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E as misturas, como separá-las?

 

19/07/2012

Autor e Coautor(es)
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Francisco Borges Camilo

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Yasmin Pinheiro Vidal

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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FRANCISCO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO NETO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Shara Macedo Fontenelle Teixeira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Yasmin Pinheiro Vidal

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conceituar substâncias e tipos de misturas;

- Distinguir métodos de separação de mistura;

- Identificar os métodos de separação de mistura nos processos de produção do açúcar, vinho, chocolate, leite de soja e dos derivados do petróleo;

- Analisar o teor de álcool na gasolina.

Duração das atividades
20 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização da aula, os alunos deverão ter conhecimento sobre o conceito de densidade e os estados físicos dos materiais.

Estratégias e recursos da aula

 

ATIVIDADE 1:  CONHECENDO AS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

 

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Esta atividade ocorrerá no laboratório de informática educativa (LIE) e serão utilizados computadores com acesso à Internet, projetor data-show, câmera digital ou celular, caderno para anotações, caneta, lápis de cor, giz de cera e cartolina.

           

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DOS VÍDEOS:

Vídeo 1: O vídeo A viagem de Kemi - Substâncias químicas e misturas - Cada um no seu lugar?!Que tal misturar?! está disponível para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais através do endereço:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/20909. Em 08 minutos e 30 segundos são apresentados conceitos sobre as substâncias químicas e os tipos de misturas.

Ao fazer o download do vídeo, é necessário extrair os arquivos, para isso sugere-se os programas WinRar, Winzip, ou qualquer outro com a mesma finalidade. Após ser realizada a extração mencionada, deve-se clicar no arquivo VTS_04_1. flv e abri-lo com o programa Media Player Classicou Real Player.

Vídeo 2: O vídeo A maior parte do sal do mundo está no mar está disponível no site  http://globotv.globo.com/rede-globo/tv-globinho/v/a-maior-parte-do-sal-do-mundo-esta-no-mar/1672791/. Este objeto educacional tem duração de 42 segundos e apresenta a origem do sal que utilizamos em nossa casa.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Com o objetivo de relacionar o assunto abordado nos vídeos (que serão apresentados posteriormente) com o cotidiano dos alunos, o professor deverá propor os seguintes questionamentos: “De onde vem o sal de cozinha?”; “Qual é a sua composição?”; “Atualmente seria possível viver sem sentir o gosto salgadinho das comidas e temperos?”; “Vocês já ouviram falar nas salinas?”; “Que tal compreender um pouco o processo de produção do sal?”.

Em seguida, o docente deverá apresentar o vídeo A maior parte do sal do mundo está no mar no projetor data-show para os alunos e a imagem Montanhadesal (ver figura 1), disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36567.

Figura1 – Montanha de sal

Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36567.

 

Depois da apresentação do vídeo e da imagem, o professor deverá estimular os alunos a socializarem o que eles conhecem e o que compreenderam a partir do vídeo exibido sobre o processo de produção do sal que utilizamos em casa, como também a relação deste tema com as misturas e os seus tipos de separação, a partir de questionamentos como estes: “Será o mar a única fonte de obtenção do sal?”; “Vocês conhecem qual o tipo de mistura da água do mar?”; “Já tinham ouvido falar sobre esses métodos de separação do sal da água do mar?”; “Será muito complicado separar por evaporação a água do sal?”; “Existiria outro método de separação para este tipo de mistura?”.

Após esta conversa introdutória, o professor deverá dividir a turma em cinco grupos para realizarem uma pesquisa sobre os diversos tipos de misturas. Seguem abaixo os temas propostos para cada equipe:

1. Substâncias puras e misturas homogêneas e heterogêneas;

2. Tipos de misturas homogêneas;

3. Tipos de misturas heterogêneas;

4. Mistura eutética;

5. Mistura azeotrópica.

 

1. Substâncias puras e misturas homogêneas e heterogêneas

Misturas Homogêneas e Heterogêneas - http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/misturas-homogeneas-heterogeneas.htm  Acesso em 18/abril/2012
Tipos de misturas - http://dicasdequimica.vilabol.uol.com.br/tiposdemist.html Acesso em 18/abril/2012

