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Lixo produzido: descarte e reutilização!

 

07/12/2012

Autor e Coautor(es)
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Francisco Borges Camilo

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Yasmin Pinheiro Vidal

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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FRANCISCO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO NETO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Shara Macedo Fontenelle Teixeira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Luciane Mara Cardoso Freitas e Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar as áreas de disposição final dos resíduos: lixão, aterro controlado e aterro sanitário;
  • Conhecer como as pilhas podem ser reutilizadas;
  • Identificar os componentes químicos constituintes das pilhas e baterias;
  • Explorar a química do sabão feito a partir de óleo.
Duração das atividades
25 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter conhecimento sobre:

  • Tipos de resíduos sólidos mais comumente descartados;
  • Definições de polaridade e apolaridade;
  • Compostos orgânicos.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – DESTINAÇÃO FINAL DO LIXO

INTRODUÇÃO

Esta atividade ocorrerá no laboratório de informática educativa (LIE), e para fazer a introdução ao assunto a ser abordado, o professor deverá propor os seguintes questionamentos aos alunos: “Onde vocês descartam os materiais que não são mais utilizados? Vocês sabem para quais locais esses materiais são levados após o descarte?”. Espera-se que estes questionamentos possam estimular os alunos a refletirem coletivamente sobre suas práticas em relação à destinação do lixo que produzem.

ASSISTINDO AOS VÍDEOS E DISCUTINDO SOBRE O ASSUNTO

Inicialmente, o professor deverá solicitar aos alunos a resposta para questionamentos acerca dos tipos de áreas utilizadas para armazenar os resíduos. Os alunos deverão respondê-los a partir de seus conhecimentos sobre o tema e observar o que mostra o vídeo a respeito desses aspectos. Seguem algumas sugestões de questionamentos:

  • O que é o Lixão?
  • O que é o aterro controlado?
  • O que é o aterro sanitário?  
  • Quais dessas áreas são mais utilizadas no município onde você mora? E no Brasil?
  • Quais os órgãos públicos responsáveis por essa área no Brasil, no Estado onde você mora? E no município onde você mora?
  • O que a legislação fala sobre a disposição final dos resíduos?
  •  

INFORMAÇÕES SOBRE OS VÍDEOS

O professor solicitará à turma que se organizem em um semicírculo, de maneira que todos fiquem voltados para o local onde o professor irá projetar os vídeos a serem assistidos. Estes estão disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) através dos seguintes endereços eletrônicos:

-Minas sem lixão parte 01: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18068

Duração: 3 min e 15 s.

 

 

 

-Minas sem lixão parte 02: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17989

Duração: 2 min e 39 s.

 

 

 

-Minas sem lixão parte 03: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18085

Duração: 3 min e 26 s.

 

 

 

 

Observação: para uso deste material, é necessário possuir um player de vídeo com plugin que dê suporte a arquivos AVI, como por exemplo, o K-lite Mega Codec Pack.

Os vídeos listados acima apresentam as formas de disposição final de resíduos sólidos, alertando sobre os riscos ambientais e sociais da destinação do lixo em lixões irregulares. Na parte 01, são abordadas as degradações ambientais no Brasil, como a devastação das coberturas vegetais originais e a poluição ocasionada pela disposição de resíduos sólidos. Na parte 02, são apresentadas as medidas técnicas que devem ser tomadas pelos municípios que ainda possuem lixões, de modo a se adaptarem à nova legislação que visa erradicar tal forma de disposição de resíduos. Na parte 03, são apresentadas alternativas de disposição final de resíduos e seus benefícios, como os aterros sanitários, o envio para usinas de triagem para reciclagem e a compostagem (fonte: descrição do recurso no BIOE).

Após assistirem ao vídeo, os alunos deverão comparar as respostas para os questionamentos propostos anteriormente com as informações obtidas no vídeo, espera-se que possam refletir sobre o seu próprio nível de conhecimento a respeito e, assim, planejar melhor a realização da próxima etapa desta atividade.

 

PREPARAÇÃO DO MATERIAL PARA DIVULGAÇÃO NA ESCOLA

Neste momento, o professor formará 4 grupos, e os alunos deverão criar um conteúdo para ser exposto em uma página na rede social facebook (ver links de apoio nos recursos complementares) de acordo com os seguintes temas:

·Grupo 1

Atividades que podem ser beneficiadas com a utilização de resíduos sólidos

·Grupo 2

Legislações referentes a resíduos sólidos

·Grupo 3

Notícias atuais referentes à disposição final dos resíduos em seu município

·Grupo 4

Tecnologias de tratamento de resíduos

 

Os alunos deverão complementar as informações obtidas através dos vídeos com pesquisas em sites da internet. Ressalta-se que esta pesquisa deve ser acompanhada pelo professor com o objetivo de colaborar para que a navegação ocorra em sites de maior confiabilidade. Os alunos deverão usar a criatividade para a criação da página do facebook, buscando torná-la atrativa, pois esta deverá ser divulgada em toda a escola para que não só os outros alunos, mas também todo o corpo docente e demais funcionários possam ser informados a respeito do tema em questão.

 

FINALIZAÇÃO DA ATIVIDADE

Em sala de aula, os grupos irão apresentar os conteúdos produzidos na composição da página no facebook, abordando aspectos químicos, bem como a maneira que o organizaram. Em seguida, os alunos, juntamente com o professor, deverão confeccionar um painel que contenha ações efetivas para uma melhor destinação do lixo, tanto o que é produzido na escola como o que é produzido em suas residências. Este painel deverá ser fixado em local visível na escola para que todos possam conhecer as medidas propostas pela turma após os estudos que realizaram durante toda a atividade.

 

ATIVIDADE 2 – VOCÊ DESCARTA CORRETAMENTE AS PILHAS QUE UTILIZA?

INTRODUÇÃO

Para introduzir esta atividade, o professor deverá apresentar a seguinte imagem aos alunos:

 

Figura 1 – Pilhas usadas

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Fonte: http://www.autossustentavel.com/2010/06/por-que-reciclar-pilhas-e-baterias.html Acessado em: 03/11/12

 

Em seguida, ele deverá propor as seguintes perguntas aos alunos: “Quantos aparelhos ou equipamentos que vocês têm em casa possuem pilhas ou baterias? Vocês acham que o descarte dessas pilhas ou baterias em lixo comum provocam algum dano? Quais?”. 

Após esse momento, o professor deverá disponibilizar aos alunos o vídeo descrito no campo abaixo.

 

INFORMAÇÕES SOBRE O VÍDEO

O recurso educacional Gestão Sustentável do Lixo Urbano - Pilhas e baterias é um vídeo que relata sobre o perigo de se jogar pilhas e baterias no lixo comum e mostra os processos corretos aos quais esses materiais deveriam ser submetidos. Esse vídeo está disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais através do seguinte endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19810 (duração de 57 segundos).

Para a utilização deste material, é necessário possuir um player de vídeo com plugin que reproduza arquivos AVI, como por exemplo, o K-lite Mega Codec Pack.

 

PREPARAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE UM PROGRAMA DE TV

O professor deverá solicitar aos alunos que assistam atentamente ao vídeo Gestão Sustentável do Lixo Urbano - Pilhas e baterias.

 

 

 

 

Logo após a visualização do vídeo, o professor dividirá a turma em 6 grupos que ficarão responsáveis por pesquisar na internet e discutir sobre um determinado subtema relacionado ao tema geral “pilhas”, seguem algumas sugestões:

·         História das pilhas

·         Composição de uma pilha

·         Funcionamento de uma pilha

·         Tipos de pilhas

·         Armazenamento e descarte adequado das pilhas

·         Consequências do descarte incorreto de pilhas

 

Sugestões de sites para auxiliar as pesquisas dos grupos:

-  http://www.duracell.com.br/pt-BR/power-education/understanding-batteries.jspx?gclid=CPOEwMbzpa8CFQpY7Aodai_IaQ (acessado em: 21/01/2012)

-  http://educar.sc.usp.br/quimapoio/pilh.html(acessado em: 21/01/2012)

-  http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1398121-5604,00-PROFESSOR%2BDE%2BQUIMICA%2BEXPLICA%2BCOMO%2BFUNCIONAM%2BAS%2BPILHAS.html (acessado em: 21/01/2012)

-  http://www.apilhas.com/ (acessado em: 21/01/2012)

-  http://pilhas-recarregaveis.com.br/faq/pilha-geladeira (acessado em: 21/01/2012)

-  http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1138/dica_descarte_suas_pilhas_e_baterias_c (acessado em: 21/01/2012)

Em seguida, o professor reunirá a turma para discutir sobre as dúvidas a respeito do que assistiram no vídeo e do que pesquisaram.

 

PRODUZINDO UM PROGRAMA DE TV

Os grupos irão elaborar um programa de entrevistas para informar sobre a utilização e destinação correta das pilhas utilizadas comumente, no qual um ou dois alunos poderão ser os apresentadores e os outros serão os especialistas no assunto. Além disso, terão que convidar pessoas que não fazem parte do cotidiano da escola para serem os convidados do programa, como por exemplo, os pais, o professor, amigos. Este programa deverá ocorrer em um momento extraclasse, portanto, os alunos deverão registrá-lo em formato de vídeo.

O vídeo deverá ser organizado antecipadamente, os grupos deverão se reunir para a elaboração das perguntas, escolha do local, decisão dos recursos que serão utilizados e os convidados do programa. Após esse momento, os alunos devem se reunir com o professor, para que este avalie as questões e dê sugestões para o desenvolvimento do programa.

 

FINALIZAÇÃO DA ATIVIDADE

O professor deverá estabelecer uma data para que os grupos entreguem os vídeos elaborados. Em seguida, ele solicitará aos alunos a confecção de cartazes de divulgação desse material, estes deverão ser fixados nas paredes da escola apresentando o local e a hora de exibição. Sugere-se que a exibição dos vídeos ocorra na hora do intervalo ou em um evento que tenha um tema compatível com o conteúdo abordado nos vídeos. Após esse momento, os grupos deverão construir, juntamente com a plateia que assistiu ao vídeo, um painel que contenha atitudes a serem tomadas para colaborar no correto descarte das pilhas. 

 

ATIVIDADE 3 – FABRICANDO SABÃO

INTRODUÇÃO

Para introduzir esta atividade, o professor apresentará a seguinte imagem aos alunos:

 

Figura 2- Descarte inadequado do óleo de cozinha

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Fonte: http://www.akatu.org.br/temas/Residuos/Posts/oleo-de-cozinha-usado-pode-contaminar-agua-solo-e-atmosfera Acessado em: 02/11/12

Em seguida, ele deverá perguntar aos alunos: “O que vocês podem inferir a partir dessa imagem? Na casa de vocês, o que é feito com o óleo de cozinha ao ser utilizado? Vocês conhecem outros destinos para este produto?”.

Após esse momento, o professor poderá dar início à atividade e organizar os alunos em grupos com 4 componentes para o experimento.

 

PREPARAÇÃO PARA O EXPERIMENTO

Nesta atividade, será realizado um experimento para a produção de sabão a partir do óleo de cozinha usado. Para tanto, serão necessários os seguintes produtos:

·         5 litros de óleo de cozinha usado

·         2 litros de água

·         200 mililitros de amaciante

·         1 quilo de soda cáustica em escama


(Obs.: Esse experimento foi retirado do site Só Biologia. Disponível em: http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/sabao.pdf e acessado em: 18/01/2012)

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Inicialmente, os grupos irão separar o material necessário para executar o experimento. A seguir, irão desenvolver o experimento praticando o que está descrito no procedimento, gravando todos os momentos do experimento com uma câmera.

Procedimentos:

1.                  Colocar, cuidadosamente, a soda em escamas no fundo de um balde.

2.                  Depois, colocar a água fervendo.

3.                  Mexer até diluir todas as escamas da soda.

4.                  Adicionar o óleo e mexer.

5.                  Adicionar o amaciante e mexer novamente.

6.                  Jogar a mistura numa fôrma e esperar secar.

7.                  Cortar o sabão em barras.

 

Atenção: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura.

A partir das observações e conclusões obtidas no experimento, os grupos irão responder aos questionamentos que serão propostos pelo professor:

  1. Quais as funções do óleo de cozinha e da soda cáustica na reação da produção de sabão?
  2. Por que se deve acrescentar água quente durante o experimento?

3.      Por que o sabão é um bom produto de limpeza? Relacione a resposta com a polaridade das moléculas.

4.      Compare as características químicas dos sabões comuns e dos sabões biodegradáveis.

5.      É verdade que o sabão é bom quando faz muita espuma?

