Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A VIDA NO MAR / Corais

 

20/08/2009

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Natureza e as questões sócio-ambientais
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as estrutura dos corais e demais celenterados, compreendendo sua importância para a manutenção da vida marinha.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Para iniciar a aula apresente o vídeo: Parcel Manoel Luís, disponível no Portal do Professor no endereço abaixo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/531/dominio-em-geo-0020.wmv


Parcel Manuel Luis: corais

Passe o vídeo duas ou três vezes para que os alunos possam observar detalhes. Explore o recurso com a ajuda da turma, descrevendo resumidamente o que foi apresentado no vídeo, escrevendo no quadro os pontos chaves. Por exemplo:



• Maior banco de corais da América do sul;
• Descoberto no final do século XIX;
• Situa-se no Maranhão;
• Tem mais de 100 km²;
• Causou muitos naufrágios;
• Algumas formações chegam a um metro da superfície;
• No fundo há embarcações afundadas, integradas ao ambiente;
• Para navegar com segurança usa-se o GPS.

Converse um pouco com a turma explorando o que eles conhecem a respeito de recifes de corais, do que são formados. Procure obter dos alunos, a informação de que os recifes são formados por seres vivos do mar.

Dica – Como curiosidade apresente a informação de que desde 1763 houve registro de 13 naufrágios no Parcel Manoel de Luís. Essa informação está disponível no seguinte endereço: http://www.naufragiosdobrasil.com.br/maranhao.htm

Na sequência, proponha os seguintes questionamentos:

• Como os recifes de corais podem, apesar de serem seres vivos, parecer rochas gigantescas no fundo do mar? Qual a forma e estrutura do corpo desses seres?
• Qual a sua importância para o ambiente marinho?

Dica – Esta aula pode ser desenvolvida no laboratório de informática, possibilitando que os alunos visualizem o recurso diretamente no Portal do Professor. Isso também permitirá a observação dos conceitos a serem trabalhados nos sítios recomendados. Se não for possível, poderá ser feito o download do vídeo e a apresentação dos conceitos do hipertexto com a utilização de transparências para retroprojetor.


Dê sequência trabalhando os conhecimentos necessários para obter as respostas a esses questionamentos.
Ainda no laboratório de informática, solicite que os alunos explorem o hipertexto que apresenta a estrutura dos celenterados (ou cnidários), disponível no seguinte endereço:
http://www.planetabio.com/invertebrados1.html

Peça que os alunos naveguem pelas 5 telas do hipertexto, redigindo um resumo com as principais informações.

Para finalizar a aula recomende que os alunos visualizem uma bela imagem de corais em 360 graus, disponível no endereço abaixo:
http://ww w.360cities.net/ima ge/ile-aux-canards-coral-reef-noumea< /a>

Para ver a imagem em 360 graus basta clicar em OK no centro e em seguida clicar e arrastar o mouse em qualquer direção que ocorrerá a rotação da imagem.


Aula 2

Nesta aula, promova uma reflexão sobre as informações registradas no resumo.
Aproveite este momento para explicar que os corais (apresentados na tela 4 do recurso) são seres pertencentes ao grupo de invertebrados denominados Cnidários.
Uma particularidade é que os corais são seres coloniais, com a forma de pólipos com um esqueleto duro, que, após a sua morte, permanece formando grandes estruturas denominadas RECIFES.
Destaque que a forma do corpo dos pólipos é tubular com uma única abertura, a boca, rodeada de tentáculos com células urticant es utilizadas para defesa e captura de alimento disperso na água.
Outra informação importante que deve ser destacada refere-se à ASSOCIAÇÃO realizada entre algumas espécies de corais e algas unicelulares, resultando em benefícios para ambos. Essas espécies de corais, entretanto, dependem da presença de luz para sobreviverem.
Finalmente, explique os esqueletos dos corais (com eles vivos ou não) servem de habitat para diversos outros animais – invertebrados e vertebrados bem como diversas espécies de algas.

Dica – Se possuir um pedaço de esqueleto de coral aproveite a aula para apresentá-lo aos alunos. Utilize uma lupa para visualizar os orifícios separados por septos e informe que cada um corresponde ao local onde existia um pólipo.

CONSTRUINDO UM MODELO DE CORAL

Um modelo de coral pode ser facilmente construído com cartolinas e papel de seda. Para a confecção serão necessários: tesoura e cola quente.

Montagem dos pólipos: Recorte retângulos de cartolina de diferentes tamanhos. Faça pequenos cortes em uma das laterais e dobre para fora. Dobre e cole a cartolina formando um cilindro. Cole o cilindro sobre uma base de cartolina e recorte na forma circular. Cole um quadrado de papel de seda no interior do cone e em seguida recorte a parte livre no formato circular, cortando depois em várias tiras que representarão os tentáculos. Encape o cilindro com outro pedaço de papel de seda (pode ser de outra cor)

Montagem do coral: faça um cone de cartolina e cubra-o com o mesmo papel de seda que envolveu os pólipos. Finalmente cole os pólipos sobre o cone para representar a colônia. (veja imagens)

Assim fica o modelo pronto:

Dica – Poderão ser construídos corais diferentes utilizando diferentes cores de papéis. Solicite que os alunos criem outros modelos de corais utilizando materiais reciclados. Todos os corais produzidos, bem como outros seres que habitam os locais onde eles se encontram, podem ser organizado sobre uma mesa representando o ambiente marinho. Imagens sobre diferentes corais podem ser encontradas em:

http://www.aqualandia.com.br/aqualandia_corais.html  

SEDIMENTOS SOBRE CORAIS

Corais são rodeados naturalmente por sedimentos calcários provenientes de restos de outros corais, de algas, conchas e artrópodes. Esses sedimentos são lançados so bre os corais por mei o das forças das ondas. Na maioria das vezes, porém, os corais se livram desses sedimentos com o próprio movimento dos seus pólipos.
Como consequência da atividade humana, pode haver um aumento na produção de sedimentos que cobrem permanentemente os corais, provocando a sua morte. São exemplos dessas atividades: aquelas que liberam dejetos no mar por meio dos rios como a agricultura e o desmatamento, e também aquelas que promovem a destruição de grandes áreas de mangue e algas marinhas.

A sedimentação sobre os corais pode ser representada por um experimento simples.

Dica – Peça que os alunos preparem o experimento em casa e o tragam pronto para a escola, apenas para observá-lo e responder as questões. Sugira que utilizem frascos de plástico transparente para evitar acidentes.

No fundo de um frasco deverão ser colados (pode ser com cola quente) pequenos objetos que representem o fundo do mar, como por exemplo pequenas pedras, conchas e pequenos enfeites de aquário como peixes, mergulhadores ou outros objetos. Além dos objetos colados deverá ser colocado um pouco de areia limpa. Em seguida encher o frasco com água até a borda e fechar com a tampa. Pronto!
Para utilizar o modelo basta agitá-lo e observar como ocorre a sedimentação sobre os objetos. Para retirar a areia que sedimentou sobre os objetos mova o frasco suavemente para os lados, fazendo com que a areia vá para o fundo.

Explique o que foi apresentado no texto acima e depois de realizar a observação do experimento, proponha a seguinte questão:

• Qual o papel do homem na manutenção da vida marinha (dos corais em particular) e o que pode ser feito para sua preservação?

Solicite que os alunos visitem este site que tem, inclusive, o preço dos corais. Proponha uma análise de como eles são obtidos (criados ou extraídos da natureza) gerando uma discussão sobre a importância de sua preservação.

http://www.aquaricamp.com.br/categoria.php?cat=5&cat_nome=Corais e Invertebrados

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Parcel Manuel Luis: corais Vídeo
Recursos Complementares

Nos endereços abaixo podem ser encontrados vídeos que apresentam características dos corais. Embora esteja no idioma francês, as imagens permitem uma revisão do conteúdo estudado.

Recifes de corais
http://www.youtube.com/watch?v=ZNP42ODT1f4&feature=player_embedded

Estrutura corporal dos celenterados
http://www.youtube.com/watch?v=nLbySFOYv1w&feature=player_embedded

Nematocistos
http://www.youtube.com/watch?v=ucOZf6xMW_0&feature=player_embedded

Batalha das anêmonas
http://www.youtube.com/watch?v=iv-EvuydUFU&feature=player_embedded

Se houver na cidade ou proximidades pode-se propor uma visita a um aquário de água salgada.
A montagem de um aquário também é interessante.

Avaliação

Através da montagem e exposição dos modelos e atividades os alunos estarão demonstrando se houver apropriação dos conhecimentos relacionados ao tema.
Proponha a elaboração de cartazes para uma “Campanha de Proteção aos Corais”, que apresentem os motivos para a sua preservação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • camilla, hdfteufh , Goiás - disse:
    camilla_gatinha22k@yahoo.com.br

    13/06/2011

    Cinco estrelas

    e claro que foi otimo essa prof e muito inteligente e pensa muito


  • wagner cesasr, secretaria de meio ambiente e agricultura , Bahia - disse:
    wagner.agricola@yahoo.com.br

    14/09/2010

    Quatro estrelas

    parabéns muito enterresante gostei


  • severina barbosa de figueiroa, ESCOLA PROFESSOR ORLANDO PARAHYM , Pernambuco - disse:
    sbfigueiroa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, professor! Com esta aula nossos alunos aprenderão não somente a conhecer os corais como tambem aprenderão o mais importante: cultivar a natureza, amando-a e respeitando-a. Um abraço.


  • Luciane Maria Melo de Souza, CAIC NORMA COELHO , Pernambuco - disse:
    lulu2010lua@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabens Professor,gostei muito da sua aula muito criativa e inovadora.Com certeza sera utilizada por mim em minha aula de ciencias.Acredito que sera um sucesso!


  • Beatriz Alves da Silva, Faculdade Santa Terezinha , Distrito Federal - disse:
    beatrizhrma@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Aulas criativas assim é que precisamos elaborar. E tudo que está relacionado a natureza é lindo. As práticas educacionais precisam ser analisadas, para que haja uma motivação maior por partes dos educandos,..Ameii


  • ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA, CRISTIAN E.HACK CARDOSO ESC EDUC ESP , Paraná - disse:
    rosimquintela@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    EXCELENTE PARABENS


  • cassia fernandes rocha reis, ESCOLA ESTADUAL MINISTRO JOAO ALBERTO , Mato Grosso - disse:
    cassinhabios@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei...principalmente pelas maquetes com certeza irei usar sua idéia.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.