 

2. Tipos de misturas homogêneas

http://www.infoescola.com/quimica/misturas-homogeneas/  Acesso em 18/abril/2012

 

3. Tipos de misturas heterogêneas

http://www.infoescola.com/quimica/misturas-heterogeneas/ Acesso em 18/abril/2012

 

4. Mistura eutética

Mistura eutética - http://www.brasilescola.com/quimica/mistura-eutetica.htm Acesso em 18/abril/2012
Misturas azeotrópicas e eutéticas - http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/misturas-azeotropicas-euteticas.htm Acesso em 18/abril/2012

 

5. Mistura azeotrópica

Mistura azeotrópica - http://www.brasilescola.com/quimica/mistura-azeotropica.htm  Acesso em 18/abril/2012

Misturas azeotrópicas e eutéticas - http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/misturas-azeotropicas-euteticas.htm  Acesso em 18/abril/2012

Cada grupo deverá pesquisar e analisar os seus temas nos links indicados. Em seguida, os alunos deverão visualizar o vídeo A viagem de Kemi - Substâncias químicas e misturas - Cada um no seu lugar?!Que tal misturar?!.

 

 

 

 

 

A partir das informações obtidas até este momento, as equipes deverão elaborar uma paródia explicando e exemplificando o seu tema. Lembrando que as paródias deveram ser baseadas em músicas conhecidas por todos na turma. Cada paródia deverá ser apresentada para o restante da turma. Podendo o professor eleger a melhor paródia para ser apresentada na semana cultural ou feira de ciências do colégio.

Sugestão: o professor poderá filmar a apresentação dos alunos e postá-la no Grupo do Facebook que será criado na atividade 3. Nos Recursos Complementares há dicas de como fazer paródias.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos desenvolverão a atividade proposta. Eles poderão sentir dificuldades em diferenciar algumas misturas homogêneas de substâncias puras, como por exemplo, a água mineral, o leite e o sangue. Para auxiliá-los na reflexão, o professor poderá propor o seguinte questionamento: “Quais os componentes dessas substâncias?”. Com este questionamento, os alunos poderão perceber que apesar de parecerem com substâncias puras, vários componentes estão presentes na água mineral, no leite e no sangue, sendo estas classificadas como misturas homogêneas.

 

DISCUSSÃO:

Inicialmente, cada equipe apresentará sua paródia para o restante da turma. Após as apresentações, o professor deverá propor uma discussão sobre a escassez de água destinada ao consumo humano, com os seguintes questionamentos:“A água potável está ficando cada vez mais rara na Terra, será a água do mar a solução deste problema ou existem outros métodos melhores?”; “Como será possível o aproveitamento da água do mar para o consumo humano?”; “Será suficiente a técnica de evaporação para a obtenção de água potável?” (ver seção Recursos Complementares).

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Neste momento, o professor deverá formalizar o conteúdo abordado. Para isso, o docente deverá desenhar a Tabela 1 no quadro branco e, junto com os alunos, completar os espaços vazios. Recomenda-se que a cada preenchimento o professor revise o conteúdo com os alunos.

Tabela 1: Relação substâncias - Tipo de mistura - Fases.

                      Substâncias

Tipo de mistura

Fases

Água + Areia

 

 

Líquido - Sólido

Água + Óleo

 

 

Líquido - Líquido

 

 

Heterogênea

Sólido – Sólido

Água + Sal

 

 

 

Barra de ouro 18 quilates

 

 

 

Petróleo

 

Homogênea

 

 

Fumaça

 

Heterogênea

 

Água + Gelo

 

 

Líquido - Sólido

 

 

Homogênea

 

Fonte: criação do autor

 

 

ATIVIDADE 2: SEPARANDO MISTURAS

 

 

2.1 INSTRUÇÕES INICIAIS:

Esta atividade será realizada no LIE e na sala de aula. Será mantida a mesma formação de grupos da atividade anterior. Serão utilizados computadores com acesso a internet, projetor data-show, caderno para anotações, caneta, fita adesiva, lápis e os materiais necessários para a realização do experimento sobre separação de misturas. Seguem abaixo os materiais associados aos tipos de separação de misturas:

Catação– arroz, feijão, linhaça e uma pinça.

