Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tempo de reação e medidas de grandezas físicas

 

15/01/2014

Autor e Coautor(es)
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG

Ivan Pontelo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Conhecimentos básicos e fundamentais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos da aula:

  • Medir o tempo de reação entre receber um estímulo (visual ou tátil, por exemplo) e realizar uma ação;

  • Estimar como esse tempo de reação pode influenciar na realização de medidas de tempo necessárias ao estudo dos fenômenos naturais;

  • Distinguir processos de medida direta e indireta e realizar medidas indiretas em situações significativas;

  • Fazer estimativas de grandezas obtidas por meio de medidas diretas ou indiretas;

  • Identificar os efeitos de alterações no tempo de reação em atividades do cotidiano, tais como dirigir.

Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios específicos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Medida do tempo de reação para sentir com uma mão e agir com a outra

Um grupo de estudantes, formando uma roda de mãos dadas, irá medir o tempo médio de reação de cada estudante para sentir e agir com as mãos. Um dos estudantes, estando com um cronômetro em uma das mãos, dispara o cronômetro ao mesmo tempo em que aperta a mão do companheiro ao lado. Esse segundo indivíduo, ao sentir o "apertão", aperta a mão do companheiro seguinte. Desse modo, o "apertão" desloca-se ao longo do círculo de estudantes até chegar de volta ao estudante inicial. No momento em que esse recebe de volta o “apertão”, o cronômetro deve ser parado, de forma a se determinar quanto tempo foi necessário para o estímulo se propagar ao longo da roda de estudantes.

Dependendo do número de estudantes na sala, pode-se dividi-la em grupos para a realização de várias medidas do tempo de reação decorrido entre sentir com uma mão e agir com outra. Esse tempo de reação por pessoa é calculado dividindo-se o tempo total medido no cronômetro pelo número de estudantes na roda. Realizando-se várias medidas, é possível calcular um valor médio para o tempo de reação, bem como o desvio padrão das medidas em torno do valor médio, caso seja de interesse do professor desenvolver essa discussão.

 

Atividade 2 – Medida do tempo de reação para ver e agir com as mãos

Utilizando o tempo de queda de um objeto, pode-se medir o tempo de reação para uma pessoa ver um acontecimento e, em seguida, agir com uma ou com as duas mãos. O procedimento consiste em soltar, verticalmente, uma régua que a pessoa cujo tempo de reação está sendo avaliado deverá segurar, usando os dedos indicador e polegar. A régua deve ser solta sem aviso prévio e com o "zero" para baixo; a pessoa avaliada deverá segurar a régua o mais rapidamente possível. Cada grupo de estudantes poderá usar uma régua com uma dentre as seguintes escalas: decimetrada, centimetrada ou milimetrada.

Nesse caso, pode-se discutir a adequação de cada uma dessas medidas para a realização de uma medida mais precisa. Se o professor fizer a opção por introduzir essa questão, poderá ajudar os estudantes a observar que:

  1. a escala decimetrada é menos adequada por gerar as medidas com o menor número de algarismos significativos dentre as três escalas;

  2. a escala milimetrada também não é a mais adequada, uma vez que a área da régua atingida pela superfície dos dedos utilizados para agarra-la gira tem como ordem de grandeza o centímetro.

Assim, os estudantes podem chegar à conclusão de que:

  1. a escala em centímetros é a mais adequada;

  2. um instrumento que realiza, a princípio, uma medida mais precisa (nesse caso, a régua com escala milimetrada) não gera necessariamente medidas efetivamente mais precisas ou com maior número de algarismos significativos.

Após medir a distância média percorrida pela régua abandonada e novamente presa de acordo com o procedimento descrito acima, os estudantes podem determinar o tempo de reação para uma pessoa ver e agir com uma das mãos usando a tabela apresentada a seguir. Trata-se de uma tabela que relaciona a distância percorrida pela régua e o tempo transcorrido durante a queda desse objeto. A tabela foi gerada a partir da equação de queda dos corpos de Galileu para uma aceleração da gravidade de 9,81 m/s2. A ideia de utilizar a tabela ao invés da equação é a de permitir que estudantes sem proficiência em álgebra realizem sem problemas a exploração proposta. Contudo, mesmo entre estudantes com proficiência em álgebra, o uso da tabela em substituição à equação permite que a apresentação e a justificação da estrutura da equação saiam do foco pedagógico da exploração.

altura de queda (cm)

tempo de queda (s)

altura de queda (cm)

tempo de queda (s)

altura de queda (cm)

tempo de queda (s)

altura de queda (cm)

tempo de queda (s)

1

0,045

11

0,150

21

0,207

31

0,252

2

0,064

12

0,156

22

0,212

32

0,256

3

0,078

13

0,163

23

0,217

33

0,260

4

0,090

14

0,169

24

0,221

34

0,263

5

0,101

15

0,175

25

0,226

35

0,267

6

0,111

16

0,181

26

0,230

36

0,271

7

0,120

17

0,186

27

0,235

37

0,275

8

0,128

18

0,192

28

0,239

38

0,278

9

0,136

19

0,197

29

0,243

39

0,282

10

0,143

20

0,202

30

0,247

40

0,286

Pode-se discutir com os estudantes a impossibilidade de usar um cronômetro para medir o tempo médio de reação de um colega do grupo. Afinal, o tempo de reação de quem está tentando fazer a medida com o cronômetro se “misturaria” ao tempo de reação daquele que está sendo avaliado, o que produzirá uma medida que não pode ser adequadamente interpretada. Outro fato importante a ser ressaltado é o de que as medidas de tempo de reação realizadas com o auxílio da tabela são medidas indiretas. Assim, a situação proposta serve para ilustrar outras situações nas quais não temos acesso a medidas diretas, mas, apenas, a medidas indiretas realizadas por meio de cálculos que se baseiam em relações teoricamente concebidas entre as grandezas sob avaliação.

