30/09/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Descobrir o significado do próprio nome e perceber que ele faz parte de sua identidade, de sua história; compartilhar com os colegas a própria história do seu nome.
Saber que cada pessoa tem um nome.
Atividade 1 - Entrevistar os pais.
1º momento - O professor deve iniciar a aula perguntando porque cada criança tem um nome; quem colocou o nome nas crianças. Em seguida, pergunta se elas querem descobrir um pouco mais sobre os seus nomes. A partir dessa conversa, o professor e as crianças elaboram perguntas abertas para a realização de uma entrevista com os pais. As crianças farão a entrevista em casa e trazem o resultado para a sala de aula. Como exemplo. destca-se as seguintes questões:
1. Por que eu tenho este nome?
2. Quem escolheu o meu nome?
3. Qual o significado do meu nome?
Atividade 2 - Registrar os resultados da entrevista.
1º momento - o professor e as crianças vão lendo as respostas de cada entrevista e constroem um quadro para fazer o registro da pesquisa. O quadro pode conter
o nome de cada criança, quem escolheu o nome e o significado desse nome.
OBS.:
2º momento - O professor organiza as crianças em pequenos grupos e oportuniza um momento para analisar o que existe em comum entre a escolha do seu nome e dos demais componentes; em seguida, o professor solicita que cada criança fale do seu jeito de ser e discute a relação com o significado do seu nome.
As crianças serão avaliadas e o professor observa se elas:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/03/2014
Cinco estrelasAdorei a aula. Muito sugestiva vou usar na minha turminha do 1º período.