Separação magnética– imã, grãos de feijão e pedaços pequenos de clipes.

Filtração simples- pó de café, filtro de papel, água, suporte para coador e garrafa.

Decantação- argila, água e recipiente transparente.

             Peneiramento– areia grossa, areia fina e peneira.

 

2.2 ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL:

Para a realização desta atividade será utilizado o objeto A viagem de Kemi - Substâncias químicas e misturas - Cada um no seu lugar?!Que tal separar?!. O vídeo com duração de 10 minutos apresenta os conceitos de substâncias químicas e tipos de misturas. O objeto está disponível para download na página do Banco Internacional de Objetos Educacionais:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/20910. Ao fazer o download do vídeo, é necessário extrair os arquivos, para isso sugere-se os programas WinRar, Winzip, ou qualquer outro com a mesma finalidade. Após ser realizada a extração mencionada, deve-se clicar no arquivo VTS_05_1.flv e abri-lo com o programa Media Player Classicou Real Player.

2.3 DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO:

Inicialmente, o professor deverá fazer uma breve introdução sobre a necessidade e a importância da separação de materiais em misturas para a sociedade, como por exemplo, nas indústrias petroquímicas para obter os diversos derivados do petróleo, na construção civil para obter a areia refinada em algumas obras e para o tratamento de água e esgoto (mais exemplos em Recursos Complementares: Separação de misturas).

Em seguida, o docente deverá apresentar aos alunoso vídeo  A viagem de Kemi - Substâncias químicas e misturas - Cada um no seu lugar?!Que tal separar?!, orientando-os a observarem, sobretudo, o método utilizado em cada separação de misturas apresentada.

 

 

 

 

 

Após a exibição e esclarecimento de possíveis dúvidas sobre o conteúdo do vídeo, as equipes se deslocarão para a sala de aula a fim de realizarem experimentos sobre separação de misturas.

O professor deverá disponibilizar as cinco etapas do experimento entre os alunos e solicitar a organização das equipes em um círculo, de forma que todos os experimentos sejam realizados por todos os alunos.

Os experimentos acontecerão da seguinte maneira:

1: Catação

Deve-se misturar arroz, feijão e linhaça. E com a mão e a ajuda de uma pinça separar os três materiais.

2: Separação magnética

Devem-se misturar os grãos de feijão e os pedaços de clipes, e com o auxílio do imã, realizar a separação do feijão dos pedaços de clipes.

3: Filtração simples

Colocar o suporte de coador da garrafa com o filtro de papel, misturar o pó do café com a água. Depois despejar a mistura no filtro coador.

4: Decantação

Misturar argila com água em um recipiente transparente e esperar a argila decantar.

5: Peneiramento

Misturar areia fina com areia grossa, e depois separá-la com o auxílio de uma peneira.

O docente deverá solicitar aos alunos a anotação de observações realizadas durante o processo de separação de misturas, principalmente quanto à facilidade/dificuldade de separação, como também sobre os resultados deste processo. Por exemplo, na decantação os alunos podem observar a separação da mistura em duas fases distintas, o barro irá decantar, ficando água na parte superior.

Para sistematizar o conteúdo abordado, o professor deverá colar na lousa as colunas A, B e C. A coluna D deverá ser visualizada no projetor data-show. Os alunos associarão as colunas de acordo com o seu número, como por exemplo: 1. A – 1. B – 2. C- 6. D.

Coluna A

Coluna B

 

Coluna C

 

Coluna D

1. A  Ventilação                 

                                                                           

1. B Separação de substâncias sólidas de densidades diferentes, por meio de uma corrente de ar.

1. C Refinar a farinha de trigo.

 

1. D

http://www.soq.com.br/conteudos/ef/misturas/p2.php  Acesso em 18/abril/2012

2. A  Decantação

 

2. B Separação de dois líquidos ou de um líquido e de um sólido, por diferença de densidade. 2. C Separar o amendoim da casca

2. D

http://www.soq.com.br/conteudos/ef/misturas/p1.php Acesso em 18/abril/2012

3. A  Filtração

                                                                            