Usando a tabela, cada grupo deve fazer cinco medidas e determinar o tempo médio de reação de um de seus integrantes. Feito isso, devem responder às seguintes questões:

  1. O caminho percorrido pelo estímulo nervoso é o mesmo nas situações que envolvem sentir com uma mão e agir com a outra ou ver e agir com uma das mãos?

  2. Será que o tempo de reação para ver e agir com a mão é o mesmo que o tempo para ver e agir com o pé?; como poderíamos verificar isso?

 

Atividade 3 – Medida do Tempo de Reação para parar um veículo: um bafômetro divertido

Para se medir o tempo de reação para ver e agir com o pé, sugerimos a realização da exploração descrita neste link  <pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=479&MEDIDA+DO+TEMPO+DE+REACAO+PARA+PARAR+UM+VEICULO+UM+BAFOMETRO+DIVERTIDO>.

Recursos Complementares

Sugestões de links:

  1. Portal público criado para difundir o uso de atividades práticas na educação em ciências e para promover a divulgação científica. http://pontociencia.org.br/
  2.  Site criado pelo autor desta aula para permitir o acesso de seus estudantes a materiais criados para dar suporte ao ensino e à aprendizagem da Física. https://sites.google.com/site/1anofisicacoltecufmg/
  3. Tempo de reação entre ver e agir com as mãos no site Feira de Ciências: http://www.feiradeciencias.com.br/sala17/17_07.asp
  4. Tempo de reação humana em situações normais e sob estresse: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAYpMAB/tempo-reacao-humana
  5. Sobre erros de medida: http://200.17.141.35/egsantana/unidades/medidas/medidas.htm ou http://www.peb.ufrj.br/cursos/ErrosIncertezas.pdf ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_erros ou http://www.ifi.unicamp.br/leb/f22910s2/Erros.pdf
Avaliação

A avaliação deve ser consistente com o que propõem os objetivos de aprendizagem descritos no item “O que o aluno poderá aprender com esta aula”. Alguns exercícios de lápis e papel similares aos que apresentamos a seguir podem ser usados tanto para transferir a responsabilidade aos estudantes pelo uso dos conhecimentos construídos ao longo da aula, quanto para identificar eventuais dificuldades de compreensão dos conceitos e relações que estruturam a atividade.

 

Questões referentes à 1ª atividade:

Questão 01– Por que razão sugere-se a realização de várias medidas? Pense sobre essa questão e conceba um critério para escolher o número de medidas a serem realizadas.

Questão 02– Pondere sobre as diferenças entre as medidas obtidas. Procure pensar nos motivos de erros que podem ocorrer durante a realização das medidas e os modos de reduzir esses erros.

Questão 03– Discuta com seu grupo uma maneira de determinar qual é o melhor valor para o tempo de propagação do estímulo medido diversas vezes e registrado em uma tabela. Justifique o critério utilizado.

Questão 04– Estime o tempo que cada pessoa do grupo leva para sentir com uma mão e reagir com a outra. Descreva e justifique a maneira como esse tempo de reação foi estimado.

Questão 05– Com as medidas realizadas, podemos também avaliar o valor da velocidade de transmissão dos impulsos nervosos. Para fazer tal avaliação, dividimos o espaço percorrido pelos impulsos nervosos (da mão para o cérebro ou do cérebro para a mão) pelo tempo decorrido nessa transmissão (determinado anteriormente). Estime esse valor usando as medidas que você realizou.

Questão 06– A partir das suas medidas, faça uma estimativa sobre qual seria o tempo de reação para uma pessoa ver um acontecimento e agir com uma das mãos.

 

Questões referentes à 2ª atividade:

Questão 07– Compare o valor encontrado com aqueles determinados nas respostas das questões 04 e 06.

Questão 08– Por que precisamos usar a tabela acima, ao invés de utilizar um cronômetro para medir o tempo médio de reação de um colega do grupo?

Questão 09– As medidas de tempo realizadas com o auxílio da tabela são medidas diretas ou indiretas? Explique.

Questão 10– Você acha que o tempo de reação para ver e agir com a mão é o mesmo que o tempo para ver e agir com o pé? Por quê? Como você poderia verificar isso?

Questão 11– Paleontólogos brasileiros e argentinos descobriram, em 2007, o mais completo fóssil de dinossauro do mundo. Estima-se que o espécime descoberto tinha, aproximadamente, 32 metros da cabeça à ponta da cauda. Supondo que a velocidade dos impulsos nervosos para esse animal fosse igual àquela que você calculou na questão 05 e que o cérebro desse dinossauro participasse da reação desse animal a uma mordida produzida na ponta de sua cauda:

a)    Que tempo seria necessário para o dinossauro sentir uma mordida e reagir à mesma?

b)    Você acha esse resultado razoável em termos de sobrevivência do dinossauro?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.