Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LEITURA DE TABELA DOS BLOCOS LÓGICOS

 

04/09/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar as operações lógicas de dividir figuras geométricas por critérios de distinção e agrupar por critérios de semelhanças  para aprender a classificar.

Duração das atividades
A atividade terá a duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Identificar os atributos de cada peça do jogo
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1  -  Seriar figuras geométricas com base no tamanho.

 

1º Momento: O professor deverá iniciar a aula mostrando às crianças as diversas peças dos blocos lógicos e solicitar que elas analisem cada uma para nomear as cores, as formas e as espessuras. Nesse sentido, o professor faz as seguintes perguntas:

  • Quais são as cores das figuras geométricas?
  • Quais formas observadas?
  • Quais são os tamanhos das peças?
  • Quais são as espessuras? Vocês sabem o que é espessura?


Obs.: É importante que o professor, junto às crianças, responda essas questões para jogar com a cartela com quatro linhas e três colunas. No momento do jogo com o modelo, as crianças conservam a forma, a cor e a espessura e fazem diferenciação de tamanho

Exemplo: triângulos vermelhos e finos, quadrados vermelhos e finos, retângulos vermelhos e finos.

 

2º momento - O professor organiza as crianças em duplas e as orienta para desenvolver a atividade, que consiste em fazer outras combinações com as figuras geométricas e explicar os critérios utilizados.

 

Recursos Complementares
Avaliação

Avalia se as crianças conseguiram desenvolver as seguintes atividades:


a) reconhecer figuras com diferentes espessuras;
b) combinar os critérios para fazer os agrupamentos;
c) usar o critério adequado para fazer a distinção.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.