23/11/2009
Rosângela Menta Mello
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Compreender que sem esforço não conseguimos alcançar nossos objetivos.
- Glândulas sudoríparas
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Sabemos que ao realizarmos algum tipo de esforço físico logo começamos a suar. O suor tem o objetivo de resfriar nosso corpo. Quando queremos muito algo logo corremos atrás dos nossos objetivos nem que seja preciso suar a camisa...
PROBLEMATIZAÇÃO
CLUBE DO PAIROCO.Disponível em: http://www.clubedopairico.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2009/07/suor.jpg acessada em 01/08/2009.
INTRUMENTALIZAÇÃO
Quanto mais esforço realizamos, mais quentes ficamos e consequentemente começamos a suar.
Em casa converse com seus pais, tios avós e pergunte sobre:
Realizar registro no caderno e trazer para próxima aula. Num segundo momento o professor poderá comparar a vida dos familiares com a de alguns atletas buscando coincidências.
Vamos levar até nossos alunos uma relação de atletas que conseguiram superar seus limites e através da sua força de vontade e dedicação conseguiram alcançar seus objetivos.
CATARSE
Todas as pessoas suam, umas mais que as outras e assim como o suor pode ser em maior intensidade em alguns também será a força de vontade em alcançar certos objetivos em nossas vidas, alguns de nós realizam maior esforço conseguindo o que querem mais rapidamente e outros já não realizam tanto esforço assim esperando que seus sonhos e desejos caim do céu.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Por que suamos?
Podemos neste momento pedir para que os alunos em forma de desenho ou produção de textos em quadrinhos no laboratório de informática demonstrem qual profissão desejam seguir, uma possibilidade é o uso do HagáQuê, onde os estudantes devem justificar os motivos que os levou a escolha da profissão e qual a sua relação com o esforço pessoal para atingir seus objetivos de vida.
http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ acessado em 01/08/2009.
Nome | Tipo |
---|---|
Glândula sudorípara | Animação/simulação |
Suor [Visões do esporte] | Vídeo |
MEC.GOV.BR http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/3222/sudoripara.swf?sequence=1 acessado em 01/08/2009.
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum. As pesquisas realizadas devem ser compartilhadas por todos, o professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário.
Sugerimos que as histórias em quadrinhos produzidas sejam trocadas entre os alunos, para a leitura das produções dos colegas, de tal forma que cada um possa contribuir com o outro, apresentando sugestões para melhor compreensão do texto. É um ótimo momento para se trabalhar a produção colaborativa. A seguir o professor poderá recolher os textos para fazer as suas intervenções.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da proposta, pois ajuda a resgatar a historia do atleta e da famila do aluno. Seria interessante dar um enfoque sobre queimar gordura X suor. Muita gente ainda acha que suando está queimando gordura e acaba desidratada.