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O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO: FAZENDO CULINÁRIA COM TIA NASTÁCIA

 

14/08/2009

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as características que identificam os personagens do Sitio do Picapau Amarelo (Ex: Tia Nastácia - cozinheira; Emília - falante; Visconde de Sabugosa – Inteligente; Pedrinho – aventureiro/pesquisador);
Conhecer pesos e medidas;

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as características do personagem Tia Nastácia.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Fazendo bolo de chocolate com Tia Nastácia


1º Momento: O(A) professor (a) deve escrever na cartolina os ingredientes necessários para a receita do bolo de chocolate, ilustrando os ingredientes (com desenhos ou figuras - catálogos de supermercado), depois escreve o modo de fazer. Em seguida combinar com as crianças quais os ingredientes que elas gostariam de trazer e enviar um bilhete aos pais solicitando os ingredientes.


SUGESTÃO: Solicitar o mesmo ingrediente para duas crianças, no caso de uma delas não trazer.

    
2º Momento: O (A) professor (a) deve conferir todos os ingredientes  Depois as crianças devem sentar ao redor da mesa que será realizada a culinária. O (A) professor (a) deve questionar as crianças sobre os ingredientes que trouxeram. (Que ingrediente é esse? Em quais comidas também pode ser usado?).


SUGESTÃO: (O) professor (a) pode se caracterizar como Tia Nastácia e pedir às crianças para lavarem as mãos e se possível colocarem a touca antes de iniciar a culinária para a higiene dos alimentos.

3º Momento: Realizar a culinária trabalhando com as crianças as medidas e quantidades (Quantas xícaras de farinha de trigo? Quantas xícaras de açúcar?) Vamos contar? Quantas colheres de margarina? Sugerimos que as crianças coloquem os ingredientes com as professoras misturando-os para observarem as quantidades e a transformação dos alimentos.
As fotos abaixo ilustram esse momento.



RECEITA DO BOLO DE CHOCOLATE

INGREDIENTES
• 03 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO COM FERMENTO;
• 01 XÍCARA DE LEITE;
• 100 GRAMAS DE MARGARINA;
• 03 OVOS;
• 02 XÍCARAS DE AÇÚCAR;
• 02 XÍCARAS DE CHOCOLATE EM PÓ;

MODO DE FAZER

Bate a margarina, os ovos e o açúcar. Depois coloque o leite e a farinha de trigo. Por último acrescenta o chocolate em pó. Coloque numa forma untada e polvilhada e leve ao forno para assar.


SUGESTÃO: Outras receitas que podem ser feitas com as crianças com todos os procedimentos da receita anterior:

BRIGADEIRO


INGREDIENTES
• LEITE CONDENSADO
• MARGARINA
• CHOCOLATE EM PÓ
• CHOCOLATE GRANULADO

MODO DE FAZER

Misturar todos os ingredientes. Levar ao fogo e mexer sem parar até soltar da panela. Colocar num prato e fazer as bolinhas. Depois passar no chocolate granulado.
TAPIOCA

INGREDIENTES

• GOMA
• SAL
• MARGARINA
• QUEIJO

MODO DE FAZER

Peneira a goma. Coloque um pouco de sal espalha a mistura em uma frigideira aquecida. Depois coloca um pouco de margarina e o queijo.

Avaliação

 A concentração e o envolvimento das crianças durante a realização da culinária observando se elas identificam as medidas utilizadas (xícara, colher).

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