Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O ser humano: etapas da vida - UCA/ Metodologia Científica

 

21/09/2012

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Saúde Características pessoais entre as pessoas nas diferentes fases da vida
Ensino Fundamental Inicial Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Descobrir as diferentes etapas da vida do ser humano;
  • Investigar as especificidades e características de cada etapa da vida do ser humano;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento. 
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre as etapas da vida do ser humano. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Tudo no seu tempo!

Professor, as etapas da vida são marcadas por vivências únicas com características próprias e especiais para cada pessoa. Conhecer a diversidade e a importância de cada etapa da vida constitui a essência da conscientização, do respeito a cada pessoa, seja ela criança, adolescente, adulto ou idoso. Por isso, nosso trabalho com a turma deverá ser pautado pelo conhecimento e valorização das diferenças, considerando as dúvidas e valorizando o saber que cada aluno possui sobre o tema.

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

O início: trocando ideias e tecendo o trabalho

Professor, o interesse e o envolvimento do aluno com o tema a ser estudado é condição essencial para a aprendizagem. Por isso, o diálogo e a troca de ideias constituem princípios básicos de todo o processo de aprender. Desta forma, algumas questões precisam ser feitas no momento de escolha do tema juntamente com a turma:

 Fases da Vida 1

Fonte: Acervo da autora.

Estas questões, estarão presentes no decorrer do trabalho.

Para iniciar, incentive a turma a ler, ouvir e dançar as músicas de Bia Bedran sugeridas abaixo. Mediante o trabalho com as músicas, proponha que reflita sobre os seus conteúdos.

 

É Bom Cantar

Bia Bedran

É bom cantar
É bom ouvir
É bom pensar
É bom sentir
Olhar as coisas ao redor
Pra crescer muito melhor
Viajar dentro de si
Pra poder se discobrir

Fonte: http://letras.mus.br/bia-bedran/508323/ Letra da música "É bom cantar". (Acesso em 14/09/2012.).

Eu era assim

Bia Bedran

Quando eu era neném,
neném, neném,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era menina,
menina, menina,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu eramocinha,
mocinha, mocinha,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era casada,
casada, casada,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era mamãe,
mamãe, mamãe,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era vovó,
vovó, vovó,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caduca,
caduca, caduca,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caveira,
caveira, caveira,
Eu era assim... Eu era assim...

Quando eu era neném,
neném, neném,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era menino,
menino, menino,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era mocinho,
mocinho, mocinho,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era casado,
casado, casado,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era papai,
papai, papai,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era vovô,
vovô, vovô,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caduco,
caduco, caduco,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caveira,
caveira, caveira,
Eu era assim... Eu era assim

Fonte: http://letras.mus.br/bia-bedran/856089/. Letra da música "Eu era assim". (Acesso em 14/09/2012.).

Depois de todos se divertirem, instigue os alunos a pensarem sobre as mudanças que ocorreram com cada um ao longo do tempo. Em seguida, pergunte a eles se gostariam de iniciar uma investigação para descobrirem mais sobre as diferentes etapas da vida do ser humano. A partir de suas expressões, podemos saber o interesse pelo tema e como precisamos intervir com cada aluno, na sua singularidade.

O que já sabemos

Aproveite este momento para fazer uma sondagem sobre as características das fases da vida que já conhecem. Você poderá construir um cartaz com as ideias iniciais dos alunos e registrá-las na lousa para que copiem no caderno de Ciências.

O que queremos saber

Em seguida, os alunos poderão expressar o que gostariam de saber sobre as fases da vida, sendo que este momento se constituirá em todo o decorrer do trabalho, uma vez que novas dúvidas e curiosidades deverão surgir. Também indicamos que seja feito um cartaz com a turma, contendo suas dúvidas e hipóteses sobre as mesmas, bem como seja registrada no caderno de Ciências.

Por que vamos pesquisar?

Escolhida a temática para estudo, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo das fases da vida. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  O registro desta atividade poderá ser feito no caderno de Ciências. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Nossas metas!

Professor, nosso trabalho pedagógico com os alunos, necessita ser permeado por Objetivos, claros e definidos coletivamente pelos seus participantes. Neste sentido, organize uma roda de conversa e solicite que expressem sobre o que querem descobrir, desenvolver e compreender sobre o tema. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos pelos alunos e depois a afixe em um mural da sala de aula. Cada um deverá registrar os objetivos no caderno de Ciências. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Descobrir as características das diferentes fases da vida do ser humano;
  • Conhecer as principais mudanças que ocorrem durante cada fase da vida;
  • Investigar sobre os direitos dos idosos e das crianças.

