20/08/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Classificar, em linhas gerais, o desenvolvimento embrionário humano e refletir sobre a utilização de células tronco embrionárias para fins terapêuticos.
Conhecimentos sobre divisão celular e reprodução sexuada.
Apresente o seguinte artigo da CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...)
As respostas para essas perguntas relacionam-se com importantes posicionamentos, como por exemplo, o que diz respeito ao uso de células embrionárias na medicina terapêutica de pessoas com Alzheimer, Parkinson, Diabetes ou Esclerose Múltipla.
Entretanto, esses posicionamentos sempre deverão considerar o bem maior: a proteção à VIDA HUMANA.
Após apresentar a problematização proponha uma dinâmica para que os alunos conheçam melhor o desenvolvimento embrionário humano, de forma descontraída e participativa.
Nesta dinâmica, cada aluno receberá uma folha com uma tabela impressa (ver figura abaixo). A tabela está dividida em 36 partes que representam as semanas da gestação humana. A primeira parte da tabela (1ª a 4ª Semana) abrange o período da fecundação até a quarta semana, e as outras células da tabela representam as demais semanas de gestação.
Cada aluno receberá também um cartão com informações sobre características de uma das semanas.
Seguindo a sequência das semanas de desenvolvimento embrionário, cada aluno deverá apresentar, oralmente, para a turma, as características marcantes descritas no cartão que recebeu, relativas a uma dessas semanas. Todos na turma deverão anotar palavras chaves sobre essas características no quadro que receberam (isso pode ser decidido em conjunto).
Isso deverá ser feito até que todas as semanas sejam apresentadas, completando o quadro.
Exemplo:
• O professor apresenta as características marcantes da 1 até a 4ª semana. Os alunos anotam as palavras chaves na sua tabela.
• O aluno que recebeu o cartão da 5ª semana faz o mesmo: apresenta as características marcantes dessa semana e a turma anota na sua tabela.
• O aluno que recebeu o cartão da 6ª semana faz o mesmo e assim por diante, até que todos os cartões sejam apresentados e a tabela de cada um esteja completa.
Exemplo de cartão
Exemplo do que poderá ser anotado na tabela:
IMPORTANTE – Explique como funcionará a dinâmica, apresentando as características que deverão constar no primeiro quadro, que representa o desenvolvi mento desde a fecund ação até a quarta sema na de gestação. Dê um tempo após a sua explicação para que os alunos leiam seus cartões e esclareça eventuais dúvidas. O professor poderá encontrar informações sobre as primeiras quatro semanas de gestação no endereço abaixo.
http://www.anatomiaonline.com/embrio/introducao.htm
IMPORTANTE – para confeccionar os cartões com as características de cada semana utilize textos simplificados de fácil entendimento pelos alunos. No endereço abaixo é possível encontrar um texto com todas essas informações.
http://www.clicf ilhos.com.br/site/se mana_a_semana.html
Obs.: Nesta aula está presente a interdisciplinaridade com a disciplina de Filosofia, por abordar o tema também sob o ponto de vista cultural, levando em conta os diferentes valores de cada pessoa.
Professor, retome a problematização apresentada na primeira aula: QUANDO SE INICIA A VIDA HUMANA?
Promova uma atividade que tem o intuito de analisar posicionamentos diversos sobre início da vida humana.
De maneira semelhante à aula anterior, produza diversas fichas (em vez de cartões) com diferentes opiniões sobre em que momento tem início a VIDA HUMANA.
Organize a turma em pequenos grupos (até cinco alunos) e distribua um conjunto dessas fichas para cada grupo. Os alunos deverão ler as fichas e em seguida responder as questões propostas.
Dois exemplos de fichas são apresentados a seguir:
Deverão ser produzidas fichas com diversos posicionamentos, como:
• de Hipócrates;
• de Platão;
• de Aristóteles;
• do Catolicismo;
• do Judaísmo;
• do Islamismo;
• do Budismo;
• do Hinduísmo;
e cientificamente da visão
• genética;
• embriológica;
• neurológica;
• ecológica;
• metabólica.
Peça que os alunos (nos pequenos grupos) organizem as fichas, ordenando-as de acordo com o momento em que se considera o início da vida humana.
Em seguida solicite para que os grupos listem e registrem em seus cadernos quais os CRITÉRIOS apresentados nos diferentes posicionamentos para caracterizar o início da vida humana.
Peça para que cada grupo apresente sua listagem, completando com algum critério que tenha passado despercebido e tenha sido anotado por outro grupo.
Promova uma reflexão e debate sobre a seguinte questão:
Converse com seus alunos sobre a próxima aula que será no Laboratório de Informática, relembre com eles a s regras do laboratório e como será a divisão do tempo para tal atividade. Se possível apresente os critérios que estarão sendo avaliados individualmente e coletivamente durante tal momento.
Solicite que seus alunos criem em casa, óculos 3D, tais como o modelo disponível em http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL25699-5603,00.ht ml
Basta recortar o modelo abaixo, colar papel celofane azul e vermelho nos lugares indicados, montar na forma de óculos e pronto.
No laboratório de informática peça que os alunos acessem o site http://3dpregnancy.parentsconnect.com/calendar/1-week-pregnant.html . Neste site são exibidas uma série de imagens e informações sobre cada uma das semanas de gestação. Entre os recursos de imagem pode-se observar a semana selecionada em 3D Estático, 3D com possibilidade de rotacionar a imagem, Imagens Anaglíficas (onde utilizaremos os óculos 3D) e 2D.
