21/09/2009
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Levando em consideração o desenvolvimento da linguagem oral e corporal, as crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão aprender com esta aula:
a) a identificar consistências, sabores e cores e começarem a expressar essas sensações por meio de palavras.
Atividade 1 - Consistência, sabores e cores.
1º Momento: O professor deve trazer para a sala de aula o grude gelado dividido em três bacias pequenas, juntamente com as cores extraídas da cenoura, beterraba e espinafre. Em seguida indaga: Que cores temos aqui? A cor laranja foi retirada de qual legume? E o vinho? Alguém sabe o nome dessa cor? E a cor verde? Que cor tem o grude. O professor deve possibilitar que as crianças falem acerca do que estão observando, respeitando a fala de cada um.
RECEITA DO GRUDE
INGREDIENTES:
2KG DE GOMA DE MANDIOCA;
4L DE ÁGUA.
MODO DE FAZER:
COLOCA NUMA PANELA OS INGREDIENTES, LEVA AO FOGO E MISTURA ATÉ ENGROSSAR.
TINTAS NATURAIS
INGREDIENTES: CENOURA, BETERRABA E ESPINAFRE.
MODO DE FAZER:
COLOCA NO LIQUIDIFICADOR UM INGREDIENTE DE CADA VEZ COM UM POUCO DE ÁGUA PARA EXTRAIR AS TINTAS LARANJA, VINHO E VERDE.
2º Momento: O professor solicita que misturem as cores ao grude, transformando o grude incolor em grude colorido. As cores devem ser misturadas pelas crianças. Nesse momento o professor deve questioná-las sobre a consistência do grude. Esse grude parece uma papa? Um mingau? É grosso? É fino? Podendo provar o sabor do grude tingido se assim desejarem. O professor deve explicar que esta tinta é uma tinta natural, retirada de produtos comestíveis, e que existem outras tintas que não podem ser degustadas, como as tintas guache que são utilizadas na sala.
Atividade 2 – Fazendo carimbo das mãos
1º Momento: Antes de iniciar a aula o professor deve preparar o material que deverá utilizar:
• Bandeja com tinta (numa consistência grossa);
• Um pincel de rolo pequeno;
• Folhas de papel sufite peso 40. As folhas já devem ter os nomes das crianças registrados, pois facilitará o trabalho do docente na hora da pintura.
2º Momento: Na roda, o professor deve conversar com as crianças sobre as sensações do momento anterior e a função das mãos: O que podemos fazer com as mãos? Para que serve nossas mãos? Depois o (a) professor(a) fala sobre a atividade que irão realizar, na qual cada criança deve pintar as mãos utilizando o rolo e depois carimbá-las na folha com seu nome. Ao final cada criança pendura sua atividade no varal. Posteriormente será exposta no mural da sala, observando a diferença entre os tamanhos das mãos. Observe a realização da atividade nas fotos abaixo.
• Avaliar se as crianças:
a) verbalizaram palavras representando as sensações (fino, grosso), o nome das cores e a função das mãos;
b) participaram da atividade com envolvimento.
Quatro estrelas 2 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasExcelente
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito