26/01/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
* Reestruturar as ações expressas pelos personagens em suas aventuras televisivas para ações reais de nosso contexto.
* Utilizar diferentes recursos para produção de material de leitura.
- Leitura e escrita (hipótese que a criança possui para assim poder melhor auxiliá-la a realizar as tarefas);
-Observação e análise da estrutura textual de livros de estórias,contos de fadas e histórias em quadrinhos;
-Conhecimentos de informática (uso do PC, editor de texto e do software educacional HagáQuê;
- Coleta e organização de dados;
Desenvolvimento:
1ª etapa
Em conversa, fazer o levantamento de quais programas são os preferidos pelos alunos, registrar no quadro. Destes, verificar em conjunto, quais são os mais citados, horário em que é veiculado e sua emissora, sua classificação (se são voltados para o público infantil ou não).
Identificado o programa preferido (neste caso a série Power Rangers), questionar sobre quem são, o que mais chama atenção em suas aventuras, o que mais gostam e o que menos gostam, quais os objetivos dos personagens. (Comentar que este filme é classificado como “fantástico”, pois trabalham com elementos pouco prováveis de acontecer na vida real).
Ilustrar com tinta guache os personagens da série.
2ª etapa
Na aula seguinte, ver o vídeo “Power Rangers Força Mística – Guerreiros Lendários”. Peça para que os alunos recontem o viram, descrevendo cenas e personagens, bem como a sequência de fatos. Questionar por qual motivo eles lutam (salvar o mundo/ bem X mal), quais as forças que os personagens “invocam” para aumentar seus poderes, se mesmo por uma “boa causa” se justificam suas ações (lutas, combates, destruições). Trazendo este antagonismo para nosso contexto, até que ponto atitudes mais enfáticas (agressivas) pode resolver ou criar mais situações delicadas? De que outras maneiras podem resolver situações conflitantes? Quais são os “vilões” do nosso cotidiano? Que assuntos ou situações me preocupam em casa e na escola? Quando brinco com meus colegas e amigos, imito as atitudes dos personagens do vídeo? Estou sabendo conviver e respeitar a mim e meus colegas?
Fazer o registro das respostas destes questionamentos, elaborar combinados.
3ª etapa
Uma vez identificados os “vilões” do nosso dia-a-dia, criar mini livros em que os personagens estudados viverão novas aventuras, de acordo com os assuntos estudados e debatidos em aula. Ex.:
- Power Rangers contra o desperdício da água
- Guerreiros Lendários em: reciclar é preciso
- Power Ranger e as forças da natureza (fenômenos climáticos e sua influência em nossas vidas)
- Rangers e as cores
- Cuidados com o corpo – atividades físicas e higiene
- Coreografando (seqüência de movimentos)
Será feito um rodízio com os mini-livros produzidos pelas crianças para que todos leiam as histórias produzidas pelos colegas.
4ª etapa
Agora as crianças irão readaptar suas histórias para uma história em quadrinhos com auxílio do software educacional HagáQuê, utilizando o laboratório de informática da escola.
Esta atividade é para que as crianças percebam como é possível contar a mesma história utilizando recursos diferenciados.
Material necessário:
* Laboratório de Informática;
* Software Educacional HagáQuê (livre).
Verifique se as crianças identificaram a tênue linha (que neste período dos seis aos oito anos) divide a realidade e a ficção, compreenderam que nem todas as situações se resolvem a partir da imposição do mais forte, para que haja qualidade de vida em casa e na escola é preciso que saibamos conviver e respeitar os outros, “auto-avaliação” dos aspectos positivos e outros nem tantos de minhas ações na hora do recreio; conclusões a que chegamos; criatividade e encadeamento de fatos ao escreverem a história e organização das partes do livro e sua “arte gráfica” (ilustrações). Utilização de diferentes recursos:
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