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Biomas brasileiros: Conhecendo os biomas em Mato Grosso, Com destaque para o bioma Amazônico

 

08/11/2012

Autor e Coautor(es)
Ivani Martins Mota
imagem do usuário

TERRA NOVA DO NORTE - MT EE CHAPEUZINHO VERMELHO

ARSILINA DA SILVA SOUZA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Estudo da natureza e sua importância para o homem
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Natureza e as questões sócio-ambientais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Modernização de vida e a problemática ambiental
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

•Identificar as características dos biomas brasileiros;

 •Avaliar a importância da preservação de sua biodiversidade;

•Identificar os biomas no estado de Mato Grosso;

•Conhecer o bioma Amazônico;

•Utilizar os dados gerais para nível de comparação com outros biomas;

•Reconhecer a importância da Amazônia  no espaço geográfico.

•Identificar a fauna e a flora do nosso bioma  Amazônico.

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter a compreensão  sobre os biomas em Mato Grosso e saber  reconhecer  o seu próprio bioma.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula – 50 minutos

Para o tema que será tratado nessa aula, espera-se que, os alunos tenham conhecimento dos diferentes biomas brasileiros  possibilitando fazer observação do espaço geográfico no qual está inserido: Para iniciar as discussões, é importante que os alunos realizem  seus trabalhos, fazendo  observações por  meio de fotos coletadas na internet  e após, relacioná-las  com os biomas,separando as que  são possíveis de serem relacionadas com o espaço no qual está inserido. 

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso ao laboratório de informática da escola, com acesso a internet e impressora.

menino

Disponível em http://www.fotosearch.com.br/UNN322/u12959041/  Acesso em 06/08/2012

 

Para  orientá-los na pesquisa,  segue encaminhamentos e  sugestões dos sites

1 – Identificar os biomas brasileiros

Comece a aula apresentando,  por meio do data show,  o mapa e o quadro abaixo pedindo que os alunos se reúnam  nos grupos e observem:

      Mapa de Biomas do Brasil. Fonte: IBGE –

            mapa1   Ministério do Meio Ambiente, 2004

Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/images/169_230_463146.gif Acesso em 04/08/2012

 

tabela2

Disponível emhttp://www.crescer.org/glossario/biomasbrasil.gif     Acesso em 04/08/2012

 

Com base nele, peça que os alunos levantem as principais características dos biomas brasileiros. Solicite que anotem as observações feitas no caderno de atividades e comente com eles os resultados encontrados.


A turma deve perceber que o Brasil é dividido em seis grandes unidades continentais, sendo a Amazônia a mais extensa, recobrindo quase 50% do território nacional e parte de países vizinhos como Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela. Do ponto de vista da cobertura vegetal, explique que são florestas amazônicas, assim no plural, pois temos as matas de terra firme, várzea e igapó.

 

2ª aula – 50 minutos

Comentar com a turma que outro bioma florestal: A MATA ATLÂNTICA é muito heterogênea e diversificada, com distribuição azonal - uma variação climática latitudinal - e em vários níveis de altitude, trata-se de uma das formações de maior biodiversidade do planeta. O conjunto abriga matas de encosta e de altitude e formações costeiras associadas a diferentes ecossistemas - manguezais, restingas, vegetação de ilhas litorâneas -, além de enclaves de cerrados, campos e campos de altitude. Tomando como referência a proposição dos geógrafos Sueli A. Furlan, da Universidade de São Paulo, e João C. Nucci, da Universidade Federal do Paraná, a denominação inclui todas as formações florestais que compõem esse domínio natural e os ecossistemas associados.

Do extraordinário conjunto natural, formado sob a influência dos ventos úmidos oceânicos, resta hoje somente 7% da cobertura original. Na região vive cerca de 62% da população brasileira, o equivalente a 110 milhões de pessoas, e está a maior concentração de atividades do país - cidades, estradas, portos, agropecuária, extrativismo etc. A área é palco de desmatamento ilegal e intensa especulação imobiliária, ao mesmo tempo em que abriga populações que lutam para manter seus modos de vida tradicionais, como caiçaras, indígenas

e descendentes de quilombolas.