Onde e como podemos pesquisar?

Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Em seguida, solicite que cada aluno registre no caderno de Ciências as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Pesquisa, torna-se condição primordial a busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compondo uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a busca de materiais contidos na Pesquisa, que possam interessar a outras pessoas. Sugerimos as seguintes Fontes de Pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

 Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma:

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestra
  • Trabalho individual e em grupo
  • Experiência
  • Observação

Professor, um trabalho com uma proposta de Pesquisa, requer total envolvimento dos participantes, tanto na sua execução quanto na sua elaboração. Por isso, recorra às sugestões dos alunos para elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar a partir do tema. Confira abaixo algumas possibilidades a serem exploradas nas mais diversificadas atividades que perpassam a presente aula:

Matemática: Explorar o tratamento da informação, recorrendo à organização de dados obtidos na investigação.

Português: Desenvolver um trabalho pautado na alfabetização dos alunos, com foco na escrita e na leitura, visando intervir nos momentos de trabalho de escrita espontânea e coletiva com a turma.

Ciências: Descobrir sobre as diferentes fases da vida do ser humano.

Ética: Viabilizar metodologias de trabalho que concretizam vivências individuais e coletivas na construção do conhecimento, visando observar e trabalhar com as possíveis contradições e dificuldades de relações interpessoais.

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão a investigação. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do trabalho. A turma poderá propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam possíveis de serem realizados, bem como outros momentos. Acreditamos que a organização de um cronograma conjunto com a turma facilita a vivência do aluno com o conhecimento da Pesquisa como um todo e facilita o envolvimento do educando na execução das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participação. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de Ciências, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequível o curso da investigação.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Vigilante1.2

Procedimentos da Pesquisa: vamos a todo vapor!

Professor, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua materiais com imagens para recorte (revistas, jornais e outros). Solicite que cada grupo encontre gravuras de pessoas em diferentes fases da vida (bebê, crianças, jovem, adulto e idoso). Os alunos deverão montar um cartaz, colando as imagens encontradas, bem como terão como desafio, escrever as características de cada etapa. Em seguida, proponha um momento de apresentação dos grupos para a turma. Depois, os cartazes poderão ser afixados no mural da sala de aula.

Dinâmica: Mímica das fases

Agora, organize a turma em duplas e solicite que pensem em uma fase da vida para fazer mímica, para que a outra dupla descubra o que estão imitando. A dupla vencedora será aquela que acertará o maior número de fases da vida imitado pela outra dupla.

Sessão de fotos!

Após a dinâmica, faça uma sessão de fotos com as duplas. Solicite que façam uma posição de estátua, representando cada fase da vida (bebê, criança, jovem, adulto e idoso). Em seguida, a dupla deverá tirar uma foto de cada fase da vida utilizando para isso o laptop Classmate acessando a Câmera dos Laptops (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam. Oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez. Depois, visualize as fotos clicando no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens). Proponha que os alunos organizem uma apresentação para ser feita à turma, utilizando as fotos da dupla e inserindo as características de cada fase da vida.

Cada dupla poderá utilizar laptop Classmate, acessando o programa KPresenter, seguindo os comandos a seguir: (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação). Este aplicativo está voltado para a criação de apresentações por meio de slides. Auxilie os alunos a escolherem no programa KPresenter a opção “Apresentações na Tela”, acesse o slide modelo KDE e clique no botão do lado direito “Usar este Modelo”. A dupla poderá escolher um título para sua apresentação inserindo-o ao slide por meio de um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo. Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo, “FASES DA VIDA”. Instrua os alunos a inserirem um novo slide clicando na aba Inserir > Slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e clique em OK. Da mesma forma que você criou o título do slide anterior, coloque o nome do próximo.

Agora você deverá orientar os alunos a inserirem as imagens de acordo com o tema de cada slide. Auxilie a turma a criar uma pasta para arquivar as fotos tiradas anteriormente. Clique na aba (Inserir > Figura > Pasta do Usuário > Imagens Fases da Vida) e escolha a imagem que representa o conteúdo de cada slide, clique em OK. Com um clique com o cursor dentro do slide, a imagem aparecerá automaticamente. Repitam o processo para inserirem as outras imagens, em novos slides. Assim que terminarem, salvem o arquivo. Para isso, cliquem em Aba Arquivo > Salvar. Professor, sugerimos que salve o arquivo clicando em Ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente. Para visualizar as apresentações clique na aba Apresentação > Iniciar.

