01/08/2012
ROSÂNGELA MENTA MELLO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
Conhecer e explorar a história do Fandango do litoral Paranaense;
Identificar as cidades do litoral paranaense que preservam essa cultura;
Identificar as “marcas” - série de danças populares.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
![]() |
No Paraná um conjunto de danças, denominado “marcas”, acompanhado de alguns instrumentos musicais como as violas, a rabeca, o adufo ou pandeiro e pelas tradicionais batidas de tamanco e por versos cantados formam uma relação com o folclore desse estado, principalmente no litoral paranaense, particularmente na região de Antonina, Morretes, Porto de Cima, ilha dos Valadares, ilha de Guaraqueçaba e Paranaguá. Essa relação é tão forte que alguns institutos e associações se uniram e oficializaram o pedido de reconhecimento e registro do Fandango Caiçara com Patrimônio Cultural Brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). |
Imagem disponível em: http://www.achetudoeregiao.com.br/pr/PR.GIF/folparaga1.jpg (acessado em: 16/07/2012), |
Mas você sabe de que dança estamos falando? Essa dança nasceu no Paraná ou veio de outro lugar? Qual a origem do Fandango?
Atividade 1 - Explorando o Litoral Paranaense
Antes de abordamos especificamente o Fandango Paranaense faz-se necessário conhecer um pouco mais sobre o Estado do Paraná, pois assim podemos conhecer um pouco mais sobre as cidades de Antonina, Morretes, Guaraqueçaba e Paranaguá, cidades que solicitaram o pedido de reconhecimento e registro do Fandango Caiçara como Patrimônio Cultural Brasileiro.
Desenvolvimento da atividade: dividir a turma em 4 grupos. Para cada equipe propor a pesquisas que levantem os aspectos históricos, econômicos, sociais, culturais, naturais da paisagem/espaço em estudo de umas das cidades abaixo:
Antonina | Guaraqueçaba | Morretes | Paranaguá |
Sugestão de vídeos para pesquisa:
![]() |
Ficha Técnica Estrutura curricular Educação Básica: Ensino Médio: História: Memória. Educação Básica: Ensino Médio: História: Paisagens e diversidade territorial no Brasil. Educação Básica: Ensino Médio: História: Cidadania: diferenças e desigualdades. Educação Básica: Ensino Médio: História: Formação territorial brasileira. Educação Básica: Ensino Médio: História: Relações sociais, a Natureza e a terra. Educação Básica: Ensino Médio: História: Cultura. Objetivo: mostrar de forma breve a cidade e Paranaguá situada no Paraná. Descrição: episódio do programa Momento Brasil, da TV Escola. Apresenta um breve panorama sobre a cidade de Paranaguá, situada no Paraná, aspectos históricos, localização e atrações turística. Autor: Brasil. Ministério da Educação (MEC). |
Sugestão de animações para pesquisa:
![]() |
![]() |
Disponível em: http://www.paranazinho.com.br/antonina.html (acessado em 15/07/2012). |
Disponível em: http://www.paranazinho.com.br/guaraque.html (acessado em 16/07/2012). |
![]() |
![]() |
Disponível em: http://www.paranazinho.com.br/morretes.html (acessado em 16/07/2012). |
Disponível em: http://www.paranazinho.com.br/paranagua.html (acessado em 16/07/2012). |
- Sugestão de sites para pesquisa - Páginas Oficiais das Prefeituras de:
Antonina: http://www.antonina.pr.gov.br/portal/bemvindo (acessado em 15/07/2012).
Morretes: http://www.morretes.pr.gov.br/cultura/index.html (acessado em 15/07/2012).
Paranaguá: http://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/a-cidade/historia (acessado em 15/07/2012).
Guaraqueçaba: http://www.guaraquecaba.com/historia.asp (acessado em 15/07/2012).
- Reportagens audiovisuais:
Descobrindo Guaraqueçaba. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oGgUvdxdklc&feature=related (acessado em 15/07/2012).
Conheça Morretes e sua cultura. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FWEZJ0rBD7g (acessado em 15/07/2012).
Reportagem RPC TV - Antonina. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tf8Po-220wo&feature=related (acessado em 15/07/2012).
Conclusão: sintetizar e apresentar os resultados das pesquisas por meio da elaboração de um Jornal Mural por equipe, cada uma de acordo com sua cidade escolhida no início.
Atividade 2 - Construção do Jornal Mural
![]() |
Dicas para construção de um Jornal Mural
É preciso ter sempre em mente que a principal função do jornal é informar. Procure identificar quais os assuntos de interesse do seu leitor.
Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 (acessado em 15/07/2012). |
Atividade 3 - Explorando o Fandango
Vamos conhecer um pouco mais sobre a história do fandango?
Fandango Paranaense | Fandango e suas Origens |
![]() |
![]() |
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=M_XfGwl9LJk&feature=related (acessado em: 16/07/2012). |
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=d0V5fRyIfVE&feature=related (acessado em: 17/07/2012). |
Sugestão de sites para auxiliar nas pesquisas:
- Tipos de Dança - Fandango. Disponível em: http://tipos-de-danca.info/mos/view/Dan%C3%A7as_Brasileiras/ (acessado em: 15/07/2012).
- Viola e Cantoria - O Fandango do Paraná. Disponível em: http://www.violaecantoria.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=51 (acessado em: 15/07/2012).
- Fonte do Saber - Fandango. Disponível em: http://www.fontedosaber.com/artes/fandango.html (acessado em: 15/07/2012).
- Promoart - Instrumentos Musicais. Disponível em: http://www.promoart.art.br/polo/cordas-e-percuss%C3%B5es-do-fandango-cai%C3%A7ara-pr-sp (acessado em: 15/07/2012).
- Fandango do Paraná - Blog. Disponível em: http://www.promoart.art.br/polo/cordas-e-percuss%C3%B5es-do-fandango-cai%C3%A7ara-pr-sp (acessado em: 15/07/2012).
Professor chegou o momento de reunir os alunos em um grande círculo, na sala de aula ou na quadra/pátio, para que todos possam expor suas considerações sobre os temas trabalhados. Pode ser na forma de um debate, onde o professor será o mediador retomando os principais assuntos e questões propostas nas atividades.
Nome | Tipo |
---|---|
Paranaguá | Vídeo |
- Meu Paraná - Parte 1 - Paranaguá Patrimônio Histórico Nacional. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KfM3jCgSEHE (acessado em: 15/07/2012).
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!