Entre os grandes desafios das Matas Atlânticas nos dias de hoje destacam-se a manutenção dessas populações remanescentes, a instituição de usos com a "floresta em pé" e a compreensão da dinâmica dos diversos fragmentos florestais.

Somam-se a essas duas grandes áreas florestais, as coberturas vegetais abertas - como os cerrados,  segundo maior bioma do país, a caatinga e os pampas - e o conjunto complexo do Pantanal, uma grande planície de inundação recoberta em sua maior parte por vegetação aberta.
Entendidos os biomas, explicar  à classe que essa é a classificação do território mais usada atualmente, mas existe também outra bastante importante, que eles já devem  ter ouvido falar: os domínios morfoclimáticos.

Azonal: Ocupa área de latitude muito variada, com condições climáticas bastante diversas.

Atividades

1 - Apresentar  aos alunos  o mapa abaixo,usando data show.

 Pedir que observem as diferenças em relação ao primeiro e descreva o que entenderam:

 

MAPA:DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS

mapa2

Disponível http://files.professoralexeinowatzki.webnode.com.br/200000350-f3f0900c66/dominios%20morfoclimaticos.gif Acessado em 04/08/2012

 

Ouvir  as sugestões da turma e explicar a eles como surgiram os dois conceitos e suas características principais (saiba  mais no texto abaixo).

 

Atividade 2 –

Leia e faça outro semelhante, utilizando os dados do bioma de sua vivencia.

cerrado em quadrinhos

 Disponível em http://www.cantacantos.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/10/geografia-em-quadrinhos-1-750x527.jpg   Acessado:08/10/2012

 

TEXTO DE APOIO AO PROFESSOR

 Biomas e domínios morfoclimáticos

 

coruja

Disponível http://4.bp.blogspot.com/_xAH-47hY8Uk/R1INqPCjygI/AAAAAAAAAGc/QGHx364SFhY/s1600-R/Coruja_lendo.jpg Acessado em 07/08/2012

As diversas paisagens que se estendem  pelo globo terrestre podem ser agrupadas segundo alguns critérios, capazes de agregar regiões com características semelhantes e facilitar o entendimento dos fenômenos naturais e sociais. Quando falamos em paisagens naturais, há dois conceitos importantes: bioma e domínio morfoclimático.

De origem grega, a palavra bioma (bio = vida + oma = grupo) foi utilizada pela primeira vez nos anos 1940 por Frederic Clements para designar grandes unidades caracterizadas pela uniformidade na distribuição e predomínio de espécies de flora e fauna, associadas a relevo, solos e macroclimas. Mais tarde, a classificação foi aprimorada, passando a designar grandes unidades com características semelhantes no que se refere à sua fisionomia, formas de vida, estruturas e fatores ambientais associados - clima, relevo, solos e hidrografia.

 

O conceito de domínios morfoclimáticos (morpho = formas + clima) foi proposto nos anos 1970 por Aziz Ab´Saber, sendo utilizado para classificar as interações entre os elementos naturais construídas ao longo do tempo. Os domínios se referem a unidades paisagísticas a partir, em especial, das relações entre clima e relevo, pontuadas por paisagens distintas geradas pela variação de fatores naturais. Dentro do conceito de domínios, são valorizadas as faixas de transição entre uma paisagem e outra, deixando claro que essa passagem se dá de forma gradual e não abrupta.

Atualmente, predomina o conceito de biomas, mas é importante que a turma entenda também a ideia de domínios morfoclimáticos e consiga perceber que existem  zonas de transição entre uma paisagem e outra.

 

Para finalizar a aula, comente com a turma os domínios morfoclimáticos do país. O amazônico é um conjunto de terras baixas com florestas, sob clima equatorial, com umidade constante (Para saber mais, leia o Especial Amazônia, disponível no site do Planeta Sustentável).Os mares de morros correspondem, por sua vez, a uma faixa com a presença de topos de morros aplainados, convexos, como se fossem meias-laranjas, recobertos em grande parte pela mata Atlântica. Entre outros conjuntos, estão a depressão sertaneja – com a presença de caatingas – e os chapadões do Planalto Central – com cerrados e matas-galeria acompanhando os rios. Destaque no mapa a presença das faixas de transição - como o agreste nordestino.
Discutir com os  alunos  os riscos e ameaças aos  biomas brasileiros, os limites do processo de ocupação e a necessidade de medidas e políticas públicas de proteção.  Fonte: http://blogdasemed-itabaiana-se.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html

