08/11/2012
ARSILINA DA SILVA SOUZA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Estudo da natureza e sua importância para o homem |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Natureza e as questões sócio-ambientais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Modernização de vida e a problemática ambiental |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo |
•Identificar as características dos biomas brasileiros;
•Avaliar a importância da preservação de sua biodiversidade;
•Identificar os biomas no estado de Mato Grosso;
•Conhecer o bioma Amazônico;
•Utilizar os dados gerais para nível de comparação com outros biomas;
•Reconhecer a importância da Amazônia no espaço geográfico.
•Identificar a fauna e a flora do nosso bioma Amazônico.
Os alunos devem ter a compreensão sobre os biomas em Mato Grosso e saber reconhecer o seu próprio bioma.
1ª aula – 50 minutos
Para o tema que será tratado nessa aula, espera-se que, os alunos tenham conhecimento dos diferentes biomas brasileiros possibilitando fazer observação do espaço geográfico no qual está inserido: Para iniciar as discussões, é importante que os alunos realizem seus trabalhos, fazendo observações por meio de fotos coletadas na internet e após, relacioná-las com os biomas,separando as que são possíveis de serem relacionadas com o espaço no qual está inserido.
•Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso ao laboratório de informática da escola, com acesso a internet e impressora.
Disponível em http://www.fotosearch.com.br/UNN322/u12959041/ Acesso em 06/08/2012
Para orientá-los na pesquisa, segue encaminhamentos e sugestões dos sites
1 – Identificar os biomas brasileiros
Comece a aula apresentando, por meio do data show, o mapa e o quadro abaixo pedindo que os alunos se reúnam nos grupos e observem:
Mapa de Biomas do Brasil. Fonte: IBGE –
Ministério do Meio Ambiente, 2004
Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/images/169_230_463146.gif Acesso em 04/08/2012
Disponível emhttp://www.crescer.org/glossario/biomasbrasil.gif Acesso em 04/08/2012
Com base nele, peça que os alunos levantem as principais características dos biomas brasileiros. Solicite que anotem as observações feitas no caderno de atividades e comente com eles os resultados encontrados.
A turma deve perceber que o Brasil é dividido em seis grandes unidades continentais, sendo a Amazônia a mais extensa, recobrindo quase 50% do território nacional e parte de países vizinhos como Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela. Do ponto de vista da cobertura vegetal, explique que são florestas amazônicas, assim no plural, pois temos as matas de terra firme, várzea e igapó.
2ª aula – 50 minutos
Comentar com a turma que outro bioma florestal: A MATA ATLÂNTICA é muito heterogênea e diversificada, com distribuição azonal - uma variação climática latitudinal - e em vários níveis de altitude, trata-se de uma das formações de maior biodiversidade do planeta. O conjunto abriga matas de encosta e de altitude e formações costeiras associadas a diferentes ecossistemas - manguezais, restingas, vegetação de ilhas litorâneas -, além de enclaves de cerrados, campos e campos de altitude. Tomando como referência a proposição dos geógrafos Sueli A. Furlan, da Universidade de São Paulo, e João C. Nucci, da Universidade Federal do Paraná, a denominação inclui todas as formações florestais que compõem esse domínio natural e os ecossistemas associados.
Do extraordinário conjunto natural, formado sob a influência dos ventos úmidos oceânicos, resta hoje somente 7% da cobertura original. Na região vive cerca de 62% da população brasileira, o equivalente a 110 milhões de pessoas, e está a maior concentração de atividades do país - cidades, estradas, portos, agropecuária, extrativismo etc. A área é palco de desmatamento ilegal e intensa especulação imobiliária, ao mesmo tempo em que abriga populações que lutam para manter seus modos de vida tradicionais, como caiçaras, indígenas
e descendentes de quilombolas.
Entre os grandes desafios das Matas Atlânticas nos dias de hoje destacam-se a manutenção dessas populações remanescentes, a instituição de usos com a "floresta em pé" e a compreensão da dinâmica dos diversos fragmentos florestais.