3. B Separação de sólidos com dimensões diferentes 3. C Separar sal de cozinha da água.

3. D

http://www.soq.com.br/conteudos/ef/misturas/p1.php   Acesso em 18/abril/2012

4. A  Evaporação

4. B Processo mecânico que serve para separar mistura sólida dispersa com um líquido 4. C Produção do querosene.

4. D

http://www.brasilescola.com/quimica/centrifugacao-sifonagem-destilacao.htm Acesso em 18/abril/2012

5. A   Destilação fracionada     

5. B Separar metais ferromagnéticos, presentes em uma mistura, por meio da força de atração do ímã. 5. C Separar areia de pequenos pedaços de metais.

5. D

http://fqsanches.blogspot.com.br/2008_12_07_archive.html Acesso em 18/abril/2012

6. A  Separação magnética             

6. B Consiste em evaporar o líquido que está misturado com um sólido. 6. C Separar pequenos sólidos que estejam presentes na água.

6.D                                    http://planetaquimica1.blogspot.com.br/2010/05/01.html  Acesso em 18/abril/2012

7. A  Peneiramento ou Tamisação

Tamisação         

6. B Consiste em evaporar o líquido que está misturado com um sólido. 7. C Obter uma água transparente a partir de uma água barrenta.

7.

http://www.snatural.com.br/Tratamento-Agua-Decantadores.html Acesso em 18/abril/2012

 

 

ATIVIDADE 3: CONHECENDO APLICAÇÕES DOS MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

 

INSTRUÇÕES INICIAIS:

Esta atividade será desenvolvida no LIE e em espaços extrassala. Serão utilizados computadores com acesso a Internet, projetor data-show, caderno para anotações, caneta e lápis.O professor deverá organizar a turma em quatro novos grupos.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Esta atividade será divida em três etapas, porém, inicialmente, o professor deverá estimular os alunos a conhecerem, durante a aula, a origem e produção de alguns produtos bastante utilizados pela sociedade, apresentando no projetor data-show as imagens que serão disponibilizadas posteriormente e propondo questionamentos como estes: “Vocês fazem ideia de como se produz o chocolate?”; “De onde vem o açúcar?”; “Como se obtém, a partir do petróleo, vários compostos utilizados no nosso dia-a-dia, como a gasolina?”; “Quais os requisitos para a fabricação do vinho?”; “Será que na produção destes produtos utiliza-se algum processo de separação de mistura já estudado nas atividades anteriores?”; “Vocês conhecem outros produtos em que a produção necessita de alguma técnica de separação de mistura?”.

                                         Figura 2: Açúcar                                             

Fonte: http://lipstick-s.blogspot.com.br/2009/09/acucar-ligth-opcao-para-quem-odeia-o.html

 

 Figura 3: Gasolina       

Fonte: http://www.blogbahiageral.com.br/site/geral/economia/2012/03/gasolina-no-brasil-custa-mais-caro-do-que-nos-estados-unidos

 

                                                     Figura 4: Vinho                                                    

 

Fonte: http://atdigital.com.br/boamesa/2012/01/curso-de-vinho-2/

 

Figura 5: Chocolate

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/radar-pop/chocolate-tem-mesmo-efeito-da-academia-de-ginastica-aponta-estudo/

 

1ª Etapa: Jogo Virtual Passa ou Repassa

O professor deverá orientar os alunos a criarem uma conta no Facebook, através do site: http://www.facebook.com/ (deverá ser utilizada uma conta na rede social para cada equipe). Em seguida, professor e alunos deverão criar um grupo fechado para a turma. Neste link segue mas dicas de como criar um grupo:http://www.dicastutorial.com/2012/02/como-criar-um-grupo-no-facebook.html.

Será realizado um jogo “Passa ou Repassa Virtual” sobre as misturas e separações na produção de alimentos e derivados do petróleo. Os grupos pesquisarão sobre o seu tema nos links indicados posteriormente (ver sugestões de links para pesquisa) com o objetivo de construírem conhecimento suficiente para participarem satisfatoriamente do jogo proposto. Fica a critério do professor a determinação do tempo de realização dessa pesquisa e preparação das equipes.