Atividade:

2 - Peça que examinem  o mapa e façam  comentário sobre  as principais informações encontradas:


Brasil - Domínios naturais: limites e ameaças

mapa3

Disponível em   http://revistaescola.abril.com.br/img/plano-de-aula/ensino-fundamental/desmatamento.gif Acessado em 04/08/2912

 

Domínios naturais: limites e ameaças. Fonte: THÉRY, H.; MELLO, Neli. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do Território. São Paulo: Edusp, 2006, p. 70

 

Explicar que esses problemas não surgiram recentemente, mas é o resultado de anos. Dê o exemplo da mata  Atlântica, porta de entrada para a ocupação histórica do território, hoje reduzidas a 7% de sua cobertura original, com espécies  remanescentes que precisam ser preservadas em sua biodiversidade. Diga aos alunos que essas matas abrigam nascentes de cursos d’água e uma incrível variedade de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Elas apresentam a mais rica composição de mamíferos da América do Sul, com macacos-prego, o muriqui, a onça-parda.

                          

         onça anta tamandua jacaré macaco                                                                                               

           1-Onça pintada        2- anta                                   3-tamanduá bandeira          4- jacaré                                      5- macaco-prego

 

Fotos disponíveis  nos site abaixo : Acessado em 06/08/2012.

1-      http://www.youdog.com.br/beta3/uploads/image/onca_pintada2(1).gif

2-      http://2.bp.blogspot.com/_Q2-7DlX_Bh0/STcgIbFrGoI/AAAAAAAAAEk/sK2nN0vn1fY/s320/anta.jpg

3-      http://4.bp.blogspot.com/-6qbw45_MuCQ/UDul8z8L6ZI/AAAAAAAAARQ/JpneU8o6fdQ/s1600/tamandua-bandeira-amazonia.jpg

4-      http://www.globoamazonia.com/Amazonia/foto/0,,32922631-EX,00.jpg

5-      http://www.jumalodge.com.br/galeria/animais/animais/0001.jpg

 

        Animais  da Amazônia em extinção.

      
mico tucano ararapeixe boi

        1-Mico leão dourado               2- tucano                                    3 - ararinha azul                              4-peixe boi

Fotos disponíveis  nos sites  abaixo: Acessado em 06/08/2012.

1-      http://www.not1.xpg.com.br/wp-content/uploads/2011/02/extincao-animais-mico-leao-dourado-Not1.jpg

2-      http://www.not1.xpg.com.br/wp-content/uploads/2011/02/lista-dos-animais-em-extincao-no-brasil-Not1.jpg

3-      http://cdnx.sempretops.com/wp-content/uploads/araraazul.jpg

4-      http://www.canalverde.tv/images/3d903534b9bbc0a494f9e3acb268bfc9.jpg

 

Animais da Amazônia em extinção

 

animais da amazonia em extinção

Disponível  em: http://2.bp.blogspot.com/_k0IVHs07nGc/SeTLFZn-coI/AAAAAAAABKM/-D8s9fsnHqU/s320/Animais+em+extin%C3%A7%C3%A3o+na+Amaz%C3%B4nia.jpg Acessado em 05/08/2012

Atividades

3.1 Pedir que os alunos se reúnam nos grupos e construam um painel sobre o tema: "Biomas brasileiros". Explicar à turma que eles devem representar em seus trabalhos as características dos biomas existentes no país, destacar os problemas enfrentados atualmente - podem ser feitas reproduções dos mapas analisados, acompanhadas de fotografias e ilustrações - e relacionar os traços e elementos naturais encontrados no trabalho de campo ao bioma correspondente. Acompanhar o trabalho dos grupos e esclareça possíveis dúvidas.

