Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESENVOLVIMENTO DOS ORGÃOS DOS SENTIDOS: pés descalços

 

09/09/2009

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Levando em consideração o desenvolvimento da linguagem oral e corporal, as crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão:

a) identificar  texturas e temperaturas;

b) ampliar o vocabulário para falar das sensações ao pisar, tocar e sentir os objetos;

c) nomear texturas;

 d) desenvolver o interesse pelas atividades realizadas com o próprio corpo.

e) desenvolver a capacidade de tolerância para esperar a vez.

Duração das atividades
As atividades 1 e 2 serão desenvolvidas em dois momentos com duração de 15 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer algumas partes do corpo (mãos, dedos,braços, pés, pernas); movimentos (correr, andar, pular, pegar, tocar) 
Estratégias e recursos da aula
                                       

Atividade 1 – – Sensações com os pés (temperatura, textura)

1º Momento: O professor deve solicitar que as crianças retirem os sapatos para sentirem com os pés os caminhos que irão percorrer, lembrando que durante o percurso devem evitar falar e prestarem muita atenção nos pés, tentando sentir o chão.

2º Momento: cerâmica (Fria? Dura? Áspera?)
O professor sentado na roda conversa com os alunos sobre a primeira experimentação que vão realizar após tirar os sapatos. Dizer para eles que vão fazer um jogo: quando BATER PALMAS UMA VEZ todos ficam de pé e andam pela sala, quando BATER DUAS PALMAS todos se sentam na roda. Após três vezes da brincadeira, sentar na roda e indagar às crianças sobre as suas sensações com algumas questões: a cerâmica está fria ou quente? Ela é dura ou mole (fofinha)? Ela é lisa ou áspera? Conduzir a conversa e explicar o significado de alguns termos que ainda não fazem parte do vocabulário das crianças. Registrar as respostas das crianças para melhor conduzir o diálogo, ou ainda retomar em outra ocasião.

Atividade 2– Sensações com os pés - areia, grama, pedras (textura)

1º Momento: areia - O professor deve organizar um espaço que tenha areia, grama e pedras para que as crianças possam experimentar as sensações com os pés. Pedir às crianças que tirem os sapatos, levá-las ao local no qual será realizada a atividade e explicar às crianças que cada uma delas vai caminhar nos espaços que tem areia, grama e pedras, que as atividades serão realizadas uma de cada vez, ou seja, primeiro a AREIA, à medida que cada criança realizar a atividade indagar sobre as suas sensações e registrar: O que você está sentindo? Está áspero, duro ou macio? É agradável pisar na areia? É ruim? As fotos abaixo ilustram esse momento.


undefined

2º Momento grama - O professor deve organizar como na atividade anterior um espaço que tenha GRAMA e proceder da mesma forma, deixar que as crianças experimentem, indagá-las: O que você está sentindo? Está áspero, duro ou macio? É agradável pisar na grama? É ruim? E registrar suas falas.

3º Momento pedra - O  professor  deve organizar como na atividade anterior um espaço que tenha PEDRAS PEQUENAS e proceder da mesma forma, deixar que as crianças experimentem, indagá-las: O que você está sentindo? Está áspero, duro ou macio? É agradável pisar nas pedrinhas? É ruim? E, registrar suas falas.

4º Momento (ar eia, grama e pedrinhas) O professor deve sentar com as crianças na roda e  conversar sobre as sensações dos três momentos retomando alguns registros que fez no momento da realização das atividades. Quem gostou de andar na areia? Na grama? Nas pedras? Qual é macio? Dói no pé? Em seguida o professor deve orientar as crianças para desenharem o momento que mais gostou. Pisar na areia, grama ou pedras. Retomar com cada criança, escrever ao lado o seu registro e expor os desenhos no mural. Depois o professor deve  orientar e ajudar as crianças calçarem os seus sapatos. 

Avaliação

Avaliar se as crianças:
a) verbalizaram palavras representando as sensações;
b) incorporaram ao seu vocabulário novas palavras como: áspero, liso, macio, quente, frio, duro, mole.
c) participaram da atividade com envolvimento;
d) esperaram a vez para experimentar as sensações e falar o que sentiram.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.