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Nos bastidores da propaganda

 

26/11/2012

Autor e Coautor(es)
KEILA VIEIRA DE LIMA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer a propaganda como um meio de interação entre leitor, mídia e sociedade;

- Desenvolver o pensamento crítico diante das propagandas que circulam frequentemente no meio social;

- Compreender os diferentes contextos de comunicação e sua intencionalidade.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção de argumentação;

Estratégias e recursos da aula

mafalda

Fonte: http://www.consciencia.net/img/mafalda-tv.jpg

 

O consumo pela propaganda

Professor, o objetivo desta aula é trabalhar os elementos que compõem o gênero discursivo anúncio publicitário.

Antes desta aula, solicite aos alunos que tragam propagandas de produtos, podendo ser de consumo próprio ou não. Peça que anotem o local, ou seja, o suporte ontem encontraram as propagandas (nome e seção da revista, jornal, site, fotografia de outdoor, etc).

É importante explicar aos alunos que, o anúncio publicitário é a representação do produto, com o objetivo de despertar nos consumidores a vontade de adquiri-lo, ou seja, seduzi-los a adquirir os produtos anunciados ou divulgar ideias.

Comente que o gênero discursivo publicitário circula nas práticas sociais da mídia, ou seja, em todos os aspectos da vida social e cultural. Dessa forma, é preciso conhecer os instrumentos de trabalho e os objetivos deste gênero, visando compreender a influência da publicidade na sociedade contemporânea e principalmente na formação das identidades de gênero.

Comente como é importante estarem atentos ao que está escrito e na forma como estão postas, ou seja, os anúncios exploram muito o implícito.

atividade1

Pergunte aos alunos:

Você já percebeu que muitas vezes as imagens dizem muito sobre um determinado produto ou anúncio?

Após mostre aos alunos a palavra Consumo e pergunte o que esta palavra representa. Deixe que os alunos falem suas definições em poucas palavras.

Acesse aqui para baixar a imagem da palavra Consumo:

consumo4

Fonte: http://goo.gl/5mbkm

 

Em seguida, apresente esta palavra em diferentes formas. Pergunte então o que cada palavra representa, que tipo de consumo eles veem a partir das representações das palavras.

consumo1

Fonte: goo.gl/DTmkL

 

consumo

Fonte: goo.gl/Te0Vn

consumo3

Fonte: goo.gl/zhjWq

Em seguida, peça aos alunos que representem uma definição para a palavra "consumo" por meio de uma frase, estrofe de um poema, acróstico, de palavras-chaves ou até um desenho. Em seguida, propicie que apresentem ao restante dos alunos as diferentes definições. Professor, você irá perceber que cada um irá trazer uma definição. Após apresente as imagens abaixo para mostrar que tal palavra carrega muito mais ideologia do que eles exemplificaram.

Acesse as imagens relacionadas à palavra consumo:

propaganda

Fonte: http://goo.gl/43lLa

 

Após mostrar as imagens é possível apresentar a eles a seguinte definição:

saibamais2Consumo, segundo o antropólogo argentino Nestor Canclini, pode ser definido como o conjunto de processos socioculturais nos quais se realizam a apropriação e os usos dos produtos para atender às necessidades de sobrevivência humana. A atividade de consumir passou a ser o ponto central da existência humana quando a capacidade de 'querer', 'desejar', 'ansiar por' e, particularmente, de experimentar tais emoções repetidas vezes passou a sustentar a economia mundial. Inúmeros autores dedicaram seu tempo a estudar o fenômeno da globalização e sua relação com o consumo. Destacamos, em especial, o geógrafo brasileiro Milton Santos que considera a existência de pelo menos três mundos num só. Quais seriam esses três mundos e como se dá o fenômeno do consumo neles, é um dos temas do livro Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal.

Fonte: http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=329

Existem muitas possibilidades para o trabalho com o tema consumo, caso queira poderá propiciar uma pesquisa sobre o assunto “Consumo e Sociedade” e realizar uma interdisciplinaridade com a disciplina de Sociologia.

Professor, para finalizar esta atividade comente que as palavras estão carregadas de conteúdo ideológico, que com base nas definições puderam perceber que a palavra é determinada tanto por quem fala como a quem precede. E é nesse momento que são construídos os significados. Explique que surgiram diferentes definições de consumo porque cada interlocutor definiu de acordo com sua cultura, o momento social, onde mora, idade, ideologias, experiências, entre outros aspectos. E em seguida, apresente o vídeo do poema: Eu, Etiqueta, Carlos Drummond de Andrade.

