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Dados: lance e descubra

 

17/08/2009

Autor e Coautor(es)
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LUCIANA SOARES MUNIZ

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

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ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

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PATRICIA CARVALHO PACHECO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

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DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

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ELIANA APARECIDA CARLETO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitam ampliar seus conhecimentos linguísticos através da interação com a turma, bem como desenvolver seu raciocínio lógico-matemático através das situações de jogo. A atividade proposta também permitirá que o/a aluno/a explore diversas possibilidades de operações matemáticas obtendo um mesmo resultado e elabore cada vez mais o seu pensamento abstrato. O trabalho com a coordenação motora  poderá ser viabilizado nos lançamentos dos dados bem como no próprio registro da atividade.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as as ideias da adição, ou seja,  juntar, somar e outras. Nesta aula, sugerimos que os/as alunos/as já tenham vivências relativas às características da adição em seu próprio cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

Propomos que esta aula seja trabalhada em diferentes anos do Ensino Fundamental Inicial, desde que atenda aos objetivos de ensino e que seja planejada de acordo com o nível de desenvolvimento de cada turma. Para viabilizar a sua realização é interessante que o mobiliário da sala de aula esteja organizado favorecendo o trabalho em dupla.  Como recurso material, precisaremos de dois dados tradicionais para cada dupla de alunos/as. Na formação das duplas, proponha uma dinâmica que envolva a própria adição. Assim, providencie papéis com operações de adição e outros com os seus resultados. Cada aluno/a deverá pegar uma ficha com uma operação ou resultado e encontrar o seu par. Ex: O/A aluno/a que pegar a operação matemática 5 + 5 terá que encontrar o/a colega que tenha o papel com o numeral 10.

 

Em sala de aula:

Um jogo para ser bem utilizado em sala de aula necessita ser compreendido pelas crianças. Para isso, você professor/a deve explicar para as crianças como se joga e fazer demonstrações. Convide duas crianças e demonstre para a turma como jogará. A dupla decide com par ou ímpar quem inicia o jogo. O/A primeiro/a jogador/a lança os dois dados e registra em sua folha a quantidade total de pontos obtidos na primeira jogada. Esta quantidade será registrada por meio de desenho e também com a escrita numérica. Após esta etapa o/a jogador/a deverá passar a vez para o/a próximo/a colega que fará da mesma maneira que o/a primeiro/a. A função da dupla é ajudar o/a parceiro/a na contagem e registro dos pontos obtidos nos dados. Ao final de cinco rodadas de jogo os participantes param o jogo e fazem a contagem total dos pontos obtidos em todas as jogadas. O/A vencedor/a será aquele/a que obtiver maior resultado.  

Professor/a veja abaixo uma sugestão de atividade a ser desenvolvida com cada aluno/a:

                              

Que legal! Hoje vamos realizar o jogo dos dados.

Número de participantes: ______

Materiais:

·        Uma tabela para registrar os pontos.

·        Dois dados.

Regras do jogo:

·          Com par ou ímpar decidam quem iniciará o jogo.

·        O jogador lança os dois dados.

·        Os pontos serão anotados na tabela. Depois de cinco jogadas, contam-se os totais de pontos de todos os jogadores.

·        Ganha o jogo quem fizer mais pontos no total.

Jogadas

desenho

Numeral

Primeira jogada

Segunda jogada

Terceira jogada

Quarta jogada

Quinta jogada

Total de pontos

QUEM OBTEVE MAIS PONTOS: _________________________

1) O QUE VOCÊ APRENDEU COM ESSE JOGO?

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

2) ILUSTRE O SEU JOGO NO ESPAÇO ABAIXO:



Conversando sobre o jogo:

Professor/a após todos/as terminarem o jogo faça uma roda de conversa com os/as alunos/as. Aproveite o momento para sondar o que acharam da atividade e o que puderam aprender. Faça perguntas que possibilitem compreender como foi jogar com o/a colega e o que acharam mais difícil e mais fácil.

