Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESCREVER OS ATRIBUTOS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS: uma linguagem infantil

 

18/09/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e nomear figuras geométricas; e identificar linhas.

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 35 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Cor, tamanho e formas
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Destacar os atributos necessários das figuras geométricas estudadas.


1º Momento -  O professor mostra as figuras e solicita às crianças que descrevam as peças, apontando as características: cor, forma, tamanho e espessura (de círculos, triângulos, retângulos, quadrados). Ele deverá orientar a atividade de descrever, formulando as perguntas necessárias para ajudar as crianças a fazer a análise da figura evidenciada, como exemplo:

  • Quais são as formas geométricas que vocês estão vendo?
  • Quais são as cores?
  • Quais são os tamanhos?
  • Os blocos têm espessura? O que é espessura?

A partir dessas perguntas, o professor ajuda às crianças a descrever e trabalhar com as características de cada forma geométrica.

Figura 1- Blocos lógicos. Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_KUaanEgTiHk/R-uokPJ-xmI/AAAAAAAAAYs/1ofgcMwFBlI/s320/AT16164.jpg

2º Momento - O professor orientará as crianças para escolher duas peças dos blocos lógicos para analisar, medir e descrever como são os lados das figuras geométricas escolhidas.

Figura 2 - foto de crianças da turma 4 - na faixa etária de 5 anos.

3º momento -  O professor ajuda às crianças a  analisar a forma de repr esentar as figuras geométricas com as linhas e introduz novos conceitos: linha reta,  verticais,  horizontais;  linhas curvas: fechadas e abertas; abertas para a direita, para a esquerda, para cima e para baixo. Nesse momento faz uso dos seguintes recursos: traçados de linhas diversificadas; cordões e  palitos. A partir do estudo das linhas ajudará as crianças a procurá-las em diversas  imagens.

  • Exemplo: procure e aponte as linhas retas e as linhas curvas encontradas na imagem  abaixo:

Figura 3 - Imagem como recurso didático.

Fonte: http://www.1001imagens.net/wp-content/uploads/2009/05/fg3.png

Avaliação

Avaliar os novos conhecimentos e novas habilidades das crianças. Elas conseguem: identificar triângulos (três lados e três cantos), quadrados (quatro lados iguais e quatro cantos abertos)  círculos (rolam e não tem lados) e identificar as linhas pelos atributos de retas e curvas. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • João Carlos, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    joao.carlos.al.mo@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É uma ótima aula, já que as crianças necessitam mais do que conhecimentos teóricos a utilização de blocos de cores e formas diferentes não só ajuda na do aprendizado das formas, como também na separação de grupos de peças com caracaterísticas semelhantes, aprendendo a reconhecê-las em outros objetos ou locais.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.