3.2 - Imprimir as fotos separá-las por biomas.

       mosaico mosaico    
                                                                                     

                Mosaico - 1                                                                                                             Mosaico -  2

 

     mosaico de plantasmosaico 4

             Mosaico – 3                                                                                                                 mosaico 4

Disponível em nos Sites  abaixo e Acessado em 05/08/2012

1-      http://1.bp.blogspot.com/_Wh3WGpSokuw/SwRIkQ1pMEI/AAAAAAAAAJs/oFCLjTA7Wk0/s1600/pantanal+2.jpg

         2 -http://4.bp.blogspot.com/-GxgPvncgCVE/TnTu2TXy7MI/AAAAAAAAAIQ/wR50gMbVbGk/s1600/biomas-brasileiros-2.jpg

        3 - http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2011/08/1305.jpg?9d7bd4

        4 - http://www.eduardopatrial.com/Imagens/img_mato-grosso_eduardopatrial_1.png

 

3.3 - Destacar o bioma Amazônico.Os alunos devem  selecionar fotos ou imagens desse bioma e montar um painel. ( do bioma de sua vivencia).

   1 -                                                                                                                      2 -

 floresta gavião

 

Disponível nos saites abaixo e  acessado em 07/08/20132

1 -http://2.bp.blogspot.com/__LfaVwHnCzA/TOkt2GMm9qI/AAAAAAAAAAw/M-FuEN3qe5s/S760/biomas_amazonia_03540004.jpg

2 - http://www.gentedeopiniao.com.br/fotos/image/gaviao.jpg

 

 Realizar atividade de campo.  

Disponível em  http://1.bp.blogspot.com/-Z8kKo52DJK8/Toh5wuttVDI/AAAAAAAAAiI/Ujrr9Xr2nPw/s1600/prof.pesquisador.jpg  Acessado 07/08/2012   

              

aluno

                                              

3 ª aula  -  50 minutos    

Conhecendo o nosso bioma. 

Nesta aula sair para o campo para fazer as observações diretas e entrevista com os moradores. Os alunos deverão fazer apontamentos  de tudo que  ouvirem e fotografar tudo que observarem.

•Os alunos deveram  levar:

•Caderno para os apontamentos.                                       

•Questionário de perguntas.                                             

•Máquina fotográfica digital.  

                           

 Atividades                           

1 – Propor que a turma realize uma atividade de campo, em que possam  observar  o bairro ou município em que vivem. Para isso, divida os alunos em grupos e peça que elaborem um pequeno roteiro de observação. Oriente-os a incluir os seguintes pontos: espécies de plantas encontradas; porte da vegetação; características dos solos: fauna associada: aspectos climáticos, relevo e hidrografia.

 •Para iniciar os estudos relativos ao bioma local, incentivar os alunos a observarem o espaço em que vivem.

2-Já na sala de aula, pedir  que a turma finalize os relatórios de observação, listando quais  são as plantas  conhecidas e qual o seu valor econômico para a sua região, e  também  os animais que vivem  no seu local  de vivencia.

 Se os alunos não conseguirem  responder a todas as questões do roteiro durante a atividade de campo, eles podem realizar pesquisas   na internet, utilizando o laboratório de informática da escola.

3-Utilizar o programa Kolour Paint, e  pedir aos alunos que  desenhem as plantas e animais  conhecidas no lugar em  que vivem.

 

4ª aula – 50 minutos. 

Atividades:

1 -  Pesquisando On-Line:

pesquisa

 

Disponível em:  http://www.pesquisasonline.com.br/images/Site_final_07.gif /Acessado em 03/08/2012

 

- Incentivar os alunos a expressarem suas opiniões, explicar que a melhor maneira de aprender as questões levantadas, é realizando trabalhos de pesquisa e para que isso aconteça devemos seguir etapas como:      

Escolha do tema (o quê pesquisar?)

Resolver situação problema (o que desejo saber?)

•Qual é o objetivo( pesquisar para que fim ?)

•Metodologia(Qual melhor estratégia?)

•Resultados (quais as descobertas? Quais as conclusões finais?).

 

 Atividades 2:

- Formação de grupos de trabalho para o desenvolvimento das atividades a seguir.

Definir o tema:   Por meio de debate escolher o assunto a ser pesquisado. Explicar que o tema desta aula é: Os biomas em Mato Grosso com destaque para o bioma Amazônico.

Situação problema: Auxiliar os alunos a planejar e a organizar o que querem questionar/interesse central que motivou a pesquisa sobre o tema.

