Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Passado: o uso do Livro na antiguidade

 

10/10/2009

Autor y Coautor(es)
Adriana Gouvêa Dutra Teixeira
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Uso do passado simples - Simple Past.

2. Comparação entre o cotidiano em momentos passados e na atualidade.

3. Importância da adequação frente ao uso de novas tecnologias.

4. O livro compreendido como tecnologia. 

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Introdução ao uso do simple past. Verbo to be e verbos regulares e irregulares.

2. Uso de expressões temporais no passado: yesterday, in the past, some years ago.

Estratégias e recursos da aula

 Ao iniciar a aula contextualize os alunos sobre como eles se relacionam com a tecnologia hoje.

Pergunte:

1. Vocês usam muito o computador em suas casas?

2. Já ocorreu alguma falha do computador que o impediu de continuar a trabalhar ou jogar? O que você fez?

3. Quando você pegou o livro pela primeira vez, você teve alguma dificuldade em usá-lo?

4. Você consegue imaginar alguma dificuldade para usar um livro?

Lembre aos alunos que toda nova tecnologia passa por um período de adaptação, foi assim com a escrita em pergaminhos, em livros e também com o uso do computador. Busque o conhecimento que eles já tem sobre o assunto. Se quiser entrar em detalhes faça um breve resumo da história do papel até a criação do livro. Um breve resumo pode ser acessado em:

http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2002/espaco24out/vaipara.php?materia=0varia

(acesso em 15/08/2009)

Proponha uma viagem ao passado para verificar como poderia ter sido a introdução ao uso do livro. Como as pessoas poderiam tirar as suas dúvidas. Hoje temos o auxilio técnico e no passado como seria?

Proponha um debate a partir do video:


http://www.youtube.com/watch?v=aX0-nqRmtos

(acesso em 14/08/2009)

(o vídeo, de humor, mostra como foi a passagem do uso do pergaminho para o uso do livro e como as pessoas podem ter lidado com elas).

SUGESTÕES PARA O USO DO VÍDEO:

Antes de passar para a turma, selecione algumas expressões que são mencionadas pelos falantes e veja se os alunos as reconhecem. Caso você perceba estruturas novas, antecipe-as para que os alunos não tenham problemas ao assistir o video.

Uma outra opção é explorar a contextualização para entendimento do vocabulário. Você pode exibir o vídeo para os alunos e, caso exista algo que não seja compreensível para eles, repita o trecho e explore o contexto, as expressões faciais, etc.

Ao realizar a discussão/debate, procure usar a língua alvo (Inglês). Caso isso não seja possível, tente "misturar" a língua materna e a língua alvo, usando o máximo de palavras em Inglês.

Mostre a eles que, para falar dessa inovação tecnológica, acontecida há muito tempo atrás, eles vão usar o Simple Past. Lembre-os que, no Inglês, há verbos regulares e irregulares para o passado simples.


WRITING

Os exercícios abaixo se propõem a reforçar o aprendizado com ênfase na produção escrita.

1. According to the video that you just saw, make a short paragraph describing the difficulties about using the book in the past.

2. Complete the paragraph with regular verbs in the past te nse.

Yesterday, I _____________(to see ) an interesting video about the criation of books. The video __________ (to be) about a man that ______________ (to read) a book for the first time in the beggining of the Middle Ages. He _______________(to be) not capable of changing the pages. So he _____________(to call) a technical assistance for the book.

3. Now make a list to describe your difficulties in using new technologies, like computers, for example.

ORAL PRODUCTION (opcional - depende do nível de proficiência da turma)

Em turmas menores, pequenos debates e mesmo uma pequena encenação teatral com outros temas (introdução do rádio, da TV, etc) podem ser muito estimulantes. Isso dará maior ênfase na produção oral.

Recursos Complementares

DVD com televisão ou projetor e computador.

Avaliação

Como proposta de avaliação de aprendizagem, sugerimos a atividade de produção oral mencionada no campo de Estratégias e Recursos da Aula. Ela pode ser utilizada para que o professor perceba se os alunos assimilaram o tema discutido (inovações tecnológicas) e o vocabulário trabalhado. Se ela for realizada em turmas maiores, você deve reservar pelo menos duas aulas para que os alunos apresentem. De modo similar, os exercícios escritos também são propostos como avaliativos.

Caso a avaliação oral seja inadequada ao seu contexto, peça aos alunos que confeccionem cartazes sobre as inovações tecnológicas do século XX, com informações na língua alvo. Grupos diversos podem produzir material sobre rádio, TV, calculadora, telefone celular, internet banda larga, etc. O uso do tempo verbal trabalhado é imprescindível. não se esqueça de discutir com a turma, antes da realização do trabalho, os critérios que você vai adotar na avaliação (ortografia/spelling, organização visual e textual do cartaz, organização e atuação dos membros do grupo, etc.). Caso essa atividade seja feita em sala, proponha duas aulas de 50 minutos para que ela aconteça sob a sua supervisão. Os alunos devem fazer a pesquisa sobre os recursos tecnológicos com antecedência, em casa ou na biblioteca da escola.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.