Somam-se a essas duas grandes áreas florestais, as coberturas vegetais abertas - como os cerrados, segundo maior bioma do país, a caatinga e os pampas - e o conjunto complexo do Pantanal, uma grande planície de inundação recoberta em sua maior parte por vegetação aberta.
Entendidos os biomas, explicar à classe que essa é a classificação do território mais usada atualmente, mas existe também outra bastante importante, que eles já devem ter ouvido falar: os domínios morfoclimáticos.
Azonal: Ocupa área de latitude muito variada, com condições climáticas bastante diversas.
Atividades
1 - Apresentar aos alunos o mapa abaixo,usando data show.
Pedir que observem as diferenças em relação ao primeiro e descreva o que entenderam:
MAPA:DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
Disponível http://files.professoralexeinowatzki.webnode.com.br/200000350-f3f0900c66/dominios%20morfoclimaticos.gif Acessado em 04/08/2012
Ouvir as sugestões da turma e explicar a eles como surgiram os dois conceitos e suas características principais (saiba mais no texto abaixo).
Atividade 2 –
Leia e faça outro semelhante, utilizando os dados do bioma de sua vivencia.
Disponível em http://www.cantacantos.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/10/geografia-em-quadrinhos-1-750x527.jpg Acessado:08/10/2012
TEXTO DE APOIO AO PROFESSOR
Biomas e domínios morfoclimáticos
Disponível http://4.bp.blogspot.com/_xAH-47hY8Uk/R1INqPCjygI/AAAAAAAAAGc/QGHx364SFhY/s1600-R/Coruja_lendo.jpg Acessado em 07/08/2012
As diversas paisagens que se estendem pelo globo terrestre podem ser agrupadas segundo alguns critérios, capazes de agregar regiões com características semelhantes e facilitar o entendimento dos fenômenos naturais e sociais. Quando falamos em paisagens naturais, há dois conceitos importantes: bioma e domínio morfoclimático.
De origem grega, a palavra bioma (bio = vida + oma = grupo) foi utilizada pela primeira vez nos anos 1940 por Frederic Clements para designar grandes unidades caracterizadas pela uniformidade na distribuição e predomínio de espécies de flora e fauna, associadas a relevo, solos e macroclimas. Mais tarde, a classificação foi aprimorada, passando a designar grandes unidades com características semelhantes no que se refere à sua fisionomia, formas de vida, estruturas e fatores ambientais associados - clima, relevo, solos e hidrografia.
O conceito de domínios morfoclimáticos (morpho = formas + clima) foi proposto nos anos 1970 por Aziz Ab´Saber, sendo utilizado para classificar as interações entre os elementos naturais construídas ao longo do tempo. Os domínios se referem a unidades paisagísticas a partir, em especial, das relações entre clima e relevo, pontuadas por paisagens distintas geradas pela variação de fatores naturais. Dentro do conceito de domínios, são valorizadas as faixas de transição entre uma paisagem e outra, deixando claro que essa passagem se dá de forma gradual e não abrupta.
Atualmente, predomina o conceito de biomas, mas é importante que a turma entenda também a ideia de domínios morfoclimáticos e consiga perceber que existem zonas de transição entre uma paisagem e outra.
Para finalizar a aula, comente com a turma os domínios morfoclimáticos do país. O amazônico é um conjunto de terras baixas com florestas, sob clima equatorial, com umidade constante (Para saber mais, leia o Especial Amazônia, disponível no site do Planeta Sustentável).Os mares de morros correspondem, por sua vez, a uma faixa com a presença de topos de morros aplainados, convexos, como se fossem meias-laranjas, recobertos em grande parte pela mata Atlântica. Entre outros conjuntos, estão a depressão sertaneja – com a presença de caatingas – e os chapadões do Planalto Central – com cerrados e matas-galeria acompanhando os rios. Destaque no mapa a presença das faixas de transição - como o agreste nordestino.
Discutir com os alunos os riscos e ameaças aos biomas brasileiros, os limites do processo de ocupação e a necessidade de medidas e políticas públicas de proteção. Fonte: http://blogdasemed-itabaiana-se.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html
Atividade:
2 - Peça que examinem o mapa e façam comentário sobre as principais informações encontradas:
Brasil - Domínios naturais: limites e ameaças
Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/img/plano-de-aula/ensino-fundamental/desmatamento.gif Acessado em 04/08/2912
Domínios naturais: limites e ameaças. Fonte: THÉRY, H.; MELLO, Neli. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do Território. São Paulo: Edusp, 2006, p. 70
Explicar que esses problemas não surgiram recentemente, mas é o resultado de anos. Dê o exemplo da mata Atlântica, porta de entrada para a ocupação histórica do território, hoje reduzidas a 7% de sua cobertura original, com espécies remanescentes que precisam ser preservadas em sua biodiversidade. Diga aos alunos que essas matas abrigam nascentes de cursos d’água e uma incrível variedade de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Elas apresentam a mais rica composição de mamíferos da América do Sul, com macacos-prego, o muriqui, a onça-parda.
1-Onça pintada 2- anta 3-tamanduá bandeira 4- jacaré 5- macaco-prego
Fotos disponíveis nos site abaixo : Acessado em 06/08/2012.
1- http://www.youdog.com.br/beta3/uploads/image/onca_pintada2(1).gif
2- http://2.bp.blogspot.com/_Q2-7DlX_Bh0/STcgIbFrGoI/AAAAAAAAAEk/sK2nN0vn1fY/s320/anta.jpg
4- http://www.globoamazonia.com/Amazonia/foto/0,,32922631-EX,00.jpg
5- http://www.jumalodge.com.br/galeria/animais/animais/0001.jpg
Animais da Amazônia em extinção.
1-Mico leão dourado 2- tucano 3 - ararinha azul 4-peixe boi
Fotos disponíveis nos sites abaixo: Acessado em 06/08/2012.
1- http://www.not1.xpg.com.br/wp-content/uploads/2011/02/extincao-animais-mico-leao-dourado-Not1.jpg
3- http://cdnx.sempretops.com/wp-content/uploads/araraazul.jpg
4- http://www.canalverde.tv/images/3d903534b9bbc0a494f9e3acb268bfc9.jpg
Animais da Amazônia em extinção
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_k0IVHs07nGc/SeTLFZn-coI/AAAAAAAABKM/-D8s9fsnHqU/s320/Animais+em+extin%C3%A7%C3%A3o+na+Amaz%C3%B4nia.jpg Acessado em 05/08/2012
Atividades
3.1 Pedir que os alunos se reúnam nos grupos e construam um painel sobre o tema: "Biomas brasileiros". Explicar à turma que eles devem representar em seus trabalhos as características dos biomas existentes no país, destacar os problemas enfrentados atualmente - podem ser feitas reproduções dos mapas analisados, acompanhadas de fotografias e ilustrações - e relacionar os traços e elementos naturais encontrados no trabalho de campo ao bioma correspondente. Acompanhar o trabalho dos grupos e esclareça possíveis dúvidas.
3.2 - Imprimir as fotos separá-las por biomas.
Mosaico - 1 Mosaico - 2
Mosaico – 3 mosaico 4
Disponível em nos Sites abaixo e Acessado em 05/08/2012
1- http://1.bp.blogspot.com/_Wh3WGpSokuw/SwRIkQ1pMEI/AAAAAAAAAJs/oFCLjTA7Wk0/s1600/pantanal+2.jpg
3 - http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2011/08/1305.jpg?9d7bd4
4 - http://www.eduardopatrial.com/Imagens/img_mato-grosso_eduardopatrial_1.png
3.3 - Destacar o bioma Amazônico.Os alunos devem selecionar fotos ou imagens desse bioma e montar um painel. ( do bioma de sua vivencia).
1 - 2 -
Disponível nos saites abaixo e acessado em 07/08/20132
2 - http://www.gentedeopiniao.com.br/fotos/image/gaviao.jpg
Realizar atividade de campo.