Qual a metodologia:Conversar  com os alunos sobre  os procedimentos e métodos de pesquisa mais adequados para: levantar e coletar as fontes (pesquisa em sites de busca na Internet.Criação de murais e  slides para postar  no Youtube, produção de questionários e de relatórios,etc.

 

sugestão1

Disponível http://criatividadeaplicada.com/wp-content/uploads/2008/03/sugest%C3%B5es.jpg Acessado em 05/08/2012

 

 SITES SUGERIDOS PARA PESQUISA:

 IBGE lança o Mapa de Biomas do Brasil e o Mapa de Vegetação do Brasil, em comemoração ao Dia Mundial da Biodiversidade

  http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=169

 

Biomas em Mato Grosso

http://www.ibflorestas.org.br/pt/bioma-amazonico.html

 

O Cultivo dos Biomas do Mato Grosso

http://painelflorestal.com.br/artigos/8966/o-cultivo-dos-biomas-do-mato-grosso

 

Biomas Brasileiros

http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm

 

As curiosidades da Amazônia.

http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=784&action=geral

sugestão2

 

  Disponível em   http://luisdel.files.wordpress.com/2007/11/sugestoes.jpg Acessado em 05/08/2012

 

VÍDEOS:

- Nesta pesquisa propomos utilizar vídeos como:       

Mato Grosso - Brasil - YouTubeSite: www.youtube.com/watch?v=L5szQ9yC5cA  

                               

Bioma  Amazônico - YouTube   Site http://www.youtube.com/watch?v=pshgp8XhDU4

Biomas Brasil, Floresta Amazônica (Marisa Monte)

http://www.youtube.com/watch?v=2V3nFNoz5UY&feature=related

 

 Floresta Amazônica

http://www.youtube.com/watch?v=_0h9Per7Pto&feature=related

 

Venda Amazônia - Fantástico.

http://www.youtube.com/watch?v=YLUMrgjoSi0&NR=1&feature=endscreen

Salve  a Amazônia.

SITE:http://www.youtube.com/watch?v=hRGsgv_F9d8&feature=fvwrel

Desmatamento  da  Amazônia.

SITE:http://www.youtube.com/watch?v=w96xbcMkxWU&feature=fvwp

 

5ª Aula – 50 minutos

 

                         dinamica
                                  

Disponível em

 http://3.bp.blogspot.com/-BgQPTa5VziE/UAFzm6Sc00I/AAAAAAAAA0k/0RmG1xiEj5E/s1600/dinamicas_de_grupo.jpg   Acessado Em 05/082012

 

 1 - Professor pedir aos alunos que identifiquem as características dos biomas de Mato Grosso e conversar sobre a importância da preservação de sua biodiversidade. Dividir a turma em três grupos e distribuir para os mesmos a responsabilidade  de um bioma para cada grupo,  permitindo levá-los a  estabelecer  relações entre as coberturas vegetais, fauna, clima, relevo, solos e recursos hídricos em biomas e ecossistemas situados no território mato-grossense. Fazer os apontamentos no caderno.


2 - Ler e interpretar informações por meio dos mapas.

3 - Biomas de Mato Grosso: Digitar pequenos textos observando os seguintes itens: caracterização, distribuição, usos, riscos e ameaças.

•Comece a aula pedindo que os alunos se reúnam nos grupos e observem os mapas de Mato Grosso  nos quadros abaixo:

Mato Grosso – Biomas

mapa4

Disponível em  http://www.sema.mt.gov.br/images/stories/templates/Mapa_Biomas_MT.jpg Acessado em  05/08/2012

Unidades de conservação em Mato Grosso

mapa5

Disponívem em:

http://www.sema.mt.gov.br/attachments/article/53/mapa_UCs_MT_BIOMAS.jpg

Derrubada de floresta no Estado.

mapa de derrubada

http://www.formad.org.br/wordpress/wp-content/uploads/f250108c.jpg

Mosaico do Mato Grosso em 1980.

linha que separa floresta do cerrado

http://www.inpe.br/noticias/arquivos/imagens/mosaico_matogrosso01.jpg

 

6ª Aula – 50 minutos.

Curiosidades sobre a Amazônia.

