Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ANIMAIS - Por que o mundo animal é colorido?

 

16/09/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as cores dos animais estudados; compreender que as cores são características necessárias a sobrevivência dos animais.

Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cores primárias e secundárias.

Estratégias e recursos da aula


Atividade 1 - Descobrir o animal escondido.

1º momento – O professor faz um jogo de percepção visual com as crianças. Mostra as fotos, uma a uma, e pergunta: onde está o animal? Quem descobre que animal é esse?

http://2.bp.blogspot.com/_w9E00cqdv-o/SYYpHASJbQI/AAAAAAAAAS4/cMzTvVSBWoI/s400/peixe+escorpi%C3%A3o.jpg

http://2.bp.blogspot.com/__MP7bz5dVqE/SXd3nsvC6uI/AAAAAAAAAEA/MRRKqHSmt8U/s320/DSC00853.JPG

http://www.saudeanimal.com.br/artig126.htm

2º momento - O professor elabora, junto às crianças, uma explicação para a característica das cores dos animais; inicia questionando e ajudando na formulação das hipóteses. A orientação vai sendo construída mediante questionamentos, como: Por que os animais das fotos estão escondidos? Quem sabe explicar porque os animais ficam camuflados? Nesse momento anota as respostas das crianças e promove uma discussão entre elas.

3º momento – O professor deve procurar artigos ou livros com textos que possam ser lidos para e pelas crianças . Nesse momento, o adulto faz a leitura para ser apreciada por elas.


Atividade 2 - Procurar animais de diversas cores.

1º momento – O professor solicita que as crianças procurem imagens coloridas de animais e/ou durante a aula faz uma busca em  revistas para para:

a) procurar imagens coloridas de animais;
b) recortar as imagens.

http://www.saudeanimal.com.br/artig126.htm

http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2008/08/vaca.jpg

2º momento – O professor orienta e coordena a montagem de um mural pelas crianças, faz um planejamento prévio para a distribuição do espaço reservado no mural. Neste momento o docente  se torna ajudante e assistente das crianças, visto que elas podem:
a) espalhar as imagens no centro da roda da conversa;
b) observar o espaço do mural e planejar onde irá fixar cada imagem;
c) montar o painel;
e) discutir o significado das cores nos animais.

Recursos Complementares

Investigando as cores dos seres vivos http://www.cienciaviva.pt/projectos/scienceduc/cores.pdf  artigo

GUIA PRÁTICO DE CIÊNCIAS. Como a natureza funciona. São Paulo: Editora Globo, 1994, p.54-55. 

BRITANNICA. Os animais. Videociência. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, VHS, 1999.

  • Como os animais reagem ao meio ambiente.
Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:
a) observar e verbalizar o nome das cores dos animais do estudo;
b) planejar junto ao professor a montagem de um mural com imagem de animais;
c) argumentar porque os animais têm cores;
d) compreender a relação entre as cores dos animais e a relação desses com outros animais.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.