Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Suando a Camisa...

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender que sem esforço não conseguimos alcançar nossos objetivos.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Glândulas sudoríparas

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Sabemos que ao realizarmos algum tipo de esforço físico logo começamos a suar. O suor tem o objetivo de resfriar nosso corpo. Quando queremos muito algo logo corremos atrás dos nossos objetivos nem que seja preciso suar a camisa...

PROBLEMATIZAÇÃO

undefined

CLUBE DO PAIROCO.Disponível em: http://www.clubedopairico.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2009/07/suor.jpg acessada em 01/08/2009.

  • Por quê suamos?
  • De onde vem o suor?
  • O quê você entende pela colocação "estou suando a camisa"!

INTRUMENTALIZAÇÃO

Quanto mais esforço realizamos, mais quentes ficamos e consequentemente começamos a suar.

Glândula sudorípara

Em casa converse com seus pais, tios avós e pergunte sobre:

  • Como foi sua infância?
  • Que tipo de trabalho realiza ou realizava
  • Por que escolheu esta profissão?
  • Em qual momento da vida teve que correr atrás do que desejava?

Realizar registro no caderno e trazer para próxima aula.  Num segundo momento o professor poderá comparar a vida dos familiares com a de alguns atletas buscando coincidências.

Suor [Visões do esporte]

  •  O suor do atleta tem mais valor do que o nosso? Peça aos alunos que justifiquem suas respostas.
  •  Afinal de contas para que serve o suor no sentido literal e figurado?

Vamos levar até nossos alunos uma relação de atletas que conseguiram superar seus limites e através da sua força de vontade e dedicação conseguiram alcançar seus objetivos.

CATARSE

Todas as pessoas suam, umas mais que as outras e assim como o suor pode ser em maior intensidade em alguns também será a força de vontade em alcançar certos objetivos em nossas vidas, alguns de nós realizam maior esforço conseguindo o que querem mais rapidamente e outros já não realizam tanto esforço assim esperando que seus sonhos e desejos caim do céu.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Por que suamos?

Podemos neste momento pedir para que os alunos em forma de desenho ou produção de textos em quadrinhos no laboratório de informática demonstrem qual profissão desejam seguir, uma possibilidade é o uso do HagáQuê, onde os estudantes devem justificar os motivos que os levou a escolha da profissão e qual a sua relação com o esforço pessoal para atingir seus objetivos de vida.

http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ acessado em 01/08/2009.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Glândula sudorípara Animação/simulação
Suor [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum. As pesquisas realizadas devem ser compartilhadas por todos, o professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário.

Sugerimos que as histórias em quadrinhos produzidas sejam trocadas entre os alunos, para a leitura das produções dos colegas, de tal forma que cada um possa contribuir com o outro, apresentando sugestões para melhor compreensão do texto. É um ótimo momento para se trabalhar a produção colaborativa. A seguir o professor poderá recolher os textos para fazer as suas intervenções.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Paulo Antonio do Prado, Escola Castelo Branco , Rondônia - disse:
    pa-prado@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da proposta, pois ajuda a resgatar a historia do atleta e da famila do aluno. Seria interessante dar um enfoque sobre queimar gordura X suor. Muita gente ainda acha que suando está queimando gordura e acaba desidratada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.