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A VIDA EM TRANSFORMAÇÃO / METAMORFOSES

 

20/08/2009

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
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TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o processo de metamorfose em animais e relacionar esse termo com outras situações da vida.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor, inicie a aula apresentando aos alunos o recurso de áudio disponível no portal do professor, intitulado “EDUCAÇÃO”.
Este áudio apresenta, entre outros assuntos, aspectos biológicos da metamorfose de sapos e borboletas. O trecho de interesse tem início aos 10 minutos e 45 segundos (a duração é de aproximadamente 6 minutos).

Dica! – Faça um download do áudio e utilize um equipamento que reproduz mp3, tocando o referido trecho do áudio algumas vezes, solicitando para que os alunos registrem as informações apresentadas de forma sintética.

O áudio recomendado está no seguinte endereço do portal do professor:

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.

Educação

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/373/dominio-em-lpo-0048.mp3

RESUMO DO TRECHO DO ÁUDIO:

Cadu e Sandra (apresentadores) se espantam com a chegada de uma pessoa estranha. Na verdade é o Matuto (personagem que sempre participa do programa), que faz uma brincadeira dizendo ter sofrido uma METAMORFOSE. Após a brincadeira, descrevem esse fenômeno por meio de alguns exemplos, como o que ocorre com sapos e borboletas.

Promova uma análise do que foi apresentado no áudio. Organize a turma em pequenos grupos e solicite que respondam as seguintes questões:

• Questão 1: Qual o significado da palavra “METAMORFOSE”?
• Questão 2: Em que animais esse fenômeno pode ser observado?
• Questão 3: Qual o objetivo das mudanças ocorridas com a METAMORFOSE?

Peça para que cada grupo apresente suas conclusões e promova um pequeno debate considerando a coerência dos pontos apresentados.

Apresente o texto sobre metamorfose disponível no endereço abaixo e solicite para que os alunos elaborem um resumo apontando os seguintes itens:
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/metamorfose.htm

• O que caracteriza a existência da metamorfose em um ser vivo?
• Quais as características da metamorfose em anfíbios?
• Quais as características da metamorfose em insetos?
• Qual a diferença entre metamorfose completa e incompleta?


OBSERVANDO A METAMORFOSE DE BORBOLETAS

Dica! – Esta atividade requer várias semanas de observação, por isso ela tem início na aula em que foi abordado o assunto, porém continua até que todas as fases do experimento tenham sido observadas. A turma toda pode organizar apenas um experimento, que permaneça em um local seguro – como no laboratório de ciên cias ( se houver) – o nde todos poderão r ealizar sua observação .

É muito fácil acompanhar o ciclo reprodutivo de borboletas. Basta, para isso, encontrar uma planta onde alguma espécie deposite seus ovos.
Nesta atividade sugere- se o uso de folhas de couve e da borboleta do couve, por serem fáceis de obter.
Basta que folhas com ovos de borboleta sejam mantidas em um recipiente com água para não murcharem. Após o nascimento das lagartas, deverão ser acrescentadas novas folhas para servirem de alimento e favorecer o seu crescimento.

Dica! – Para visualizar o ciclo completo, pode ser confeccionado um borboletário: uma caixa grande com as paredes recortadas e as aberturas cobertas por tule. Assim, as borboletas que nascerem poderão reproduzir e pôr mais ovos. IMPORTANTE: deverá haver, no interior do borboletário, um vaso com flores frescas para fornecer alimento às borboletas adultas.

A imagem a seguir apresenta algumas fases do desenvolvimento da borboleta da couve.

Para acompanhar o experimento solicite que os alunos desenhem em seus cadernos uma tabela como a do modelo abaixo e registrem como é a alimentação e locomoção em cada fase, bem como o seu tempo de duração. Também deverão ser registradas observações e feitos desenhos representativos de cada fase.

Dica! – Caso a escola, o professor ou algum aluno possua câmera fotográfica digital, poderão ser feitos registros fotográficos do experimento para posterior publicação na internet.

IMPORTANTE: Caso não seja percebido, chame a atenção dos alunos para um fenômeno que pode ser observado nas lagartas de borboletas: a ECDISE, que é o processo pelo qual os artrópodes trocam seu exoesqueleto para poder crescer. Muitos insetos apresentam essas características, como as cigarras, por exemplo. As borboletas não sofrem ecdise, mas suas lagartas sim. Observando com cuidado pode-se constatar que a cabeça das lagartas possui uma carapaça dura que deve ser trocada para poder crescer. Quando chega o momento, a lagarta troca sua pele juntamente com o exoesqueleto da cabeça. Isso ocorre algumas vezes até que na última “muda” se transforma em casulo ou crisálida, para, finalmente transformar-se em borboleta.

Dica! – Sugira que os alunos recolham e guardem as ecsúvias (cascas resltantes da ecdise) das lagartas nas diferentes fases de desenvolvimento. Elas poderão ser coladas em uma cartolina, registrando a data em que ocorreram.

Dica! – O mesmo experimento pode ser realizado com outras espécies de borboletas. É importante observar bem em qual planta os ovos foram encontrados para poder fornecer alimento para as lagartas. Dependendo da espécie o tempo de duração do ciclo também pode variar.


A palavra metamorfose extrapola os limites da biologia podendo ser encontrada (aplicada) em outras situações onde se constata a MUDANÇA.
De maneira interdisciplinar, o professor pode levar o aluno a refletir quais as semelhanças e diferenças entre a METAMORFOSE no Reino Animal e a METAMORFOSE simbólica para o ser humano.

Apresente a música “Metamorfose ambulante” de Raul Seixas e discuta com os alunos qual a função da Metamorfose apresentada na música e que relação pode ser observada com a metamorfose de uma borboleta.


Sugira que os alunos visualizem o objeto educacional indicado no Portal do Professor no seguinte endereço
http://objet oseducacionais2.mec.gov .br/handle/mec/9470

Esse recurso apresenta um Livroclip do livro “A Metamorfose” de Franz Kafka. O livro clip apre senta uma breve desc rição da obra e estimula o aluno para a lei tura do livro.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Educação Áudio
Recursos Complementares

A metamorfose em imagens. Diversas figuras produzidas por Maurits Cornelis Escher auxiliam na representação simbólica do termo METAMORFOSE. Podem ser encontradas no seguinte endereço:
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/escher/metamorfoses.html 

O vídeo disponível neste endereço apresenta o desenvolvimento de uma borboleta desde lgarta até o seu nascimento.
http://www.youtube.com/watch?v=GTUgUEpqBrA

Avaliação

Os alunos deverão elaborar cartazes e explicar o processo de desenvolvimento de insetos ou anfíbios que apresentam o processo de METAMORFOSE. Os dados para esta apresentação podem ser obtidos pela observação do próprio experimento realizado.
Observando a formação de conceitos dos estudantes e analisando seus questionamentos e intervenções, através do diálogo, será possível perceber se houve apropriação dos conteúdos.
Solicite a redação de um texto que relacione a METAMORFOSE existente em animais com uma METAMORFOSE metafórica para o ser humano.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • MARIA CRISTINA SILVA DE JESUS, EL SHADAI COLEGIO , São Paulo - disse:
    crissjs@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito legal!


  • eloiza dutra, professora , Rio Grande do Sul - disse:
    elodutra@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    a aula muito bem elaborada de maneira criativa, interessante, prazerosa. foram usados vários recurso o mais importante a prática realizada, e a interdisciplinariedade e a e a relação com a vida do aluno.


Sem classificação.
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