16/09/2009
Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Identificar as cores dos animais estudados; compreender que as cores são características necessárias a sobrevivência dos animais.
Cores primárias e secundárias.
Atividade 1 - Descobrir o animal escondido.
1º momento – O professor faz um jogo de percepção visual com as crianças. Mostra as fotos, uma a uma, e pergunta: onde está o animal? Quem descobre que animal é esse?
http://2.bp.blogspot.com/__MP7bz5dVqE/SXd3nsvC6uI/AAAAAAAAAEA/MRRKqHSmt8U/s320/DSC00853.JPG
http://www.saudeanimal.com.br/artig126.htm
2º momento - O professor elabora, junto às crianças, uma explicação para a característica das cores dos animais; inicia questionando e ajudando na formulação das hipóteses. A orientação vai sendo construída mediante questionamentos, como: Por que os animais das fotos estão escondidos? Quem sabe explicar porque os animais ficam camuflados? Nesse momento anota as respostas das crianças e promove uma discussão entre elas.
3º momento – O professor deve procurar artigos ou livros com textos que possam ser lidos para e pelas crianças . Nesse momento, o adulto faz a leitura para ser apreciada por elas.
Atividade 2 - Procurar animais de diversas cores.
1º momento – O professor solicita que as crianças procurem imagens coloridas de animais e/ou durante a aula faz uma busca em revistas para para:
a) procurar imagens coloridas de animais;
b) recortar as imagens.
http://www.saudeanimal.com.br/artig126.htm
http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2008/08/vaca.jpg
2º momento – O professor orienta e coordena a montagem de um mural pelas crianças, faz um planejamento prévio para a distribuição do espaço reservado no mural. Neste momento o docente se torna ajudante e assistente das crianças, visto que elas podem:
a) espalhar as imagens no centro da roda da conversa;
b) observar o espaço do mural e planejar onde irá fixar cada imagem;
c) montar o painel;
e) discutir o significado das cores nos animais.
Investigando as cores dos seres vivos http://www.cienciaviva.pt/projectos/scienceduc/cores.pdf artigo
GUIA PRÁTICO DE CIÊNCIAS. Como a natureza funciona. São Paulo: Editora Globo, 1994, p.54-55.
BRITANNICA. Os animais. Videociência. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, VHS, 1999.
Avaliar se as crianças conseguiram:
a) observar e verbalizar o nome das cores dos animais do estudo;
b) planejar junto ao professor a montagem de um mural com imagem de animais;
c) argumentar porque os animais têm cores;
d) compreender a relação entre as cores dos animais e a relação desses com outros animais.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/06/2012
Cinco estrelasÓtima sugestão para ser desenvolvido com alunos do fundamental.