18/09/2009
Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Diagnosticar o conhecimento inicial que as crianças têm sobre animais.
faixa etária 5 anos.
Conhecimento das características dos animais.
Atividade 1 – Imitar animais com base nos seus próprios conhecimentos iniciais.
Obs. O professor parte do pressuposto de que a linguagem designa as coisas, as características dos objetos, as ações e as relações.
1º momento –O professor inicia o diagnóstico do conhecimento das crianças sobre animais com a seguinte questão: o que é um animal? E diz: "Pensem!" Cada uma, em segredo, escolha um animal para imitá-lo, de modo que a turma possa descobrir qual o animal que está sendo imitado.
Obs. 1- As crianças na faixa etária de cinco anos nem sempre conseguem expressar seus conhecimentos por meio de palavras, mas no momento da imitação conseguem expressar por intermédio do gesto o que não conseguem expressar por meio da linguagem oral.
obs. 2 - Solicitar que as crianças silenciem em vez de responder de imediato, parece uma tarefa difícil, no entanto é um modo de ensinar a pensar e planejar o que fazer e desenvolver a atenção do grupo na busca de descobrir o que cada um está imitando.
Obs. 3 - A regra da imitação pode ser: criar gestos, movimentos e sons. Não pode falar antes de imitar. Uma maneira de ensinar a criança a esperar.
Exemplo 1 - A criança X durante a atividade ficou no meio da roda da conversa e começou a imitar um leão faminto, correndo na busca de uma presa imaginária, fazendo gestos com as mãos e o rosto, despertando sensações impressionantes nas demais crianças da roda, que descobriram o animal imitado de imediato.
fonte: http://2.bp.blogspot.com/_3IpWDXPqiK0/SRHItyFHVHI/AAAAAAAACn8/akv2f9XRbUU/s400/leao.jpg
Logo, o professor pode diagnosticar o conhecimento das crianças, que as vezes não é expresso por meio de palavras e sim por ações.
Exemplo 2 - O professor, no final da imitação, ajuda às crianças a transformar a linguagem gestual em linguagem oral. Como dizem as crianças da escola Y: "o leão estava correndo para comer outro animal".
Atividade 2 – Expressar o conhecimento sobre animais por intermédio da linguagem escrita e falada.
1º momento – O professor escreve na lousa a palavra “animal”, solicita que as crianças leiam e faz a seguinte q uestão: ao ler essa pa lavra, vocês lembram do quê ? Espera que as crianças respondam e escreve as suas respostas, abaixo da palavra animal.
Obs.: A palavra animal é o instrumento que articula a lembrança das crianças, conforme o sentido por elas atribuído.
2º momento – O professor faz a leitura das palavras ditas pelos alunos e pergunta: Por que vocês dizem que esses seres são animais? O que é um animal?
Obs. Nessa situação, a palavra já não é colocada de forma isolada, e sim, em forma de questão, que leva a elaboração de uma definição.
Avalia-se o que os alunos já sabem sobre os animais antes de introduzir o conteúdo.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasValeu! A sua aula foi de grande ajuda pra mim no trabalho da facul. Com certeza irei adaptá-la para os meus alunos de 4 anos.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns professora pela esta aula desenvolvida, engloba vários aspectos de transmissão do conteúdo a ser passado. Além de ser uma forma mais prazerosa para o aluno aprender brincando.