Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Migração, Imigração e Emigração, o que são?

 

03/09/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Continentes e terras de origem dos povos do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender um pouco sobre os assuntos: Migração, Emigração e Imigração. Poderão também aprender a diferença que existe entre tais conceitos. Com estas aulas os alunos poderão aprender e desenvolver um gênero textual - gênero jornalístico.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos para a efetuação destas aulas.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo.

Motivação:

Para dar início ao tema que estas aulas se propõem, os alunos deverão assistir a um Recurso (Fig. 1), que é um vídeo que exemplifica um pouco do que é a Migração, Imigração e Emigração.

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18450  

Figura 1- Imagem do Recurso

O Recurso é um episódio do Programa “Escolhi Viver aqui”, da TV Escola, que mostra a história de Isabel, uma portuguesa que escolheu viver no Brasil. O vídeo tem a duração aproximada de 5 (cinco) minutos e poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho apropriado para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo.


Atividade 1

Após assistirem o Recurso, o professor deverá incentivar os alunos para comentarem o que entenderam sobre o vídeo. Além disso, o professor deverá iniciar a discussão sobre o que venha a ser a Migração, Imigração e a Emigração (Fig. 2), por meio de algum exemplo de sua vida pessoal (descendência) ou que tenha o conhecimento da experiência de outras pessoas. É importante que os alunos tenham oportunidade para expressarem suas opiniões e conhecimentos acerca deste assunto, pois muitos poderão conhecer a história de seus pais ou avós, que podem ter vindo de outros países para morar no Brasil.

Figura 2- Imagem da Imigração Japonesa no Brasil
Disponível em: http://www.imigracaojaponesa.com.br/imigrante%20porto.jpg  Acesso em: 03. Ago. 2009.

Atividade 2

O professor deverá, neste momento, pedir que os alunos se dividam em pequenos grupos (de 2 a 4 integrantes) para que possam, por meio de pesquisas, aprofundarem os conhecimentos sobre os assuntos (Migração, Imigração e Emigração), bem como perceberem a diferença que existem entre os três termos. A seguir, os temas propostos para as pesquisas:

- O que é Migração

- O que é Imigração
- O que é Emigração
- Imigração de Povos no Brasil

Estas pesquisas deverão ser feitas em diversas fontes, tais como: livros didáticos e paradidáticos, revistas, jornais e sites. Abaixo, sugerimos alguns sites (Fig. 3) que abordam os assuntos a serem pesquisados.

http://intra.vila.com.br/sites/povolatino/paginas/1b/questao5/questao5b.htm  

http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+71-80/Passo+a+Passo++78/O+que+%C3%A9+migra%C3%A7%C3%A3o.htm  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Emigra%C3%A7%C3%A3o  

http://www.guiadoimigrante.com/artigo.php?idPublicacao=1552  

http://www.suapesquisa.com/historia/imigracao/

Figura 3- Image m do site “Sua Pesquisa”< /p>


Atividade 3

Após a realização das pesquisas, os alunos deverão elaborar um jornal informativo sobre o tema trabalhado nestas aulas, de forma a expor os resultados de suas pesquisas e discussões. Cada grupo deverá elaborar uma reportagem acerca do que pesquisou e apresentá-la no formato de um jornal (Fig. 4). Com esta atividade, os alunos estarão também trabalhando a escrita e a diversidade dos gêneros textuais existentes.

Figura 4- Imagem de um jornal
Disponível em: http://www.blogdayara.com.br/blog/images/jornal2.jpg Acesso em: 10. Ago. 2009.

Sugerimos que o professor apresente aos alunos um jornal (Fig. 5), como ele é formado e principalmente, qual é a característica de um texto jornalístico. Abaixo seguem links referentes à explicação sobre o uso e a confecção de jornais em sala de aula:

http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno03-11.html  


http://verdesmares.globo.com/saladeaula/  

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/jornal-sala-aula-423555.shtml  


http://www.textualonline.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=255:construcao-basica-de-um-texto-jornalistico-piramide-invertida-e-lead&catid=86:artigos&Itemid=285

Figura 5- Imagem de uma criança observando um jornal
Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/jornal.jpg Acesso em: 06. Ago. 2009.

Sugerimos que estes jornais sejam colocados na biblioteca, além de deixar uma cópia para cada sala (deixar com o representante de sala, por exemplo), fixar no mural das salas de aula da escola uma cópia deste jornal para que outros alunos e professores da escola possam vê-los.

Sugestão:

Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a Imigração dos estrangeiros no Brasil, os alunos poderão fazer pesquisas sobre os exilados (o que é um exílio, como funciona, se ainda hoje é visto em algum país etc.).
Abaixo, seguem algumas reportagens sobre este assunto.

http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/o_mito_de_garibaldi_na_america_do_sul_imprimir.html  

http://www.polemica.uerj.br/pol18/cquestoesc/contemp_4-main.htm  

Recursos Complementares

Segue abaixo o link de uma reportagem sobre a importância do uso do jornal em sala de aula, para o desenvolvimento da melhora do desempenho dos alunos.

http://aprendiz.uol.com.br/content/treclodrud.mmp  

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sobretudo durante a realização da atividade 3, em que os alunos sistematizarão o que aprenderam sobre: Migração, Imigração e Emigração, bem como a diferença que existe entre tais conceitos, além de desenvolverem a competência da língua escrita, por meio de um tipo de gênero textual.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 1/3 - 33.33%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • gabi, museu oscar niermai , Paraná - disse:
    gabrielegmp@hotmail.com

    29/05/2011

    Uma estrela

    a aula ,mais enderesante.


  • Adenise Nascimento de Lima, ESCOLA MUNICIPAL DE EF CLEA MARIA BEZERRA BARBOSA , Paraíba - disse:
    adenise_pb@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostaria de um modelo de charge para trabalhar a migração


  • Ana Kelly, EEFM Professora Marieta Santos , Ceará - disse:
    anakellyfa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula além de dinâmica, foi bastante sugestiva pela situção exposta pela professora. Gostei da forma como foi abordado o assunto em sala e os meios utilizados para tal chamam muita atenção, pois crianças gostam de aulas variadas, com mais cores, mais vida... Sempre que possível devemos utilizar as tecnologias disponíveis na escola pois assim a aprendizagem torna-se mais efetiva. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.