Professor, oriente os alunos sobre o uso do recurso:
Por exemplo: no lado esquerdo temos 4 abas, na primeira você pode visualizar a imagem do nenê parada, na segunda pode rodar a imagem em 360°, na terceira aba pode ver com óculos de 3D (indicado na aula anterior), e na quarta aba em 2D. Na coluna da direita encontramos as semanas de gestação, basta clicar em cada uma (na semana 28, por exemplo) que temos a imagem acima.
Em seguida peça que utilizem o recurso do Portal do Professor: “Desenvolvimento Embrionário” e em seguida respondam a questão em seus cadernos. Está disponível no seguinte endereço:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10489/desenvolvimento_embrionario.swf
Solicite ainda que os alunos visualizem o recurso do Portal do Professor: “Divisão e diferenciação celular” e em seguida respondam a questão em seus cadernos. Está disponível no seguinte endereço:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10538/divisao_diferenciacao.swf
Divisão e diferenciação celular
Para finalizar oriente a realização de uma pesquisa dos pós e contras relacionados ao uso de células tronco embrionárias.
Os alunos deverão registrar a pesquisa em uma tabela e apresentá-la posteriormente à turma.
Através das ati vidades desenvolvidas nestas aulas, espera -se que os alunos compreendam que o início da vida humana é tido em diferentes momentos de acordo com o ponto de vista adotado (seja científico ou social). Conhecer as diversas fases do desenvolvimento embrionário pode favorecer o seu posicionamento em relação à essa questão. Promova uma conversa onde cada aluno ou grupo poderá expressar a sua opinião após reflexão sobre o assunto.
Diante dos temas a bordados, o Professor pode levar uma cartolina dividida ao meio onde na primeira coluna constarão as intenções e na segunda as ações que a turma propõe em relação ao tema abordado. À medida que as discussões vão ocorrendo um estudante pode ir anotando na cartolina os resultados, posteriormente, o cartaz ficará exposto no edital da sala de aula. Nesta atividade vamos perceber que os alunos aprenderão valorizar a vida humana. Questões importantes como o aborto, as visões religiosas e científicas do tema virão a tona.
Nome | Tipo |
---|---|
Desenvolvimento embrionário | Animação/simulação |
Divisão e diferenciação celular | Animação/simulação |
O vídeo do youtube, no endereço a seguir apresenta uma descrição do processo de formação do embrião. Poderá ser apresentado aos alunos para reforçar os conceitos trabalhados na primeira aula.
http://www.youtube.com/watch?v=eAfr-Lfqp6s&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Eanatomiaonline%2Ecom%2Fembrio%2Fintroducao%2Ehtm&feature=player_embedded
Esta notícia apresenta as três possibilidades para obtenção de células tronco. Pode estimular a discussão proposta na aula. Revista Abril On Line (acessada em 07.08.2009)
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/celulas-tronco-bancos-armazenamento-488332.shtml
Para avaliar o grau de compreensão do processo de desenvolvimento embrionário o professor pode propor (até mesmo em grupo) um quebra-cabeça da tabela produzida na primeira aula. Algumas células da tabela estarão em branco e os alunos deverão reescrever as frases “soltas” no final em seus respectivos lugares. Essa atividade pode ser realizada em pequenos grupos.
A produção de uma RESENHA individual possibilitará avaliar o grau de compreensão do que foi desenvolvido na segunda e terceira aulas.
Quatro estrelas 17 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/11/2013
Quatro estrelasInteressante. ótima aula!
15/12/2011
Quatro estrelasParabens pela sua aula os aradecem.
09/02/2011
Cinco estrelasaula maravilhosa, com muita interatividade e bastante contextualizada. Assuntos como esses precisam realmente do lúdico para melhor assimilação. Parabéns, professor!
27/10/2010
Três estrelasinteressante, tentarei com os meus alunos.
22/09/2010
Cinco estrelasExcelente aula, super detalhada, onde nos coloca a pensar se é mesmo necessária essa briga entre a religião e a ciência sobre estudos com embriões, sendo que sabemos de muitos benefícios que através dos estudos podemos ter em curas futuras para doenças graves e com isso trazendo um sopro de esperança para as pessoas que sofrem com esse mal. Além do mais é uma atividade completa mas de linguagem simples, possibilitando uma compreensão maior dos alunos envolvidos na atividade proposta.
01/04/2010
Cinco estrelasExcelente!!!
24/03/2010
Uma estrelaOtimo material para ser utilizados em aulas, muito bem elaborado mesmo, parabens.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns,a aula é excelente, maravilhosa. Todos deveriam conhecer e usufruir com a esperança de bons resultados.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito Bom atividade dinâmica e atraente aos estudantes da EJA.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei esta aula muito interessante, pois além de possibilitar trabalhar em várias disciplinas, o modo como pode ser trabalhada desperta um maior interesse nos alunos fazendo com que "brincando" todos os alunos são envolvidos no tema e a assimilação com certeza será maior. Parabéns aos autores pela aula.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns excelente aula, criativa e dinâmica, isso traz a motivação para apredizagem do aluno.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns excelente aula, criativa e dinâmica, isso traz a motivação para apredizagem do aluno.
24/03/2010
Cinco estrelasInteressante a aula sobre o direito à vida. usarei esta aula como modelo para minhas aulas.
24/03/2010
Cinco estrelasTelemaco. Que planejamento maravilhoso!!! É sempre muito bo0m falar e aprender sobre a vida humana. Essa aula é verdadeiramente de excelência!!! Um abraço de Luiza Helena - PTE Niterói
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante e realizada de forma acessivel ao nosso entendimento. Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns,a aula é muito interessante.Achei ótima e o exemplo deve ser seguido por muitos professores.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito, principalmente da dinâmica do desenvolvimento embrionário humano. É muito bom que os alunos saibam como o embrião se desenvolve para valorizarem mais suas próprias vidas.