Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vencendo o Tempo!

 

21/10/2009

Autor e Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Como o ser humano consegue derrotar o tempo
Duração das atividades
4 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Atletismo (provas rápidas e de fundo).

- Natação

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Iniciar a aula comentando sobre os recordes que os brasileiros vem quebrando em várias modalidades do esporte.

Perguntar aos alunos quais as últimas reportagens que eles tem assistido sobre estes recordes. Lembrar sobre a importância da natação para o Brasil e apresentar um vídeo de Cesar Cielo, Ouro no Mundial de Roma 2009 (50 e 100 metros), disponível em http://www.youtube.com/watch?v=AxuK8m0Irsc acessado em 09/08/2009.

PROBLEMATIZAÇÃO

undefined

WORD PRESS. Disponível em: http://domingosleao.files.wordpress.com/2009/07/tempo.jpg acessadaem21/09/2009.

COMO CONSEGUIMOS VENCER O TEMPO?

Este assunto aguça a curiosidade de muitos, sabemos que se estamos atrasados para algum compromisso devemos apertar o passo ou até correr.

Sabemos que com um pouco de perseverança e muito treino conseguimos vencer limites.

A natureza individual disponibiliza certas habilidades para cada um de nós, basta treinarmos para desenvolvê-las melhor.

Qual o seu limite de tempo? Você conhece pessoas que superaram o tempo? Como é possível fazer isto?

Como Cesar Cielo superou seus limites?

Estas questões serão discutidas no decorrer da aula.

Tempo [Visões do esporte]

PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18503/tempo_visoes_esporte.wmv acessada em 25/09/2009.

ROTEIRO DE DISCUSSÃO

- Quais os maiores desafios do homem na vida real, segundo o vídeo?

- Como conseguimos derrotar o tempo?

- Como o tempo é medido?

- Afinal de contas o que é o tempo?

"O esporte não vê o tempo passar é passatempo"

Você concorda com esta colocação? Por que devemos ver o esporte como uma maneira de passar o tempo?

Desde a Grécia Antiga, os homens correm atrás de um corpo ágil, capaz de alcançar cada vez mais velocidade, força e destreza. As primeiras competições olímpicas se limitavam a corridas.

ATIVIDADE 1

  • Acompanhar os alunos ao laboratório de informática para que em grupo de 3 ou 4 alunos realizem pesquisa sobre a evolução nas modalidades em que o homem supera o tempo. Podemos trabalhar com  atletismo e natação.
  • Vamos comparar a quebra do tempo entre os competidores (homens e mulheres), observando que com o passar dos anos os competidores tornam-se cada vez mais velozes.
  • Os alunos devem anotar em seu caderno as pesquisas.

Sugestões de sites para pesquisa:

1. César Cielo. Vida e carreira. Disponível em: http://www.cesarcielo.com.br/index.asp acessado em 09/08/2009.
Neste site oficial do esportista on de podemos acompanhar a sua carreira, motivação, vídeos, entrevistas...

2. César Cilelo. Depois do Ouro. Disponível em: http://news.google.com.br/news?hl=pt&q=cesar+cielo&um=1&ie=UTF-8&ei=7zOEStzRJ9OQtgf5tJS wCg&sa=X&oi=news_group&ct=title&resnum=1 acessado em 13/08/2009. Neste site podemos acompanhar a volta de Cile ao Brasil, visita a sua ci d ade natal, con versa c om o Presidente Lula.. .

3. Veja.com. Galeri a de fotos. Disponível em: http://veja.abril.com.br/galeria-de-imagens/cesar-cielo-488688.shtml

As pesquisas devem ser compartilhada por todos, apresentadas através de produções textuais que podem ser a confecção de um mural, postadas em um blog, etc.

ATIVIDADE 2

  • Propor aos alunos que recortem de revistas e jornais imagens de atletas de provas rápidas e de fundo realizando comparação entre elas, peça para que observem a massa muscular de cada um, suas roupas e acessórios, questione sobre as diferenças encontradas.
  • Com o material colhido o grupo pode montar um livreto, que depois de lido poder disponibilizado na biblioteca.


CATARSE

O aluno ao produzir o texto do livreto pode expressar o que aprendeu com as atividades realizadas, onde deverão conter pelo menos:
Os recordes do Século XX, as competições foram marcadas pela supera ção de limites.

Mas o que levou a essa sucessiva quebra de marcas?

Superação, quebra de recordes, vitória a todo custo.

As pesquisas científicas contribuíram com descobertas sobre o organismo humano e seu funcionamento, revelando d iversas condições que levam um corpo a render mais.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Organize com seus alunos uma olimpíada interséries. Atividades competitivas, quando planejadas de forma a não promover a exclusão de alunos, promovem a colaboração, a partilha do tempo, o respeito e a valorização do outro. De um toque cooperativo à competição, combine as regras com seus alunos. Nas corridas e no salto em distância proponha que as equipes vencedoras sejam definidas com base na soma dos resultados individuais, de duplas ou de quartetos de alunos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Tempo [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação será realizada através das produções, tais como a elaboração de cartazes feita pelos alunos (sugerida na atividade 1), a pesquisa realizada no laboratório de informática, a postagem das atividades no blog ou mural, confecção de livreto e a participação nos momentos de discussão através de intervenções e conceitos elaborados pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alexander Rocha dos Santos, C.E.C.Pereira Ignacio , Rio de Janeiro - disse:
    alexkrpt@hotmail.com

    30/08/2010

    Quatro estrelas

    O roteiro de aula esta muito bom, sugiro que complemente com uma musica que fale sobre o tempo, para uma maior fixação. E uma problematização com uma estafeta rapida ou mini gincana para que se vença o tempo. Um grande abraço!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.