O professor poderá juntamente com seus alunos buscar textos na internet para leitura e interpretação de textos. Observar os sites sugeridos para essa aula.

curiosidades

http://tecciencia.ufba.br/articles/0001/2735/curiosidades.jpg?1334412581                                                                                                                                     

Atividade 1:

1 -Para esta atividade utilizar o Data Show:

amazonia

imagem 1 - http://1.bp.blogspot.com/-LWJJOsMFY5o/TdRHTYTlMxI/AAAAAAAAABI/qsXJjGDTnm8/s1600/amazonia.jp

 

 indio

Imagem 2 - http://3.bp.blogspot.com/-6KDXNm8df_A/UEdlmu9bJnI/AAAAAAAAAfM/28u1mcfAsNg/s1600/amazonia+309+arara+indio.jpg

guaraná

  Imagem 3 -http://www.mochileiro.tur.br/Bioma%20amazonica%20Guarana.jpg

 

vitoria regia   

Imagem 4-  http://profluizmeira.hd1.com.br/Imagens/biomas018.jpg

animais do bioma

  Imagem 5 -http://www.rafaelgreca.org.br/blog2/wp-content/uploads/2610home1.jpg

 

2 -AMAZÔNIA - 25 CURIOSIDADES SOBRE A MAIOR FLORESTA DO MUNDO

1-                                                                                                    

 curiosidades1                                  

1-Disponível em http://4.bp.blogspot.com/-SSgXxWOylSM/T_rsyXC3PrI/AAAAAAAANjk/40oAQrEpMKM/s400/amaz%C3%B4nia.jpg  Acessado 06/08/2012

 

 

1-Antes de ser batizado de Rio Amazonas, o maior  rio brasileiro era chamado pelos indígenas de Rio Icamiabas. O detalhe é que Icamiabas designava as mulheres que viviam sem homens, como a mítica amazonas.

 

- Sugestão de leitura: romance “Macunaíma” de Mário de Andrade


2- O Rio Amazonas despeja no Oceano Atlântico num único dia mais água do que o Rio Tâmisa em um ano. Um dos afluentes do Amazonas, o Rio Negro possui mais água do que toda a água doce da Europa.  

rio amazonas

http://www.brasilescola.com/upload/e/rio%20amazonas.jpg
3- Só para se ter uma ideia quantidade de água doce despejada no Atlântico pelo Amazonas: a salinidade do mar é mais baixa do que o normal até 150 Km mar adentro.


4-Imagens de satélites mostram o crescimento do litoral da Guiana Francesa e do estado do Amapá, no Brasil. A explicação está na quantidade de sedimentos despejados no Oceano         Atlântico pelo Rio Amazonas.

 

  • 5-Os rios escuros como o Rio Negro são mais bonitos, mas possuem uma água mais ácida e pobre em nutrientes. Por isso, apenas 5% dos peixes comercializados em Manaus vêm do Rio Negro.

encontro das aguas

http://2.bp.blogspot.com/_JYQOOybWsuE/TC2egRMNhOI/AAAAAAAAAAk/vS3wkb_gPjM/s1600/AMAZONAS.jpg

 

6-Nas cheias, o Rio Amazonas podem medir 50 Km de uma margem a outra

.
7-Ao contrário do que se propaga por aí, o Rio Amazonas é o mais extenso do mundo, não o Nilo. O Amazonas supera o Nilo em 140 km.


8-Entre os afluentes do Amazonas estão alguns rios bem conhecidos dos brasileiros, entre os quais o Negro, o Purus, o Madeira, o Tapajós, o Xingu, o Javari, o Solimões e o Jari.


9-A primeira expedição que subiu o Rio Amazona foi empreendida pelo português Pedro Teixeira, um dos fundadores de Belém do Pará.


10-É possível encontrar tubarões e outros peixes do mar no Rio Amazonas. Tubarões já foram vistos 400 km rio acima.


11-A Ilha de Marajó não é uma ilha, mas um arquipélago com cerca de 2 mil ilhas. A área de Marajó é maior do que a Suíça.


12-O maior arquipélago fluvial do mundo é de Mamirauá, no leito do Rio Negro. Acredite se quiser, mas Mamirauá é formado por mais de 700 ilhas.

