18/09/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Identificar e nomear figuras geométricas; e identificar linhas.
Atividade 1 – Destacar os atributos necessários das figuras geométricas estudadas.
1º Momento - O professor mostra as figuras e solicita às crianças que descrevam as peças, apontando as características: cor, forma, tamanho e espessura (de círculos, triângulos, retângulos, quadrados). Ele deverá orientar a atividade de descrever, formulando as perguntas necessárias para ajudar as crianças a fazer a análise da figura evidenciada, como exemplo:
A partir dessas perguntas, o professor ajuda às crianças a descrever e trabalhar com as características de cada forma geométrica.
Figura 1- Blocos lógicos. Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_KUaanEgTiHk/R-uokPJ-xmI/AAAAAAAAAYs/1ofgcMwFBlI/s320/AT16164.jpg
2º Momento - O professor orientará as crianças para escolher duas peças dos blocos lógicos para analisar, medir e descrever como são os lados das figuras geométricas escolhidas.
Figura 2 - foto de crianças da turma 4 - na faixa etária de 5 anos.
3º momento - O professor ajuda às crianças a analisar a forma de repr esentar as figuras geométricas com as linhas e introduz novos conceitos: linha reta, verticais, horizontais; linhas curvas: fechadas e abertas; abertas para a direita, para a esquerda, para cima e para baixo. Nesse momento faz uso dos seguintes recursos: traçados de linhas diversificadas; cordões e palitos. A partir do estudo das linhas ajudará as crianças a procurá-las em diversas imagens.
Figura 3 - Imagem como recurso didático.
Fonte: http://www.1001imagens.net/wp-content/uploads/2009/05/fg3.png
Avaliar os novos conhecimentos e novas habilidades das crianças. Elas conseguem: identificar triângulos (três lados e três cantos), quadrados (quatro lados iguais e quatro cantos abertos) círculos (rolam e não tem lados) e identificar as linhas pelos atributos de retas e curvas.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasÉ uma ótima aula, já que as crianças necessitam mais do que conhecimentos teóricos a utilização de blocos de cores e formas diferentes não só ajuda na do aprendizado das formas, como também na separação de grupos de peças com caracaterísticas semelhantes, aprendendo a reconhecê-las em outros objetos ou locais.