Disponível em http://1.bp.blogspot.com/-Z8kKo52DJK8/Toh5wuttVDI/AAAAAAAAAiI/Ujrr9Xr2nPw/s1600/prof.pesquisador.jpg Acessado 07/08/2012
3 ª aula - 50 minutos
Conhecendo o nosso bioma.
Nesta aula sair para o campo para fazer as observações diretas e entrevista com os moradores. Os alunos deverão fazer apontamentos de tudo que ouvirem e fotografar tudo que observarem.
•Os alunos deveram levar:
•Caderno para os apontamentos.
•Questionário de perguntas.
•Máquina fotográfica digital.
Atividades
1 – Propor que a turma realize uma atividade de campo, em que possam observar o bairro ou município em que vivem. Para isso, divida os alunos em grupos e peça que elaborem um pequeno roteiro de observação. Oriente-os a incluir os seguintes pontos: espécies de plantas encontradas; porte da vegetação; características dos solos: fauna associada: aspectos climáticos, relevo e hidrografia.
•Para iniciar os estudos relativos ao bioma local, incentivar os alunos a observarem o espaço em que vivem.
2-Já na sala de aula, pedir que a turma finalize os relatórios de observação, listando quais são as plantas conhecidas e qual o seu valor econômico para a sua região, e também os animais que vivem no seu local de vivencia.
Se os alunos não conseguirem responder a todas as questões do roteiro durante a atividade de campo, eles podem realizar pesquisas na internet, utilizando o laboratório de informática da escola.
3-Utilizar o programa Kolour Paint, e pedir aos alunos que desenhem as plantas e animais conhecidas no lugar em que vivem.
4ª aula – 50 minutos.
Atividades:
1 - Pesquisando On-Line:
Disponível em: http://www.pesquisasonline.com.br/images/Site_final_07.gif /Acessado em 03/08/2012
- Incentivar os alunos a expressarem suas opiniões, explicar que a melhor maneira de aprender as questões levantadas, é realizando trabalhos de pesquisa e para que isso aconteça devemos seguir etapas como:
• Escolha do tema (o quê pesquisar?)
• Resolver situação problema (o que desejo saber?)
•Qual é o objetivo( pesquisar para que fim ?)
•Metodologia(Qual melhor estratégia?)
•Resultados (quais as descobertas? Quais as conclusões finais?).
Atividades 2:
- Formação de grupos de trabalho para o desenvolvimento das atividades a seguir.
Definir o tema: Por meio de debate escolher o assunto a ser pesquisado. Explicar que o tema desta aula é: Os biomas em Mato Grosso com destaque para o bioma Amazônico.
Situação problema: Auxiliar os alunos a planejar e a organizar o que querem questionar/interesse central que motivou a pesquisa sobre o tema.
Qual a metodologia:Conversar com os alunos sobre os procedimentos e métodos de pesquisa mais adequados para: levantar e coletar as fontes (pesquisa em sites de busca na Internet.Criação de murais e slides para postar no Youtube, produção de questionários e de relatórios,etc.
Disponível http://criatividadeaplicada.com/wp-content/uploads/2008/03/sugest%C3%B5es.jpg Acessado em 05/08/2012
SITES SUGERIDOS PARA PESQUISA:
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=169
Biomas em Mato Grosso
http://www.ibflorestas.org.br/pt/bioma-amazonico.html
O Cultivo dos Biomas do Mato Grosso
http://painelflorestal.com.br/artigos/8966/o-cultivo-dos-biomas-do-mato-grosso
Biomas Brasileiros
http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm
As curiosidades da Amazônia.
http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=784&action=geral
Disponível em http://luisdel.files.wordpress.com/2007/11/sugestoes.jpg Acessado em 05/08/2012
VÍDEOS:
Mato Grosso - Brasil - YouTubeSite: www.youtube.com/watch?v=L5szQ9yC5cA
Bioma Amazônico - YouTube Site http://www.youtube.com/watch?v=pshgp8XhDU4
Biomas Brasil, Floresta Amazônica (Marisa Monte)
http://www.youtube.com/watch?v=2V3nFNoz5UY&feature=related
Floresta Amazônica
http://www.youtube.com/watch?v=_0h9Per7Pto&feature=related
Venda Amazônia - Fantástico.
http://www.youtube.com/watch?v=YLUMrgjoSi0&NR=1&feature=endscreen
Salve a Amazônia.
SITE:http://www.youtube.com/watch?v=hRGsgv_F9d8&feature=fvwrel
Desmatamento da Amazônia.
SITE:http://www.youtube.com/watch?v=w96xbcMkxWU&feature=fvwp
5ª Aula – 50 minutos
Disponível em
http://3.bp.blogspot.com/-BgQPTa5VziE/UAFzm6Sc00I/AAAAAAAAA0k/0RmG1xiEj5E/s1600/dinamicas_de_grupo.jpg Acessado Em 05/082012
1 - Professor pedir aos alunos que identifiquem as características dos biomas de Mato Grosso e conversar sobre a importância da preservação de sua biodiversidade. Dividir a turma em três grupos e distribuir para os mesmos a responsabilidade de um bioma para cada grupo, permitindo levá-los a estabelecer relações entre as coberturas vegetais, fauna, clima, relevo, solos e recursos hídricos em biomas e ecossistemas situados no território mato-grossense. Fazer os apontamentos no caderno.
2 - Ler e interpretar informações por meio dos mapas.
3 - Biomas de Mato Grosso: Digitar pequenos textos observando os seguintes itens: caracterização, distribuição, usos, riscos e ameaças.
•Comece a aula pedindo que os alunos se reúnam nos grupos e observem os mapas de Mato Grosso nos quadros abaixo:
Mato Grosso – Biomas
Disponível em http://www.sema.mt.gov.br/images/stories/templates/Mapa_Biomas_MT.jpg Acessado em 05/08/2012
Unidades de conservação em Mato Grosso
Disponívem em:
http://www.sema.mt.gov.br/attachments/article/53/mapa_UCs_MT_BIOMAS.jpg
Derrubada de floresta no Estado.
http://www.formad.org.br/wordpress/wp-content/uploads/f250108c.jpg
Mosaico do Mato Grosso em 1980.
http://www.inpe.br/noticias/arquivos/imagens/mosaico_matogrosso01.jpg
6ª Aula – 50 minutos.
Curiosidades sobre a Amazônia.
O professor poderá juntamente com seus alunos buscar textos na internet para leitura e interpretação de textos. Observar os sites sugeridos para essa aula.
http://tecciencia.ufba.br/articles/0001/2735/curiosidades.jpg?1334412581
Atividade 1:
1 -Para esta atividade utilizar o Data Show:
imagem 1 - http://1.bp.blogspot.com/-LWJJOsMFY5o/TdRHTYTlMxI/AAAAAAAAABI/qsXJjGDTnm8/s1600/amazonia.jp
Imagem 3 -http://www.mochileiro.tur.br/Bioma%20amazonica%20Guarana.jpg
Imagem 4- http://profluizmeira.hd1.com.br/Imagens/biomas018.jpg
Imagem 5 -http://www.rafaelgreca.org.br/blog2/wp-content/uploads/2610home1.jpg
1-
1-Disponível em http://4.bp.blogspot.com/-SSgXxWOylSM/T_rsyXC3PrI/AAAAAAAANjk/40oAQrEpMKM/s400/amaz%C3%B4nia.jpg Acessado 06/08/2012
1-Antes de ser batizado de Rio Amazonas, o maior rio brasileiro era chamado pelos indígenas de Rio Icamiabas. O detalhe é que Icamiabas designava as mulheres que viviam sem homens, como a mítica amazonas.
- Sugestão de leitura: romance “Macunaíma” de Mário de Andrade
2- O Rio Amazonas despeja no Oceano Atlântico num único dia mais água do que o Rio Tâmisa em um ano. Um dos afluentes do Amazonas, o Rio Negro possui mais água do que toda a água doce da Europa.
http://www.brasilescola.com/upload/e/rio%20amazonas.jpg
3- Só para se ter uma ideia quantidade de água doce despejada no Atlântico pelo Amazonas: a salinidade do mar é mais baixa do que o normal até 150 Km mar adentro.
