21/08/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
a) Compreender diversas situações do trânsito, principalmente o uso do semáforo.
b) Atribuir significado às cores (vermelho, verde e amarelo) do semáforo.
Cores
1ª Atividade – Analisar imagens, lembrar e contar situações de trânsito envolvendo o semáforo.
1º momento – O professor traz para a sala de aula algumas imagens que fazem as crianças recordarem suas experiências no trânsito. Neste momento, mostra as de um semáforo e pergunta:
a) O que é isso?
b) Para que serve?
c) Quem conta algo que viu no semáforo?
d) Quem sabe o que acontece quando o sinal fica vermelho para o carro? Quando fica amarelo? E quando fica verde?
Imagem retirada do site: www.viajeaqui.abril.com.br/navegadorg4r/blog/gps-olho-semaforo-153110_comentarios.shtml?7725268
Obs.: O professor fala o nome das cores e o significado do semáforo, para organização do trânsito, para evitar acidentes e preservar a vida das pessoas.
Atividade 2 - Confeccionar um carro
1º momento - O(a) professor(a) poderá solicitar aos pais, caixas de papelão para confecção de um carro. Essa atividade deve ser feita por etapas. Primeiro retira-se a tampa da caixa, deixando apenas a parte da lateral. Depois pode perguntar qual a cor que as crianças desejam pintar a sua caixa. A pintura e feita com rolinhos. Na continuidade se distribui as rodas, o volante, os retrovisores e as placas dos carros para as crianças fazem a montagem. Elas podem escolher os números e as letras indicando sua placa.
Atividade 3 - Brincar de guiar seu carrinho na via dos automóveis
1º momento - O professor leva as crianças para um espaço na escola fora de sala de aula e simula uma via de automóveis com uma faixa de pedestre para as crianças vivenciarem no faz de conta, o respeito ao pedestre e a importância de obedecer a faixa para que haja um trânsito tranquilo e sem acidentes.
Avaliam-se as crianças, analisando se:
a) compreenderam o significado das cores do semáforo
b) participaram da confecção dos carros;
c) participam da brincadeira, demonstrando interesse pelo tema.
Quatro estrelas 14 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/09/2014
Cinco estrelasGostei muito, mim ajudou bastante no meu planejamento de aula para o meu estagio.
15/09/2013
Cinco estrelasSem comentários, é ajudou muito clareou minhas ideias...
06/06/2013
Uma estrelaParabéns uma ideia bem criativa, através desta dinâmica os alunos aprende mais....
18/07/2012
Quatro estrelasé uma otima atividade, pois faz com que as crianças desde cedo conhecam as leis de transito, e o cuidado em atravessar a rua.
29/06/2011
Cinco estrelasAdoreiiiiiiiiii, vou dar essa aula amanhã p/ crianças de 4 anos. espero que eles gostem!!!!!!!!!
21/05/2011
Cinco estrelasadorei pois estou fazendo pedagogia e o tema do meu trabalho e sobre o transito, estou montando um semáforo e vou ter que dar aula em libras, adorei o projeto . Basico simple e objetivo.
04/04/2011
Cinco estrelasafff essa aula foi a pior do universo kkkk!! foi maravilhosa a melhor q ja tive agradeço a vcs obrigado!! pela ajuda q me deram
24/03/2011
Cinco estrelasadorei essa atividade, bem criativa.
24/11/2010
Cinco estrelasParabéns! Sua aula veio contribuir com as minhas, adorei sua metodologia que está dentro do aprendizado e nível das crianças.
24/10/2010
Cinco estrelasparabéns, muito sugestiva,e criativa sua aula sobre educação para o transito
25/09/2010
Cinco estrelasAdorei a atividade e irei me basear nela para apresentar para as crianças, no "dia da responsabilidade social', juntamente com a minha turma do curso de Pedagogia. Parabéns professora Patrícia, e obrigada.
25/06/2010
Cinco estrelasComo é lindo a educação quando feita com amor. Parabéns por este desempenho em ensinar. Sou estudante de pedagogia e cada vez amo mais este processo ensino-aprendizagem.
09/04/2010
Cinco estrelasEsta aula é de fácil compreensão. As estratégias estão bem elaboradas e de acordo com a faixa etária.
24/03/2010
Cinco estrelasmaravilhoso! Adorei