04/11/2008
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Conteúdo Específico
• Tratamento de água para consumo humano.
Portal da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABES. O site apresenta informações importantes sobre o processo de tratamento de Água e Esgoto.
(clique na imagem ao lado para acessar o conteúdo do site). http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=0&proj=sabesp&pub=T&db=
Animação que traz o processo de Tratamento de água em uma estação de tratamento.(clique na imagem ao lado para acessar a página onde está localizado
o link da animação). http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=4&proj=sabesp&pub=T&db=&docid=600967CDD4F6B9C0832571AE0059F4A4
Sugestão de aula
Introduzindo a aula (5 a 10 min.)
Inicialmente leve os alunos para o laboratório de informática, oriente-lhes para que se agrupem em duplas, cada dupla utilizará um computador. Informe aos alunos qual programa eles utilizarão
nessa aula: Browser para navegação na internet.
Explique aos estudantes que eles irão aprender como a água consumida por eles é tratada, ou como deve ser feito o tratamento da água a ser consumida nas cidades, lendo as informações no site
da SABESP e monitorando o tratamento da água em uma estação de tratamento por meio da animação que se encontra na mesma página.
Para introduzir a aula, pergunte aos alunos se é correto jogarmos lixo, restos de comida e objetos nos reservatórios naturais de água (rios, lagos, lagoas, açudes). Explore com eles quais atitudes devemos ter com relação ao lixo produzido por eles. Pergunte aos alunos se é seguro utilizarmos água sem tratamento para o consumo humano. Investigue quais os hábitos de consumo de água
dos alunos perguntando se eles tomam água filtrada, fervida ou tratada com aparelhos modernos.
Dese nvolvendo a aula (15 a 20 min.)
Peça aos estudantes que acessem a página principal do portal SABESP e sigam os passos descritos abaixo:
Sistematizando a aula (20 min.)
Após o término da simulação, feita somente pelos alunos, peça a eles que cliquem novamente no link para abrir o simulador.
Algumas questões ainda podem ser lançadas para aos alunos, como tarefa de casa, veja alguns exemplos abaixo:
- Onde realmente começa o tratamento da água? (Reforce com eles que o início do tratamento da água começa com a atitude de cada cidadão quando ele ajuda a preservar os
mananciais).
- Cite alguns fatores que estão relacionados com a degradação dos mananciais? (Trabalhe a questão das atitudes pessoais e sociais para esta questão).
- Quais as etapas do processo de tratamento da água?
- Quais os benefícios gerados pelo processo de desinfecção da água com cloro?
- Quais as substâncias utilizadas no processo de tratamento de água?
Sugestões de atividades complementares
Atividade 1
O professor poderá levar para sala de aula imagens (fotografias) que retratem a situação dos mananciais hídricos da cidade onde os alunos moram e com eles montar um mural
contendo frases de alerta sobre a questão da preservação e manutenção correta do recurso natural água.
Atividade 2
Nas aulas seguintes, o professor poderá propor aos alunos que planejem e construam uma maquete, utilizando material reciclado, de uma estação de tratamento de água. Se não for
possível a construção da maquete o professor poderá propor a confecção de um painel com desenhos e figuras sobre o mesmo tema.
Atividade 3
Caso na cidade exista estação de tratamento de água, o professor poderá solicitar junto à Direção da escola uma visita a alguma unidade de tratamento de água.
Atividade 4
Durante a aula aparecem algumas palavras e termos que não são comuns para os alunos. Eles poderão pesquisar num dicionário on-line o significado dessas palavras a classe gramatical
a qual elas pertencem. O professor pode solicitar ainda que os alunos construam frases com essas palavras.
Sugestões de algumas palavras que poderão ser utilizadas:
aglutinar * impurezas * desinfetar * microorganismo * incidência * clarificar * degradar * desinfecção * cloro * flúor
Site com informações e conceitos sobre a água enquanto Recurso Natural, substância e unidade molecular. Acesse o site no endereço eletrônico http://educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/agua.html.
Página do Portal da SABESP sobre a qualidade da água tratada pela empresa, traz os principais parâmetros analisados para garantir a qualidade da água a ser consumida. Acesse a página no endereço eletrônico http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=4≺oj=sabesp&pub=T&db=&docid=BADC6A6AA69D8891832571AE005BE7E1.
Dicionário da Língua Portuguesa, gratuito, para consulta on-line. Acesse o dicionário no endereço eletrônico http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/11/2013
Cinco estrelasficou bom e eu gostei
22/05/2012
Quatro estrelasEu gostei pq me ajudou muito no meu trabalhoo