4-Imagens de satélites mostram o crescimento do litoral da Guiana Francesa e do estado do Amapá, no Brasil. A explicação está na quantidade de sedimentos despejados no Oceano Atlântico pelo Rio Amazonas.
http://2.bp.blogspot.com/_JYQOOybWsuE/TC2egRMNhOI/AAAAAAAAAAk/vS3wkb_gPjM/s1600/AMAZONAS.jpg
6-Nas cheias, o Rio Amazonas podem medir 50 Km de uma margem a outra
.
7-Ao contrário do que se propaga por aí, o Rio Amazonas é o mais extenso do mundo, não o Nilo. O Amazonas supera o Nilo em 140 km.
8-Entre os afluentes do Amazonas estão alguns rios bem conhecidos dos brasileiros, entre os quais o Negro, o Purus, o Madeira, o Tapajós, o Xingu, o Javari, o Solimões e o Jari.
9-A primeira expedição que subiu o Rio Amazona foi empreendida pelo português Pedro Teixeira, um dos fundadores de Belém do Pará.
10-É possível encontrar tubarões e outros peixes do mar no Rio Amazonas. Tubarões já foram vistos 400 km rio acima.
11-A Ilha de Marajó não é uma ilha, mas um arquipélago com cerca de 2 mil ilhas. A área de Marajó é maior do que a Suíça.
12-O maior arquipélago fluvial do mundo é de Mamirauá, no leito do Rio Negro. Acredite se quiser, mas Mamirauá é formado por mais de 700 ilhas.
13-O segundo arquipélago de água doce do mundo fica no Amazonas e se chama Anavilhanas. Localizado no estado do Amazonas, o Arquipélago de Anavilhanas é formado por cerca de 400 ilhas.
14-O maior peixe de água doce do mundo é o Pirarucu, uma espécie típica do Amazonas. Um pirarucu é capaz de atingir até 2,5 metros de comprimento e pesar 250 quilos.
15-Embora possua 60% de sua cobertura em terras brasileiras, a floresta amazônia se estende por vários países sul-americanos: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Equador.
16-Das 483 espécies de mamíferos brasileiros, 324 vivem na Amazônia. Para se ter uma ideia, das 141 espécies de morcegos, 125 voam na região. A Amazônia também possui um terço dos insetos da Terra.
17-Com cerca de 1.622 espécies, a Amazônia abriga metade das aves conhecidas do mundo.
18-Existem na Amazônia 468 espécies de répteis e 517 de anfíbios
19-A maior parte dos animais da Amazônia pertencem a espécies que habitam a copa das árvores.
20-O menor primata do mundo, o sagui-leãozinho, é nativo da Amazônia. Ele tem 15 cm e pesa apenas 130 gramas.
21-Dois em cada três índios brasileiros vivem nas reservas indígenas da região amazônica.
22-Ainda existem tribos indígenas isoladas na região amazônica. Embora cada vez mais raras, algumas nunca tiveram contato com o homem branco.
23-Criado em 1986, o Parque Nacional do Jaú é o terceiro maior parque de floresta tropical do planeta. Só para se ter uma idéias das suas dimensões, o Jaú ocupa uma área maior do que a do estado de Sergipe (22.720 Km2).
24-A cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, recebeu esse nome em homenagem à nação indígena dos Manaós.
25-Belém é conhecida como a cidade das mangueiras. A quantidade de mangueiras impressiona quem vem de fora. Interessante é que a maior parte dos automóveis da capital do Pará tem ou teve a lataria amassada por alguma manga que despencou da sua árvore.
Acesso http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2010/07/amazonia-25-curiosidades-sobre-maior.html
http://2.bp.blogspot.com/_-v7nVhXnPEc/TNLbo_M-AGI/AAAAAAAABqQ/vpahbGiwtuc/s1600/criar-blog-dicas.jpg Acessado em 12/10/2012
Atividade 2:
Produção de jogos de memória e quebra cabeça.
Essa atividade deverá ser realizada em grupo.
