Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O SEMÁFORO: qual a leitura que as crianças fazem da sua importância para o trânsito.

 

21/08/2009

Autor e Coautor(es)
PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Compreender diversas situações do trânsito, principalmente o uso do semáforo.
b) Atribuir significado às cores (vermelho, verde e amarelo) do semáforo.

Duração das atividades
As atividades são divididas em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Cores

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade – Analisar imagens, lembrar e contar situações de trânsito envolvendo o semáforo.


1º momento – O professor traz para a sala de aula algumas imagens que fazem as crianças recordarem suas experiências no trânsito. Neste momento, mostra as de um semáforo e pergunta:
a) O que é isso?
b) Para que serve?
c) Quem conta algo que viu no semáforo?
d) Quem sabe o que acontece quando o sinal fica vermelho para o carro? Quando fica amarelo? E quando fica verde?

Imagem retirada do site: www.viajeaqui.abril.com.br/navegadorg4r/blog/gps-olho-semaforo-153110_comentarios.shtml?7725268

Obs.: O professor fala o nome das cores e o significado do semáforo, para organização do trânsito, para evitar acidentes e preservar a vida das pessoas.

Atividade 2 - Confeccionar um carro


1º momento - O(a) professor(a) poderá solicitar aos pais, caixas de papelão para confecção de um carro. Essa atividade  deve ser feita  por etapas. Primeiro retira-se a tampa da caixa, deixando apenas a parte da lateral. Depois pode perguntar qual a cor que as crianças  desejam pintar a sua caixa. A pintura e feita com rolinhos. Na continuidade se distribui as rodas, o volante, os retrovisores e as placas dos carros para as crianças fazem a montagem.  Elas podem  escolher os números e as letras indicando sua placa.


 Atividade 3 - Brincar de guiar seu carrinho na via dos automóveis

1º momento - O professor leva as crianças para um espaço na  escola fora de sala de aula e simula uma via de automóveis com uma  faixa de pedestre para as crianças vivenciarem no faz de conta,  o respeito ao pedestre e a importância de obedecer a faixa para que haja um trânsito tranquilo e sem acidentes.

Avaliação

Avaliam-se as crianças, analisando se:

a) compreenderam o significado das cores do semáforo

b)  participaram da confecção dos carros;

c) participam da brincadeira, demonstrando interesse pelo tema.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 14 classificações

  • Cinco estrelas 12/14 - 85.71%
  • Quatro estrelas 1/14 - 7.14%
  • Três estrelas 0/14 - 0%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
  • Uma estrela 1/14 - 7.14%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • flavia guimaraes, ESTACIO FAMAP , Amapá - disse:
    flaviaguimaraessousa@ymail.com

    20/09/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito, mim ajudou bastante no meu planejamento de aula para o meu estagio.


  • andreia cristina de brritto, fac , São Paulo - disse:
    andreiadebritto@bol.com.br

    15/09/2013

    Cinco estrelas

    Sem comentários, é ajudou muito clareou minhas ideias...


  • Claudiana, Anonima , Mato Grosso do Sul - disse:
    c.jeomar@hotmail.com

    06/06/2013

    Uma estrela

    Parabéns uma ideia bem criativa, através desta dinâmica os alunos aprende mais....


  • Joselí, frei damião , Alagoas - disse:
    joseli_jatoba@hotmail.com

    18/07/2012

    Quatro estrelas

    é uma otima atividade, pois faz com que as crianças desde cedo conhecam as leis de transito, e o cuidado em atravessar a rua.


  • nara, Creche Gotinha de Luz , Distrito Federal - disse:
    naramartins14@yahoo.com.br

    29/06/2011

    Cinco estrelas

    Adoreiiiiiiiiii, vou dar essa aula amanhã p/ crianças de 4 anos. espero que eles gostem!!!!!!!!!


  • camila de queiroz duraes, uninove , São Paulo - disse:
    mila_duraes@uninove.edu.br

    21/05/2011

    Cinco estrelas

    adorei pois estou fazendo pedagogia e o tema do meu trabalho e sobre o transito, estou montando um semáforo e vou ter que dar aula em libras, adorei o projeto . Basico simple e objetivo.


  • erik, criança feliz , São Paulo - disse:
    erickgostoso@yahoo.com

    04/04/2011

    Cinco estrelas

    afff essa aula foi a pior do universo kkkk!! foi maravilhosa a melhor q ja tive agradeço a vcs obrigado!! pela ajuda q me deram


  • ana carolina, cas santa inêz , Rio de Janeiro - disse:
    anacapistrano0306@hotmail.com

    24/03/2011

    Cinco estrelas

    adorei essa atividade, bem criativa.


  • Claudete Finkler Leal, ESCOLA MUNICIPAL JARDIM DAS FLORES , Mato Grosso - disse:
    leal.claudetefinklerleal5@hotmail.com

    24/11/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Sua aula veio contribuir com as minhas, adorei sua metodologia que está dentro do aprendizado e nível das crianças.


  • lucimar malaquias, E.M Clara de Castro Rogério , Minas Gerais - disse:
    lucimarmalaquias@gmail.com

    24/10/2010

    Cinco estrelas

    parabéns, muito sugestiva,e criativa sua aula sobre educação para o transito


  • Geisa, UNOPAR, Polo: Escola Dimensão , Rio Grande do Sul - disse:
    geisanunesalmeida@yahoo.com.br

    25/09/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a atividade e irei me basear nela para apresentar para as crianças, no "dia da responsabilidade social', juntamente com a minha turma do curso de Pedagogia. Parabéns professora Patrícia, e obrigada.


  • WELDA PERES, UNITNS , Goiás - disse:
    weldaperes@hotmail.com

    25/06/2010

    Cinco estrelas

    Como é lindo a educação quando feita com amor. Parabéns por este desempenho em ensinar. Sou estudante de pedagogia e cada vez amo mais este processo ensino-aprendizagem.


  • Alessio, Iolanda e Regina, Oficina Portal da Educação , Rio de Janeiro - disse:
    epitacio.campos@piraidigital.com.br

    09/04/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula é de fácil compreensão. As estratégias estão bem elaboradas e de acordo com a faixa etária.


  • vanessa Vieira, Manoel Juvenal Vieira , Rio de Janeiro - disse:
    v.vgvieira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    maravilhoso! Adorei


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.