Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Por que precisamos tratar a água antes de consumi-la?

 

04/11/2008

Autor e Coautor(es)
ERICA CRISTINA MORENO NASCIMENTO
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Caracterizar as etapas do tratamento de água em estações de tratamento; • Relacionar atitudes para a utilização adequada do uso dos mananciais; • Desenvolver senso crítico quanto à preservação e manutenção dos recursos hídricos disponíveis na natureza.
Duração das atividades
Uma aula com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Uso da água no cotidiano; • Poluição da água; • A água como elemento formador da atmosfera da Terra.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdo Específico
• Tratamento de água para consumo humano.
 

Recurso Educacional Digital

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/468/imagens/sabes.JPG Portal da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABES. O site apresenta informações importantes sobre o processo de tratamento de Água e Esgoto.

(clique na imagem ao lado para acessar o conteúdo do site). http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=0&proj=sabesp&pub=T&db=  

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/468/imagens/tratamento_agua.png Animação que traz o processo de Tratamento de água em uma estação de tratamento.(clique na imagem ao lado para acessar a página onde está localizado

o link da animação). http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=4&proj=sabesp&pub=T&db=&docid=600967CDD4F6B9C0832571AE0059F4A4

 

 Sugestão de aula

 Introduzindo a aula  (5 a 10 min.)

Inicialmente leve os alunos para o laboratório de informática, oriente-lhes para que se agrupem em duplas, cada dupla utilizará um computador. Informe aos alunos qual programa eles utilizarão

nessa aula: Browser para navegação na internet.

Explique aos estudantes que eles irão aprender como a água consumida por eles é tratada, ou como deve ser feito o tratamento da água a ser consumida nas cidades, lendo as informações no site

da SABESP e monitorando o tratamento da água em uma estação de tratamento por meio da animação que se encontra na mesma página.

Para introduzir a aula, pergunte aos alunos se é correto jogarmos lixo, restos de comida e objetos nos reservatórios naturais de água (rios, lagos, lagoas, açudes). Explore com eles quais atitudes devemos ter com relação ao lixo produzido por eles. Pergunte aos alunos se é seguro utilizarmos água sem tratamento para o consumo humano. Investigue quais os hábitos de consumo de água

dos alunos perguntando se eles tomam água filtrada, fervida ou tratada com aparelhos modernos.

 

Dese nvolvendo a aula (15 a 20 min.)

Peça aos estudantes que acessem a página principal do portal SABESP e sigam os passos descritos abaixo:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/468/imagens/01.png

 

 

Sistematizando a aula (20 min.)

Após o término da simulação, feita somente pelos alunos, peça a eles que cliquem novamente no link para abrir o simulador.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/468/imagens/0211.jpg

 

Algumas questões ainda podem ser lançadas para aos alunos, como tarefa de casa, veja alguns exemplos abaixo:


- Onde realmente começa o tratamento da água? (Reforce com eles que o início do tratamento da água começa com a atitude de cada cidadão quando ele ajuda a preservar os

mananciais).
- Cite alguns fatores que estão relacionados com a degradação dos mananciais? (Trabalhe a questão das atitudes pessoais e sociais para esta questão).
- Quais as etapas do processo de tratamento da água?
- Quais os benefícios gerados pelo processo de desinfecção da água com cloro?
- Quais as substâncias utilizadas no processo de tratamento de água?
 

 Sugestões de atividades complementares

 Atividade 1
O professor poderá levar para sala de aula imagens (fotografias) que retratem a situação dos mananciais hídricos da cidade onde os alunos moram e com eles montar um mural

contendo frases de alerta sobre a questão da preservação e manutenção correta do recurso natural água.

 Atividade 2
Nas aulas seguintes, o professor poderá propor aos alunos que planejem e construam uma maquete, utilizando material reciclado, de uma estação de tratamento de água. Se não for

possível a construção da maquete o professor poderá propor a confecção de um painel com desenhos e figuras sobre o mesmo tema.


Atividade 3
Caso na cidade exista estação de tratamento de água, o professor poderá solicitar junto à Direção da escola uma visita a alguma unidade de tratamento de água.


Atividade 4
Durante a aula aparecem algumas palavras e termos que não são comuns para os alunos. Eles poderão pesquisar num dicionário on-line o significado dessas palavras a classe gramatical

a qual elas pertencem. O professor pode solicitar ainda que os alunos construam frases com essas palavras.

Sugestões de algumas palavras que poderão ser utilizadas:

aglutinar * impurezas * desinfetar * microorganismo * incidência * clarificar * degradar * desinfecção * cloro * flúor

 

 

 

Recursos Complementares


Site com informações e conceitos sobre a água enquanto Recurso Natural, substância e unidade molecular. Acesse o site no endereço eletrônico http://educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/agua.html.



Página do Portal da SABESP sobre a qualidade da água tratada pela empresa, traz os principais parâmetros analisados para garantir a qualidade da água a ser consumida. Acesse a página no endereço eletrônico http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=4≺oj=sabesp&pub=T&db=&docid=BADC6A6AA69D8891832571AE005BE7E1.



Dicionário da Língua Portuguesa, gratuito, para consulta on-line. Acesse o dicionário no endereço eletrônico http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx.



Avaliação
O aluno poderá ser avaliado por meio das respostas dadas aos questionamentos feitos durante a aula e também a partir das frases, painéis e maquetes solicitados nas atividades complementares.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.