Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Exercícios físicos na gravidez: pode ou não pode?

 

20/09/2012

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

ROSÂNGELA MENTA MELLO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as transformações no corpo da gestante.
- Compreender a ação do alongamento para a gestante.
- Analisar a influência do exercício físico durante a gravidez.

Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Muitas mudanças ocorrem na mulher durante a gravidez, tanto físicas como emocionais estimuladas pelo aumento da produção de hormônios como o estrógeno e a progesterona, por exemplo. Nesse período surgem muitas dúvidas sobre os exames necessários (pré-natais),  exercícios físicos (podem ou não praticá-los), entre outros.

Para compreendermos melhor essas alterações que ocorrem no corpo da gestante e entender como os exercícios físicos podem auxiliar nesse momento, a sugestão dividir essa aula em quatro distintos momentos:
Gravidez
1º Momento: os alunos irão explorar e descobrir as principais mudanças que ocorrem no período de aproximadamente 40 semanas no corpo da gestante e os exames que são essenciais para o acompanhamento e monitoramento da futura mamãe e do bebê.
 
2º Momento: explorar e conhecer algumas articulações e os movimentos do nosso corpo e também aprofundar em alongamentos específicos pra gestantes, ampliando a consciência corporal.
 
3º Momento: após explorarmos as principais mudanças no corpo da gestante a importância do alongamento, chega a hora de abordamos a influência dos exercícios físicos, para assim podermos responder o problema inicial: "Exercícios físicos na gravidez: pode ou não pode?"
 
4º Momento: convidar os alunos para um debate, onde o professor será o mediador da conversa, abordando todos os temas e atividades realizadas pelos alunos.
 
Imagem disponível em: http://www.net-bebes.com/gravidez/corpo-da-gravida-mudancas-durante-a-gravidez (acesso em 26/08/2012). Obs: todos os resultados das atividades e pesquisas solicitadas devem ser registrados em um potfólio.
 
Atividade 1 - Elaboração do Portfólio
 
Todas as atividades de pesquisa e debates devem ser registradas no portfólio. O portfólio permite aos alunos recolher informações, selecionar, refletir, direcionar para novos desafios e partilhar as conclusões e os resultados. Segue abaixo orientações para auxiliar na construção individual de um portfólio:
 
Elaborando um Portfólio
Portfolio
O Portfólio, em sua construção, requer um título e uma apresentação que sirva de orientação para o seu leitor sobre o que encontrará, com relação ao processo. As linguagens e os materiais utilizados no Portfólio são livres, desde que coerentes com o seu conteúdo. O Portfólio pode ser elaborado e apresentado por meio de vários suportes como: em pastas variadas, em livros encadernados, fita de vídeo, em forma de revistas, jornais, sites, criações artísticas, dentre outros.
 
Veja mais: GUMAN, Antonio Barioni; REZENDE, Eliane Mendonça Marquez de; LOYOLA, Maria Emilia Silva; ABREU, Nelson de. PORTFÓLIO: conceito e construção.
 
Fonte da imagem: educaja.com.br/2008/03/educacao-portfolio.html (acesso em 09/04/2012).
 
Atividade 2 - Conhecendo as transformações no corpo da Gestante
 
No primeiro momento da aula a sugestão é estabelecer relações interdisciplinares com Ciências e Biologia para auxiliar os alunos no entendimento das diversas transformações que ocorrem no corpo da mulher durante o período gestacional.
 
Para essa atividade sugerimos os a visualização de dois infográficos "A gravidez semana a semana" e "Os exames da Gestante", e também a apresentação do vídeo "O corpo da gestante". 
 
Por meio desses recursos os alunos devem analisá-los e citar as principais mudanças que ocorrem nas mulheres durante o primeiro trimestre, segundo trimestre e terceiro trimestre da gestação e também identificando os exames que devem ser realizados durante a gravidez.
 
 
Infográfico: A gravidez semana a semana Vídeo: O corpo da gestante Infográfico: Os exames da Gestante
 
semana-semana O corpo da gestante exames
Disponível em: http://zip.net/bxfWnd (acesso em 26/08/2012).
 
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vBBHY0FNKWs (acesso em 26/08/2012).
Disponível em: http://migre.me/avthE (acesso em 26/08/2012).

Sugestão de sites para pesquisa:

- Saiba o que muda no corpo da mulher durante a gravidez. Disponível em: http://migre.me/avt68 (acesso em: 28/08/2012).

- O que muda no corpo na gravidez. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/antes-dos-20/mudanca/ (acesso em: 28/08/2012).

Conclusão da atividade: após a visualização e análise dos recursos apresentados acima solicitar aos alunos uma discussão sobre os temas abordados. Realizado essa socialização, solicitar aos alunos registrem suas considerações e os dados pesquisados referentes a essa atividade no portfólio.

 

Atividade 3 - Alongamento para Gestantes

Agora que os alunos já conhecem mais sobre as transformações pelas quais as mulheres passam durante a gravidez, chega o momento de explorarmos as possibilidades de ampliar a consciência corporal da gestante. Uma das possibilidades é o alongamento, o qual consiste em um conjunto de técnicas que tem como finalidade o aumento da flexibilidade muscular e para promover o estiramento das fibras musculares. Mas que durante a gravidez é necessário tomar algumas precauções, pois o corpo produz hormônios (relaxina) durante a gravidez, esse hormônio  atua diretamente nas articulações causando um certo amolecimento à medida que a gestação avança. 

Para compreendermos melhor a importância do alongamento durante a gravidez indicamos a visualização dos recursos abaixo, e também de um roteiro para que os alunos pesquisem, analisem e registrem suas considerações sobre o tema.

