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Será que consumimos em casa mais água do que realmente precisamos?

 

04/11/2008

Autor e Coautor(es)
ERICA CRISTINA MORENO NASCIMENTO
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Estabelecer relações a respeito do consumo de água residencial utilizando simulador de consumo e a conta de água; • Interpretar as informações contidas na conta de água; • Relacionar atitudes para a utilização adequada do uso da água tratada consumida; • Desenvolver senso crítico quanto ao consumo de água tratada.
Duração das atividades
Duas aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Uso da água no cotidiano; • Etapas do tratamento de água; • A água como elemento formador da atmosfera da Terra.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdo Específico
• Consumo de água tratada.
 

Recurso Educacional Digital

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/467/imagens/red.PNGSimulador do consumo de água em residências (casa ou apartamento). (clique na imagem ao lado para iniciar o simulador)
 

Repita os passos acima para os outros cômodos da residência, até que o aluno tenha obtido todos os valores de consumo por cômodo. Peça para os alunos anotarem o consumo de cada cômodo separadamente e para calcularem o valor do consumo total da residência deles nesta simulação.

 


Sugestão de aula

 

Preparando a aula

Na aula anterior a esta, solicite aos alunos que tragam a conta de água, das residências deles, do mês anterior.

 

 

Introduzindo a aula (5 a 10 min.)

Inicialmente leve os alunos para o laboratório de informática, oriente-lhes para que se agrupem em duplas, cada dupla utilizará um computador. Informe aos alunos qual programa eles utilizarão nessa aula: Browser para navegação na internet. (O itálico em Browser é opcional por se tratar de programa).

Explique aos estudantes que eles irão:

- avaliar o consumo mensal de água tratada (em m3: metros cúbicos) na residência deles, por meio da leitura de uma conta de água (do mês anterior ao que eles estão);
- comparar, por meio de um simulador, se a quantidade de água registrada na conta de água - em m3 – está coerente com o uso que os moradores das residências deles pensam ter e assim avaliar se eles estão desperdiçando água tratada;
- aprender a utilizar de forma racional a água tratada nas suas residências;
- propor atitudes que os levem a reduzir o consumo de água e o valor da conta dos próximos meses de suas residências.

A unidade m3 deve ser lida como metros cúbicos, e equivale a quantidade de mil litros que qualquer líquido ocupa de espaço. Para que esta informação seja acessível aos alunos, leve uma garrafa de água mineral de um litro e compare com eles o espaço ocupado pela garrafa e o espaço que ocupariam mil garrafas iguais a essa. Assim, eles poderão visuali zar mentalmente a quantidade: metros cúbicos.

Para introduzir a aula, pergunte aos alunos quantos metros cúbicos de água eles imaginam gastar durante um dia, uma semana e um mês, em seguida peça que eles leiam a quantidade de água por mês, realmente, gasta na residência deles, essa informação é encontrada na conta de água.

 

 

Desenvolvendo a aula (5 a 10 min.)

Peça aos estudantes que acessem a página do simulador de consumo e sigam os passos descritos abaixo:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/467/imagens/simulador11.png

 

 

Sistematizando a aula (30 min.)

Relacionando a leitura da conta de água com os valores obtidos na simulação de consumo.

Leia a conta de água com os alunos, explicando a eles cada item da conta.  Muitas companhias de saneamento emitem contas que informam:

 - data e quantidade consumida (anterior e atual): Explique aos alunos que pela diferença calculada entre as quantidades da leitura atual e da leitura anterior é possível saber quantos metros cúbicos de água foram consumidos em um mês na residência deles.

Solicite ao aluno que faça a quantificação do consumo de água na residência dele, no mês da conta, e que anote o resultado no caderno.

 

- consumo médio da residência (em m3): Analise com os alunos como foi o consumo de água na residência deles nos últi mos 12 meses.

 

- consumo do mês referente à medição realizada (em m3): Mostre ao aluno onde ele pode localizar essa informação na conta.

Peça aos alunos que confrontem o resultado obtido por eles (no cálculo feito por eles) e a quantidade citada na conta. Se for diferente, verifique se o aluno se equivocou ao fazer a diferença ou se há erros de impressão na conta de água.

