Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CANTAR E CANTAROLAR - Chico Buarque, bicharada, uma preferência infantil.

 

02/09/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Cantar e desenvolver o prazer pela música; adquirir e desenvolver a habilidade de cantar;  despertar o interesse e ter a disposição para estudar os animais.

Duração das atividades
Cada aula as atividades são divididas em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O reconhecimento perceptivo dos animais.

Estratégias e recursos da aula
                                                            

Atividade 1 – Ouvir e Cantar música

Obs.: O professor escolhe músicas que tratem de animais e leva para a sala de aula para as crianças ouvirem. Exemplo: “Os saltimbancos”, de Chico Buarque.


1º momento –  A escolha da musica para montar o musical. As crianças ouvem diversas músicas para aprender a cantar e escolhem uma por meio de votação. O procedimento é o seguinte:


• em silêncio, cada criança deita e fecha os olhos para ouvir as músicas do CD “Os saltimbancos” (no local da roda de conversa);
• sentadas em forma de roda, cada uma decide junto ao professor a música que será cantada (a seleção é feita pela preferência das crianças. São colocadas em votação várias músicas e ganha a mais votada).
 

 Figura 1 - CD Os Saltimbancos de Chico Buarque.

2º momento – As crianças aprendem a cantar. O professor ensina a letra da música escolhida e em seguida orienta o canto. O procedimento é o seguinte:
• o professor copia a letra da música em uma cartolina, que é fixa em um local de acesso à leitura, para ser acompanhada no momento que toca o CD;
•  as crianças cantam a música ao ser tocada, iniciam pela primeira estrofe acompanhando a voz do cantor; depois  cantam sozinhas;
•  as crianças acompanham a voz do cantor e na sequência da atividade cantam sozinhas, até dominarem a música (letra e melodia).

BICHARADA

Composição: Enriquez - Bardotti - Chico Buarque


Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é tão bacana
Mas também não é nenhum banana.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o diabo
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.
Era uma vez
(E é ainda)
certo país
(E é ainda)
Onde os animais
Eram tratados como bestas
(São ainda, são ainda)
Tinha um barão
(Tem ainda)
Espertalhão
(Tem ainda)
Nunca trabalhava
E então achava a vida linda
(E acha ainda, e acha ainda)
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é paciente
Mas também não é nenhum demente.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando o homem exagera
Bicho vira fera
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.
Puxa, jumento
(Só puxava)
Choca galinha
(Só chocava)
Rápido, cachorro
Guarda a casa, corre e volta
(Só corria, só voltava).
Mas chega um dia
(Chega um dia)
Que o bicho chia
(B icho chia)
Bota pra quebrar
E eu quero ver quem paga o pato
Pois va i ser um saco de gat os
Au, au, au. Hi -ho hi-ho.
Miau , miau, miau. Coc orocó.
O ani mal é tão bacana
Mas também não é nen hum banana.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Coc orocó.
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o diabo
E ora veja m só.
Au, au, au. Cocorocó.
Au, au, au. Cocorocó.
Au, au , au. Cocorocó.

Obs. Aprender a cantar a música se dá pela memorização da letra, pela sonorização e a musicalização dos versos, com sua melodia, ritmo e harmonia, facilitada pelo professor, que canta e dá o tom.

3º momento – Apresentar um musical para os colegas da escola. O professor deve orientar as crianças seguindo etapas, planejando o musical junto elas. Para isso devem realizar as seguintes ações:
• analisar o espaço em que irão se apresentar;
• fazer um esboço da organização da turma no espaço da apresentação;
• planejar o figurino de acordo com os animais que são apresentados pela música;
• planejar os gestos que cada criança irá fazer de acordo com o animal que representará no musical

Recursos Complementares

O sono dos bichos             http://www.lyricstime.com/mpb4-o-sono-dos-bichos-lyrics.html                      Letra/Infantil/Mpb4

As abelhas                        http://caracol.imaginario.com/discoteca/arcadenoe/abelhas.html                  Letra/ Infantil/Vinicius de Moraes.

A pulga                            http://caracol.imaginario.com/discoteca/arcadenoe/pulga.html                      Letra/Infantil/Vinicius de Moraes      

História de uma gata         http://www.youtube.com/watch?v=K9KQzxAuKlg                                        Video/infantil/Miúcha/Chico Buarque   

Avaliação

Serão avaliados: o envolvimento das crianças na atividade; a memorização da letra da música; o planejamento feito previamente à atividade de apresentação; se elas cantam e fazem uso da música no cotidiano.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.