16/09/2008
Maria das Graças Machado de Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Atividade 1: Apresentação do problema, integração a outros sistemas e anatomia do sistema circulatório – laboratório de informática
Professor, inicie a aula introduzindo (ou relembrando, conforme for o caso) a função dos seguintes sistemas: o digestório, que realiza todo o processo de digestão e absorção de alimentos e de eliminação das fezes; o urinário, responsável pela eliminação de impurezas do sangue e excreção de urina; e o respiratório, que permite as trocas gasosas do corpo com o ambiente. Se essa matéria já tiver sido dada, faça uma breve exposição mostrando como esses sistemas são interdependentes e mostre os pontos de integração entre eles; se a matéria ainda não foi dada, explique de forma menos formal e mais resumida.
A seguir, questione seus alunos: como eles acham que os alimentos que consumimos e o ar que respiramos chegam até nossos órgãos, nossas células? E como elas se livram do lixo (lixo aqui entendido como gases, como o CO2, e excretas, como o ácido úrico) que produzem? Instrua-os a pensar em nível celular: para nutrir uma célula precisaríamos de uma estrutura muito pequena, já que a célula é pequena.
Explique-os que a solução que a Natureza encontrou para nutrir as células foi usar um líquido no qual os nutrientes estão diluídos, e também usar células especializadas em nutrir outras células. Nesse ponto pode ser que os alunos já tenham percebido que se está falando sobre sangue.
Mas, se todas as células consomem nutrientes e precisam eliminar seus resíduos, é necessário que essas células e esse líquido que dilui os nutrientes sejam constantemente renovados. Como isso poderia ser feito?
Convide os alunos a fazer uma analogia. Cada célula seria equivalente a uma pessoa que não pode sair de casa (por exemplo, um idoso em idade avançada). Como ela nunca sai para comprar as coisas, os produtos precisam ser trazidos até ela, por um serviço de tele-entrega (como quando pedimos pizza por telefone), por exemplo. E se ela consome os produtos, é natural que ela produza lixo, tendo que descartar embalagens, etc. Então, deve haver um caminhão para coletar esse lixo.
O que há de comum entre o serviço de tele-entrega, o caminhão de lixo, e o sangue? Argumente que todos precisam estar circulando para exercerem suas atividades. A principal característica que esses elementos compartilham é que eles funcionam como um meio de transpo rte. O sangue por ele mesmo não se movimenta, ele precisa de uma bomba para isso, que chamamos de coração, que é um órgão musculoso.
Ainda aproveitando essa analogia, discuta que o supermercado de onde o serviço de tele-entrega traz os produtos é equivalente ao sistema digestório e pulmões (nesse momento enfatize que os pulmões fazem parte do sistema circulatório, para evitar confusões), e o lixão, que é o destino final do lixo, equivale ao sistema respiratório e à urina, filtrada pelos rins e acumulada na bexiga (alguns alunos podem argumentar que o lixão seria equivalente à porção final do sistema digestório. Esse pode ser um momento para dar uma rápida revisão sobre esse assunto e desfazer conceitos errados).
Após essa discussão, esquematize no quadro esse conhecimento, mostrando quais os componentes necessários para fazer essa alimentação e limpeza do sistema:
• Quem são os consumidores de recursos no organismo?
• Qual órgão fornece nutrientes para as células?
• Qual órgão é responsável pelo destino final dos resíduos de nutrientes?
• Qual órgão fornece ar “fresco” e elimina o ar descartado pelas células?
• Quem faz o transporte de nutrientes e resíduos?
• Qual órgão impulsiona o sistema de transporte?
Professor, note que com essa discussão é possível fazer uma integração do sistema circulatório com os demais sistemas que os alunos já estudaram. Utilize-se de muitos desenhos e esquemas, e principalmente, utilize o tempo inteiro a analogia citada anteriormente para contextualizar esse conhecimento e para que os alunos atribuam significado à sua exposição.
Com todos os componentes já mencionados, mostre aos alunos qual disposição anatômica desses componentes, por exemplo, usando a figura disponível no site: http://recursos.cnice.mec.es/biosfera/profesor/galeria_imagenes/images/fig8.jpg (mostra interface do sistema circulatório com o respiratório) e http://www.professorjarbasbio.com.br/digestivo.jpg (mostra o sistema digestório).
Verifique se os alunos conseguem localizar nessa figura todos os componentes que estão listados no quadro. Vale até usar um aluno como “modelo”, colocando-o de pé e virado de frente aos demais, tornando a atividade mais didática e divertida.
DICA: Professor, se achar necessário, revise todos os sistemas antes dessa aula, pois é desejável que os alunos não só saibam qual o papel do papel circulatório no organismo, como também como ele contribui e como se integra com os demais sistemas.
Atividade 2: Dinâmica do sistema – no laboratório de informática
Aproveitando-se do conhecimento de anatomia, mostre o caminho que o sangue percorre com a seguinte animação: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_circ/at1.htm. Utilize apenas a 1a. cena dessa animação, mas o exercício sugerido nessa atividade não deve ser resolvido nesse momento.
