Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FORMAS GEOMÉTRICAS - conhecimento sensorial.

 

02/09/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira, Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Explorar figuras geométricas e reconhecer as formas por intermédio do toque e da sensação.  

Duração das atividades
A atividade será dividida em diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Exploração e representação dos tamanhos e formas geométricas.

Estratégias e recursos da aula
                                  

Atividade 1 -  sentir, interpretar, falar e desenhar  formas geométricas.

1º Momento -  O professor desenvolve a brincadeira de simular o traçado de uma forma geométrica nas costas das crianças. A atividade consiste no seguinte: organizar duas filas; a última criança de cada fila pensa, em silêncio, em uma forma geométrica e simula o traçado nas costas do colega que se encontra à sua frente; o colega sente, interpreta e repete a ação sem falar; e assim sucessivamente até chegar ao primeiro da fila, que fala em voz alta o nome da forma e a última criança confirma ou nega a forma geométrica de origem. Para a realização dessa atividade é necessário:

  • Antes de iniciar a brincadeira (construir uma orientação prévia):

a) mostrar e explorar (tocar, apalpar, sentir com as mãos) os blocos lógicos que serão utilizados na brincadeira;

b) deslizar o dedo indicador pelas extremidades das figuras geométricas  que serão utilizadas na brincadeira;

c) formar quatro filas ou como desejar, de modo que cada criança participe de uma fileira.

  • Durante a brincadeira (desenvolvimento da brincadeira):

a) fazer uma demonstração da brincadeira com duas crianças, que ficarão posicionadas diante das outras para possibilitar a visualização do traçado das figuras geométricas  com o dedo.

B) fazer o movimento com o dedo simulando o traçado de uma forma geométrica nas costas do colega da frente. Aquele que teve as costas traçadas, em silêncio, repete o movimento simulando o traçado nas costas do colega da frente e assim sucessivamente até chegar à primeira criança da fila, que falará a forma que foi traçada nas suas costas.

  undefined

undefined

  • Depois da brincadeira (representação gráfica da brincadeira):

1º momento - as crianças desenham, pintam e escrevem o nome das formas geometricas que fizeram parte da brincadeira.

Avaliação

Verificar se as crianças realizaram as brincadeiras e construíram o desenho com traços que representam a forma escolhida.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Antonio Alexandre, FMGR , Pernambuco - disse:
    a3cf@hotmail.com

    23/04/2014

    Cinco estrelas

    Achei muito criativo


  • Priscila Azevedo, UFSCar , São Paulo - disse:
    priazevedo.ramalho@gmail.com

    27/05/2013

    Cinco estrelas

    Excelente


  • Nycolas Barros, CIEP brizolão 263 lina bo bardi , Rio de Janeiro - disse:
    nykbarros@hotmail.cim

    29/09/2011

    Cinco estrelas

    Achei essa aula muito interessante, divertida e muito criativa. Essa é um boa forma de tirar a aprendizagem exarcebada do caderno para um contato mais profundo, tatil... Tenho certeza que essas crianças gostaram bastante dessa atividade e se divertiram muito. Parabéns pela aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.