09/09/2009
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Levando em consideração o desenvolvimento da linguagem oral e corporal, as crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão:
a) identificar texturas e temperaturas;
b) ampliar o vocabulário para falar das sensações ao pisar, tocar e sentir os objetos;
c) nomear texturas;
d) desenvolver o interesse pelas atividades realizadas com o próprio corpo.
e) desenvolver a capacidade de tolerância para esperar a vez.
Atividade 1 – – Sensações com os pés (temperatura, textura)
1º Momento: O professor deve solicitar que as crianças retirem os sapatos para sentirem com os pés os caminhos que irão percorrer, lembrando que durante o percurso devem evitar falar e prestarem muita atenção nos pés, tentando sentir o chão.
2º Momento: cerâmica (Fria? Dura? Áspera?)
O professor sentado na roda conversa com os alunos sobre a primeira experimentação que vão realizar após tirar os sapatos. Dizer para eles que vão fazer um jogo: quando BATER PALMAS UMA VEZ todos ficam de pé e andam pela sala, quando BATER DUAS PALMAS todos se sentam na roda. Após três vezes da brincadeira, sentar na roda e indagar às crianças sobre as suas sensações com algumas questões: a cerâmica está fria ou quente? Ela é dura ou mole (fofinha)? Ela é lisa ou áspera? Conduzir a conversa e explicar o significado de alguns termos que ainda não fazem parte do vocabulário das crianças. Registrar as respostas das crianças para melhor conduzir o diálogo, ou ainda retomar em outra ocasião.
Atividade 2– Sensações com os pés - areia, grama, pedras (textura)
1º Momento: areia - O professor deve organizar um espaço que tenha areia, grama e pedras para que as crianças possam experimentar as sensações com os pés. Pedir às crianças que tirem os sapatos, levá-las ao local no qual será realizada a atividade e explicar às crianças que cada uma delas vai caminhar nos espaços que tem areia, grama e pedras, que as atividades serão realizadas uma de cada vez, ou seja, primeiro a AREIA, à medida que cada criança realizar a atividade indagar sobre as suas sensações e registrar: O que você está sentindo? Está áspero, duro ou macio? É agradável pisar na areia? É ruim? As fotos abaixo ilustram esse momento.
2º Momento grama - O professor deve organizar como na atividade anterior um espaço que tenha GRAMA e proceder da mesma forma, deixar que as crianças experimentem, indagá-las: O que você está sentindo? Está áspero, duro ou macio? É agradável pisar na grama? É ruim? E registrar suas falas.
3º Momento pedra - O professor deve organizar como na atividade anterior um espaço que tenha PEDRAS PEQUENAS e proceder da mesma forma, deixar que as crianças experimentem, indagá-las: O que você está sentindo? Está áspero, duro ou macio? É agradável pisar nas pedrinhas? É ruim? E, registrar suas falas.
4º Momento (ar eia, grama e pedrinhas) O professor deve sentar com as crianças na roda e conversar sobre as sensações dos três momentos retomando alguns registros que fez no momento da realização das atividades. Quem gostou de andar na areia? Na grama? Nas pedras? Qual é macio? Dói no pé? Em seguida o professor deve orientar as crianças para desenharem o momento que mais gostou. Pisar na areia, grama ou pedras. Retomar com cada criança, escrever ao lado o seu registro e expor os desenhos no mural. Depois o professor deve orientar e ajudar as crianças calçarem os seus sapatos.
Avaliar se as crianças:
a) verbalizaram palavras representando as sensações;
b) incorporaram ao seu vocabulário novas palavras como: áspero, liso, macio, quente, frio, duro, mole.
c) participaram da atividade com envolvimento;
d) esperaram a vez para experimentar as sensações e falar o que sentiram.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/04/2010
Cinco estrelasessa atividade é extremamente interessante !de um jeito simple se possibilita grande aprendizado!parabens!
24/03/2010
Quatro estrelasna minha opinião esta foi uma aula muito interessante para as crianças dessa faixa etária.