17/08/2009
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Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Nesta aula o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitam ampliar seus conhecimentos linguísticos através da interação com a turma, bem como desenvolver seu raciocínio lógico-matemático através das situações de jogo. A atividade proposta também permitirá que o/a aluno/a explore diversas possibilidades de operações matemáticas obtendo um mesmo resultado e elabore cada vez mais o seu pensamento abstrato. O trabalho com a coordenação motora poderá ser viabilizado nos lançamentos dos dados bem como no próprio registro da atividade.
Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as as ideias da adição, ou seja, juntar, somar e outras. Nesta aula, sugerimos que os/as alunos/as já tenham vivências relativas às características da adição em seu próprio cotidiano.
Propomos que esta aula seja trabalhada em diferentes anos do Ensino Fundamental Inicial, desde que atenda aos objetivos de ensino e que seja planejada de acordo com o nível de desenvolvimento de cada turma. Para viabilizar a sua realização é interessante que o mobiliário da sala de aula esteja organizado favorecendo o trabalho em dupla. Como recurso material, precisaremos de dois dados tradicionais para cada dupla de alunos/as. Na formação das duplas, proponha uma dinâmica que envolva a própria adição. Assim, providencie papéis com operações de adição e outros com os seus resultados. Cada aluno/a deverá pegar uma ficha com uma operação ou resultado e encontrar o seu par. Ex: O/A aluno/a que pegar a operação matemática 5 + 5 terá que encontrar o/a colega que tenha o papel com o numeral 10.
Um jogo para ser bem utilizado em sala de aula necessita ser compreendido pelas crianças. Para isso, você professor/a deve explicar para as crianças como se joga e fazer demonstrações. Convide duas crianças e demonstre para a turma como jogará. A dupla decide com par ou ímpar quem inicia o jogo. O/A primeiro/a jogador/a lança os dois dados e registra em sua folha a quantidade total de pontos obtidos na primeira jogada. Esta quantidade será registrada por meio de desenho e também com a escrita numérica. Após esta etapa o/a jogador/a deverá passar a vez para o/a próximo/a colega que fará da mesma maneira que o/a primeiro/a. A função da dupla é ajudar o/a parceiro/a na contagem e registro dos pontos obtidos nos dados. Ao final de cinco rodadas de jogo os participantes param o jogo e fazem a contagem total dos pontos obtidos em todas as jogadas. O/A vencedor/a será aquele/a que obtiver maior resultado.
Professor/a veja abaixo uma sugestão de atividade a ser desenvolvida com cada aluno/a:
Que legal! Hoje vamos realizar o jogo dos dados.
Número de participantes: ______
Materiais:
· Uma tabela para registrar os pontos.
· Dois dados.
Regras do jogo:
· Com par ou ímpar decidam quem iniciará o jogo.
· O jogador lança os dois dados.
· Os pontos serão anotados na tabela. Depois de cinco jogadas, contam-se os totais de pontos de todos os jogadores.
· Ganha o jogo quem fizer mais pontos no total.
Jogadas |
desenho |
Numeral |
Primeira jogada |
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Segunda jogada |
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Terceira jogada |
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Quarta jogada |
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Quinta jogada |
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Total de pontos |
QUEM OBTEVE MAIS PONTOS: _________________________
1) O QUE VOCÊ APRENDEU COM ESSE JOGO?
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
2) ILUSTRE O SEU JOGO NO ESPAÇO ABAIXO:
Professor/a após todos/as terminarem o jogo faça uma roda de conversa com os/as alunos/as. Aproveite o momento para sondar o que acharam da atividade e o que puderam aprender. Faça perguntas que possibilitem compreender como foi jogar com o/a colega e o que acharam mais difícil e mais fácil.
Muito bem! Agora que as crianças já estão compreendendo mais o processo da adição, vamos jogar um jogo online cujo objetivo é justamente perceber as diferentes possibilidades de adições que sugerem um mesmo resultado. Professor/a leve seus/suas alunos/as para o Laboratório de Informática e organize-os/as em duplas. Se preferir mantenha as duplas do jogo anterior. O objetivo de jogarem com o/a colega é ajudar na contagem e auxiliar o/a parceiro/a nas possíveis dúvidas.
