24/08/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Professor, providencie os materiais descritos abaixo:
Inicie a aula com o experimento a seguir:
Materiais
Uma caixa de sapato com o interior pintado de preto;
Um termômetro;
Uma luminária com uma lâmpada incandescente;
Um pedaço de vidro transparente (do tamanho da tampa da caixa).
Procedimento
Monte os objetos de acordo com a figura 1. Peça para que os alunos observem o que aconteceu com a temperatura dentro da caixa (utilizando o termômetro). Eles deverão anotar a temperatura.
Figura 1 – Montagem do experimento com o vidro transparente
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9762
Em seguida, retire o vidro transparente e anote a temperatura registrada no termômetro.
Figura 2 – Montagem do experimento sem o vidro transparente
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9762
O objetivo é os alunos perceberem que com o vidro a temperatura no interior da caixa é maior.
Após o experimento, leve os alunos para o laboratório de informática.
No laboratório de informática, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, Peça para que eles abram a simulação abaixo:
Efeito estufa
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12645
Figura 3 – Efeito estufa
Peça para que os alunos observem a simulação. Eles deverão abrir um editor de texto e descrever o que está acontecendo com a energia solar. Esse documento de texto deverá ser entregue para o professor. Informe aos alunos que a energia solar é refletida de volta para a Terra pela camada de gases que está na atmosfera. Essa camada de gases funciona como o vidro transparente no experimento que aumenta a temperatura da superfície. Esse fenômeno é conhecido como Efeito Estufa.
A simulação mostra a molécula de dióxido de carbono, pergunte aos alunos quais são os átomos que constituem essa molécula. Deixe que os alunos pesquisem na internet ou nos livros.
Após isso, os alunos deverão pesquisar sobre os outros gases do efeito estufa. Os alunos encontrarão informações sobre alguns gases como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4). Informe aos alunos que nesta aula eles irão aprender sobre as principais características do gás metano. Inicialmente peça para que os alunos abram a imagem abaixo e digam quais são os átomos que constituem a molécula do gás metano:
Metano
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10706
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Figura 4 – representação da molécula do gás metano
Os alunos encontrarão que o gás metano é constituído por átomos de carbono (C) e hidrogênio (H). Em seguida, os alunos deverão abrir a simulação a seguir:
Gás metano
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12403
Figura 5 – Simulação sobre o gás metano
Os alunos deverão ver a simulação e responder as questões abaixo:
1 – O que é o gás metano?
2 – O que é lixo orgânico?
3 – Onde o gás metano é encontrado?
4 – Onde o gás metano é utilizado?
As respostas deverão ser entregues para o professor.
Para sistematizar a aula os alunos deverão fazer um relatório sobre o que eles entenderam do tema abordado na aula, explicando as principais características do gás metano.
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar as simulações e as imagens aos alunos na própria sala de aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Gás metano | Animação/simulação |
Efeito estufa | Animação/simulação |
Metano | Imagem |
Simulação
O efeito estufa
Simulação do experimento abordado nessa aula.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9762
Mudanças ambientais globais: o efeito estufa
Simulação explicando como ocorre o efeito estufa
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9065
O professor poderá avaliar os alunos através do relatório produzido. Além disso, os alunos poderão criar um blog e colocar as principais informações da aula.
Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/06/2015
Cinco estrelasÓtimo!
18/09/2012
Cinco estrelasMuito bem elaborada a aula, rica em informações que pode ser ainda melhor exploradas, isso vai depender do professor e o que ele pretende dar ênfase. Também achei interessante porque contribuiu de exemplo de como utilizamos os recursos disponíveis no portal dia a dia educação, somando ao curso oferecido pela SEED/PR de OAC.