Em seguida, cada uma das equipes deverá criar um breve texto (mínimo 10 linhas), a ser postado no Facebook, informando para os demais alunos algumas informações referentes ao seu tema de pesquisa para que os grupos conheçam um pouco de todos os temas que poderão ser tratados no jogo.

Depois, cada equipe irá elaborar três perguntas para outra equipe, seguindo o esquema proposto na tabela 2 e de acordo com o assunto desenvolvido no texto postado pela equipe. O “Passa ou Repassa” será realizado extrassala (ver mais instruções na tabela 3), assim os alunos poderão utilizar computadores com acesso à Internet em casa, lan-house ou no laboratório de informática educativa da escola num período diferente do horário da aula. Lembrando que qualquer equipe poderá comentar ou curtir a resposta da outra equipe, mas devem ser seguidas as instruções do jogo, conforme a Tabela 3.  O docente poderá propor alguns questionamentos para os alunos responderem (ver sugestões de perguntas para o professor).

Tabela 2: Relação das Perguntas / Respostas entre as equipes e ordem do Passa e Repassa

Perguntas

Respostas

Equipe 1

Equipe 4

Equipe 4

Equipe 3

Equipe 3

Equipe 2

Equipe 2

Equipe 1

 

Fonte: criação do autor

 

 

 

Tabela 3: Instruções do jogo Passa ou Repassa Virtual

- Todas as equipes iniciam com 20 pontos.

- A primeira postagem (texto) deve ser da equipe 1, depois da 2 e assim respectivamente.

- Todas as equipes devem postar os seus textos.

- Quando a equipe postar o texto, em seguida, a outra equipe faz as perguntas (ver tabela 2).

- Cada equipe poderá passar a sua pergunta para a outra somente uma vez, de acordo com a tabela 2.

- As equipes que não passarem ou repassarem ganham um ponto.

- Quando não souber responder, a equipe deve postar: PASSA. Em seguida, a próxima equipe responde; caso esta não saiba responder, ela posta: REPASSA, e assim sucessivamente (como a ordem da tabela 2). Caso a pergunta volte para a mesma equipe, o professor depois irá discutir a resposta da pergunta na sala de aula.

- Cada passa ou repassa são dois pontos a menos.

- A ordem do Passa ou Repassa das respostas das perguntas do professor deve ser de acordo com a tabela 2.

- Ganha a equipe que acumular mais pontos.

Fonte: criação do autor

 

- Sugestões de links para a pesquisa:

Equipe 1:    Produção de açúcar

Fabricação do açúcar - http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONT000fkcg3t9y02wyiv80sq98yq8ekb08p.html Acesso em 18/abril/2012

Processamento da cana-de-açúcar - http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_102_22122006154841.html Acesso em 18/abril/2012

Riquezas da terra - produção de açúcar e melaço - http://www.youtube.com/watch?v=1X6M_a2Gvjw  Acesso em 18/abril/2012

 

Equipe 2:  Produção dos derivados do petróleo

Destilação fracionada - http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia17.php Acesso em 18/abril/2012

Utilização do Petróleo - Destilação Fracionada - http://www.youtube.com/watch?v=MkhRGrenVNk Acesso em 18/abril/2012

 

Equipe 3: Produção de vinho

A química do vinho - http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/vinho/processos2.html Acesso em 18/abril/2012

História e Produção do Vinho - http://www.youtube.com/watch?v=BbeWb-fdZdw&feature=related Acesso em 18/abril/2012

 

Equipe 4: Produção de chocolate

Processamento do cacau e fabricação de chocolate - http://tecalim.vilabol.uol.com.br/cacauchocolate.html Acesso em 18/abril/2012

Produção do chocolate - http://www.youtube.com/watch?v=fswFbSkM94g Acesso em 18/abril/2012

 

-Sugestões de perguntas para o professor:

Equipe 1:

1.Em que consiste a moagem do açúcar?

2.Como ocorre a separação dos cristais de sacarose do mel?

 

Equipe 2:

3.Qual o mecanismo da destilação fracionada?

4.Quais as frações que são separadas do petróleo? Qual fração será a primeira a evaporar?

