PORTFÓLIO: conceito e construção.

 

Disponível em: http://www.uniube.br/biblioteca/novo/udi/rondon/arquivos/portfolio_biblioteca_uniube.pdf acessado em 02/04/2012.

Fonte: educaja.com.br/2008/03/educacao-portfolio.html acessado em 09/04/2012.

Atividade 3 - Leitura Globalizante de vídeos e infográfico

Solicitar aos alunos, antes da exibição do vídeo e do infográfico, um roteiro com questões a serem exploradas e registradas no portfólio de cada aluno. De acordo com esse roteiro, os alunos devem explorar os fundamento do Levantamento de Peso e suas especificidades. É interessante que assistam aos vídeos e naveguem no infográfico com o portfólio em mãos, facilitando o registro de suas considerações.

Roteiro de temas para análise durante a exibição dos vídeos e do infográfico:

Regras Modalidades Categorias Técnicas
  • Ao visualizar todos os três recursos abaixo, solicitar aos alunos o registro no portfólio dos temas.
Vídeo - 1 Vídeo - 2 Infográfico
video1 video2 infografico

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hBOUfLCvTcw&feature=related

(acessado em 11/07/2012).

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8iVJi8KLpww

(acessado em 11/07/2012).

Disponível em: http://www.canalolimpico.com.br/wp-content/uploads/2011/06/levantamento-de-peso.swf

(acessado em 11/07/2012).

Conclusão da atividade: após a realização da atividade, propor aos alunos uma discussão sobre os temas abordados, retomando as questões do roteiro “Leitura globalizante”. Realizado essa socialização, solicitar aos alunos registrem suas considerações sobre a atividade no portfólio.

Sugestão: para fundamentar a importância do uso desse recurso (vídeo) na sala de aula e de como orientar os alunos com as questões pertinentes no roteiro, o professor pode fazer a leitura do artigo "O Vídeo na Sala de Aula", de José Manuel Moran (Especialista em mudanças na educação presencial e a distância). Esse artigo apresenta propostas de uso do vídeo, comenta sobre o que seria inadequado em sua utilização e também como analisar essa linguagem audiovisual.

Veja o artigo disponível na íntegra em:

MORAN, José Manual. O vídeo na sala de aula. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm acessado em 01/04/2012.

Atividade 4 - Esporte como fator de inclusão

O esporte é um direito de todos assegurado pela Constituição e é considerado um agente de integração e inclusão de todos na sociedade, por isso não podia ser diferente com a modalidade na qual estamos explorando, o Levantamento de Peso.  Pensando nas pessoas com membros amputados, com lesão medular, paralisados cerebrais e como outros tipos de deficiência motora, foi criada a modalidade de halterofilismo paralímpico. Para aprofundarmos mais sobre  inclusão por meio do esporte a sugestão é a apresentação do vídeo "Esporte como fator de inclusão", com objetivo de promover uma reflexão sobre a inclusão na escola, viabilizando assim sua integração e inclusão de todos na sociedade e também para explorarmos essa outra modalidade esportiva relacionada ao Levantamento de Peso.

Após a visualização dos vídeos, propor aos alunos um roteiro de pesquisa sobre a modalidade de halterofilismo paralímpico, com os seguintes temas:

História Benefícios Classificação Paraolimpíada
Inclusão

Ficha Técnica

Estrutura curricular

Educação Básica: Ensino Fundamental Final; Educação Física; Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas.

Educação Superior; Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem.

Educação Superior; Ciências Humanas; Educação; Métodos e Técnicas de Ensino.

Educação Superior; Ciências Humanas; Educação; Esporte: Valores culturais.

Objetivo: fomentar nos educadores a necessidade de incluir as crianças com necessidades especiais no esporte.

Descrição: programa da série Esporte na Escola que aborda o esporte como fator de inclusão das crianças com necessidades especiais. Ensina como proceder nas aulas de educação física com as crianças com necessidades especiais. Apresenta jogo que pode ser trabalhado com crianças com Síndrome de Down e com crianças com deficiência visual.

Observação:  duração: 12 min, 46 s. Colaborador(es): Colaborador(es): Cynthia Benini (Apresentação); Robson Caetano (Entrevistado); Messina Neto (Direção); Joana Savaglia Produção); Argumento (Produção).

Autor: Brasil. Ministério da Educação (MEC)

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18422 (acessado em: 11/07/2012).

Conclusão da atividade:  solicitar o registro da pesquisa e de suas considerações sobre a atividade no portfólio.

Aplicação à realidade

Para finalizarmos essa aula a sugestão é formar um grande círculo na sala de aula ou na quadra esportiva, onde os alunos deverão expor suas considerações e apresentar o resultado final do portfólio. O professor e os alunos podem intervir a qualquer momento sobre as considerações apresentadas pelos grupos, com perguntas ou enriquecendo a aula com informações complementares.
 
Esse momento pode ser muito importante, através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema caso julgue necessário.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Esporte como fator de inclusão [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

Sugestão de sites para pesquisa:

- Colégio Web - Quando surgiu o Halterofilismo?. Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/curiosidades/quando-surgiu-o-halterofilismo.html (acessado em: 11/07/2012).

- Rio 2016 - Halterofilismo Paralimpico. Disponível em: http://www.rio2016.org/os-jogos/esportes/paralimpico/halterofilismo (acessado em: 11/07/2012).

- Portal São Francisco - Halterofilismo Paraolímpico. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/halterofilismo-paraolimpico/halterofilismo-paraolimpico-3.php (acessado em: 11/07/2012).

Avaliação

 

- A avaliação deve se caracterizar como um processo contínuo, permanente e cumulativo, tal qual preconiza a LDB no 9394/96, em que o professor organizará e reorganizará o seu trabalho. (Fonte: Diretriz Curricular de Educação Física do Paraná, pg.77)
 
- Para a avaliação dessa aula pode-se utilizar alguns instrumentos de avaliação de acordo com cada atividade proposta.
 
- Acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, sua participação na construção do portfólio, sua interação durante a apresentação e discussão dos vídeos, as dúvidas ou respostas dos mesmos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.