02/09/2009
Maria José Campos Ferreira, Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Explorar figuras geométricas e reconhecer as formas por intermédio do toque e da sensação.
Exploração e representação dos tamanhos e formas geométricas.
Atividade 1 - sentir, interpretar, falar e desenhar formas geométricas.
1º Momento - O professor desenvolve a brincadeira de simular o traçado de uma forma geométrica nas costas das crianças. A atividade consiste no seguinte: organizar duas filas; a última criança de cada fila pensa, em silêncio, em uma forma geométrica e simula o traçado nas costas do colega que se encontra à sua frente; o colega sente, interpreta e repete a ação sem falar; e assim sucessivamente até chegar ao primeiro da fila, que fala em voz alta o nome da forma e a última criança confirma ou nega a forma geométrica de origem. Para a realização dessa atividade é necessário:
a) mostrar e explorar (tocar, apalpar, sentir com as mãos) os blocos lógicos que serão utilizados na brincadeira;
b) deslizar o dedo indicador pelas extremidades das figuras geométricas que serão utilizadas na brincadeira;
c) formar quatro filas ou como desejar, de modo que cada criança participe de uma fileira.
a) fazer uma demonstração da brincadeira com duas crianças, que ficarão posicionadas diante das outras para possibilitar a visualização do traçado das figuras geométricas com o dedo.
B) fazer o movimento com o dedo simulando o traçado de uma forma geométrica nas costas do colega da frente. Aquele que teve as costas traçadas, em silêncio, repete o movimento simulando o traçado nas costas do colega da frente e assim sucessivamente até chegar à primeira criança da fila, que falará a forma que foi traçada nas suas costas.
1º momento - as crianças desenham, pintam e escrevem o nome das formas geometricas que fizeram parte da brincadeira.
Verificar se as crianças realizaram as brincadeiras e construíram o desenho com traços que representam a forma escolhida.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/04/2014
Cinco estrelasAchei muito criativo
27/05/2013
Cinco estrelasExcelente
29/09/2011
Cinco estrelasAchei essa aula muito interessante, divertida e muito criativa. Essa é um boa forma de tirar a aprendizagem exarcebada do caderno para um contato mais profundo, tatil... Tenho certeza que essas crianças gostaram bastante dessa atividade e se divertiram muito. Parabéns pela aula.