Roteiro:

- A principal função das articulações? - O que a frouxidão ligamentar pode causar?
- Quais são os tipos de articulações? - Quais os principais cuidados devem ser tomados?
- Qual a importância do alongamento para a gestante? - Outras questões.
 
Animação: As articulações e os movimentos do nosso corpo Infográfico: Alongamentos para durante a gravidez  Vídeo: Ginástica - Gestante
movimentos do nosso corpo Alongamento video alongamento
Disponível em: http://mulher.uol.com.br/gravidez-e-bebes/album/2012/07/30/veja-alongamentos-que-podem-ser-feitos-durante-a-gravidez.htm (acesso em 26/08/2012). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DL_6-QzLXAI (acesso em 26/08/2012).

 

Sugestão de sites para pesquisa:

- Exercícios de alongamento para gestantes. Disponível em: http://www.guiadicas.com/exercicios-de-alongamento-para-gestantes/ (acesso em: 28/08/2012). 

- Benefícios do alongamento durante a gravidez. Disponível em: http://www.i-legumes.com/beneficios-saude/beneficios-do-alongamento-durante-a-gravidez/ (acesso em: 28/08/2012).

- Articulações - anatomia. Disponível em: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=383 (acesso em 30/08/2012).

Conclusão da atividade: após a visualização e análise dos recursos apresentados acima solicitar aos alunos uma discussão sobre os temas abordados. Realizado essa socialização, solicitar aos alunos registrem suas considerações e os dados pesquisados referentes a essa atividade no portfólio.

 

Atividade 4 - Pode ou não pode?

Agora que os alunos estudaram as transformações ocorridas no corpo da gestante e a importância do alongamento durante a gravidez, chega o momento de responder a questão principal dessa aula: "Exercícios físicos na gravidez: pode ou não pode?".

Como recurso de apoio a sugestão é a apresentação da reportagem realizada com o Dr. Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, na qual ele comente sobre atividade física na gravidez. A outra sugestão é a visualização do infográfico que mostra os benefícios de sete atividades físicas recomendadas para gestantes. Antes das apresentações dos recursos o professor pode apresentar um roteiro com questões a serem exploradas nos mesmos.

Roteiro:

- Importância da atividade física para a gestante? - Quais exercícios são recomendados?
- Quando ela é contraindicada? - Quais os cuidados ao praticar esportes?
 
Infográfico:  Atividades físicas recomendadas para gestantes Vídeo: Atividade física na gravidez
exercicios video exercicio fisico
Disponível em: http://mulher.uol.com.br/gravidez-e-bebes/album/2012/06/28/veja-os-beneficios-de-sete-atividades-fisicas-recomendadas-para-gestantes.htm (acessado em 26/08/2012). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wOb7h-UWVUQ (acessado em 26/08/2012).

Sugestão de sites para pesquisa:

- Exercício na Gravidez. Disponível em: http://www.bebecomsaude.com/exercicio-na-gravidez.html (acesso em: 28/08/2012).

- Atividade física na gestação. Disponível em: http://www.alongar.com/blog/?p=471 (acesso em: 28/08/2012).

Conclusão da atividade: após a visualização e análise dos recursos apresentados acima solicitar aos alunos uma discussão sobre os temas abordados. Realizado essa socialização, solicitar aos alunos registrem suas considerações e os dados pesquisados referentes a essa atividade no portfólio.

Dica para professor

 

Após a escolha do tipo e da intensidade dos exercícios, a gestante deve ter a liberação de seu médico e o auxílio de um profissional da área como um professor de Educação Física ou Fisioterapeuta, pois as atividades variam de acordo com o período da gestação. 
 

Aplicação à realidade

Ao final das atividades sugerimos a socialização com os alunos por meio de um debate centrado no exercício da argumentação, para que todos possam expor suas considerações presentes no portfólio sobre os temas abordados. Durante o debate o professor pode propor questões norteadoras focando em todos os conteúdos trabalhados, avaliando e retomando alguns assuntos. Nesse momento o professor pode diagnosticar se atingiu de forma satisfatória seus objetivos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
As articulações e os movimentos do nosso corpo Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugestão de artigos para pesquisa:

LIMA, Fernanda R.; OLIVEIRA, Natália. Gravidez e exercício. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 45, n. 3, p. 188-90, mai./jun. 2005. Disponível em: <http://migre.me/aweXX>. Acesso em: 26 ago. 2012.

MANN, L.; KLEINPAUL, J.F.; TEIXEIRA, C.S.; KONOOKA, C.K. Gravidez e exercício físico: uma revisão. Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 133 - Junio de 2009. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd133/gravidez-e-exercicio-fisico.htm>. Acesso em: 26 ago. 2012.

SILVA, D.M.; CARDOSO,V.P. Exercícios físicos e gravidez: uma prática saudável. Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 147, Agosto de 2010. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd147/exercicios-fisicos-e-gravidez.htm>. Acesso em: 26 ago. 2012.

 
Avaliação

 

- A avaliação deve se caracterizar como um processo contínuo, permanente e cumulativo, tal qual preconiza a LDB no 9394/96, em que o professor organizará e reorganizará o seu trabalho. (Fonte: Diretriz Curricular de Educação Física do Paraná, pg.77)
 
- Para a avaliação dessa aula pode-se utilizar alguns instrumentos de avaliação de acordo com cada atividade proposta.
 
- Acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, sua participação na produção das atividades propostas, sua interação durante a apresentação do portfólio e discussão dos recursos (vídeos, infográficos e animação), as dúvidas ou respostas dos mesmos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.