30/08/2012
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Luciane Mara Cardoso Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população |
Ensino Médio | Química | Água |
País |
Água tratada (Pop. urbana) |
Água tratada (Pop. Rural) |
Saneamento (Pop. Urbana) |
Saneamento (Pop. Rural) |
País X |
96 |
84 |
54 |
21 |
País Z |
100 |
94 |
100 |
99 |
Fonte: http://www.ibge.gov.br/paisesat/ Acesso: 17/06/2012
Para montar o gráfico, sugerem-se abaixo algumas orientações em relação ao programa Microsoft Excel (estas poderão ajudar o usuário a utilizar também o CALC, pois os dois programas possuem funções muito semelhantes):
1) Selecionar a tabela e clicar nas opções:
Inserir gráfico > Colunas > Colunas agrupadas
2) Inserir os títulos dos eixos. As opções que deverão ser escolhidas serão:
Layout > Título dos eixos > Título do eixo horizontal principal > Título abaixo do eixo
Layout > Título dos eixos > Título do eixo vertical principal > Título girado
Discussão dos resultados
Com os gráficos elaborados, os alunos deverão apresentá-los e discutir os dados refletindo a respeito dos seguintes questionamentos:
· Qual dos dois países possui maior porcentagem de população com acesso à água potável? Esse fator influencia os demais índices sociais apresentados no site? Em caso afirmativo, quais?
· Existem mais pessoas na área urbana ou na rural? Qual é o impacto desse aspecto em um melhor uso da água consumida?
· Um país com um PIB elevado necessariamente possui maior parte da população com boas condições de saneamento? Por quê?
· Os países que possuem elevado IDH também possuem maior parte da população com boas condições de saneamento?
Com o intuito de estimular os alunos a pensar na realidade local, seguem alguns questionamentos (o professor deve adaptá-los a essa realidade):
· Quais os fatores que podem influenciar na falta de acesso à água tratada?
· Quem não tem água proveniente de uma estação de tratamento, o que fazer para não contaminar as águas de poços?
· Quais as consequências socioeconômicas e para a saúde dos habitantes de um lugar que não possui maior um sistema de tratamento de água?
Finalização da atividade
Para finalizar esta aula, o professor deverá disponibilizar o vídeo Água, saneamento e qualidade de vida. Este vídeo possui duração de 11 minutos e 2 segundos e está disponível para download no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16953.
Após a sua visualização, o docente deverá propor aos alunos um debate. Espera-se que este estimule os discentes a refletirem e elaborarem ações concretas para auxiliar na conservação da água que dispõem em sua localidade. Seguem algumas sugestões de questionamentos para o debate: Qual a importância do saneamento para o meio ambiente e a qualidade de vida das populações? Como o poder público pode agir para melhorar as condições de saneamento? E o que nós poderíamos fazer para melhorar essa realidade?
Materiais necessários
Nesta atividade, os alunos precisarão de câmeras digitais ou celulares com câmeras, cartolinas e projetor data-show.
Introdução
Em sala de aula e com o objetivo de estimular os alunos a refletirem sobre as suas ações diárias, bem como as ações de pessoas do seu convívio em relação ao uso racional ou não da água, o professor deverá perguntar a eles quais as formas de desperdício de água que conhecem. É importante que os alunos diferenciem as ações que eles realizam e as que eles observam outros realizarem, na medida em que estas forem citadas. Em seguida, o docente deverá disponibilizar o seguinte texto:
“A quantidade mínima de água necessária para a vida de um ser humano varia de acordo com seu padrão de vida, o local em que mora, e seus hábitos. O consumo médio por indivíduo deveria ser de cerca de 300 L por dia, levando-se em conta que este vive em uma sociedade desenvolvida. Porém, para levar uma vida saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo mínimo de água potável diário seria de 50L. No Brasil, é adotado como consumo de água necessário para uma vida confortável numa residência, de 150 a 200 litros por pessoa por dia.
Para saber se você e os membros de sua casa são consumidores moderados de água, faça o desafio 1. Se o resultado em sua casa for menor que 150 L por pessoa, significa que vocês praticam a economia de água. Se o resultado for entre 150 e 300 L é sinal de que vocês estão no limite do bom senso. Mas se passar de 300 L, significa que vocês devem refletir sobre a utilização da água na sua casa, ou mesmo averiguar se este elevado consumo não seria por causa de vazamentos.”
