Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Será que o Homem é o único responsável pelo Aquecimento Global?

 

04/11/2008

Autor e Coautor(es)
ERICA CRISTINA MORENO NASCIMENTO
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Estimar a quantidade de gases que contribuem para o aumento do aquecimento global, produzidos diariamente em algumas cidades do Brasil; • Calcular relação entre as unidades de medida ppb e outras unidades de concentração por meio de simulações; • Construir gráfico a partir de dados fornecidos por simulador da qualidade do ar; • Propor possíveis ações que possam auxiliar a redução da emissão gases poluentes.
Duração das atividades
Uma aula com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Representação dos átomos utilizando modelo de bolas de bilhar; • Notação científica para números; • Classificação periódica dos elementos; • Construção de gráficos em duas dimensões (x, y) utilizando programa Calc ou Excel®; • Leitura de mapas geográficos.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdo Específico

• Unidades de medida e concentração;
• Poluição atmosférica.
 

 

 Recurso Educacional Digital

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/466/imagens/cptec.JPGQualidade do ar, simulador disponível no portal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). (clique na imagem ao lado para simular situações de emissão de gases)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/466/imagens/logo_cetesb_reto.gifPoluentes - site com informações e referências sobre poluição do ar e principais categorias de poluentes. (clique na imagem ao lado para acessar o conteúdo do site)
 

 


Sugestão de aula

 

Introduzindo a aula (5 a 10 min.)

Inicialmente leve os alunos para o laboratório de informática, oriente-lhes para que se agrupem em trios, cada trio utilizará um computador. Informe aos seus alunos quais programas eles utilizarão nesta aula: Browser para navegação na internet e o programa Calc (ou o equivalente para o pacote da Microsoft: Excel®).

Explique aos estudantes que eles irão fazer a leitura de um texto sobre poluentes, para relembrar termos e conceitos importantes sobre poluição e, simular taxas de emissão de gases na atmosfera terrestre, mais precisamente em cidades predeterminadas pelo professor, em tempo real (ou dependendo da escolha do professor, poderão ser simuladas outras situações temporais).

Para introduzir a aula, pergunte aos alunos quais são, na opinião deles, os principais poluentes da atmosfera terrestre. Questione sobre o estado físico que estes poluentes estão e quais as fontes geradoras dessas substâ ; ;ncias.
 

 

Desenvolvendo a aula (10 a 15 min.)

Peça aos estudantes para acessarem o site da CETESB, lerem informações e conceitos sobre Poluentes, e depois da leitura, reavaliarem as respostas dadas por eles às perguntas feitas no início da aula.

Após a leitura do texto, solicite aos alunos que acessem o site do CTPEC – Qualidade do ar. Explique a eles como é o funcionamento do simulador.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/466/imagens/imagem.JPG

 

 

Sistematizando a aula (25 min.)

Instrua os alunos para que durante 5 minutos se ambientem com o simulador. Após esse tempo delegue a tarefa designada abaixo.
 

Sugestões de atividades de simulação

Designe para cada trio de alunos:
  • o tipo de poluente para coleta de dados;
  • as cidades do Brasil a serem estudadas (informe aos alunos as coordenadas geográficas das cidades –longitude a latitude- para que eles localizem o ponto exato no mapa do simulador);
  • o horário do dia a ser analisado;
  • os dias para os quais serão coletados os dados ( no máximo 5 dias).

A partir destes parâmetros peça que os alunos simulem a situação da emissão de gases poluentes gerando mapas. Solicite que anotem os valores das quantidades de poluente informados no mapa gerado, para que possam construir gráficos posteriormente.

Solicite aos alunos que coletem as quantidades de emissão do gás estudado pelo grupo (em ppb e Kg de [poluente]/m⊃2; s), para as cidades estudadas, a partir do mapa gerado, utilizando a escala de cores e valores localizados do lado esquerdo do simulador.

