Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A industrialização dos alimentos - UCA/ Metodologia Científica

 

21/09/2012

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir como ocorre o processo de industrialização dos alimentos;
  • Investigar os pontos positivos e negativos dos alimentos industrializados para nossa saúde;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Compreender e vivenciar um trabalho de investigação científica pautado no diálogo com ênfase na observação e na experimentação;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre alimentação. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INDUSTRIALIZAÇÃO DOS ALIMENTOS: A SAÚDE EM FOCO

Professor, a importância do trabalho com a industrialização dos alimentos, é um tema de interesse de todos, uma vez que faz parte de nosso cotidiano com impactos na saúde. Neste sentido, abordar este tema em sala de aula, abre possibilidades para diálogos, troca de ideias, mudanças de hábitos e principalmente, coloca a saúde em primeiro plano para ser analisada pelos alunos. Vamos lá!

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Nossas ideias em pauta

Professor, um passo inicial no trabalho com a turma é a decisão sobre o que vamos estudar. Este processo necessita contar com a participação de todos, uma vez que a aprendizagem é movida pelo desejo e pela necessidade de conhecer, de saber sobre algo. Por isso, propomos alguns princípios:

Industrializacao1

Fonte: Acervo da autora.

Após a etapa anterior, acreditamos que a roda de conversa é sempre “um, ponta pé inicial” para a explosão de ideias sobre um determinado assunto. Professor, organize a roda de conversa e proponha para os alunos, o diálogo sobre o que costumam comer em casa. Em seguida, apresente à turma algumas imagens de diferentes tipos de alimentos, como as sugeridas abaixo:

Industrializacao2

Fonte: http://www.jornalpp.com.br/cultura/item/9648-conheca-mais-sobre-os-alimentos-organicos. Reportagem sobre alimentos orgânicos. Acesso em 06/09/2012.

Industrializacao3

Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/seme.php?pagina=noticias&idNoticia=6094 . Reportagem sobre alimentos orgânicos que compõem as refeições. Acesso em 06/09/2012.

Industrializacao4

Fonte: http://www.campoverdenews.net.br/cienciaesaude/alimentos-industrializados-sao-os-viloes-do-consumo-exagerado-de-acucar/. Reportagem sobre alimentos industrializados. Acesso em 06/09/2012.

Após apresentar as imagens, pergunte à turma quais as semelhanças e diferenças que perceberam entre os alimentos. Instigue a participação de todos e construa um cartaz, contendo a cópia da imagem na parte superior e logo abaixo, as características levantadas pela turma.

Agora, converse com os alunos sobre o que acham de conhecer mais sobre os alimentos industrializados. A partir das suas manifestações, podemos saber o interesse pelo tema e como precisamos intervir na singularidade de cada um.

O que já sabemos sobre alimentos industrializados

Aproveite este momento para fazer uma sondagem sobre o que já sabem acerca dos alimentos industrializados. Você poderá construir um cartaz com as ideias iniciais dos alunos e registrá-las na lousa para que copiem no caderno de Ciências.

O que queremos saber sobre os alimentos industrializados

Em seguida, a turma poderá expressar o que os alunos gostariam de saber sobre alimentos industrializados, sendo que este momento se constituirá em todo o decorrer do trabalho, uma vez que novas dúvidas e novas curiosidades surgem. Também sugerimos que seja feito um cartaz com a turma das suas dúvidas e hipóteses sobre as mesmas, bem como sejam registradas no caderno de Ciências.

Por que vamos pesquisar?

Escolhida a temática para estudo, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo dos alimentos industrializados. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  O registro desta atividade poderá ser feito no caderno de Ciências. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Nossas metas!

Professor, nosso trabalho pedagógico com os alunos, necessita ser permeado por Objetivos, claros e definidos coletivamente pelos seus participantes. Neste sentido, organize a turma para uma roda de conversa e solicite que expressem sobre o que querem descobrir, desenvolver e compreender sobre o tema. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos e depois a afixe em um mural da sala de aula. Os alunos deverão registrar no Caderno de Ciências. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Descobrir o que são alimentos industrializados;
  • Conhecer a importância dos alimentos orgânicos e a sua diferença em relação aos alimentos industrializados;
  • Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.