FOTOS = TERRA NOVA DO NORTE
3-Para esta atividade utilizar o Data Show:
http://cidades.pousadas-hoteis.com/4501/g_Imagem%20006.jpg
http://images01.olx.com.br/ui/2/64/20/39146420_1.jpg
http://public.pps.org.br/img/global/midia/19632.jpg
http://www.genteemercado.com.br/wp-content/uploads/2011/06/professor_pesquisador-273x198.jpg
FOTOS DOTRABALHO DE PESQUISA DE CAMPO.
TERRA NOVA DO NORTE – MT. “AMBIENTE DE VIVENCIA DO ALUNO”
RESTOS DA FLORESTA AMAZONICA
http://sphotos-c.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/576331_438199556215835_1433220432_n.jpg
http://sphotos-c.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/541354_438227032879754_914419839_n.jpg
http://sphotos-f.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/530598_438227849546339_371354968_n.jpg
http://sphotos-a.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/536518_438228152879642_660927324_n.jpg
http://sphotos-a.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/420798_438243979544726_1433489451_n.jpg
http://sphotos-g.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/427817_438243309544793_1664173568_n.jpg
http://sphotos-a.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/598815_438225529546571_1390392817_n.jpg
http://sphotos-c.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/230899_438242076211583_1471722119_n.jpg
Atividade:Produção de textos sobre o trabalho realizado.
FOTOS DE OUTROS LUGARES - AMAZONIA MATOGROSSENSE
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQexcRm3chb_xBPek7E713Zz0P-i6e9XhjgRTYlnBb6jaUhOCaHFA
http://descubriramerica.files.wordpress.com/2007/10/rio-subterraneo-en-mato-grosso.jpg
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSLUGKwRXzaHv7EHCf_YqpliMN3ZU0VWw6EcPv15P033Ah0Y55j
IBAMA. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis
http://belezadanatureza.wordpress.com/2011/06/07/conservacao-das-florestas-tropicais/
Levar em conta a participação de cada aluno e também dos grupos nas tarefas individuais e coletivas e sua contribuição para o enriquecimento das discussões. Avaliar a produção de textos - relatórios, sínteses, legenda para o mural - e a organização de textos e imagens, considerando as características dos biomas a clareza e organização textual. Observe também o domínio de conceitos apresentados em sala. Se possível, reserve tempo para que a turma avalie a experiência e faça a apresentação dos trabalhos realizados.
Quatro estrelas 9 classificações
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06/05/2014
Quatro estrelasOlá... Parabéns !!! Gostei Muito de toda a Dinâmica, Já Aproveitei Muito de Sua Aula Também !!!
24/03/2014
Cinco estrelasExcelente conteúdo
23/07/2013
Quatro estrelasa aula foi muito proveitosa me direcionou a pensar como desenvolver uma aula com os alunos
28/02/2013
Cinco estrelasMuito boa a aula, parabéns professora Ivani.
31/01/2013
Cinco estrelasMuito bom, Excelente
27/01/2013
Cinco estrelasIvani, Bom Dia, Adorei sua aula, você é uma professora que eu gostaria de ter tido na minha vida. Estou me disponibilizando pra vc aqui em Jacareí-SP para qualquer coisa. Dentro em breve estarei disponibilizando aulas neste site sobre o Vale do Paraíba, eixo RJ e SP sua formação histórica e econômica. Ontem acabei minha Pós na UNESP com apresentação do meu TCC. Disponibilizo meu outro acesso que é e-mail e facebook: eduardo_geoman@hotmail.com, um abraço.
01/12/2012
Cinco estrelasParabenizo a professora pelo magnifico trabalho, na estreuturação, distribuição das atividades propostas no plano, o que nos mostra uma aula bem planejada.
30/11/2012
Cinco estrelasAdorei essa aula. 100%parabéns..
13/11/2012
Cinco estrelasmuito bom este roteiro de aula.principalmente para o EJA que se sentemotivado com o audiovisual, despertando interesse e conscientização de preservar a natureza que tem sofrido com tanatas agressões.Parabéns.