 

video_etiqueta

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=nUtOvvY0zfo

Outra sugestão é após o vídeo trazer o poema para a leitura e interpretação em sala.

 

atividade2

Vamos à propaganda!

Professor, faça uma breve explicação aos alunos com base nas informações abaixo:

Os anúncios publicitários são compostos de textos híbridos, relacionando elementos verbais e não verbais, sendo que os recursos visuais são de forte representação. Neste sentido, para estudar as propagandas ou anúncio publicitários é importante analisá-los considerando o gênero, as representações sociais, o vocabulário, a coesão e a intertextualidade, bem como outras representações imagéticas.

Pergunte aos alunos:
Você se lembra de algum anúncio publicitário ou propaganda? Qual?
Em que locais costuma ver anúncios publicitários?
Você acredita que a publicidade pode influenciar as pessoas?
Você já comprou algo a partir de uma propaganda? Como o produto adquirido foi divulgado?

Professor, muitas vezes alguns exemplos de produtos mencionados pelos alunos são relacionadas a algumas marcas. Caso isso aconteça, aproveite para explicar que as marcas têm um grande poder persuasão devido às estratégias de publicidade que são utilizadas, que existem profissionais de marketing e publicidade que fazem isso estrategicamente para convencê-lo a usar tal marca e até mesmo identificando-se. Há situações também que a marca patrocina o jogador de futebol favorito, o ator preferido ou até mesmo retrará (por meio do comercial) um ideal de vida almejado.
 

Comente que um forte elemento das grandes campanhas publicitárias é o Slogan, conhecido como frase de impacto. E apresente o quadro:

nike

Você sabe o que é um slogan?

Slogan é uma frase associada a um produto ou marca. Ele funciona como um grito de guerra, para isso é curto, sonoro, memorável, original, conciso, fácil de memorizar e capaz de despertar simpatia pela marca ou pelo produto anunciado. Talvez você se lembre de alguns exemplos como: Super Nescau, energia que dá gosto!”; “Danoninho: vale por um bifinho”; “Coca Cola é isso aí!”; “Quem pede um pede Bis!”; “Tomou Doril / a dor sumiu!”; “Bom Bril, mil e uma utilidades”.

Sendo assim, os anúncios são impactantes, utilizam palavras cuidadosamente selecionadas, músicas sedutoras (jingles) e imagens chamativas, criando uma expectativa e mostrando que ele está satisfazendo uma necessidade real ou imaginária.

Adaptado de: <http://criacaoneurologica.blogspot.com.br/2011/11/o-que-publicidade-vende-para-sociedade.html>. Acesso em 03/09/2012.

Para conhecer outros slogans que marcaram campanhas publicitárias acesse o site: Disponível em: http://willyrenan.wordpress.com/2010/08/23/slogans-que-marcaram/. Acesso em 03/09/2012.

 

curiosidade

A utilização de slogans em campanhas publicitários não é uma coisa nova. Uma famosa campanha publicitária de 1967, com Chico Anysio como garoto propaganda, marcou a história das Havaianas. O slogan mais conhecido do produto é "As legítimas", uma vez que, devido ao sucesso dessa marca, muitas outras empresas lançaram produtos semelhantes para concorrer com as Havaianas. Em 1962, o personagem Didi (vivido por Renato Aragão, dos Trapalhões) foi garoto propaganda da marca, lançando o também famoso slogan "Ô psiti, não deforma, não tem cheiro, não solta as tiras". Na década de 1990, Didi retorna à publicidade da marca com a campanha "Isso é amor antigo" divulgando a linha. Em seguida o cantor Tom Jobim, também garoto propaganda da marca, ficou tão marcado que muitos pensavam que ele poderia ser o dono da companhia.
Após a saída do compositor, entra a socialite Vera Loyolla divulgando o produto com o tema "Todo mundo usa Havaianas" que, depois, também foi divulgada com o ator Luiz Fernando Guimarães que flagrava personalidades usando Havaianas.

Fonte: <http://pt.wikipedia.org/wiki/havaianas>. Acessado em 03/08/2012.

 

Em seguida, organize a turma em grupos de 5 ou 6 alunos para que analise os anúncios e respondam as questões abaixo. Organize um momento para que a turma possa realizar uma apresentação das análises dos anúncios.

Apresente um anúncio da marca Havainas: Com certeza você conhece a marca Havaianas e já deve ter visto várias propagandas sobre esse produto, vamos ver então este anúncio:

abapuru

Fonte: http://pehdechinelo.blogspot.com.br/2012/06/havaianas-qual-sua.html

1) Já conhecia este anúncio? Onde viu?

