03/09/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Continentes e terras de origem dos povos do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Com estas aulas os alunos poderão aprender um pouco sobre os assuntos: Migração, Emigração e Imigração. Poderão também aprender a diferença que existe entre tais conceitos. Com estas aulas os alunos poderão aprender e desenvolver um gênero textual - gênero jornalístico.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo.
Para dar início ao tema que estas aulas se propõem, os alunos deverão assistir a um Recurso (Fig. 1), que é um vídeo que exemplifica um pouco do que é a Migração, Imigração e Emigração.
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18450
Figura 1- Imagem do Recurso
O Recurso é um episódio do Programa “Escolhi Viver aqui”, da TV Escola, que mostra a história de Isabel, uma portuguesa que escolheu viver no Brasil. O vídeo tem a duração aproximada de 5 (cinco) minutos e poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho apropriado para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após assistirem o Recurso, o professor deverá incentivar os alunos para comentarem o que entenderam sobre o vídeo. Além disso, o professor deverá iniciar a discussão sobre o que venha a ser a Migração, Imigração e a Emigração (Fig. 2), por meio de algum exemplo de sua vida pessoal (descendência) ou que tenha o conhecimento da experiência de outras pessoas. É importante que os alunos tenham oportunidade para expressarem suas opiniões e conhecimentos acerca deste assunto, pois muitos poderão conhecer a história de seus pais ou avós, que podem ter vindo de outros países para morar no Brasil.
Figura 2- Imagem da Imigração Japonesa no Brasil
Disponível em: http://www.imigracaojaponesa.com.br/imigrante%20porto.jpg Acesso em: 03. Ago. 2009.
O professor deverá, neste momento, pedir que os alunos se dividam em pequenos grupos (de 2 a 4 integrantes) para que possam, por meio de pesquisas, aprofundarem os conhecimentos sobre os assuntos (Migração, Imigração e Emigração), bem como perceberem a diferença que existem entre os três termos. A seguir, os temas propostos para as pesquisas:
- O que é Migração
- O que é Imigração
- O que é Emigração
- Imigração de Povos no Brasil
Estas pesquisas deverão ser feitas em diversas fontes, tais como: livros didáticos e paradidáticos, revistas, jornais e sites. Abaixo, sugerimos alguns sites (Fig. 3) que abordam os assuntos a serem pesquisados.
http://intra.vila.com.br/sites/povolatino/paginas/1b/questao5/questao5b.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Emigra%C3%A7%C3%A3o
http://www.guiadoimigrante.com/artigo.php?idPublicacao=1552
http://www.suapesquisa.com/historia/imigracao/
Figura 3- Image m do site “Sua Pesquisa”< /p>
Após a realização das pesquisas, os alunos deverão elaborar um jornal informativo sobre o tema trabalhado nestas aulas, de forma a expor os resultados de suas pesquisas e discussões. Cada grupo deverá elaborar uma reportagem acerca do que pesquisou e apresentá-la no formato de um jornal (Fig. 4). Com esta atividade, os alunos estarão também trabalhando a escrita e a diversidade dos gêneros textuais existentes.
Figura 4- Imagem de um jornal
Disponível em: http://www.blogdayara.com.br/blog/images/jornal2.jpg Acesso em: 10. Ago. 2009.
Sugerimos que o professor apresente aos alunos um jornal (Fig. 5), como ele é formado e principalmente, qual é a característica de um texto jornalístico. Abaixo seguem links referentes à explicação sobre o uso e a confecção de jornais em sala de aula:
http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno03-11.html
http://verdesmares.globo.com/saladeaula/
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/jornal-sala-aula-423555.shtml
Figura 5- Imagem de uma criança observando um jornal
Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/jornal.jpg Acesso em: 06. Ago. 2009.
Sugerimos que estes jornais sejam colocados na biblioteca, além de deixar uma cópia para cada sala (deixar com o representante de sala, por exemplo), fixar no mural das salas de aula da escola uma cópia deste jornal para que outros alunos e professores da escola possam vê-los.
Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a Imigração dos estrangeiros no Brasil, os alunos poderão fazer pesquisas sobre os exilados (o que é um exílio, como funciona, se ainda hoje é visto em algum país etc.).
Abaixo, seguem algumas reportagens sobre este assunto.
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/o_mito_de_garibaldi_na_america_do_sul_imprimir.html
http://www.polemica.uerj.br/pol18/cquestoesc/contemp_4-main.htm
Segue abaixo o link de uma reportagem sobre a importância do uso do jornal em sala de aula, para o desenvolvimento da melhora do desempenho dos alunos.
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sobretudo durante a realização da atividade 3, em que os alunos sistematizarão o que aprenderam sobre: Migração, Imigração e Emigração, bem como a diferença que existe entre tais conceitos, além de desenvolverem a competência da língua escrita, por meio de um tipo de gênero textual.
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/05/2011
Uma estrelaa aula ,mais enderesante.
24/03/2010
Quatro estrelasgostaria de um modelo de charge para trabalhar a migração
24/03/2010
Cinco estrelasA aula além de dinâmica, foi bastante sugestiva pela situção exposta pela professora. Gostei da forma como foi abordado o assunto em sala e os meios utilizados para tal chamam muita atenção, pois crianças gostam de aulas variadas, com mais cores, mais vida... Sempre que possível devemos utilizar as tecnologias disponíveis na escola pois assim a aprendizagem torna-se mais efetiva. Parabéns!