04/11/2008
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Conteúdo Específico
• Consumo de água tratada.
Simulador do consumo de água em residências (casa ou apartamento). (clique na imagem ao lado para iniciar o simulador)
Repita os passos acima para os outros cômodos da residência, até que o aluno tenha obtido todos os valores de consumo por cômodo. Peça para os alunos anotarem o consumo de cada cômodo separadamente e para calcularem o valor do consumo total da residência deles nesta simulação.
Preparando a aula
Na aula anterior a esta, solicite aos alunos que tragam a conta de água, das residências deles, do mês anterior.
Introduzindo a aula (5 a 10 min.)
Inicialmente leve os alunos para o laboratório de informática, oriente-lhes para que se agrupem em duplas, cada dupla utilizará um computador. Informe aos alunos qual programa eles utilizarão nessa aula: Browser para navegação na internet. (O itálico em Browser é opcional por se tratar de programa).
Explique aos estudantes que eles irão:
- avaliar o consumo mensal de água tratada (em m3: metros cúbicos) na residência deles, por meio da leitura de uma conta de água (do mês anterior ao que eles estão);
- comparar, por meio de um simulador, se a quantidade de água registrada na conta de água - em m3 – está coerente com o uso que os moradores das residências deles pensam ter e assim avaliar se eles estão desperdiçando água tratada;
- aprender a utilizar de forma racional a água tratada nas suas residências;
- propor atitudes que os levem a reduzir o consumo de água e o valor da conta dos próximos meses de suas residências.
A unidade m3 deve ser lida como metros cúbicos, e equivale a quantidade de mil litros que qualquer líquido ocupa de espaço. Para que esta informação seja acessível aos alunos, leve uma garrafa de água mineral de um litro e compare com eles o espaço ocupado pela garrafa e o espaço que ocupariam mil garrafas iguais a essa. Assim, eles poderão visuali zar mentalmente a quantidade: metros cúbicos.
Para introduzir a aula, pergunte aos alunos quantos metros cúbicos de água eles imaginam gastar durante um dia, uma semana e um mês, em seguida peça que eles leiam a quantidade de água por mês, realmente, gasta na residência deles, essa informação é encontrada na conta de água.
Desenvolvendo a aula (5 a 10 min.)
Peça aos estudantes que acessem a página do simulador de consumo e sigam os passos descritos abaixo:
Sistematizando a aula (30 min.)
Relacionando a leitura da conta de água com os valores obtidos na simulação de consumo.
Leia a conta de água com os alunos, explicando a eles cada item da conta. Muitas companhias de saneamento emitem contas que informam:
- data e quantidade consumida (anterior e atual): Explique aos alunos que pela diferença calculada entre as quantidades da leitura atual e da leitura anterior é possível saber quantos metros cúbicos de água foram consumidos em um mês na residência deles.
Solicite ao aluno que faça a quantificação do consumo de água na residência dele, no mês da conta, e que anote o resultado no caderno.
- consumo médio da residência (em m3): Analise com os alunos como foi o consumo de água na residência deles nos últi mos 12 meses.
- consumo do mês referente à medição realizada (em m3): Mostre ao aluno onde ele pode localizar essa informação na conta.
Peça aos alunos que confrontem o resultado obtido por eles (no cálculo feito por eles) e a quantidade citada na conta. Se for diferente, verifique se o aluno se equivocou ao fazer a diferença ou se há erros de impressão na conta de água.
Peça que o aluno compare o resultado encontrado por ele na simulação (consumo total) com a quantidade real consumida. Questione se os valores encontrados estão muito diferentes, se houver diferenças maiores que a metade do valor real, instigue o aluno a explicar o porquê da diferença.
- faixa de previsão de consumo em m3): Explique ao aluno que a quantidade dessa faixa de consumo está relacionada com o consumo médio de água, das residências, na região onde ele mora e as necessidades diárias do recurso natural definidas na legislação.
- volume total de água consumida em m3 (por faixa de consumo): Aqui o aluno poderá comparar os resultados que ele obteve na simulação com a quantidade de água consumida atribuída pela companhia de saneamento.
Solicite ao aluno que calcule, a partir dos valores de faixa de consumo, quantos metros cúbicos de água ele consome por faixa, na simulação realizada por ele.
- preço (em reais) por m3 (por faixa de consumo): Explique ao aluno que esse preço é determinado pela companhia de saneamento e sofre alterações no decorrer do ano. As faixas de consumo são mecanismos para estimular a economia do recurso natural. Quem consome menos tem como prêmio um valor menor a ser pago por metro cúbico consumido.
Peça para o aluno avaliar em qual faixa de consumo está a família dele. Se estiver na faixa de consumo alta, peça que ele escreva no caderno de ciências quais hábitos da família devem ser revistos para a redução do consumo.
Peça ao aluno para ca lcular o valor (em reais) da tarifa de água da conta usando a quantidade de água consumida (encontrada na conta de água) e o valor encontrado por ele na simulação. Se o montante for muito diferente, por exemplo, igual ou maior à metade do valor da conta real, o aluno poderá visualizar se a simulação dele foi acertada ou precisará ser ajustada.
- tarifa de água: Explique ao aluno que esse valor é o preço cobrado, em reais, pelo consumo de água e que deve ser pago, todos os meses, até a data de vencimento da conta. Converse com o aluno sobre o fato do pagamento da conta em dia estar relacionado ao fornecimento de água tratada.
- tarifa de esgoto: Explique ao aluno que esta tarifa é exatamente igual a tarifa de água cobrada.
Pergunte ao aluno o porquê das tarifas de água e de esgoto terem o mesmo valor.
A companhia de saneamento relaciona a quantidade de á gua consumida com a quantidade de água que será despejada na rede de esgoto, logo, será a quantidade de “água” a ser tratada nas estações de tratamento de esgoto e, portanto o usuário também paga para tratar a água que consumiu e “sujou”.
- total a pagar: O valor total a pagar é calculado pela soma das tarifas de água e esgoto.
Peça para os alunos calcularem o total a pagar pelo consumo obtido na simulação e comparar com o valor da conta. Questione com eles se há a necessidade de ser feita uma nova simulação.
Sugestão de atividade complementar
O professor poderá fazer um mural na sala para acompanhar (tabelar) o consumo de água das residências de cada aluno durante o ano letivo e dessa forma avaliar com os alunos
se eles conseguiram modificar a forma como eles consomem a água. A partir da tabela poderá ser construído um gráfico para melhor visualização do comportamento do consumidor durante o ano.
Sugestão para cons trução da tabela:
Site com informações e conceitos sobre a água enquanto Recurso Natural, substância e unidade molecular. Acesse o site no endereço eletrônico http://educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/agua.html.
Decreto Federal Nº 5.440, de 4 de maio de 2005. Estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano. Acesse o decreto no endereço eletrônico http://www.cnrh-srh.gov.br/legisla/br_decreto_5440_04maio05_qualidadeagua.PDF.
Portal da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABES. O site apresenta informações importantes sobre o processo de tratamento de Água e Esgoto. Acesse o site no endereço eletrônico http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=0≺oj=sabesp&pub=T&.
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22/03/2012
Quatro estrelasGostei muito da aula e gostei mais ainda porque já trabalhei com meus alunos algo bem semelhante