De posse dos dados coletados, solicite que os estudantes abram o programa Calc, para construírem o gráfico: Emissão de gás poluente x Horário do dia (hora), peça aos alunos que armazenem o gráfico construído em um arquivo no computador.

Tendo em vista as observações das aulas anteriores os alunos devem ser incentivados a pesquisar na internet, em bibliotecas, nos programas de jornalismo e informativos sobre o processo de Aquecimento Global. Estimule os estudantes a ouvirem e assistirem aos noticiários, acompanharem e observarem a situação do tempo na sua cidade. Peça para que pesquisem quais indústrias estão instaladas na cidade ou bairro onde habitam e quais delas são emissoras de poluentes da atmosfera.

Solicite aos alunos que pesquisem sobre o Protocolo de Kyoto e o Aquecimento Global; que assistam se possível, a documentários e filmes relacionados aos assuntos caso exista na videoteca da escola, ou em locadoras de DVD perto da casa deles.
 

 

Desafie os alunos com a questão: Será que o Homem é o único responsável pelo Aquecimento Global? A partir desta pergunta abra a discussão sobre o assunto. Questione os estudantes com as questões sugeridas a seguir.

i) Dê exemplos de processos naturais e artificiais que produzem moléculas gasosas?
ii) Todas as moléculas no estado gasoso poluem o ar atmosférico? Quais moléculas gasosas são as “vilãs” no processo de poluição atmosférica e aceleração do processo de aquecimento global?
iii) Qual a quantidade de gás emitido diariamente nas cidades estudadas por você, em ppb e em kg [poluente]? Qual a quantidade de matéria de poluentes essas cidades emitem por dia na atmosfera?
iv) Qual o período do dia tem o maior índice de emissão?

Contextualizando a aula
v) Quais são os materiais utilizados pela atividade humana que podem causar maiores danos para a atmosfera, para o agravamento da destruição da camada de ozônio e para e aceleração do processo de aquecimento global?
vi) Cite ações que podem ajudar na desaceleração do processo do Aquecimento Global.
 

 

 


Sugestão de atividade complementar


O professor poderá explorar o simulador de muitas formas, uma delas é a geração do Perfil Vertical de emissão do gás CO (monóxido de carbono) em diversas regiões ou cidades . O Perfil Vertical e um gráfico que mostra a distribuição do CO na troposfera (de 0 até 12.000 metros de altitude).
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/466/imagens/imagem210.JPG

Recursos Complementares


Reportagem, Poluição do Ar, texto com descrição detalhada dos elementos participantes da poluição do ar. Acesse a reportagem no endereço eletrônico http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./urbano/index.html&conteudo=./urbano.



Site para descobrir a Latitude, Longitude e Altitude de cidades no Brasil. Acesse o site no endereço eletrônico http://paginas.terra.com.br/educacao/Astro.



Reportagem Perigo no ar, destaca a preocupação com os problemas causados pela poluição atmosférica nas grandes cidades e a má formação do cidadão com relação à sua responsabilidade frente a este processo. Acesse a reportagem no endereço eletrônico http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/perigo_no_ar.html.



Avaliação
O aluno poderá ser avaliado por meio da construção dos gráficos a partir das simulações, da elaboração de textos reflexivos com relação ao assunto da aula, também pelos cálculos a serem realizados.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Miguel Mota, Instituto cultural jurmel dutra , Minas Gerais - disse:
    miguelneedmota@gmail.com

    08/04/2011

    Quatro estrelas

    Bom, o homem tem contribuído com o aquecimento global, por falto de planejamento de suas ações. Mas, o planeta terra, por si própio, tem seus fenômenos naturais ao longo da hitória tem sido quase inevitável esses porcessos de poluição natural. Por exemplo: os vulcôes quando emtram em erupção lançam na atmosfera grandes nuvens de maeriais poluentes, o relâmpago provoca encêndio em florestas e queimada nas fazendas, causando grande empacto natural, etc...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.