Não se preocupe, nesse momento, em apontar as estruturas do coração ou de nomear os vasos. Essa animação objetiva que os alunos vejam como se dá a entrega de nutrientes e gases e a coleta de resíduos pelo sangue, além de observarem qual o sentido que o sangue percorre, identificarem os órgãos e compreenderem que o sangue é transportado por meio de vasos. Explique que os alunos estão vendo o sistema circulatório em ação, com sua natureza cíclica e repetitiva de circulação pelo corpo inteiro. Dê ênfase na alternância de cores da bolinha que representa o sangue.
Atividade 3: Nomeando as estruturas – no pátio da escola ou sala de aula
Coloque em prática o roteiro de atividades “Pegando carona com o sangue”:
Os alunos não conhecem o nome dos vasos e das câmaras do coração, então imprima as seguintes fichas e entregue a cada um deles as fichas, peça que estudem e que aprendam o nome do componente que representam e qual o papel desse componente no sistema:
Artéria aorta: carrega sangue arterial saindo do coração (ventrículo esquerdo) em direção ao corpo todo
Órgãos: consomem O2 do sangue arterial e liberam CO2 na corrente sanguínea, fazendo com que o sangue vire venoso
Veia cava: carrega sangue venoso do corpo em direção ao coração (átrio direito)
Átrio direito: câmara do coração que recebe sangue venoso e bombeia-o para o ventrículo direito
Válvula tric&uacut e;spide: fica do lado direito do coração, entre o átrio e o ventrículo. Regula o fluxo sanguíneo essas duas câmaras e impede o refluxo.
Ventrículo direito: bombeia o sangue venoso em direção à artéria pulmonar
Artéria pulmonar: conduz o sangue venoso do ventrículo direito para os pulmões
Pulmões: realizam as trocas gasosas do sangue, liberando CO2 (Gás carbônico) para o meio e inserindo O2 (oxigênio) no sangue, ou seja, convertem o sangue de venoso para arterial
Veia pulmonar: conduz o sangue arterial para o coração (átrio esquerdo)
Átrio esquerdo: câmara do coração que recebe sangue arterial e bombeia-o para o ventrículo esquerdo
Válvula mitral: fica do lado esquerdo do coração, entre o átrio e o ventrículo. Regula o fluxo sanguíneo essas duas câmaras e impede o refluxo.
Ventrículo esquerdo: bombeia o sangue arterial em direção à artéria aorta
Hemácias: Transportam gases e nutrientes por todo o sistema.
Professor, note que nessa atividade é possível discutir com riqueza de detalhes diversos conceitos, como por exemplo: o que diferencia uma veia de uma artéria, o que é a grande e a pequena circulação, qual ventrículo é mais musculoso e por quê, os movimentos de sístole e diástole.
Outros componentes que podem ser discutidos durante a atividade: arteríolas e vênulas, vasos capilares, a troca de gases nos alvéolos pulmonares.
Avaliação
Passe como tarefa de casa a resolução do exercício proposto pela animação disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_circ/at1.htm. Deve ser elaborado um texto com base no conteúdo trabalhado na atividade 3 proposta nesta sugestão de aula, e a animação acima serve como auxílio para orientar a escrita desse texto. Adicionalmente os alunos devem observar a seguinte animação: http://www.ahealthyme.com/Imagebank/heart.swf, para que eles possam falar também sobre a sístole e diástole.
Nome | Tipo |
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Pegando carona com o sangue | Experimento prático |
Quatro estrelas 12 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/03/2014
Cinco estrelasachei bem interessante ajudou bastante
20/09/2013
Quatro estrelasgostei,muito interessante.
31/05/2013
Cinco estrelasótimo
30/05/2012
Cinco estrelasAo invés de camisas vermelhas e azuis, pode substituí-las por balões. Assim a troca fica mais rápida entre o CO2 e o O2 da hemoglobina na hematose.
06/11/2011
Quatro estrelasParabéns gostei muito da aula, vou adaptá-la para meus alunos do Fundamental I, essas atividades da aticaeducacional são ótimas.
19/08/2011
Cinco estrelasMaterial muito bom, parabéns!!
13/06/2011
Cinco estrelasExcelente a aula... diferente e criativa. Adorei!
27/05/2011
Cinco estrelasparabéns professor a aula pegando carona com o sangue não poderia explicar melhor o assunto.
08/02/2011
Cinco estrelaskra simplesmente sensacional sua aula,parabéns.
23/12/2010
Quatro estrelasGostei muito dos jogos e até os copiei para usá-los em minhas aulas, porém achei confuso a estratégia usada para a representação dos órgãos e circulação. Continue nos ajudando, muito obrigada.
18/05/2010
Cinco estrelasCara você esta de parabéns essa aula virtual pe PERFEITA continue com essas aulas virtuais.
03/05/2010
Cinco estrelasAjudou MUITO um estagiário de ciências! OBRIGADO!!!!