Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lógica Aristotélica

 

18/01/2013

Autor e Coautor(es)
ELISANDRA ANGREWSKI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosangela Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Filosofia Lógica e filosofia geral: problemas metafísicos
Ensino Médio Filosofia Teoria do conhecimento
Ensino Médio Filosofia História da filosofia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Tomar contato com a lógica aristotélica;

  • Conhecer o silogismo;

  • Identificar a presença de silogismos no cotidiano.

Duração das atividades
Entre 4 e 5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Introdução

 

Ao usarmos as palavras lógico e lógica estamos participando de uma tradição de pensamento que se origina da filosofia grega. A área da Filosofia que se ocupa das questões que levaram os filósofos a indagar se o logos obedecia ou não a regras, possuía ou não normas, princípios e critérios para seu uso e funcionamento é a lógica. Essa área estuda conceitos, juízos e raciocínios visando demonstrar a validade ou ambiguidade, o duplo sentido dos termos e a falta de definições precisas.

A lógica é indispensável para qualquer estudo filosófico, além de necessária para a elaboração de raciocínios e argumentos coerentes e ajuda a entender proposições com maior clareza e distinção, em qualquer área do conhecimento.

 

 

Apresentar a imagem abaixo.

 

imagem Disponível em http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2011/10/introducao-logica-aristotelica.html. Acesso em set de 2012.

Propor as seguintes questões aos alunos :

 

  • O que há de lógico no pensamento exposto na imagem ao lado?
  • O argumento que justifica a “preguiça” do personagem é válido?
  • Qual premissa sustenta a argumentação?
  • A premissa principal do argumento é verdadeira?

 

Depois de conversarem sobre a imagem, à luz das questões, solicitar que os alunos reformulem a frase atribuindo validade lógica a ela.

 

Durante essa atividade os alunos serão levados a refletir sobre o que é pensamento lógico, quais as suas características e porque ele é importante para expor ou analisar outras ideias e conceitos que nos são apresentados cotidianamente.

 

 

 

Explique que nessa sequência de aulas será estudado o fillósofo que primeiro se debruçou sobre essas questões.

 

Atividade 1

 

Os alunos assistirão a dois vídeos sobre a lógica aristotélica. Solicitar que durante os vídeos anotem palavras, frases ou ideias importantes para o entendimento do assunto.

 

Vídeo 1: "Aristóteles lógica"

 

Estrutura curricular

  • Educação Básica, Ensino Médio, Filosofia, Lógica e filosofia geral, Problemas metafísicos
  • Educação Superior, Ciências Humanas, Filosofia, Lógica

Objetivo: Entender o que é a lógica aristotélica

Descrição: Apresenta vídeo que analisa a lógica aristotélica. O vídeo tenta desvendar questões como o que é,  para que serve a lógica, como e onde aplicá-la. Também aborda assuntos como o silogismo, as premissas e os tipos de falácias

Duração: 9 min, 52 s

Autor:  Gilson Xavier Azevedo

 

Vídeo 2: "Aristóteles e a lógica"

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=21147. Acesso em set de 2012.

Episódio da série “Ser ou não ser” apresentado no “Fantástico” pela filósofa Viviane Mosé.

 

Este episódio trabalha com as questões da lógica, principalmente a aristotélica. Segundo Aristóteles um dos caminhos para a verdade é a linguagem, desde que ela siga os caminhos da lógica.

 

Duração: 7' 55”

Na sequência os alunos construirão mapas conceituais.

Passo a passo:

- Organizar a sala em grupos de 4 ou 5 membros.

- Explicação sobre Mapas Conceituais: o que são e como são estruturados.

- A partir do assunto abordado nos vídeos, cada grupo deverá escrever palavras relacionadas ao assunto em pedaços de papel.

- Em seguida, deverão organizar suas anotações sobre uma folha em branco, colar, e criar relações entre as palavras usando setas e novas palavras (verbos ou frases que contenham verbos), formando proposições.

- No laboratório de informática, utilizando os recursos do software Cmap Tools, deverão refazer o mapa criado em sala de aula. Se julgarem apropriado poderão acrescentar novos elementos.

 

capa do tutorial

O Cmap Tools é um software que, para alunos e professores, é um meio acessível e poderoso de se criar simulações, apresentações, gráficos, textos, jogos e animações. Acima de tudo, um recurso flexível, que permite a construção de mapas conceituais, programas, teste de hipóteses, manipulação de variáveis e possibilita a reflexão sobre os próprios processos de aprendizagem, pois estimula o desenvolvimento de estratégias de raciocínio. (www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/cmap_tools.pdf)

Manuais e tutoriais Disponíveis em:

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/cmap_tools.pdf. Acesso em set de 2012

http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf . Acesso em set de 2012

http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm.   Acesso em set de 2012

 

´

 

Na sequência os alunos deverão identificar como o lógica se manifesta nas situações diárias.

Se for necessário, retomar a explicação sobre o silogismo e sua estrutura. Explicar aos alunos que o termo silogismo pode ser identificado como uma expressão que conecta ideias.

Exemplo:

Todos os filósofos são seres humanos.
Todos os seres humanos são mortais.
Logo, todos os filósofos são mortais.

Uma forma comum de enriquecer essa explicação é abstraímos os significados das palavras as substituindo por símbolos:

 

Todo o A é B.
Todo o B é C.
Logo, todo o A é C.

 

Depois da retomada os alunos, organizados em grupos de 3 ou 4 membros utilizarão edições de jornais e revistas de grande circulação para pesquisar imagens diversas.

 

Com o material selecionado os alunos montarão um argumento lógico, no qual a combinação de imagens resulte em duas premissas e uma conclusão. As imagens deverão ser legendadas com a premissa que lhe corresponde.

 

Caberá ao professor orientar a atividade para garantir que os princípios da lógica expostos no vídeo e na aula expositiva sejam respeitados. O material produzido pelos alunos poderá ser exposto em local apropriado.

 

Princípio da não contradição

Um dos princípios importantes da lógica aristotélica diz respeito à contradição, isto é, segundo Aristóteles, é inadmissível logicamente que se afirme que A é A e B ao mesmo tempo. Este princípio garante a validade do argumento.

 

 

 

Atividade 2

 

Observar a imagem abaixo: