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Bioma Cerrado (ocupação e predação)

 

28/08/2008

Autor e Coautor(es)
Sandro Nunes de Oliveira
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar processos de predação do Bioma Cerrado.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
 
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A):
  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.

  • Caso ache necessário, utilize outros vídeos além do indicado nesta proposta de aula.

  • Atenção! Lembre-se de carregar o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo aos alunos!

 
ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor(a), explique aos seus alunos que será apresentado um vídeo sobre o Bioma Cerrado. Oriente-os a prestar atenção nas questões que atestam à destruição desse Bioma, que serão posteriormente analisadas.

  • O vídeo “Cerrado” de 3 (três) minutos e 20 (vinte) segundos de duração resume os acontecimentos dos últimos anos em relação ao processo de ocupação da região centro-oeste. Este vídeo está disponível gratuitamente no site do YouTube: http://br.youtube.com/watch?v=YF3MreD9xXE&NR=1  (Figura 1).
     

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/461/imagens/Filme_Cerrado_aula6.JPG

Figura 1: Vídeo do YouTube denominado “Cerrado”.

 
ATIVIDADE 2: DISCUSSÃO

 

Professor(a), após a apresentação do vídeo, promova um debate que aborde as seguintes questões:

  • Comparação entre o que viram e o que existe no lugar onde moram;

  • Identificação dos animais conhecidos, inclusive em relação ao lugar em que o aluno está;

  • Identificação das cenas de destruição ao Bioma Cerrado;

  • Identificação das atividades que estão causando a destruição do Bioma Cerrado. 

 
ATIVIDADE 3: LEITURA DE TEXTO

 

Professor(a), peça aos alunos que acessem o site h ttp://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_70_911200585234.html e leiam o texto disponível. Esse texto apresenta informações sobre a ocupação do Bioma Cerrado, além de ilustrações e imagens de satélite. Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, onde cada aluno lê um parágrafo em voz alta.
 

ATIVIDADE 4: DISCUSSÃO

 

Professor(a), após a leitura, retornar às fotos e imagens e discuti-las uma a uma detalhadamente. Oriente os alunos a anotar suas conclusões e identificar palavras a serem pesquisadas para a construção do glossário.

  • 1ª Ilustração: “Atividade Agrícola no Cerrado bahiano”.

Orientações para o professor (a):

Nessa foto é possível visualizar uma área de plantio. É uma área plana, apta à mecanização e intensamente explorada. Não é possível identificar o que está sendo cultivado, mas é possível separar áreas que estão sendo preparadas para cultivo (parte em marrom) de áreas já plantadas (verde).
Durante a interpretação da fotografia, instigue os alunos a explicar o “por que” desse tipo de atividade. Aos poucos vá direcionando a discussão e inserindo explicações adicionais às questões apresentadas pelos alunos, de modo que compreendam por que o Cerrado passou a ser tão explorado em um curto espaço de tempo. Aproveite o próprio texto e resgate explicações como a construção de Brasília e a expansão da fronteira agrícola.
Direcione a discussão para as conseqüências desse tipo de exploração, destacando principalmente a retirada da cobertura vegetal natural.

Discussão a ser realizada com os alunos:

A discussão poderá ser norteada pelas seguintes questões-chaves:

  1. O que é possível visualizar nessa foto?

  2. Como é a paisagem apresentada?

  3. No segundo parágrafo do texto consta que a ocupação “acelerada e desordenada” do Bioma Cerrado intensificou-se há poucas décadas. Quais são as razões que justificam ess e tipo de atividade no Bioma Cerrado?

  4. Quais são as conseqüências desse tipo de exploração? 

  •  2ª Ilustração: “Recorte de imagem do satélite Landsat demonstrando os efeitos da interferência humana no entorno da Estação Ecológica de Águas Emendadas que fica no Distrito Federal".

Orientações para o professor (a):

Nessa imagem de satélite é possível visualizar (utilize a legenda na imagem para auxiliar na interpretação):

A. áreas com vegetação natural: toda área central da imagem de satélite onde está a Estação Ecológica Águas Emendadas e as áreas com cor verde claro, que são as matas ciliares e matas galeria.

B. áreas de plantio: manchas com cores que variam do rosa ao roxo escuro. Não é possível identificar o que está sendo plantado, mas é possível ter noção de dimensão de área.

C. áreas urbanas: manchas com cores que variam do branco ao roxo acinzentado.

Professor(a), durante a interpretação, destaque os aspectos interessantes dessa imagem. Identifique os elementos que se repetem para o restante do Bioma Cerrado:

I. parte das áreas naturais remanescentes localizam-se em áreas de preservação ambiental;
II. estreitas faixas de matas são preservadas ao longo de cursos d’água;
III. fragmentos isolados de vegetação remanescente são preservadas na forma de pequenas reservas dentro de propriedades;
IV. as partes mais movimentadas do relevo nem sempre são exploradas por serem impróprias à mecanização.

Discussão a ser realizada com os alunos:

A discussão poderá ser norteada pelas seguintes questões-chaves:
 

  1. O que é possível visualizar nessa imagem de satélite?

  2. É possível identificar a predominância de áreas naturais ou de áreas agrícolas e urbanas?

  3. Tem uma área considerável de vegetação remanescente na parte central da imagem que coincide com os limites da Estação Ecológica de Águas Emendadas. Qual é a importância desse tipo de área para o Bioma Cerrado?

  4. Quais são as conseqüências desse tipo de exploração?

  • 3ª Ilustração: "Recorte de imagem do satélite Landsat demonstrando os efeitos da atividade agrícola no estado de Goiás”.

Orientações para o professor (a):

Nessa imagem de satélite é possível visualizar:

A. áreas com vegetação natural: manchas verde claro com formato alongado que são mata ciliar e mata galeria.

B. áreas de irrigação por pivôs centrais: círculos com cores variadas. O verde claro é área plantada, o rosa arroxeado indica que o solo está sendo preparado para plantio.

C. áreas agrícolas: manchas que variam do o rosa ao rocho escuro, que são áreas de solo que está sendo preparado para o plantio.

Discussão a ser realizada com os alunos:

A discussão poderá ser norteada pelas seguintes questões-chaves:

  1. O que é possível visualizar nessa imagem de satélite?

  2. É possível identificar a predominância de áreas naturais ou de áreas agrícolas?

  3. Quais são as conseqüências desse tipo de exploração? 

 

  • 4ª Ilustração: “Recorte de imagem do satélite Landsat demonstrando as interferências humanas no entorno do Parque Nacional de Brasília”.

 

Orientações para o professor (a):

Nessa imagem de satélite é possível visualizar:

A. áreas com vegetação natural: toda área central da imagem de satélite onde está o Parque Nacional de Brasília e as manchas verde claro que são mata ciliar, mata galeria e pequenas reservas.

B. áreas urbana: manchas com cores que variam do branco ao rocho acinzentado. O tom esverdiado sobre o Plano Piloto indica que é uma área bem arborizada.

C. áreas agrícolas: manchas que variam do rosa ao rocho escuro, que são áreas de solo que está sendo preparado para o plantio.

Discussão a ser realizada com os alunos:

A discussão poderá ser norteada pelas se guintes questões chaves:

  1. O que é possível visualizar nessa imagem de satélite?

  2. É possível identificar a predominância de áreas naturais ou de ár eas urbanas e agrícolas?

  3. Qual é a importância do Parque Nacional de Brasília?

  4. Quais são as conseqüências desse tipo de exploração?

  • 5ª Ilustração: “Imagem do satélite Landsat demonstrando a interferência humana no entorno do Parque Nacional das Emas”.

Orientações para o professor (a):

Nessa imagem de satélite é possível visualizar:

A. áreas com vegetação natural: toda área central da imagem de satélite onde está o Parque Nacional das Emas e as manchas verde claro que são mata ciliar, mata galeria e pequenas reservas.

B. áreas de pastagem: manchas com cores que variam do laranja claro até o rocho claro.

C. áreas agrícolas: manchas que variam do rosa ao rocho escuro, que são áreas de solo que está sendo preparado para o plantio. Os retângulos com cor verde claro indica que a plantação já está grande.

Discussão a ser realizada com os alunos:

A discussão poderá ser norteada pelas seguintes questões-chaves:

  1. O que é possível visualizar nessa imagem de satélite?

  2. É possível identificar a predominância de áreas naturais ou de áreas urbanas e agrícolas?

  3. Qual é a importância do Parque Nacional das Emas?

  4. Quais são as conseqüências desse tipo de exploração?

  • 6ª Ilustração: “Leito Seco de Rio na divisa do Estados de Goiás e Tocantins”.

Orientações para o professor (a):
 

Professor(a), o rio secou porque baixou o nível do lençol freático. Aproveite essa ilustração para abordar uma das conseqüências desse tipo de exploração do Bioma Cerrado que é a diminuição das áreas de recarga do lençol freático.

Discussão a ser realizada com os alunos:
  1. Como algumas das atividades analisadas nas imagens de satélite, contribuem para que rios como esse sequem?

  • 7ª Ilustração: “Vereda represada no estado de Goiás”. 

Orientações para o professor (a):

Professor(a), as palmeiras estão morrendo porque foi construída uma represa em um local de vereda.
Discussão a ser realizada com os alunos:

  1. Peça aos alunos para identificarem qual é a exploração que está sendo realizada nessa área e qual é a conseqüência.
  • 8ª e 9ª Ilustrações: “Ema em cultura de soja nas proximidades do Parque Nacional das Emas” e “Anta atropelada nos limites do Parque Nacional das Emas”.

Orientações para o professor (a):

Professor(a), busque ressaltar que a exploração intensiva deixa poucas áreas para a vida silvestre.
 

Discussão a ser realizada com os alunos:
  1. O que é possível visualizar nessas duas fotos?

  2. O que está ocasionando isso?

 

Recursos Complementares
Datashow, projetor, computadores e/ou tv conectada ao computador. Vídeo do YouTube denominado de “Cerrado”.
Avaliação
Professor(a), o aluno será avaliado pela participação qualificada na aula e pela elaboração de relatório a partir das conclusões anotadas em sala de aula. Também poderá ser construído, de forma coletiva, um glossário com os termos desconhecidos existentes no texto a ser lido. Esse glossário poderá ser publicado em um fórum virtual de discussão e poderá ser construído em sala de aula ou proposto como atividade para casa.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniões

  • Dhene Clevia, Colegio Estadul Dona Eva , Goiás - disse:
    dhene.prof@yahoo.com

    24/10/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante as estrategias utilizadas e os recursos tambem sao de boa qualidade.Os alunos irao ter um otimo aproveitamento.


  • Renildes Veloso, E.E. Maurício Augusto de Azevedo , Minas Gerais - disse:
    MrRenildescardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula é excelente, porque traz muitas inovações didáticas. Parabéns.Que é o que nós professores mais precisamos, nessa era de tecnologias avançando cada vez mias...


  • Marilda Aparecida Nascimento, Colégio Amanda Carneiro de Mello , Paraná - disse:
    marilnasc@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns professor pela aula, pois nós professores precisamos usar cada vez mais inovações em nossa prática,pois nossos alunos que srão os beneficiados.


  • Dulce Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros , Minas Gerais - disse:
    dulcipsantos@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Achamos essa aula excelente, trabalhamos na disciplina de Prática de Ensino de Geografia, para demonstrar como as estagiárias poderiam trabalhar esse tema - Cerrado - no Ensino Médio.


Sem classificação.
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