Ajude seus/suas alun os/as a acessare m o sítio:
http://antigo.revistaescola.abril.com.br/multimidia/jogos/jogo.shtml?201_caixa.swf
Faça com os/as alunos/as a leitura da página inicial que retrata como o jogo foi inventado e seu objetivo. Depois de explorar a primeira página tecle em continuar.
Professor/a oriente os/as alunos/as na leitura das regras e até na explicação de como jogar. Cada aluno/a deve digitar o seu próprio nome e inicia o jogo com 45 vidas. O/A primeiro/a jogador/a lança os dados com um clique na mão que aparece na tela do jogo. O/A jogador/a faz a soma dos pontos dos dados e fecha uma ou duas casas de forma que o total obtido seja o mesmo que o número de pontos conseguidos nos dados. Clique agora em continuar.
Para explicação do jogo, leia com os/as alunos/as e explique que o/a jogador/a que acertar continua a lançar os dados até que o total de pontos feitos nos dados não permita mais fechar nenhuma combinação de casas. Neste caso clica no botão “Não é possível continuar” assim o jogador deve somar os valores das casas que permaneceram abertas e tirar o total das 45 vidas que recebe no início do jogo. O próximo jogador inicia o jogo com as mesmas regras anteriores. Tecle em continuar.
Ainda explicando o jogo aos/às alunos/as demonstre que quando o número de pontos de uma rodada resultar maior que o número de vidas restantes, o/a jogador/a é eliminado/a da partida. Quando as casas 7, 8 e 9 estiverem fechadas, o/a jogador/a escolhe se quer continuar jogando com um ou com dois dados. Tecle mais uma vez em continuar.
Nesta página, auxilie os/as alunos/as na escrita do nome. E clique na seta.
O jogo inicia e você professor/a pode aproveitar este momento para fazer suas observações quanto às dificuldades e facilidades encontradas pelos/as alunos/as bem como auxiliá-los/as no jogo. Nesta página o/a aluno/a deve clicar na mão para que ela lance os dados.
Agora, o/a aluno/a deve abaixar as casas que correspondem ao total de pontos dos dados clicando com o mouse sobre as casas desejadas.
Quando a soma das casas não corresponder à soma dos dados aparece uma mensagem “Ops! A soma de ____ e ____ não é igual à soma do valor dos dados. Tente novamente” e o/a aluno/a terá uma nova chance.
Registrando descobertas:
Ao retornar para a sala de aula, com os/as alunos/as ainda em dupla, proponha um registro das atividades realizadas, com um texto coletivo. Explore com as crianças a importância de registrar o aprendizado para que, quando sentirem necessidade, retomem o registro para relembrarem o que vivenciaram. Sendo assim, faça um texto coletivo com a turma. As crianças devem ficar livres para expor suas ideias. Após o registro do texto coletivo, faça a leitura do mesmo com a turma e pergunte se contém informações relevantes sobre a aula. Avalie com a turma como foi jogar na sala de aula e depois no Laboratório de Informática. É fundamental que, nós professores/as saibamos ouvir nossos/as alunos/as para obtermos subsídios para planejarmos nossas ações.
A avaliação é fundamental durante todo o processo de aprendizagem. Nesta aula, o/a professor/a avaliará se os objetivos foram alcançados e se ocorreu efetivo aprendizado pelos/as alunos/as. A observação e o registro do/a professor/a ao longo das atividades são importantes para perceber as dúvidas e até mesmo as facilidades encontradas pelos/as alunos/as durante a realização das atividades. Ao ouvir a criança acerca da atividade proposta, o/a professor/a contempla os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem e se instrumentaliza para reorganizar suas ações.
Cinco estrelas 4 classificações
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18/02/2013
Cinco estrelasParabéns irei utilizar esta aula,muito bem elaborada,adorei!
31/08/2010
Cinco estrelasParabéns! Utilizei este jogo de dados e o jogo na sala de informática. Os alunos adoraram e integragiram muito bem desenvolvendo melhor sua capacidade de pensar.
26/04/2010
Cinco estrelasadorei esta aula esta excelente.
24/03/2010
Cinco estrelasParabens este jogo faz com que a crianca se interagem com os colegas brincando na matematica.