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Vamos aprender somar brincando? Alternativas para a Educação Especial

 

01/09/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas são aulas indicadas para alunos que possuem algum tipo de deficiência mental, atraso cognitivo, dificuldade de aprendizagem e discalculia, uma vez que o objetivo destas aulas é o de desenvolver as noções de adição, contagem, comparação de quantidades, localização espacial, resolução de problemas e de situações problemas, através de atividades lúdicas.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;
- Utilização da Sala de Vídeo;
- Desenvolvimento de um Experimento Prático.


Motivação:

O professor deverá iniciar as aulas dizendo aos alunos que eles terão uma aula muito divertida e que por meio delas poderão aprender a somar!
Para motivá-los e também relembrá-los dos números de 1 a 10, o vídeo (Fig. 1) abaixo poderá ser transmitido aos alunos.
Sugerimos que o vídeo seja salvo em DVD e transmitido em aparelho para este, de forma que os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
 


Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=OkacTug_D6s&feature=related 

Figura 1- Imagem do vídeo

Sugerimos que o professor trabalhe também com a música “Os Indiozinhos”, de modo que os números de 1 à 10 sejam relembrados ludicamente! Abaixo se encontra a letra da música, bem como figuras que representam os números de 1 a 10, para serem trabalhadas com os alunos, de forma lúdica e contextualizada com a letra da música.

Os Indiozinhos

1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Mas não virou

Disponível em: http://letras.terra.com.br/eliana/298095/  Acesso em: 10.Ago.2009.

Figura 2- Representação do número 1 (Um)

Figura 3- Representação do número 2 (Dois)

Figura 4- Representação do número 3 (Três)

Figura 5- Representação do número 4 (Quatro)

Figura 6- Representação do número 5 (Cinco)

Figura 7- Representação do número 6 (Seis)

Figura 8- Representação do número 7 (Sete)

Figura 9 – Representação do número 8 (Oito)

Figura 10- Representação do Número 9 (Nove)

Figura 11- Representação do número 10 (Dez)

Atividade 1

Sugerimos que, neste momento, os alunos construam em duplas alguns cartazes com números, ou melhor, com a representação dos números (como no exemplo da atividade anterior). Para isto, eles poderão recortar figuras de jornais, revistas etc,  usar grãos ou até mesmo usar desenhos feitos por eles mesmos. O importante é que eles possam realizar uma atividade lúdica aliada à manipulação do concreto.
Feito isso, os alunos poderão se organizar em duplas, para desenvolverem um Experimento Prático, de modo que possam aprender a realizar somas através deste além de noções de lateralidade.


Atividade 2

Neste momento o Recurso postado abaixo (Fig. 12) poderá ser apresentado aos alunos.


Link do Recurso: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6789  

Figura 12- Imagem do Recurso

O tabuleiro (Fig. 12) deverá ser confeccionado (impresso ou xerocopiado) para cada dupla bem como as 16 (dezesseis) fichas dos recursos e alguns materiais (botões, grãos e etc. de duas cores - oito de cada cor) para que os alunos possam fazer a representação das adições no momento do jogo.

O jogo deverá se iniciar para cada dupla da seguinte forma:

- Um dos jogadores escolhe uma adição para ser feita, por exemplo, escolhe o número 1 e o número do tabuleiro do recurso. Assim, ele terá que fazer a seguinte adição: 1 + 2, colocando, por exemplo, 1 grão de feijão somando este com mais 2 grãos de feijão. Ao chegar ao resultado 3, o jogador deverá colocar sua ficha em uma figura do tabuleiro que tenha 3 quantidades, por exemplo, nos sapos ou nos gaviões. É importante que sejam duas espécies diferentes!

- Sugerimos que o professor combine previamente com os alunos, ou com cada dupla, as regras para o jogo, por exemplo, ficando combinado que ganhará o jogador quem conseguir alinhar primeiro suas fichas na vertical ou na horizontal.
Após o desenvolvimento do Experimento, o professor poderá fazer algumas perguntas (as quais seguem abaixo) aos alunos para perceber se eles entenderam o objetivo desta atividade. O que aprenderam de diferente nestas aulas? 

Recursos Complementares

Sugerimos que o professor acesse o site abaixo para obter maiores conhecimentos acerca da Discalculia.

http://www.brasilescola.com/doencas/discalculia.htm  

Avaliação

Os alunos poderão ser avaliados em todos os momentos da aula, mas principalmente durante a atividade 2, pois nesta o professor poderá perceber se os alunos já desenvolveram a noção de adição, por meio de uma atividade lúdica e divertida, e ajudá-los aprender a realização de somas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • mara rosa santos, alexandre p. lima , Goiás - disse:
    rosamar1919@hotmail.com

    11/10/2011

    Cinco estrelas

    como sou professora do ensino fundamental adorei as sugestoes obrigsds


  • Danielle Cristina, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    danny-cristina@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta aula. Achei muito interessante que a autora quebrou aquele velho tabu que de matematica é muito dificil e que para aprende-la tem que se decorar. É um tipo de aula prazerosa que deixa o aluno a vontade e motivado a aprender, principalmente para os alunos com deficiencia. São atividades deste tipo que fazem com o aluno veja a matematica como qualquer outra materia e se interesse por ela.


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