6.      Qual a consequência do acúmulo de óleo nas águas?

7.      Qual a destinação final adequada para os óleos de cozinha? Por quê?

 

Para auxiliar na elaboração das respostas, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática educativa para que possam realizar pesquisas acerca dos aspectos envolvidos nos questionamentos acima.

Ao final desta atividade, os alunos deverão postar na página do Facebook o registro que fizeram durante o experimento e as ações que serão elaboradas no momento da discussão e solicitar, aos usuários que acessarem o material produzido, sugestões a serem acrescentadas na lista de ações mencionada. 

Sugestão de sites para pesquisa:

-  http://www.sermelhor.com/artigo.php?artigo=61&secao=ecologia (acessado em: 20/01/2012)

-  http://quimicasemsegredos.com/documents/Teoria/Saboes-e-Detergentes.pdf(acessado em: 20/01/2012)

-  http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/sabao.html (acessado em: 20/01/2012)

-  http://www.brasilescola.com/quimica/relacao-entre-quantidade-espuma-eficiencia-limpeza.htm (acessado em: 20/01/2012)

-  http://demsur.com.br/portal/?page_id=712 (acessado em: 20/01/2012)


MOMENTO DO ALUNO

Os alunos, organizados em grupos, irão desenvolver o experimento e responder as questões.

 

DISCUSSÃO

O professor solicitará aos grupos que apresentem suas percepções a respeito do experimento e suas repostas às questões propostas. Após esse momento, o professor deverá estimular uma discussão sobre o assunto, abordando aspectos relacionados às consequências do acúmulo de óleo nas águas e as medidas que podem ser tomadas para minimizar os danos ao meio ambiente abordados na atividade através dos seguintes questionamentos: “O acúmulo de óleos em um rio dificulta a entrada de luz? Por quê? O que os organismos fotossintetizantes oferecem para os organismos heterotróficos presentes no rio?  Quais as possíveis ações a serem tomadas para reutilizar ou reciclar produtos?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO

Para finalizar esta atividade, o professor deverá apresentar as diversas consequências do descarte inadequado do óleo de cozinha usado e sistematizar a reação de saponificação revisando as funções de cada composto que reage a partir dos comentários dos alunos sobre cada uma destas. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Minas sem lixões - Parte 3 Vídeo
Gestão Sustentável do Lixo Urbano - Pilhas e baterias Vídeo
Minas sem lixões - Parte 2 Vídeo
Minas sem lixões - Parte 1 Vídeo
Recursos Complementares

 

Sugestão de links para os alunos

Vídeo:

“Cidades e soluções - Reciclagem de pilhas e baterias”

http://www.youtube.com/watch?v=gfDOiLold6o

Acessado em: 05/11/12

 

Site para consulta:

http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=144&Itemid=251

Acessado em: 18/02/12

 

Tutoriais:

“Facebook: Como criar uma página para sua empresa”

http://www.tecmundo.com.br/tutorial/23931-facebook-como-criar-uma-pagina-para-a-sua-empresa.htm

 Acessado em: 06/11/12

http://visualdicas.blogspot.com.br/2010/12/como-criar-uma-pagina-oficial-no.html Acessado em: 21/11/2012

 

Sugestões de links para professores

Vídeo:

“Lixo orgânico dá lucro”

http://g1.globo.com/globo-news/cidades-e-solucoes/platb/

Acessado em: 05/11/12

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

Animação:

Lixo urbano – Reciclagem de lixo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36213

Acessado em: 05/11/12

 

Site para consulta:

“Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem” (Ver em Cursos e Materiais/Estratégias de estudo/Comunicação virtual e redes sociais)

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml

Acessado em: 06/11/12

Avaliação

Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos entenderam as definições e características a respeito dos locais de disposição final do lixo, através das respostas das questões propostas e do material apresentado na página do facebook. Na atividade 2, poderá ser averiguado se os alunos conseguiram compreender o funcionamento, a composição química e a disposição adequada das pilhas, a partir da qualidade das informações produzidas para o programa de TV. Já na atividade 3, o professor poderá averiguar se os alunos conseguiram interpretar a reação de química da produção do sabão, distinguir as características químicas entre os tipos de sabões e entender o destino adequado do óleo de cozinha usado, através da análise das respostas aos questionamentos e dos argumentos apresentados durante a discussão

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