Onde e como podemos pesquisar?

Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Em seguida, solicite que cada aluno registre no Caderno de Ciências as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de pesquisa, torna-se condição primordial a busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compondo uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a busca de materiais contidos na pesquisa, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes Fontes de Pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

 Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma:

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestra
  • Trabalho individual e em grupo
  • Experiência
  • Observação

Professor, um trabalho com uma proposta de pesquisa, requer total envolvimento dos participantes, tanto na sua execução quanto na sua elaboração. Por isso, recorra às sugestões dos alunos para elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar, a partir do tema. Sugerimos as seguintes possibilidades a serem exploradas nas mais diversificadas atividades que perpassam a presente aula:

Matemática: Explorar o tratamento da informação, recorrendo à organização de dados obtidos na investigação.

Português: Desenvolver um trabalho pautado na alfabetização dos alunos, com foco na escrita e na leitura, visando intervir nos momentos de trabalho de escrita espontânea e coletiva com a turma.

Ciências: Explorar a questão da saúde, tendo em vista a alimentação.

Ética: Viabilizar metodologias de trabalho que concretizam vivências individuais e coletivas na construção do conhecimento, visando observar e trabalhar com as possíveis contradições e dificuldades de relações interpessoais.

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão a investigação. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do trabalho. A turma poderá propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam possíveis de serem realizados, bem como outros momentos. Acreditamos que a organização de um cronograma conjunto com a turma facilita a vivência do aluno com o conhecimento da pesquisa como um todo e facilita o envolvimento do educando na execução das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participação. O cronograma também poderá ser registrado no Caderno de Geografia, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequível o curso da investigação.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Vigilante1.2

Vamos lá!

Professor, para iniciar, sugerimos que a turma faça uma pesquisa na internet e descubra o que significa alimentos industrializados. Para isso, a turma poderá utilizar o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, acessando o sítio sugerido abaixo:

Industrialização5  

Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aditivos-quimicos/alimentos-industrializados.php . Reportagem sobre produtos industrializados. Acesso em 06/09/2012.

Após este trabalho, possibilite que cada aluno registre as descobertas no Caderno de Ciências. Veja o exemplo a seguir:

Hoje fizemos uma pesquisa e descobrimos que alimentos industrializados são:

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

Fonte:_________________________________________________________________

Geral 6

Fonte da imagem: http://creajrpr.wordpress.com/2011/06/08/acervo-digital-da-unesp/. Texto sobre acervo digital. Acesso em 15/09/2012.

Após o registro, utilize o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, acessando o sítio sugerido abaixo e faça a leitura da história de Ziraldo “O Olho do Consumidor”.

Industrializacao6

Fonte: http://www.slideshare.net/mariare/o-olho-do-consumidor-cartilha-sobre-orgnicos-ilustrada-pelo-ziraldo . Sítio com slides do livro “O olho do Consumidor” do autor Ziraldo. Acesso em 06/09/2012.

Após a leitura do texto, organize a turma em dois grandes grupos. Solicite que cada grupo fique responsável por pesquisar e elaborar cartazes sobre: produtos orgânicos e alimentos industrializados. Em seguida, cada grupo deverá fazer uma apresentação para o outro grupo, com o intuito de mostrar as descobertas e ouvir as possíveis dúvidas dos colegas.

Geral 4

Agora, assista com a turma aos vídeos sugeridos a seguir. Para isso, utilize o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, acessando os sítios sugeridos abaixo:

Educação Nutricional

Industrializacao7

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=nwssAbMMq5Y&feature=related. Vídeo sobre Educação Nutricional.  Acesso em 06/09/2012.

Saúde!!! com Dr. Esportes

Industrializacao8

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gG7Z-0Sy-xU&feature=related.  Vídeo sobre Saúde e esportes. Acesso em 06/09/2012.

Professor, após assistirem ao vídeo, construa com a turma um cardápio de uma alimentação saudável. Se for possível, convide um nutricionista para ministrar uma palestra para a turma sobre uma alimentação saudável. Você também poderá convidar a própria pessoa responsável pelo cardápio da escola, para conversar com a turma. Neste diálogo, seria interessante, buscar informações sobre:

  • Quais os tipos de alimentos industrializados e orgânicos são consumidos na escola?
  • Como o cardápio da escola é construído?

Para o registro deste momento, proponha à turma a construção de um texto coletivo sobre o lanche da escola. Este texto poderá ser disponibilizado à comunidade escolar, por meio de cópias impressas ou mesmo ser digitalizado e compor o sítio da escola.

Leve para a sala de aula, alimentos industrializados e alimentos que não passaram pelo processo de industrialização. Possibilite que os alunos separem os alimentos em dois grupos: industrializados e não industrializados. Em seguida, solicite que apontem algumas características que diferenciam os alimentos. Construa um cartaz com a turma, das características apontadas e afixe-o no mural da sala de aula.

Trabalho de Campo

Organize um Trabalho de Campo com a turma. Este tipo de atividade pedagógica requer planejamento conjunto com a turma e a autorização dos familiares. É essencial a clareza quanto aos objetivos de tal metodologia de trabalho, tendo em vista o que os alunos poderão aprender. Para isso, escolha com os alunos, uma fábrica de produto industrializado e um local que tenha horta. Escolhidos os locais, elabore com a turma os objetivos destas visitas, se atentando para as seguintes questões:

  • Qual o motivo da atividade?
  • O que queremos descobrir?
  • O que poderemos aprender?

Após, a construção dos objetivos, é necessário criar com o grupo, um roteiro de observação, contendo aspectos importantes relacionados ao tema em estudo.

Faça um levantamento com a turma dos combinados que envolvem um comportamento que viabilize um real aprendizado, para que todos possam aproveitar da melhor forma a atividade. Esta organização prévia, provida de coletividade, firma uma responsabilidade mútua com o aprender.

Depois, organize um bilhete a ser enviado aos familiares, relatando os objetivos do trabalho, data, local, horário, meio de transporte a ser utilizado e o trajeto, solicitando a autorização dos mesmos para a participação do aluno. Lembre-se que o objetivo principal do trabalho é: compreender como os alimentos são industrializados e também os cuidados que se deve ter com uma horta.

Também sugerimos que seja feito um contato prévio com os responsáveis pelos locais a serem visitados, expondo os objetivos do trabalho e contando com o apoio para orientação nos locais.

Após o trabalho de campo, possibilite um momento de troca de informações sobre o que observaram. Depois, construa com a turma um relatório coletivo da atividade desenvolvida. Para isso, solicite a participação de todos os alunos, expressando oralmente as ideias, e na medida em que vão participando, você deverá registrar na lousa. Em seguida, os alunos deverão copiar o relatório no Caderno de Ciências.

Vigilancia 1.3

Agora, organize com a turma uma pesquisa dos produtos utilizados em casa. Solicite que os alunos façam, em casa, uma lista dos produtos que são industrializados e dos alimentos orgânicos. Em sala de aula, peça que cada aluno apresente sua lista. Aproveite a atividade e construa com a turma um gráfico de barras, contendo as informações obtidas a partir da lista.

Agora, auxilie a turma na leitura dos textos online sugeridos abaixo e assistam aos vídeos. Para isso, utilize o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, acessando os sítios a seguir:

Industrializacao9

Fonte: http://www.ufrgs.br/ensinodareportagem/cidades/alimento.html. Texto sobre o trajeto do alimento da terra ao supermercado. Acesso 09/09/2012.

Industrializacao10

Fonte: http://www.feedingminds.org/level2/lesson2/obj1_pt.htm. Texto sobre o sistema alimentar. Acesso 09/09/2012.

 

 

Registrando o que aprendemos: eu sou o artista!

Geral 3

Proponha à turma um trabalho de registro, desenhando o trajeto do alimento até ser industrializado. O trabalho poderá ser feito em dupla. Depois, os alunos deverão apresentar à turma o seu trabalho.