2) Consegue perceber qual é intencionalidade dele?

3) Considerando todo o anúncio, qual é o efeito de sentido que se pode perceber a partir da frase no topo do anúncio “Todo mundo usa”?

4) Podemos perceber que o anúncio explorou o recurso de intertextualidade, qual é a intertextualidade representada nele?

5) A paisagem tem alguma relação com o anúncio? E a obra de arte escolhida?
 

 

icone_inter

Professor, como sugestão você poderá realizar uma interdisciplinaridade com a disciplina de Arte.

A imagem utilizada na campanha foi inspirada na obra Abaporu, de Tarsila do Amaral. Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura europeia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprado pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.

Disponível em: <http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm> Acesso em: 02/08/2012.

 

Agora vamos ver outro anúncio, publicado na revista Isto É:

vivo

 

1) Qual é o produto que está sendo vendido?

2) Qual é a marca do produto?

3) Que tipo de público a propaganda tem o objetivo de atingir?

4) Onde ela foi divulgada?

5) Qual a intenção do locutor em apresentar um casal de jovens na propaganda?

6) A expressão “pega bem” é ambígua. Por quê?

7) Qual o efeito de sentido provocado pelo uso do verbo no presente?

8) “No dia 12 de junho, dê um Vivo para seu amor falar de graça com qualquer Vivo.” O pronome “seu” se refere a quem?

9) A palavra “Vivo”, que aparece duas vezes no enunciado, tem duplo sentido. Explique.

10) Na propaganda, o autor usou palavras que exprimem qualidade, mostrando os aspectos positivos do produto para convencer o consumidor a adquiri-lo. Que palavras são essas?

11) Na sua opinião, existem outras marcas de celulares que também podem ter as mesmas qualidades?

 

Vamos analisar outro anúncio:

marge2 

Fonte: http://cibeletenorio.wordpress.com/tag/propaganda/

Em seguida, apresente as questões para que sejam respondidas no caderno:

1) Qual o argumento da propaganda?

2) Justifique a expressão facial da personagem.

3) De acordo com a imagem, qual é o principal objetivo do creme “Dove”?

4) Qual é o possível interlocutor desta propaganda?

 

 

Vamos ler um anúncio observando qual o efeito que causou um anúncio que se utilizou somente de elementos não verbais:

clorets

Fonte: http://furrubanhento.wordpress.com/category/propaganda/

Em seguida, apresente as questões para que sejam respondidas no caderno:

1) Qual a sensação que a imagem lhe causou?

2) Mesmo sem o uso de linguagem verbal, é possível saber qual o efeito prometido pela goma de mascar do anúncio?

3) Qual é o objetivo do anunciante?

 

Professor, mostre em seguida outras propagandas analisando alguns erros encontrados nelas, bem como o discurso presente:

Professor, apresente este vídeo comentando anteriormente a presença de estrangeirismo nos idiomas e explique que serão apresentadas dúvidas comuns de ortografia e uso de preposição. Neste episódio do programa "Nossa língua portuguesa", da TV Cultura teremos uma explicação sobre a grafia de palavras com os prefixos mini e macro e de bem-vinda, entre outros aspectos. O vídeo apresenta também uma entrevista com o embaixador e escritor Sérgio Correia da Costa, que trata do uso de palavras estrangeiras nos idiomas.

 

atividade3

 

Após a leitura e análise de vários anúncios publicitários e a discussão da finalidade desses textos, os grupos deverão criar seu próprio anúncio publicitário, se possível de algo que ainda não exista (para explorar a imaginação). Para isso, deverão criar uma marca para tal produto, ilustrar o produtor e elaborar um texto (curto, convincente e criativo) para divulgar o produto “criado”. Esta atividade deverá ser realizada em grupos de 3 ou 4 alunos, utilizando uma folha de sulfite ou cartolina para o esboço. É possível também que algumas imagens sejam pesquisas e trabalhadas no laboratório de informática em programas como o  Paint ou no próprio Power Point, mesclando imagens pesquisadas com a criatividade deles. Após atividade produzida, corrigida, finalizada e apresentada para o restante da turma, esta poderá ser postada num Tumblr para registrar desde a pesquisa realizada durante as aulas e até o anúncio produzido.

tumblr

É uma plataforma de blog que permite aos usuários publicarem textos, imagens, vídeo, links, citações, áudio e "diálogos". A maioria dos posts feitos no Tumblr são textos curtos. A plataforma permite aos usuários seguir outros usuários e ver seus posts em seu painel. Também é possível "gostar" (favoritar) ou "reblogar" (semelhante ao RT do Twitter) outros blogs.

