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De onde vem e para onde vai a chuva?

 

26/09/2008

Autor e Coautor(es)
Roberto Ternes Arrial
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças Machado de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Explicar como ocorre o ciclo da água; • Identificar situações do cotidiano onde fenômenos do ciclo de água acontecem; • Formular os conceitos dos processos relativos ao ciclo de água; • Aplicar os conceitos nas situações do cotidiano.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Estados físicos da matéria. • Saberes sócio-culturais sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Na sala de aula (10 min.)
Professor, esta atividade tem como objetivo verificar os conceitos prévios dos alunos a respeito dos processos envolvidos no ciclo de água.
Inicialmente, a turma é dividida em seis grupos. Distribua fichas contendo perguntas que os alunos devem discutir e escrever a resposta no papel.
Professor, não diga para os alunos qual o “assunto” que cada grupo tratará (por exemplo: o grupo 1 trabalha o conceito de evaporação sem saber que é esse conceito que estão trabalhando). Isso pode gerar respostas mais espontânea e, relacionadas ao cotidiano. Os grupos podem ser divididos da seguinte forma:
Grupo 1 – Evaporação; Grupo 2 – Transpiração; Grupo 3 – Sublimação e Transporte Atmosférico; Grupo 4 – Condensação; Grupo 5 – Precipitação; Grupo 6 – Escoamento/Infiltração e Água Subterrânea.

Professor, informe que cada grupo deve elaborar um texto simples, abordando também situações do cotidiano onde eles identificam esses processos. Algumas sugestões de questões que os alunos devem discutir:

Grupo 1: Por que a água "sobe" para o céu? O que faz a chuva evaporar, de onde vem essa energia? Será que esse fenômeno ocorre da mesma forma de dia e de noite, e ao longo das estações do ano? Para onde vai a água que evapora?

Grupo 2: As plantas bebem água, como nós, humanos. Quando sentimos calor, nós suamos. Será que as plantas também “suam”? Se não, para onde vai essa água que ela absorve? E quando suamos o que acontece com esse suor? Para onde ele vai?

Grupo 3: Se jogarmos água em uma panela muito quente, ela evapora. Se colocarmos um gelo em uma panela pouco quente, ele vira água e, depois, pode até evaporar. E se jogarmos uma pedra de gelo em uma panela muito quente, será que vai “dar tempo” desse gelo primeiro virar água e depois evaporar?
Quem nunca ficou observando as nuvens? Sabemos que elas se deslocam praticamente o tempo todo. Os mais atentos já podem ter percebido que algumas nuvens podem se juntar quando se encontram, e às vezes até se separam! Do que as nuvens são feitas?

Grupo 4: Como a água se comporta depois que ela evapora? Será que ela fica separada, ou se aglomera? Nós conseguimos ver a água evaporada?

Grupo 5: Já notaram que existem vários tipos de nuvens? Algumas são mais claras e outras mais escuras, qual normalmente é a que traz chuvas? Por que conseguimos enxergar a água descendo pela chuva, mas é mais difícil vê-la subindo por evaporação?

Grupo 6: Sempre ouvimos que a água da chuva (e a água do derretimento das geleiras) corre para esgoto e bocas-de-lobo na cidade, mas e no campo, onde não existem esses mecanismos, como a água “some” da superfície? Em geral, os rios sempre têm água, sempre estão fluindo. Então, será que os rios "produzem" água? Ou existem fenômenos que podem abastecer os rios?
Já ouviram falar de lençóis freáticos e poços artesianos? Muitas pessoas não têm encanamento de água para suas casas, e precisam se abastecer de alguma forma. Sabe como elas fazem? Tiram água que corre debaixo do solo! Será que existem rios subterrâneos, por onde a água flui do mesmo jeito que flui pelos rios? Você já viu um alagamento? A água que alaga fica ali o tempo inteiro ou ela "some"? Se some, para onde essa água está fluindo?

Os grupos elaboram respostas escritas para suas questões. Professor, recolha as questões e guarde isso como uma forma de avaliar a evolução do conhecimento dos alunos antes e depois da aula. Ao final convide os alunos ao laboratório de informática .

Atividade 2: No laboratório de informática (20 min.)

Nessa atividade, os alunos poderão ver como ocorrem os processos estudados na atividade anterior, por meio de uma animação. Essa animação não só ilustra os fenômenos estudados, como permite responder a algumas das perguntas feitas anteriormente (algumas perguntas serão respondidas com apoio de sites complementares).

Professor, solicite que os alunos entrem no site:

http://www.georoteiros.pt/georoteiros/multimedia/animacoes/ciclo_hidrologico.swf

Cada grupo deve procurar nos processos qual etapa explica sua pergunta. Para responder às questões os alunos podem pesquisar em outros sites, por exemplo:

http://ga.water.usgs.gov/edu/watercycleportuguese.html;
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./agua/doce/index.html&conteudo=./agua/doce/artigos/ciclohidro.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_hidrol%C3%B3gico

 


Atividade 3: (20 minutos)

Para melhorar a interação, a troca de conhecimento e favorecer a diversidade de opiniões, os membros de grupos anteriores irão compor um novo grupo.
Para isso, alguns integrantes de grupos devem abandonar o grupo em que estão e devem integrar outro grupo (ou seja, faça um “rodízio” de alunos entre os grupos).

