04/09/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Realizar as operações lógicas de dividir figuras geométricas por critérios de distinção e agrupar por critérios de semelhanças para aprender a classificar.
Atividade 1 - Seriar figuras geométricas com base no tamanho.
1º Momento: O professor deverá iniciar a aula mostrando às crianças as diversas peças dos blocos lógicos e solicitar que elas analisem cada uma para nomear as cores, as formas e as espessuras. Nesse sentido, o professor faz as seguintes perguntas:
Obs.: É importante que o professor, junto às crianças, responda essas questões para jogar com a cartela com quatro linhas e três colunas. No momento do jogo com o modelo, as crianças conservam a forma, a cor e a espessura e fazem diferenciação de tamanho
Exemplo: triângulos vermelhos e finos, quadrados vermelhos e finos, retângulos vermelhos e finos.
2º momento - O professor organiza as crianças em duplas e as orienta para desenvolver a atividade, que consiste em fazer outras combinações com as figuras geométricas e explicar os critérios utilizados.
Avalia se as crianças conseguiram desenvolver as seguintes atividades:
a) reconhecer figuras com diferentes espessuras;
b) combinar os critérios para fazer os agrupamentos;
c) usar o critério adequado para fazer a distinção.
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