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DESENVOLVIMENTO DOS ORGÃOS DOS SENTIDOS: Consistência, sabores e cores.

 

21/09/2009

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Levando em consideração o desenvolvimento da linguagem oral e corporal, as crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão aprender com esta aula:
a) a identificar consistências, sabores e cores e começarem a expressar essas sensações por meio de palavras.

Duração das atividades
As atividades 1 e 2 serão desenvolvidas em diferentes momentos com duração de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Consistência, sabores e cores.

1º Momento: O professor deve trazer para a sala de aula o grude gelado dividido em três bacias pequenas, juntamente com as cores extraídas da cenoura, beterraba e espinafre. Em seguida indaga: Que cores temos aqui? A cor laranja foi retirada de qual legume? E o vinho? Alguém sabe o nome dessa cor? E a cor verde? Que cor tem o grude. O professor deve possibilitar que as crianças falem acerca do que estão observando, respeitando a fala de cada um.

RECEITA DO GRUDE

INGREDIENTES:

2KG DE GOMA DE MANDIOCA;

4L DE ÁGUA.

MODO DE FAZER:

COLOCA NUMA PANELA OS INGREDIENTES, LEVA AO FOGO E MISTURA ATÉ ENGROSSAR.

TINTAS NATURAIS

INGREDIENTES: CENOURA, BETERRABA E ESPINAFRE.

MODO DE FAZER:

COLOCA NO LIQUIDIFICADOR UM INGREDIENTE DE CADA VEZ COM UM POUCO DE ÁGUA PARA EXTRAIR AS TINTAS LARANJA, VINHO E VERDE.

2º Momento: O  professor solicita que misturem as cores ao grude, transformando o grude incolor em grude colorido. As cores devem ser misturadas pelas crianças. Nesse momento o professor deve questioná-las sobre a consistência do grude. Esse grude parece uma papa? Um mingau? É grosso? É fino? Podendo provar o sabor do grude tingido se assim desejarem. O professor deve explicar que esta tinta é uma tinta natural, retirada de produtos comestíveis, e que existem outras tintas que não podem ser degustadas, como as tintas guache que são utilizadas na sala.

Atividade 2 – Fazendo carimbo das mãos

1º Momento: Antes de iniciar a aula o professor deve preparar o material que deverá utilizar:
• Bandeja com tinta (numa consistência grossa);
• Um pincel de rolo pequeno;
• Folhas de papel sufite peso 40. As folhas já devem ter os nomes das crianças registrados, pois facilitará o trabalho do docente na hora da pintura.


2º Momento: Na roda, o professor deve conversar com as crianças sobre as sensações do momento anterior e a função das mãos: O que podemos fazer com as mãos? Para que serve nossas mãos? Depois o (a) professor(a) fala sobre a atividade que irão realizar, na qual cada criança deve pintar as mãos utilizando o rolo e depois carimbá-las na folha com seu nome. Ao final cada criança pendura sua atividade no varal. Posteriormente será exposta no mural da sala, observando a diferença entre os tamanhos das mãos. Observe a realização da atividade nas fotos abaixo.

Avaliação

• Avaliar se as crianças:
a) verbalizaram palavras representando as sensações (fino, grosso),  o nome das cores e a função das mãos;
b) participaram da atividade com envolvimento.

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