Geral 3

Finalizado o trabalho, organize um momento na sala de aula para que cada dupla possa apresentá-lo para a turma. Para isso, providencie um aparelho de Data Show, para projetar as imagens dos slides, com o intuito de que possam ser visualizadas por todos os alunos. Aproveite este momento para que os colegas façam perguntas sobre as fases da vida pesquisadas e suas curiosidades.

Escolha uma das opções disponíveis no sítio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=207. (Acesso 09/09/2012), para compartilhar as apresentações dos alunos via Web. Esse recurso possibilita o acesso ao trabalho feito pelos alunos por outros pesquisadores e até mesmo por outros alunos da escola. É importante que o trabalho seja divulgado junto aos alunos da escola e toda a comunidade escolar.

Entrevista com os familiares

Vigilancia 1.3

 

Professor, incentive os alunos da turma a realizarem uma investigação junto aos seus familiares, sobre as diferentes fases da vida do próprio aluno. Cada um poderá levar para a sala de aula, fotos, roupas e outras coisas que marcaram cada etapa de vida. Elabore um roteiro de aspectos importantes a serem descobertos pela turma nas diferentes fases da vida, tais como:

  • Alimentação;
  • Roupas;
  • Músicas;
  • Gostos e preferências;
  • Brincadeiras.

Também sugerimos que os alunos possam consultar um dos seus parentes com mais idade da família. Elabore um roteiro de perguntas com a turma contendo:

  • Lembranças das diferentes etapas de vida;
  • Momentos mais marcantes em cada etapa;
  • Ensinamentos para os menores de aprendizagens significativas;
  • Coisas que gostam ou que gostavam de fazer em cada etapa;
  • Tipo de alimentação e modos de se vestir;
  • Mudanças no corpo ao longo da vida;
  • Músicas prediletas.

Em sala de aula, ouça os alunos, possibilite um momento de troca de ideias e faça um mural com as fotos de casa e uma exposição com os materiais que trouxeram para a escola.

Professor, auxilie os alunos a criarem a sua própria história em quadrinhos sobre as fases da sua vida, já vividas até o momento e de como se imaginam nas outras fases. Para isso, recorra ao sítio sugerido abaixo:

Fases da Vida 2

Fonte: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx. Sítio destinado à criação de histórias em quadrinhos.(Acesso em 09/09/2012.).

Depois de prontas, as histórias poderão ser impressas e apresentadas para toda a turma. Em seguida poderão ser afixadas no mural da escola.

Agora, faça a leitura do texto online sugerido abaixo. Para isso, a turma poderá utilizar o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet.

Fases da Vida 10

Fases da Vida 11

Fases da Vida 12

Fases da Vida 12

Fonte: http://www.escolakids.com/as-fases-da-vida.htm.Texto sobre as fases da vida.  (Acesso em 09/09/2012.).

Para consolidar o conhecimento obtido a partir da leitura do texto, organize os alunos em duplas e proponha que façam um texto que contenha informações sobre a importância e a necessidade do radar de velocidade, utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord, ou outro editor de texto.

Após a elaboração do texto, solicite que os alunos façam um desenho para ilustrá-lo, utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). O desenho deverá ser copiado e colado no KWord, logo abaixo do texto. Em seguida, os textos poderão ser impressos e também disponibilizados no sítio da escola, para que toda a comunidade escolar possa ter acesso.

Professor, acesse o sítio sugerido abaixo com a turma e descubra as características da Dona Benta.

Fases da Vida 4

Fonte: http://sitio.globo.com/#personagens. Personagens de Monteiro Lobato. (Acesso em 09/09/2012).

Após a leitura e observação da imagem pelos alunos, proponha que façam um desenho da sua própria avó ou avô, colocando o nome e as características dela ou dele. Veja o exemplo a seguir: 

Fases da Vida 1.5

Fonte: Acervo da autora.

Feito o trabalho, proponha que levem para seus avós e demais familiares verem a sua produção.

 

Geral 4 

Agora, assista com a turma ao documentário disponível no Portal do Professor a partir do recurso sugerido abaixo:

 

Professor, proponha uma discussão no grupo sobre as principais preocupações, sonhos, gostos, preferências das pessoas apresentadas no vídeo.

Em seguida, trabalhe com os alunos os direitos do idoso, disponível no sítio abaixo:

Fases da Vida 6 

Fonte: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitosdoidoso.htm. Direito dos idosos. (Acesso em 09/09/2012.).

A partir da leitura dos direitos dos idosos, construa com a turma uma lista contendo os direitos que os alunos acharam mais relevantes e afixe-a no mural da escola, juntamente com gravuras que a turma deverá recortar de revistas ou jornais, para representar cada direito.

Faça a mesma atividade para os direitos da criança e do adolescente:

Fases da Vida 8

Fonte: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitodacrianca.htm. Direitos da criança. (Acesso em 09/09/2012.).

Geral 6

Fonte da imagem: http://creajrpr.wordpress.com/2011/06/08/acervo-digital-da-unesp/. Texto sobre acervo digital. Acesso em 15/09/2012.

Agora, viaje na leitura do livro sugerido abaixo “Alice em: o Ciclo da Vida” para que os alunos compreendam as mudanças no corpo humano durante a vida. Organize os alunos em uma roda, de forma que fiquem bem confortáveis e inicie a leitura da história. É importante que todos possam apreciar as imagens.

Fases da Vida 9

Fonte: http://www.slideshare.net/RosanAlmeida/alice-em-o-ciclo-da-vida. Livro - Alice em: o ciclo da vida. (Acesso em 09/09/2012.).

Após a leitura da história, proponha aos alunos que façam um registro utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Oriente a turma para construir um desenho representando o processo do ciclo da vida. Depois, imprima os trabalhos e cole-os no caderno de Ciências, possibilitando um momento de socialização das atividades. É importante comparar o desenho atual dos alunos com o desenho feito no início do processo de investigação, para perceberem a própria construção do conhecimento.

Mão na massa!

Agora, organize a turma em duplas e distribua massas de modelar coloridas para os alunos. Incentive a turma a manipular a massinha e modelar as fases da sua própria vida. Após todos terminarem o trabalho, organize um momento para falarem sobre as fases da sua vida e a forma como representaram na massa de modelar. Em seguida, proponha que cada criança faça um vídeo das etapas de sua própria vida, para isso, soliciete que acessem no laptop Classmate o programa WxCam, a partir do caminho: Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens). O vídeo poderá ser apresentado à comunidade escolar e também disponibilizado na página Web da escola.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, nesta etapa do trabalho de Pesquisa, é fundamental retomar o que os alunos elegeram para descobrir. O objetivo principal deste momento é possibilitar que a turma descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do trabalho até o momento atual de conclusão do mesmo.

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;
  • Participação nas atividades propostas;
  • Compreensão do processo de Pesquisa.

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno de Ciências.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Longevidades [Documentários] Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Livro – Afinal, o que houve com meu corpo? –

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/viajando-pelo-corpo-humano/. (Acesso em 09/09/2012.).

Sugestões de links para professores:

Texto "Drauzio Varella conta como nos desenvolvemos na infância” –

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL844898-15607-218,00.html. (Acesso em 10/09/2012.).

Avaliação

A avaliação faz parte do processo de aprendizagem e envolve o acompanhamento do professor das possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos. Neste sentido, a observação da turma, e de cada aluno em específico em seu processo próprio de vivenciar cada atividade, poderá ser acompanhada pelo registro sistemático do professor. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido com o tema "O ser humano: etapas da vida", o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e a participação do aluno em  relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • IVA , Áustria - disse:
    IVANIRDD@HOTMAIL.COM

    26/05/2013

    Cinco estrelas

    GOSTEI MUITO.... GOSTARIA DE COMPARTILHAR QUE AMO CRIANÇA POR ISSO, FIZEMOS DE TUDO POR ELAS. MOREI EM SUA CIDADE E GOSTEI MUITO , AGORA ESTOU MORANDO EM CONCORDIA SC, SOU ALFABETIZADORA Á MUITO TEMPO HA´O BAIRRO QUE MORAVA ERA JARDIM PATRICIA. ABRAÇOS


  • Maria José Jerônimo, Escola Estadual Doutor Hélio Barbosa , Rio Grande do Norte - disse:
    mariajosejeronimo@hotmail.com

    18/11/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante a aula, pois trata de um tema que pode ser abordado no Ensino Fundamental e Médio.


  • eduygina karla de oliveira carvalho, Secretaria Municipal de Educação de POCO DE JOSE DE MOURA , Paraíba - disse:
    eduygina19@hotmail.com

    16/10/2012

    Quatro estrelas

    muito boa a aula,as imagens são ótimas para preparar os slides para dar aula,e por ser um conteúdo completo podese trabalhar em todos os niveis no ensino fundamental I e II e também na educação dejovens e adultos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.