Disponível em: http://www.usp.br/qambiental/tratamentoAgua.html#gastoAgua
Acesso: 13/08/2012
Após a leitura desta informação, o professor deverá registrar a opinião de cada aluno quanto ao enquadramento ou não do seu consumo de água familiar à quantidade de litros necessária para ter uma vida saudável no Brasil (estes dados serão retomados posteriormente).
Calculando o consumo de água em casa
Nesta etapa, cada aluno deverá ter uma conta de água da sua residência e calcular o consumo médio de água por pessoa da residência, e situar esse consumo nas faixas descritas no texto do início da atividade. Este endereço eletrônico contém dicas para o cálculo solicitado: http://www.usp.br/qambiental/tratamentoAguaExperimento.html.
Analisando os dados obtidos
Com os resultados dos cálculos de cada aluno, o professor deverá discutir com eles as razões para a compatibilidade ou não do seu consumo familiar em uma faixa desejável. Os alunos deverão comparar o resultado do consumo de água em sua residência com a opinião que eles emitiram na introdução desta atividade.
Observação: esta atividade foi baseada no desafio proposto no site: http://www.usp.br/qambiental/tratamentoAgua.html#gastoAgua Acesso: 13/08/2012
Organização do “MOMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO NA ESCOLA”
Cada aluno da turma deverá, através de um vídeo (ou tirar fotos quando não for possível a filmagem), realizar um flagrante de desperdício de água em seu cotidiano, por exemplo, algum membro da família escovando os dentes ou fazendo a barba com a torneira aberta sem utilizar a água, vazamentos de água, esvaziamento de caixa d’água, bem como em sua escola. Nesta, indica-se os seguintes locais: cantina e bebedouro. É importante que os alunos sejam orientados pelo professor quanto ao direito de imagem dos participantes, estes deverão permitir ou não a sua exposição no vídeo escolar.
O professor deverá solicitar uma data para a entrega dos vídeos ou fotos e reunir os alunos para selecionarem as imagens que proporcionem melhores visualizações. Após essa seleção, eles organizarão os materiais para realizar o chamado “Momento de conscientização na escola”. Esta campanha contra o desperdício de água pode ser o primeiro de muitos momentos de conscientização que podem ser realizados na escola. Sugere-se que o professor organize a turma em grupos para elaborar cartazes, realizar uma apresentação de slides e editar os vídeos.
Campanha de conscientização
Recomenda-se que esse momento ocorra no intervalo das aulas, em um dia a ser combinado com o núcleo gestor da escola, onde os alunos apresentarão os quadrinhos feitos na atividade 1, os vídeos e distribuirão os cartazes pela escola. Sugere-se, ainda, que o núcleo gestor da escola verifique em suas próximas contas de água o resultado dessa campanha.
Nome | Tipo |
---|---|
Conversa Periódica - Tratamento de Água | Vídeo |
Água, saneamento e qualidade de vida (com libras) | Vídeo |
Sugestões de links para alunos
Experimento prático:
“Tratamento de água”
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4941
Acesso: 19/06/2012
Experimento prático:
“Tratamento de água”
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19304
Acesso: 19/06/2012
Animação/simulação:
“Água bem tratada”
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8336
Acesso: 19/06/2012
Vídeo
“A Química do Fazer - Tratamento de Água”
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18477
Acesso: 19/06/2012
Notícia
“Entenda a Minuta Zero da Rio+20”
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/entenda-a-minuta-zero-da-rio-20
Acesso: 31/07/2012
Sugestões de links para professores
Notas de aula
“Noções sobre tratamento de água”
http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/Tratam00.htm?submit=%CDndica+de+Abastecimento
Acesso: 21/06/2012
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula
Aula:
“De onde vem a água que chega à nossa casa?”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33293
Acesso: 19/06/2012
“Ih! Tá acabando”
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=694
Acesso: 19/06/2012
“Tutorial do software HagáQuê”
http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/
Acesso: 31/07/2012
Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos conseguiram demonstrar a importância que a água possui para os seres vivos analisando os quadrinhos apresentados. Na atividade 2, sugere-se ser averiguado se os alunos conseguiram entender as fases do tratamento convencional de água através das explicações emitidas nas apresentações. Já na atividade 3, o professor verificará se os alunos conseguiram interpretar corretamente os dados das populações com acesso a água e saneamento em relação aos problemas sociais, econômicos e ambientais, analisando o desempenho dos alunos durante a discussão. E, na atividade 4, o professor poderá verificar se os alunos desenvolveram uma postura mais consciente quanto ao uso racional da água a partir do material produzido para a campanha realizada na escola.
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