02/09/2009
Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Cantar e desenvolver o prazer pela música; adquirir e desenvolver a habilidade de cantar; despertar o interesse e ter a disposição para estudar os animais.
O reconhecimento perceptivo dos animais.
Atividade 1 – Ouvir e Cantar música
Obs.: O professor escolhe músicas que tratem de animais e leva para a sala de aula para as crianças ouvirem. Exemplo: “Os saltimbancos”, de Chico Buarque.
1º momento – A escolha da musica para montar o musical. As crianças ouvem diversas músicas para aprender a cantar e escolhem uma por meio de votação. O procedimento é o seguinte:
• em silêncio, cada criança deita e fecha os olhos para ouvir as músicas do CD “Os saltimbancos” (no local da roda de conversa);
• sentadas em forma de roda, cada uma decide junto ao professor a música que será cantada (a seleção é feita pela preferência das crianças. São colocadas em votação várias músicas e ganha a mais votada).
Figura 1 - CD Os Saltimbancos de Chico Buarque.
2º momento – As crianças aprendem a cantar. O professor ensina a letra da música escolhida e em seguida orienta o canto. O procedimento é o seguinte:
• o professor copia a letra da música em uma cartolina, que é fixa em um local de acesso à leitura, para ser acompanhada no momento que toca o CD;
• as crianças cantam a música ao ser tocada, iniciam pela primeira estrofe acompanhando a voz do cantor; depois cantam sozinhas;
• as crianças acompanham a voz do cantor e na sequência da atividade cantam sozinhas, até dominarem a música (letra e melodia).
BICHARADA
Composição: Enriquez - Bardotti - Chico Buarque
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é tão bacana
Mas também não é nenhum banana.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o diabo
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.
Era uma vez
(E é ainda)
certo país
(E é ainda)
Onde os animais
Eram tratados como bestas
(São ainda, são ainda)
Tinha um barão
(Tem ainda)
Espertalhão
(Tem ainda)
Nunca trabalhava
E então achava a vida linda
(E acha ainda, e acha ainda)
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é paciente
Mas também não é nenhum demente.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando o homem exagera
Bicho vira fera
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.
Puxa, jumento
(Só puxava)
Choca galinha
(Só chocava)
Rápido, cachorro
Guarda a casa, corre e volta
(Só corria, só voltava).
Mas chega um dia
(Chega um dia)
Que o bicho chia
(B icho chia)
Bota pra quebrar
E eu quero ver quem paga o pato
Pois va i ser um saco de gat os
Au, au, au. Hi -ho hi-ho.
Miau , miau, miau. Coc orocó.
O ani mal é tão bacana
Mas também não é nen hum banana.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Coc orocó.
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o diabo
E ora veja m só.
Au, au, au. Cocorocó.
Au, au, au. Cocorocó.
Au, au , au. Cocorocó.
Obs. Aprender a cantar a música se dá pela memorização da letra, pela sonorização e a musicalização dos versos, com sua melodia, ritmo e harmonia, facilitada pelo professor, que canta e dá o tom.
3º momento – Apresentar um musical para os colegas da escola. O professor deve orientar as crianças seguindo etapas, planejando o musical junto elas. Para isso devem realizar as seguintes ações:
• analisar o espaço em que irão se apresentar;
• fazer um esboço da organização da turma no espaço da apresentação;
• planejar o figurino de acordo com os animais que são apresentados pela música;
• planejar os gestos que cada criança irá fazer de acordo com o animal que representará no musical
O sono dos bichos http://www.lyricstime.com/mpb4-o-sono-dos-bichos-lyrics.html Letra/Infantil/Mpb4
As abelhas http://caracol.imaginario.com/discoteca/arcadenoe/abelhas.html Letra/ Infantil/Vinicius de Moraes.
A pulga http://caracol.imaginario.com/discoteca/arcadenoe/pulga.html Letra/Infantil/Vinicius de Moraes
História de uma gata http://www.youtube.com/watch?v=K9KQzxAuKlg Video/infantil/Miúcha/Chico Buarque
Serão avaliados: o envolvimento das crianças na atividade; a memorização da letra da música; o planejamento feito previamente à atividade de apresentação; se elas cantam e fazem uso da música no cotidiano.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!