 

Equipe 3:

5.Quais as etapas da produção do vinho?

6.Quais os meios de separação de mistura utilizados? Especifique um.

 

Equipe 4:

7.Quais os métodos mecânicos utilizados na produção do chocolate?

8.Exemplifique outras substâncias que também são separadas como o chocolate.

Depois da realização do Passa ou Repassa Virtual, o professor deve escolher as melhores respostas dos discentes, e comentá-las no com os alunos na sala. As perguntas não respondidas por nenhuma equipe devem ser revisadas pelo professor.

 

2ª Etapa: Conhecendo mais a gasolina e os postos de combustível da nossa cidade

Após conhecerem alguns tipos de misturas do nosso cotidiano, o professor irá abordar mais detalhadamente um derivado do petróleo, a gasolina, uma mistura que tem grande importância mundial. Inicialmente, o docente deverá perguntar aos alunos: “Vocês realmente conhecem os combustíveis que abastecem os automóveis?”; “Será que pagamos exatamente pela quantidade de gasolina indicada no medidor?”; “Vocês já viram ou ouviram falar de algum problema envolvendo adulteração de combustíveis?”. É importante ressaltar para os alunos que muitas vezes as irregularidades na gasolina passam despercebidas pelos consumidores por este combustível ser uma mistura homogênea. Em seguida, os alunos irão ler textos e reportagens sobre a gasolina e irregularidades no teor de álcool presente neste combustível com o objetivo de obterem mais informações sobre o assunto antes da experiência que irão realizar posteriormente.

-Gasolina

http://www.brasilescola.com/quimica/gasolina.htm

 

-Reportagem: Sobram irregularidades nos postos de combustíveis em Minas

http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/01/17/internas_economia,272721/sobram-irregularidades-nos-postos-de-combustiveis-em-minas.shtml

 

-Postos que adulteravam combustíveis são condenados pela Justiça em ação do MPF-PI

http://www.prpi.mpf.gov.br/internet/noticias/29-05-2012-postos-que-adulteravam-combustiveis-sao-condenados-pela-justica

 

-Postos de combustíveis adulterados

http://www.youtube.com/watch?v=GyJ01EOSOxk

 

-Governo reduz percentual de etanol na gasolina

http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/11490/governo-reduz-percentual-de-etanol-na-gasolina

 

Após as leituras e discussão, o professor deverá propor a realização de uma experiência para descobrir se existe alguma adulteração no teor de álcool presente na gasolina a ser analisada, a partir do experimento prático Teor de álcool na gasolina, disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais através do seguinte endereço eletrônico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8329.

Cada equipe deverá apresentar duas amostras de gasolina. Recomenda-se que os professores da escola possam auxiliar os alunos nessa etapa inicial. Ressalta-se que não será necessária a revelação do nome do posto de gasolina correspondente a amostra do combustível, porém, é importante garantir que as amostras serão provenientes de postos diferentes.

Observação: sugere-se que os postos sejam denominados pelas letras do alfabeto e o bairro onde se estão localizados.

A experiência deverá ser realizada na sala de aula com a orientação do professor. E este, com o intuito de orientar a análise do experimento realizado a partir do conteúdo abordado nas atividades anteriores, deverá propor alguns questionamentos aos alunos: “Quantas fases foram vistas na proveta?”; “Como se classifica essa nova mistura?”; “A gasolina se misturou com a água?”; “Como seria possível separar essa mistura água + gasolina + álcool?” “E como separar o álcool da água?”.

Após a realização do experimento e dos comentários do professor e dos alunos, as equipes devem reunir os seus dados e montar um gráfico de barras no BrOffic.Calc. (dicas de como montar um gráfico no BrOffice.Calc: http://www.youtube.com/watch?v=rPv9B3oEoNw), a ser postado no fórum virtual que será proposto na próxima etapa desta atividade.

 

3ª Etapa: “Fórum Virtual: Discutindo sobre irregularidades na gasolina”.

