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Gás Metano e o Efeito Estufa

 

24/08/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os principais gases do efeito estufa;
  • Identificar como ocorre o efeito estufa utilizando um experimento;
  • Identificar as principais características do gás metano (CH4).
Duração das atividades
Uma hora aula de cinqüenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Representação das substâncias;
  • A importância da Química na Sociedade.
Estratégias e recursos da aula

Professor, providencie os materiais descritos abaixo:

  • Uma caixa de sapato com o interior pintado de preto;
  • Um termômetro;
  • Uma luminária com uma lâmpada incandescente;
  • Um pedaço de vidro transparente (do tamanho da tampa da caixa).

Inicie a aula com o experimento a seguir:

Materiais

Uma caixa de sapato com o interior pintado de preto;
Um termômetro;
Uma luminária com uma lâmpada incandescente;
Um pedaço de vidro transparente (do tamanho da tampa da caixa).

Procedimento

Monte os objetos de acordo com a figura 1. Peça para que os alunos observem o que aconteceu com a temperatura dentro da caixa (utilizando o termômetro). Eles deverão anotar a temperatura.

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Figura 1 – Montagem do experimento com o vidro transparente
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9762

Em seguida, retire o vidro transparente e anote a temperatura registrada no termômetro.

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Figura 2 – Montagem do experimento sem o vidro transparente
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9762

O objetivo é os alunos perceberem que com o vidro a temperatura no interior da caixa é maior.

Após o experimento, leve os alunos para o laboratório de informática.

No laboratório de informática, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, Peça para que eles abram a simulação abaixo:

Efeito estufa
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12645

Efeito estufa

Figura 3 – Efeito estufa

Peça para que os alunos observem a simulação. Eles deverão abrir um editor de texto e descrever o que está acontecendo com a energia solar. Esse documento de texto deverá ser entregue para o professor. Informe aos alunos que a energia solar é refletida de volta para a Terra pela camada de gases que está na atmosfera. Essa camada de gases funciona como o vidro transparente no experimento que aumenta a temperatura da superfície. Esse fenômeno é conhecido como Efeito Estufa.
A simulação mostra a molécula de dióxido de carbono, pergunte aos alunos quais são os átomos que constituem essa molécula. Deixe que os alunos pesquisem na internet ou nos livros.

Após isso, os alunos deverão pesquisar sobre os outros gases do efeito estufa. Os alunos encontrarão informações sobre alguns gases como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4). Informe aos alunos que nesta aula eles irão aprender sobre as principais características do gás metano. Inicialmente peça para que os alunos abram a imagem abaixo e digam quais são os átomos que constituem a molécula do gás metano:

Metano
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10706
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas

Metano

Figura 4 – representação da molécula do gás metano

Os alunos encontrarão que o gás metano é constituído por átomos de carbono (C) e hidrogênio (H). Em seguida, os alunos deverão abrir a simulação a seguir:

Gás metano
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12403

Gás metano

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Figura 5 – Simulação sobre o gás metano

Os alunos deverão ver a simulação e responder as questões abaixo:
1 – O que é o gás metano?
2 – O que é lixo orgânico?
3 – Onde o gás metano é encontrado?
4 – Onde o gás metano é utilizado?

As respostas deverão ser entregues para o professor.

Para sistematizar a aula os alunos deverão fazer um relatório sobre o que eles entenderam do tema abordado na aula, explicando as principais características do gás metano.

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar as simulações e as imagens aos alunos na própria sala de aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Gás metano Animação/simulação
Efeito estufa Animação/simulação
Metano Imagem
Recursos Complementares

Simulação


O efeito estufa

Simulação do experimento abordado nessa aula.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9762


Mudanças ambientais globais: o efeito estufa

Simulação explicando como ocorre o efeito estufa

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9065

Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos através do relatório produzido. Além disso, os alunos poderão criar um blog e colocar as principais informações da aula.

Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:

http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog

http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • THIAGO HENRIQUE DO CARMO, CNSD , Minas Gerais - disse:
    thiagohcaarmo@gmail.com

    10/06/2015

    Cinco estrelas

    Ótimo!


  • Ethiene, Colégio João XXIII , Paraná - disse:
    ethiene_alves@hotmail.com

    18/09/2012

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada a aula, rica em informações que pode ser ainda melhor exploradas, isso vai depender do professor e o que ele pretende dar ênfase. Também achei interessante porque contribuiu de exemplo de como utilizamos os recursos disponíveis no portal dia a dia educação, somando ao curso oferecido pela SEED/PR de OAC.


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