Cada grupo (já reestruturado) deve discutir novamente as questões perguntadas na atividade 1. Junto com a discussão, os grupos devem também preparar por escrito respostas a essas perguntas, pois elas serão apresentadas aos demais colegas.

Ao final, cada grupo deve reapresentar seus conceitos para os outros grupos, que estarão observando e tendo a oportunidade de criticar e avaliar as explicações que seus colegas estão dando.
Professor, além dos conceitos novos, os grupos poderão usar os sites de apoio e o recurso; isso permitirá que os grupos descubram por si só qual tópico é abordado (se é sobre evaporação, transpiração etc.), permitindo-lhes também exemplificar os fenômenos ocorridos no cotidiano sobre o tópico.
Ressalte que esses fenômenos não devem ser visto de modo generalizante, uma vez que não são todos os casos, no cotidiano, que passam ou sofrem esses tipos de fenômenos. Observe também que há muitas formas de se provar as ocorrências desses fenômenos, por exemplo: respirar próximo a uma janela é uma forma de demonstrar os fenômenos de transpiração e condensação.

Professor, avalie os alunos com base na evolução de conceitos que os alunos mostraram, comparando sua visão sobre o tema antes e depois da atividade com o recurso digital da discussão mediada. Procure levar em consideração também o desempenho dos alunos na apresentação, já que alguns alunos podem se sair melhor falando do que escrevendo.
De especial importância são os exemplos do cotidiano que os alunos citam, pois isso demonstra se eles conseguiram incorporar e abstrair o conceito que trataram.


Atividade Complementar

Professor, monte um experimento para demonstração da condensação e transpiração foliar. O seguinte aparato pode ser montado no pátio da escola:

 

 

 

 

 

 

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/00311516122/img/aparato_ciclo_agua
.PNG

A idéia é que o plástico transparente aumente a temperatura dentro do buraco. Com isso, as folhas transpiram mais, ocorrendo mais transpiração e evaporação. A água que evapora é retida no plástico, que deformado por uma pedra, força a condensação das gotículas de água em direção a um copo coletor disposto logo abaixo da pedra.
Se o copo e o plástico estavam limpos antes do experimento, em pouco tempo o copo terá uma certa quantidade de água potável! Essa estratégia é muito usada para obter água em situações extremas, de sobrevivência.
Alternativas e observações: O buraco no chão pode ser substituído por uma vasilha, e uma lâmpada incandescente pode substituir a iluminação solar. Note que, quanto menor a vasilha (ou buraco) e quanto maior a quantidade de folhas, maior será a quantidade de água coletada no copo. O efeito é melhor visualizado de um dia para o outro, se possível, já que o buraco/recipiente leva algum tempo para esquentar. Dependendo ainda das condições climáticas do local, pode não ser possível obter calor suficiente para evaporação; por isso, é preferível realizar o experimento em um dia ensolarado.
 

Avaliação
O aluno será avaliado de acordo com a diferença de conceitos que ele demonstra antes e após as atividades, conforme julgado pelo professor. (Ver texto para detalhes da avaliação).
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

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Opiniões

  • Felipe Bandoni, Escola da cidade , Santa Catarina - disse:
    tupanzinho@hotmail.com

    16/05/2012

    Cinco estrelas

    Atividade clássica, mas interessante.


  • Graça, cederj , Rio de Janeiro - disse:
    madagracruz@gmail.com

    02/11/2010

    Quatro estrelas

    Achei a aula muito interessante e possível de ser aplicada. Parabéns


  • Janaina, Cederj fundação cecierj , Rio de Janeiro - disse:
    nainadarc@click21.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula foi bastante dinâmica, utilizando recursos que são disponíveis. Porém uma sala de informática não é realidade na maioria das escolas. Proclamo por mais debates, dicurssões em sala de aula.


  • debora iacia, Escola Estadual Etalívio Pereira Martins , Mato Grosso do Sul - disse:
    deboraiacia@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei interessante as orientações e propostas de aula.Irei aplicar alguns itens. Obrigada e sucesso


  • Patricia Elias Pereira, CEDERJ-ITAPERUNA , Rio de Janeiro - disse:
    patriciaeliasbiologia@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O tema escolhido é bom e abrangente,faz com que os alunos possam ter conhecimento dos recursos naturais hidricos.Achei a aula bem elaborada ,porem,poderiam ser utilizados recursos em sala de aula,como slaides,cartazes ou filmes,pois nem todas as escolas tem como recurso a internet e em sua maioria,quando tem são poucos e não dão para todos os alunos.Mais esse detalhe não faz com que a aula seje ruim,é uma excelente proposta.


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