 13-O segundo arquipélago de água doce do mundo fica no Amazonas e se chama Anavilhanas. Localizado no estado do Amazonas, o Arquipélago de Anavilhanas é formado por cerca de 400 ilhas.


14-O maior peixe de água doce do mundo é o Pirarucu, uma espécie típica do Amazonas. Um pirarucu é capaz de atingir até 2,5 metros de comprimento e pesar 250 quilos.

15-Embora possua 60% de sua cobertura em terras brasileiras, a floresta amazônia se estende por vários países sul-americanos: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Equador.


16-Das 483 espécies de mamíferos brasileiros, 324 vivem na Amazônia. Para se ter uma ideia, das 141 espécies de morcegos, 125 voam na região. A Amazônia também possui um terço dos insetos da Terra.


17-Com cerca de 1.622 espécies, a Amazônia abriga metade das aves conhecidas do mundo.

18-Existem na Amazônia 468 espécies de répteis e 517 de anfíbios


19-A maior parte dos animais da Amazônia pertencem a espécies que habitam a copa das árvores.


20-O menor primata do mundo, o sagui-leãozinho, é nativo da Amazônia. Ele tem 15 cm e pesa apenas 130 gramas.


21-Dois em cada três índios brasileiros vivem nas reservas indígenas da região amazônica.

22-Ainda existem tribos indígenas isoladas na região amazônica. Embora cada vez mais raras, algumas nunca tiveram contato com o homem branco.

23-Criado em 1986, o Parque Nacional do Jaú é o terceiro maior parque de floresta tropical do planeta. Só para se ter uma idéias das suas dimensões, o Jaú ocupa uma área maior do que a do estado de Sergipe (22.720 Km2).


24-A cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, recebeu esse nome em homenagem à nação indígena dos Manaós.

25-Belém é conhecida como a cidade das mangueiras. A quantidade de mangueiras impressiona quem vem de fora. Interessante é que a maior parte dos automóveis da capital do Pará tem ou teve a lataria amassada por alguma manga que despencou da sua árvore.

Acesso  http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2010/07/amazonia-25-curiosidades-sobre-maior.html

 

menino lendo

http://2.bp.blogspot.com/_-v7nVhXnPEc/TNLbo_M-AGI/AAAAAAAABqQ/vpahbGiwtuc/s1600/criar-blog-dicas.jpg  Acessado em 12/10/2012

 

Atividade 2:

Produção de jogos de memória e quebra cabeça.

Essa atividade deverá ser realizada em grupo.

 

 

FOTOS = TERRA NOVA DO NORTE

3-Para esta atividade utilizar o Data Show:

 

mapa7

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a9/MatoGrosso_Municip_TerraNovadoNorte.svg/280px-MatoGrosso_Municip_TerraNovadoNorte.svg.png

 

foto cidade

http://cidades.pousadas-hoteis.com/4501/g_Imagem%20006.jpg

 

serpente

seringueiro

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gado

 

http://images.quebarato.com.br/T440x/vendo+permuto+otimo+sitio+chacara+em+terra+nova+do+norte+terra+nova+do+norte+mt+brasil__3A1427_15.jpg

 

 

cruz

 

http://4.bp.blogspot.com/__iZ-BNn1txE/S-gVDcqUJuI/AAAAAAAABtI/cf7vjSWhtlY/s1600/Marco+de+Terra+Nova+do+Norte.JPG

 

frutos

 

http://images01.olx.com.br/ui/2/64/20/39146420_1.jpg

 

 

 

escola

http://public.pps.org.br/img/global/midia/19632.jpg

 

professor

 

http://www.genteemercado.com.br/wp-content/uploads/2011/06/professor_pesquisador-273x198.jpg

 

FOTOS DOTRABALHO DE  PESQUISA DE CAMPO.  

TERRA NOVA DO NORTE – MT.  “AMBIENTE DE VIVENCIA DO ALUNO”

RESTOS DA FLORESTA AMAZONICA

 

 

foto

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foto

 

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pesquisa

http://sphotos-f.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/530598_438227849546339_371354968_n.jpg

fotos alunos

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pesquisa

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floresta

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fotografia

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margem do rio

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Atividade:Produção de textos sobre o trabalho realizado.