Para esta atividade é necessário criar um perfil no tumblr e postar sobre o assunto pesquisado, em seguida inserir as imagens mesclando os conteúdos pesquisados. Podem inserir as sínteses das pesquisas sobre os filmes, diretores, atores, etc. Pode ser indicado para postarem outras atividades produzidas em sala de aula.  Este tumblr deverá ser criado pelo grupo e destinado às atividades em sala de aula.

Para aprender a criar um tumblr acessem: http://www.compulsivo.com.br/2009/09/o-que-e-tumblr-guia-basico-para.html

Para criar seu tumblr acesse o site: https://www.tumblr.com.

Dicas para a produção:

Professor, explique que os alunos deverão considerar os anúncios acima, e entender que a propaganda é a arte de convencer e seduzir, ela tem como objetivo realizar um bom anúncio, para isso existem recursos estilísticos e semânticos que poderão ajudar. Dependendo do interlocutor que a propaganda quer atingir deverão pensar os elementos que serão utilizados. Não pode faltar uma marca, imagem, slogan, entre outros elementos que chamem atenção.

Comente que os anúncios deverão  deixar claro qual é o produto, mas nas entrelinhas eles poderão seduzir os leitores para a compra. Dessa forma, deverão definir qual será o produto, quem é o público-alvo para o uso do produto e, de acordo com o tipo de público (feminino, masculino, jovem ou idoso) deverão direcionar  a formalidade da linguagem. Assim, a publicidade acaba vendendo desejos, instigando e, às vezes, até os inventando se for necessário.

Lembre os alunos que definindo a quem se destina seu anúncio, deverão direcionar relacionando situações que irão chamar atenção deste específico interlocutor. Por exemplo, se formem jovens leitores, pense em anunciar produtos de seu interesse, para seduzir extrapole nas cores, utilize linguagem específica, imagens impactantes que faça parte de seu mundo, estabelecendo assim, uma relação com o leitor.

Explore também com os alunos os suportes dos anúncios. Em geral eles poderão imaginar que serão divulgados por meio de panfletos, propaganda no rádio, propaganda na televisão, propaganda no jornal, outdoors, cartazes ou outros. Não deixe de definir o suporte desta produção, neste caso, poderá ser o tumblr.

 

sugestoes

Outra sugestão de atividade é para o trabalho com a oralidade!
Além dos alunos apresentarem as propagandas aos colegas, pode-se propor elaborar uma propaganda televisiva. Primeiramente gravem uma propaganda (ou mais) para explorar os recursos que ela apresenta (quem apresenta o produto – é alguém conhecido ou não, é criança, é mulher, etc), o lugar onde se passa a propaganda (mercado, rua, loja, estúdio, etc), a expressão facial, a linguagem utilizada (formal, técnica), os recursos estilísticos etc. Em seguida, vamos à produção!

(Adaptado de: BAUMGÄRTNER; COSTA-HÜBES (orgs.). Sequência Didática: uma proposta para o ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais. Cascavel: Assoeste, 2007.)‏

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estrangeirismo; mini/macro; bem-vinda; erros de propaganda [Nossa língua portuguesa] Vídeo
Recursos Complementares

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Letramento e oralidade no contexto das práticas sociais e eventos comunicativos. In:  In: SIGnORInI, Inês (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. O papel da atividade discursiva no exercício do controle social. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 7, p. 7-33, 2005.

SCHNEUWLY, Bernard. et al. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

CARRASCOZA, João A. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Atlas, 1997.

ALVES, Rosângela Aparecida. CALVO, Luciana Cabrini Simões. O gênero textual anúncio publicitário: análise de sua implantação em sala de aula. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/333-4.pdf>. Acesso em: 04/09/2012.

Avaliação

Avaliar se o aluno percebeu a postura de posicionar-se criticamente da esfera publicitária, bem como se questionou a veracidade do que está sendo anunciado. Considerar na avaliação a utilização da argumentação e refutação diante da produção do anúncio publicitário, bem como a representação do produto.

Durante toda a aula deve-se considerar a participação do grupo individualmente, observando as informações que cada aluno traz, as discussões suscitadas, o envolvimento na produção, entre outros aspectos. A produção final poderá ser avaliada considerando as adequações ao gênero solicitado.

Opinião de quem acessou

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