Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O QUE AS CRIANÇAS PEQUENAS SABEM SOBRE OS ANIMAIS?

 

18/09/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Diagnosticar o conhecimento inicial que as crianças têm sobre animais.

faixa etária 5 anos.

Duração das atividades
As atividades são divididas em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento das características dos animais.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Imitar animais com base nos seus próprios conhecimentos iniciais.


Obs. O professor parte do pressuposto de que a linguagem designa as coisas, as características dos objetos, as ações e as relações.

1º momento –O professor inicia o diagnóstico do conhecimento das crianças sobre animais com a seguinte questão: o que é um animal? E diz: "Pensem!" Cada uma, em segredo, escolha um animal para imitá-lo, de modo que a turma possa descobrir qual o animal que está sendo imitado.

Obs. 1- As crianças na faixa etária de cinco anos nem sempre conseguem expressar seus conhecimentos por meio de palavras, mas no momento da imitação conseguem expressar por intermédio do gesto o que não conseguem expressar por meio da linguagem oral.

obs. 2 - Solicitar que as crianças silenciem  em vez de responder de imediato, parece uma tarefa difícil, no entanto é um modo de ensinar a pensar e planejar o que fazer e desenvolver a atenção do grupo na busca de descobrir o que cada um está imitando.

Obs. 3  - A regra da imitação pode ser: criar gestos, movimentos e sons. Não pode falar antes de imitar. Uma maneira de ensinar a criança a esperar.

Exemplo 1 - A criança X durante a atividade ficou no meio da roda da conversa e começou a imitar um leão faminto, correndo na busca de uma presa imaginária, fazendo gestos com as mãos e o rosto,  despertando sensações impressionantes nas demais crianças da roda,  que descobriram o animal imitado de imediato.

fonte: http://2.bp.blogspot.com/_3IpWDXPqiK0/SRHItyFHVHI/AAAAAAAACn8/akv2f9XRbUU/s400/leao.jpg

Logo, o professor pode diagnosticar o conhecimento das crianças, que as vezes não é expresso por meio de palavras e sim por ações.

Exemplo 2 - O professor, no final da imitação, ajuda às crianças a transformar a linguagem gestual em linguagem oral. Como dizem as crianças da escola Y: "o leão estava correndo para comer outro animal".

Atividade 2 – Expressar o conhecimento sobre animais por intermédio da linguagem escrita e falada.

1º momento – O professor escreve na lousa a palavra “animal”, solicita que as crianças leiam e faz a seguinte q uestão: ao ler essa pa lavra, vocês lembram do quê ? Espera que as crianças respondam e escreve as suas respostas,  abaixo da palavra animal.

Obs.: A palavra animal é o instrumento que articula a lembrança das crianças, conforme o sentido por elas atribuído.

2º momento – O professor faz a leitura das palavras ditas pelos alunos e pergunta: Por que vocês dizem que esses seres são animais? O que é um animal?

Obs. Nessa situação, a palavra já não é colocada de forma isolada, e sim, em forma de questão, que leva a elaboração de uma definição.

Avaliação

Avalia-se o que os alunos já sabem sobre os animais antes de introduzir o conteúdo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosângela, Escola Municipal de Guaipava , Minas Gerais - disse:
    rosangelavdelima@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Valeu! A sua aula foi de grande ajuda pra mim no trabalho da facul. Com certeza irei adaptá-la para os meus alunos de 4 anos.


  • Alessandra Batista de Souza, Fucamp , Minas Gerais - disse:
    alebesouza@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns professora pela esta aula desenvolvida, engloba vários aspectos de transmissão do conteúdo a ser passado. Além de ser uma forma mais prazerosa para o aluno aprender brincando.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.