FOTOS DE OUTROS LUGARES  -  AMAZONIA MATOGROSSENSE

foto de outros lugares

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQexcRm3chb_xBPek7E713Zz0P-i6e9XhjgRTYlnBb6jaUhOCaHFA

rio subterraneo

http://descubriramerica.files.wordpress.com/2007/10/rio-subterraneo-en-mato-grosso.jpg

 

 

seringueiro

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSLUGKwRXzaHv7EHCf_YqpliMN3ZU0VWw6EcPv15P033Ah0Y55j

Sorriso

http://mochileiro.tur.br/mt%20sorriso%203800.jpg

Recursos Complementares
Avaliação

Levar em conta a participação de cada aluno e também dos grupos nas tarefas individuais e coletivas e sua contribuição para o enriquecimento das discussões. Avaliar a produção de textos - relatórios, sínteses, legenda para o mural - e a organização de textos e imagens, considerando as características dos biomas a clareza e organização textual. Observe também o domínio de conceitos apresentados em sala. Se possível, reserve tempo para que a turma avalie a experiência e faça a apresentação dos trabalhos realizados.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 7/9 - 77.78%
  • Quatro estrelas 2/9 - 22.22%
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Opiniões

  • LEONIR BAADE DA SILVA, Universidade Católica de Pelotas , Rio Grande do Sul - disse:
    leonirbaade@gmail.com

    06/05/2014

    Quatro estrelas

    Olá... Parabéns !!! Gostei Muito de toda a Dinâmica, Já Aproveitei Muito de Sua Aula Também !!!


  • Valdenice, E.E.E.F.M. Deputado Levi Olímpio Ferreira , Paraíba - disse:
    valandradesousa@hotmail.com

    24/03/2014

    Cinco estrelas

    Excelente conteúdo


  • elizabete de oliveira dos santos, SABETRIZ EMEI , São Paulo - disse:
    elizabetedos@bol.com.br

    23/07/2013

    Quatro estrelas

    a aula foi muito proveitosa me direcionou a pensar como desenvolver uma aula com os alunos


  • Célio Roberto Santa Brígida do Nascimento., UI VILA DOURADO , Maranhão - disse:
    c.elioroberto@hotmail.com

    28/02/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula, parabéns professora Ivani.


  • Eudimar Chaves de Souza, Universidade Luterana do Brasil , Rio Grande do Sul - disse:
    eudimar2008@oi.com.br

    31/01/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom, Excelente


  • Eduardo Barbosa Camara Costa, DOROTHOVEO GASPAR VIANNA PROF , São Paulo - disse:
    ecbru@ig.com.br

    27/01/2013

    Cinco estrelas

    Ivani, Bom Dia, Adorei sua aula, você é uma professora que eu gostaria de ter tido na minha vida. Estou me disponibilizando pra vc aqui em Jacareí-SP para qualquer coisa. Dentro em breve estarei disponibilizando aulas neste site sobre o Vale do Paraíba, eixo RJ e SP sua formação histórica e econômica. Ontem acabei minha Pós na UNESP com apresentação do meu TCC. Disponibilizo meu outro acesso que é e-mail e facebook: eduardo_geoman@hotmail.com, um abraço.


  • Zenaide Nogueira Brito Ribeiro, EEEFM PROFESSORA LUIZA BASTOS FARIA , Espírito Santo - disse:
    zenaidenbr@yahoo.com.br

    01/12/2012

    Cinco estrelas

    Parabenizo a professora pelo magnifico trabalho, na estreuturação, distribuição das atividades propostas no plano, o que nos mostra uma aula bem planejada.


  • AGRIPINA MARIA DE SOUZA, EE SILVIO FERREIRA , Mato Grosso do Sul - disse:
    ra_pantaneira@hotmail.com

    30/11/2012

    Cinco estrelas

    Adorei essa aula. 100%parabéns..


  • maria helena, E.E.Cândido Portinari , Mato Grosso - disse:
    maria_hboerer@hotmail.com

    13/11/2012

    Cinco estrelas

    muito bom este roteiro de aula.principalmente para o EJA que se sentemotivado com o audiovisual, despertando interesse e conscientização de preservar a natureza que tem sofrido com tanatas agressões.Parabéns.


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