Peça que o aluno compare o resultado encontrado por ele na simulação (consumo total) com a quantidade real consumida. Questione se os valores encontrados estão muito diferentes, se houver diferenças maiores que a metade do valor real, instigue o aluno a explicar o porquê da diferença.

 

- faixa de previsão de consumo em m3): Explique ao aluno que a quantidade dessa faixa de consumo está relacionada com o consumo médio de água, das residências, na região onde ele mora e as necessidades diárias do recurso natural definidas na legislação.

 

- volume total de água consumida em m3 (por faixa de consumo):  Aqui o aluno poderá comparar os resultados que ele obteve na simulação com a quantidade de água consumida atribuída pela companhia de saneamento.

Solicite ao aluno que calcule, a partir dos valores de faixa de consumo, quantos metros cúbicos de água ele consome por faixa, na simulação realizada por ele.

 

- preço (em reais) por m3 (por faixa de consumo):  Explique ao aluno que esse preço é determinado pela companhia de saneamento e sofre alterações no decorrer do ano. As faixas de consumo são mecanismos para estimular a economia do recurso natural. Quem consome menos tem como prêmio um valor menor a ser pago por metro cúbico consumido.

Peça para o aluno avaliar em qual faixa de consumo está a família dele. Se estiver na faixa de consumo alta, peça que ele escreva no caderno de ciências quais hábitos da família devem ser revistos para a redução do consumo.

Peça ao aluno para ca lcular o valor (em reais) da tarifa de água da conta usando a quantidade de água consumida (encontrada na conta de água) e o valor encontrado por ele na simulação. Se o montante for muito diferente, por exemplo, igual ou maior à metade do valor da conta real, o aluno poderá visualizar se a simulação dele foi acertada ou precisará ser ajustada.

 

- tarifa de água:  Explique ao aluno que esse valor é o preço cobrado, em reais, pelo consumo de água e que deve ser pago, todos os meses, até a data de vencimento da conta. Converse com o aluno sobre o fato do pagamento da conta em dia estar relacionado ao fornecimento de água tratada.

 

- tarifa de esgoto:  Explique ao aluno que esta tarifa é exatamente igual a tarifa de água cobrada.

Pergunte ao aluno o porquê das tarifas de água e de esgoto terem o mesmo valor.

A companhia de saneamento relaciona a quantidade de á gua consumida com a quantidade de água que será despejada na rede de esgoto, logo, será a quantidade de “água” a ser tratada nas estações de tratamento de esgoto e, portanto o usuário também paga para tratar a água que consumiu e “sujou”.

 

- total a pagar:  O valor total a pagar é calculado pela soma das tarifas de água e esgoto.

Peça para os alunos calcularem o total a pagar pelo consumo obtido na simulação e comparar com o valor da conta. Questione com eles se há a necessidade de ser feita uma nova simulação.
 

 

 

 

Sugestão de atividade complementar


O professor poderá fazer um mural na sala para acompanhar (tabelar) o consumo de água das residências de cada aluno durante o ano letivo e dessa forma avaliar com os alunos

se eles conseguiram modificar a forma como eles consomem a água. A partir da tabela poderá ser construído um gráfico para melhor visualização do comportamento do consumidor durante o ano.


Sugestão para cons trução da tabela:
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/467/imagens/tabela11.PNG

Recursos Complementares


Site com informações e conceitos sobre a água enquanto Recurso Natural, substância e unidade molecular. Acesse o site no endereço eletrônico http://educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/agua.html.



Decreto Federal Nº 5.440, de 4 de maio de 2005. Estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano. Acesse o decreto no endereço eletrônico http://www.cnrh-srh.gov.br/legisla/br_decreto_5440_04maio05_qualidadeagua.PDF.



Portal da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABES. O site apresenta informações importantes sobre o processo de tratamento de Água e Esgoto. Acesse o site no endereço eletrônico http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=0≺oj=sabesp&pub=T&.



Avaliação
O aluno poderá ser avaliado por meio das respostas dadas aos questionamentos feitos durante a aula.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Danielle, Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende , São Paulo - disse:
    danincampos@gmail.com

    22/03/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula e gostei mais ainda porque já trabalhei com meus alunos algo bem semelhante


Sem classificação.
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