No Laboratório de Informática – Jogo: Feche a Caixa

Muito bem! Agora que as crianças já estão compreendendo mais o processo da adição, vamos jogar um jogo online cujo objetivo é justamente perceber as diferentes possibilidades de adições que sugerem um mesmo resultado. Professor/a leve seus/suas alunos/as para o Laboratório de Informática e organize-os/as em duplas. Se preferir mantenha as duplas do jogo anterior. O objetivo de jogarem com o/a colega é ajudar na contagem e auxiliar o/a parceiro/a nas possíveis dúvidas.

Ajude seus/suas alun os/as a acessare m o sítio:

  http://antigo.revistaescola.abril.com.br/multimidia/jogos/jogo.shtml?201_caixa.swf

Faça com os/as alunos/as a leitura da página inicial que retrata como o jogo foi inventado e seu objetivo. Depois de explorar a primeira página tecle em continuar.

 

Feche a Caixa 1

Professor/a oriente os/as alunos/as na leitura das regras e até na explicação de como jogar. Cada aluno/a deve digitar o seu próprio nome e inicia o jogo com 45 vidas. O/A primeiro/a jogador/a lança os dados com um clique na mão que aparece na tela do jogo. O/A jogador/a faz a soma dos pontos dos dados e fecha uma ou duas casas de forma que o total obtido seja o mesmo que o número de pontos conseguidos nos dados. Clique agora em continuar.

 Feche a Caixa 2

Para explicação do jogo, leia com os/as alunos/as e explique que o/a jogador/a que acertar continua a lançar os dados até que o total de pontos feitos nos dados não permita mais fechar nenhuma combinação de casas. Neste caso clica no botão “Não é possível continuar” assim o jogador deve somar os valores das casas que permaneceram abertas e tirar o total das 45 vidas que recebe no início do jogo. O próximo jogador inicia o jogo com as mesmas regras anteriores. Tecle em continuar.

Feche a Caixa 3

Ainda explicando o jogo aos/às alunos/as demonstre que quando o número de pontos de uma rodada resultar maior que o número de vidas restantes, o/a jogador/a é eliminado/a da partida. Quando as casas 7, 8 e 9 estiverem fechadas, o/a jogador/a escolhe se quer continuar jogando com um ou com dois dados. Tecle mais uma vez em continuar.

Feche a Caixa 4

Nesta página, auxilie os/as alunos/as na escrita do nome. E clique na seta.

Feche a Caixa 5

O jogo inicia e você professor/a pode aproveitar este momento para fazer suas observações quanto às dificuldades e facilidades encontradas pelos/as alunos/as bem como auxiliá-los/as no jogo. Nesta página o/a aluno/a deve clicar na mão para que ela lance os dados.

Feche a Caixa 6

Agora, o/a aluno/a deve abaixar as casas que correspondem ao total de pontos dos dados clicando com o mouse sobre as casas desejadas.

Feche a Caixa 7

Quando a soma das casas não corresponder à soma dos dados aparece uma mensagem “Ops! A soma de ____ e ____ não é igual à soma do valor dos dados. Tente novamente” e o/a aluno/a terá uma nova chance.

Feche a Caixa 8

Registrando descobertas:

Ao retornar para a sala de aula, com os/as alunos/as ainda em dupla, proponha um registro das atividades realizadas, com um texto coletivo. Explore com as crianças a importância de registrar o aprendizado para que, quando sentirem necessidade, retomem o registro para relembrarem o que vivenciaram. Sendo assim, faça um texto coletivo com a turma. As crianças devem ficar livres para expor suas ideias. Após o registro do texto coletivo, faça a leitura do mesmo com a turma e pergunte se contém informações relevantes sobre a aula. Avalie com a turma como foi jogar na sala de aula e depois no Laboratório de Informática. É fundamental que, nós professores/as saibamos ouvir nossos/as alunos/as para obtermos subsídios para planejarmos nossas ações.

Recursos Complementares

 

Avaliação

A avaliação é fundamental durante todo o processo de aprendizagem. Nesta aula, o/a professor/a avaliará se os objetivos foram alcançados e se ocorreu efetivo aprendizado pelos/as alunos/as. A observação e o registro do/a professor/a ao longo das atividades são importantes para perceber as dúvidas e até mesmo as facilidades encontradas pelos/as alunos/as durante a realização das atividades. Ao ouvir a criança acerca da atividade proposta, o/a professor/a contempla os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem e se instrumentaliza para reorganizar suas ações.

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