Professor, leve para a sala de aula embalagens de diferentes produtos. Possibilite um momento para que os alunos observem um produto específico e descubra as informações que precisam estar contidas no rótulo de uma embalagem. Em seguida, explore com a turma os sítios sugeridos abaixo:

Industrializacao10

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/rotulos-dos-alimentos/rotulos-dos-alimentos-6.php. Texto sobre análise dos rótulos de produtos. Acesso 09/09/2012.

 Industrializacao12

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/rotulos-dos-alimentos/rotulos-dos-alimentos-6.php. Texto sobre análise dos rótulos de produtos. Acesso 09/09/2012.

A partir das informações contidas na embalagem do produto investigado, cada aluno deverá realizar a seguinte atividade:

Nome do produto

_________________________________________________________________________________

Ingredientes

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________ 

Conteúdo líquido

_________________________________________________________________________________

 Identificação de origem

_________________________________________________________________________________ 

Prazo de validade

_________________________________________________________________________________ 

Identificação do lote

_________________________________________________________________________________

 Instruções para uso

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

 Tabela nutricional      (     ) Presente       (     ) Ausente

 Outras informações importantes:

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

Depois que todos os alunos concluírem a atividade, promova um momento de leitura das informações obtidas. É importante priorizar a participação de todos.

Professor, organize a turma em dois grandes grupos. O objetivo é que um grupo elabore as vantagens e o outro grupo as desvantagens dos alimentos industrializados.  Após as frases construídas, os grupos deverão trocar as frases e verificar se concordam ou não com as elaborações do outro grupo.

Em seguida, assista com a turma aos vídeos abaixo, disponíveis no “Portal do Professor”:

  

 

 

Acessados em 10/09/2012.

Agora, oportunize um momento de discussão coletiva e construção de um cartaz contendo as vantagens e desvantagens dos alimentos industrializados. O mesmo poderá ser exposto no mural da escola para que toda a comunidade escolar tenha acesso.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Nesta etapa do trabalho, é fundamental retomar o que os alunos elegeram para descobrir. O objetivo principal deste momento é possibilitar que a turma descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do trabalho até o momento atual de conclusão do mesmo.

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedicação nos variados momentos da pesquisa;
  • Participação nas atividades propostas;
  • Compreensão do processo de pesquisa.

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio Caderno de Ciências.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o pão? Vídeo
De onde vem o leite? Vídeo
A viagem de Kemi - Alimentos fontes de substâncias básicas - Alimentos e embalagens – um luxo no lixo Vídeo
A viagem de Kemi - Conservação de Alimentos - Alimentos industrializados – Você sabe o que está comendo? Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Jogo “Fome de quê?” http://www.sonutricao.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=fomedeque. Acesso em 09/09/2012.

Sugestões de links para professores:

Texto "Produção e industrialização dos alimentos".  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013627.pdf.  Acesso em 10/09/2012.

Avaliação

A avaliação faz parte do processo de aprendizagem e envolve o acompanhamento do professor das possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos. Neste sentido, a observação da turma, e de cada aluno em específico em seu processo próprio de vivenciar cada atividade, poderá ser acompanhada pelo registro sistemático do professor. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido com o tema "A industrialização dos alimentos" o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e participação do aluno em relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosalice, Colégio Prisco Viana , Bahia - disse:
    belezuradeflor@gmail.com

    20/11/2014

    Cinco estrelas

    Vou aproveitar a aula para realizar com meus alunos.


  • Dennyse Azevedo, CAIC SENADOR CARLOS JEREISSATI EEFM , Ceará - disse:
    dennyseazevedo@hotmail.com

    13/10/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns professora,seu plano é muito bom sou monitora de ciências e com certeza vou por esse plano em pratica,vou ter que fazer algumas modificações pra ficar de acordo com a realidade da minha escola .


  • joelma, secretaria municipal da educação de Montes Claros , Minas Gerais - disse:
    joelma1carneiro@hotmail.com

    09/10/2012

    Quatro estrelas

    muito bem articulada entre os conteudos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.