Após a investigação nos postos de combustível sobre a mistura álcool e gasolina, os alunos irão discutir, em um fórum no Facebook, a problemática da adulteração dos combustíveis a partir dos seguintes questionamentos: “Por que misturar álcool na gasolina?” (Pergunta sugestiva do experimento Teor de álcool na gasolina.) e “Houve postos com gasolina adulterada?”, “Como combater as irregularidades nos postos de gasolina?”. Esta etapa terá uma duração de dois dias. Ressalta-se que é importante as contribuições do professor à discussão que está sendo realizada pelos alunos.

Tabela 4 - Cronograma Atividade 3

Atividade 3

Sequência

Desafios Propostos

Duração

Local

1.1

Pesquisar e analisar os sites indicados

1 hora/aula

LIE

1.2

Criação do grupo da turma no Facebook e do Fórum

1 hora/aula

LIE

1.3

Passa ou Repassa: Elaboração dos textos dos textos das equipes

1 hora/aula

Extrassala

1.4

Passa ou Repassa: Criação das perguntas/respostas de cada equipe

Máximo 3 dias

Extrassala

1.5

Passa ou Repassa: Respostas de cada equipe as perguntas feitas pelo professor

Máximo 3 dias

Extrassala

1.6

Passa ou Repassa: Comentário do professor das respostas dos alunos e tira-dúvidas das perguntas não respondidas.

1 hora/aula

Sala de aula

2.1

Experimento do teor de gasolina nos postos selecionados

2 hora/aula

Sala de Aula

2.2

Construção do gráfico no BrOffice.Calc.

1 hora/aula

LIE

3

Fórum Virtual: As irregularidades nos postos de gasolina

2 dias

Extrassala

Fonte: Criação do autor

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A viagem de Kemi - Substâncias químicas e misturas - Cada um no seu lugar?!Que tal misturar?! Vídeo
A viagem de Kemi - Substâncias químicas e misturas - Cada um no seu lugar?!Que tal separar?! Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos

 

TUTORIAL:

Como criar páginas no Facebook

http://www.osabetudo.com/tutorial-como-criar-paginas-no-facebook/

Como fazer uma paródia

http://www.historiadigital.org/tutoriais/como-fazer-uma-parodia-musical/

 

Vídeo:

Processo Industrial do Açúcar e Álcool

http://www.youtube.com/watch?v=J9nxw7wtXME&feature=related

Derivados do Petróleo

http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/petroleo/

Curiosidades: Teste da gasolina

http://www.youtube.com/watch?v=cRjt0woHoCs&feature=related

 

Sugestões de links para professores

 

Vídeos:

Separação de Misturas - Prof. Maurício Monteiro

http://www.youtube.com/watch?v=pMXdm6TX8-0

Substância, Mistura Simples, Mistura Eutética e Mistura Azeotrópica - Prof. Maurício Monteiro

http://www.youtube.com/watch?v=bpTqh51URS0&feature=related

 

Texto:

Separação de Misturas

http://www.infoescola.com/quimica/separacao-de-substancias-misturas/

Empresa do litoral de SP transforma água do mar em água para beber                                                                                                                                                                                                                                                      http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2012/03/empresa-do-litoral-de-sp-transforma-agua-do-mar-em-agua-para-beber.html.

 

Links que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

 

Paródias

http://www.infoescola.com/generos-literarios/parodia/

Facebook para Educadores

http://educotraducoes.wordpress.com/2012/05/06/facebook-para-educadores/

Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml (Sugestão do Portal do Professor).

Entenda como funciona o Facebook

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1313595-6174,00-ENTENDA+COMO+FUNCIONA+O+FACEBOOK.html (Sugestão do Portal do Professor).

 

*Todos os sites tiveram acesso 15/junho/2012

Avaliação

Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos compreenderam o conceito de substâncias e os tipos de misturas a partir das informações contidas na paródia construída pelos alunos. Já na atividade 2, o docente poderá averiguar se os alunos conseguiram distinguir os métodos de separação de misturas através das observações e discussões realizadas durante o experimento proposto. Na atividade 3,o professor poderá verificar se os alunos entenderam o processo de produção do açúcar, vinho, chocolate, leite de soja e dos derivados do petróleo e o teor de álcool na gasolina, a partir das respostas registradas no “Jogo Virtual Passa ou Repassa” e nas discussões em sala de aula e no Facebook.

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