28/08/2008
Cristina Leite
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
Caso ache necessário, utilize outros vídeos além do indicado nesta proposta de aula.
Atenção! Lembre-se de carregar o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo aos alunos!
Professor(a), explique aos seus alunos que será apresentado um vídeo sobre o Bioma Cerrado. Oriente-os a prestar atenção nas questões que atestam à destruição desse Bioma, que serão posteriormente analisadas.
O vídeo “Cerrado” de 3 (três) minutos e 20 (vinte) segundos de duração resume os acontecimentos dos últimos anos em relação ao processo de ocupação da região centro-oeste. Este vídeo está disponível gratuitamente no site do YouTube: http://br.youtube.com/watch?v=YF3MreD9xXE&NR=1 (Figura 1).
Figura 1: Vídeo do YouTube denominado “Cerrado”.
Professor(a), após a apresentação do vídeo, promova um debate que aborde as seguintes questões:
Comparação entre o que viram e o que existe no lugar onde moram;
Identificação dos animais conhecidos, inclusive em relação ao lugar em que o aluno está;
Identificação das cenas de destruição ao Bioma Cerrado;
Identificação das atividades que estão causando a destruição do Bioma Cerrado.
Professor(a), peça aos alunos que acessem o site h ttp://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_70_911200585234.html e leiam o texto disponível. Esse texto apresenta informações sobre a ocupação do Bioma Cerrado, além de ilustrações e imagens de satélite. Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, onde cada aluno lê um parágrafo em voz alta.
Professor(a), após a leitura, retornar às fotos e imagens e discuti-las uma a uma detalhadamente. Oriente os alunos a anotar suas conclusões e identificar palavras a serem pesquisadas para a construção do glossário.
1ª Ilustração: “Atividade Agrícola no Cerrado bahiano”.
Nessa foto é possível visualizar uma área de plantio. É uma área plana, apta à mecanização e intensamente explorada. Não é possível identificar o que está sendo cultivado, mas é possível separar áreas que estão sendo preparadas para cultivo (parte em marrom) de áreas já plantadas (verde).
Durante a interpretação da fotografia, instigue os alunos a explicar o “por que” desse tipo de atividade. Aos poucos vá direcionando a discussão e inserindo explicações adicionais às questões apresentadas pelos alunos, de modo que compreendam por que o Cerrado passou a ser tão explorado em um curto espaço de tempo. Aproveite o próprio texto e resgate explicações como a construção de Brasília e a expansão da fronteira agrícola.
Direcione a discussão para as conseqüências desse tipo de exploração, destacando principalmente a retirada da cobertura vegetal natural.
A discussão poderá ser norteada pelas seguintes questões-chaves:
O que é possível visualizar nessa foto?
Como é a paisagem apresentada?
No segundo parágrafo do texto consta que a ocupação “acelerada e desordenada” do Bioma Cerrado intensificou-se há poucas décadas. Quais são as razões que justificam ess e tipo de atividade no Bioma Cerrado?
Quais são as conseqüências desse tipo de exploração?
2ª Ilustração: “Recorte de imagem do satélite Landsat demonstrando os efeitos da interferência humana no entorno da Estação Ecológica de Águas Emendadas que fica no Distrito Federal".
Nessa imagem de satélite é possível visualizar (utilize a legenda na imagem para auxiliar na interpretação):
A. áreas com vegetação natural: toda área central da imagem de satélite onde está a Estação Ecológica Águas Emendadas e as áreas com cor verde claro, que são as matas ciliares e matas galeria.
B. áreas de plantio: manchas com cores que variam do rosa ao roxo escuro. Não é possível identificar o que está sendo plantado, mas é possível ter noção de dimensão de área.
C. áreas urbanas: manchas com cores que variam do branco ao roxo acinzentado.
Professor(a), durante a interpretação, destaque os aspectos interessantes dessa imagem. Identifique os elementos que se repetem para o restante do Bioma Cerrado:
I. parte das áreas naturais remanescentes localizam-se em áreas de preservação ambiental;
II. estreitas faixas de matas são preservadas ao longo de cursos d’água;
III. fragmentos isolados de vegetação remanescente são preservadas na forma de pequenas reservas dentro de propriedades;
IV. as partes mais movimentadas do relevo nem sempre são exploradas por serem impróprias à mecanização.
A discussão poderá ser norteada pelas seguintes questões-chaves:
O que é possível visualizar nessa imagem de satélite?
É possível identificar a predominância de áreas naturais ou de áreas agrícolas e urbanas?
Tem uma área considerável de vegetação remanescente na parte central da imagem que coincide com os limites da Estação Ecológica de Águas Emendadas. Qual é a importância desse tipo de área para o Bioma Cerrado?
Quais são as conseqüências desse tipo de exploração?
3ª Ilustração: "Recorte de imagem do satélite Landsat demonstrando os efeitos da atividade agrícola no estado de Goiás”.
Nessa imagem de satélite é possível visualizar:
A. áreas com vegetação natural: manchas verde claro com formato alongado que são mata ciliar e mata galeria.
B. áreas de irrigação por pivôs centrais: círculos com cores variadas. O verde claro é área plantada, o rosa arroxeado indica que o solo está sendo preparado para plantio.
C. áreas agrícolas: manchas que variam do o rosa ao rocho escuro, que são áreas de solo que está sendo preparado para o plantio.
A discussão poderá ser norteada pelas seguintes questões-chaves:
O que é possível visualizar nessa imagem de satélite?
É possível identificar a predominância de áreas naturais ou de áreas agrícolas?
Quais são as conseqüências desse tipo de exploração?
4ª Ilustração: “Recorte de imagem do satélite Landsat demonstrando as interferências humanas no entorno do Parque Nacional de Brasília”.
Nessa imagem de satélite é possível visualizar:
A. áreas com vegetação natural: toda área central da imagem de satélite onde está o Parque Nacional de Brasília e as manchas verde claro que são mata ciliar, mata galeria e pequenas reservas.
B. áreas urbana: manchas com cores que variam do branco ao rocho acinzentado. O tom esverdiado sobre o Plano Piloto indica que é uma área bem arborizada.
C. áreas agrícolas: manchas que variam do rosa ao rocho escuro, que são áreas de solo que está sendo preparado para o plantio.
A discussão poderá ser norteada pelas se guintes questões chaves:
O que é possível visualizar nessa imagem de satélite?
É possível identificar a predominância de áreas naturais ou de ár eas urbanas e agrícolas?
Qual é a importância do Parque Nacional de Brasília?
Quais são as conseqüências desse tipo de exploração?
5ª Ilustração: “Imagem do satélite Landsat demonstrando a interferência humana no entorno do Parque Nacional das Emas”.
Nessa imagem de satélite é possível visualizar:
A. áreas com vegetação natural: toda área central da imagem de satélite onde está o Parque Nacional das Emas e as manchas verde claro que são mata ciliar, mata galeria e pequenas reservas.
B. áreas de pastagem: manchas com cores que variam do laranja claro até o rocho claro.
C. áreas agrícolas: manchas que variam do rosa ao rocho escuro, que são áreas de solo que está sendo preparado para o plantio. Os retângulos com cor verde claro indica que a plantação já está grande.
A discussão poderá ser norteada pelas seguintes questões-chaves:
O que é possível visualizar nessa imagem de satélite?
É possível identificar a predominância de áreas naturais ou de áreas urbanas e agrícolas?
Qual é a importância do Parque Nacional das Emas?
Quais são as conseqüências desse tipo de exploração?
6ª Ilustração: “Leito Seco de Rio na divisa do Estados de Goiás e Tocantins”.
Professor(a), o rio secou porque baixou o nível do lençol freático. Aproveite essa ilustração para abordar uma das conseqüências desse tipo de exploração do Bioma Cerrado que é a diminuição das áreas de recarga do lençol freático.
Como algumas das atividades analisadas nas imagens de satélite, contribuem para que rios como esse sequem?
7ª Ilustração: “Vereda represada no estado de Goiás”.
Professor(a), as palmeiras estão morrendo porque foi construída uma represa em um local de vereda.
Discussão a ser realizada com os alunos:
8ª e 9ª Ilustrações: “Ema em cultura de soja nas proximidades do Parque Nacional das Emas” e “Anta atropelada nos limites do Parque Nacional das Emas”.
Professor(a), busque ressaltar que a exploração intensiva deixa poucas áreas para a vida silvestre.
O que é possível visualizar nessas duas fotos?
O que está ocasionando isso?
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/10/2010
Quatro estrelasMuito interessante as estrategias utilizadas e os recursos tambem sao de boa qualidade.Os alunos irao ter um otimo aproveitamento.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula é excelente, porque traz muitas inovações didáticas. Parabéns.Que é o que nós professores mais precisamos, nessa era de tecnologias avançando cada vez mias...
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns professor pela aula, pois nós professores precisamos usar cada vez mais inovações em nossa prática,pois nossos alunos que srão os beneficiados.
24/03/2010
Sem estrelasAchamos essa aula excelente, trabalhamos na disciplina de Prática de Ensino de Geografia, para demonstrar como as estagiárias poderiam trabalhar esse tema - Cerrado - no Ensino Médio.