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Visão humana

 

19/08/2009

Autor e Coautor(es)
Dari Campolina de Onofre
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Carlos Olivieri

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Formação de imagens
  2. Caracteristicas das imagens
  3. Miopia e hipermetropia
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Proporções.
  2. Semelhanças de triângulo.
  3. Diferença entre objeto e imagem.
  4. Raios de luz.
Estratégias e recursos da aula

O tema imagens no ensino médio possibilita a discussão de vários conceitos importantes de óptica (imagens reais e invertidas e posição desta imagem, miopia e hipermetropia) , além de permitir uma grande quantidade de atividades experimentais simples (utilização da câmara para realizar medidas para determinação do tamanho real dos objetos), tornando a exploração do tema mais agradável e assimilável.


Esta aula aborba a construção e o uso de uma câmara escura com ajuste de posição da imagem. A construção desta segue os mesmos procedimentos da aula de câmara escura (ver link abaixo). A diferença consiste em que o orifício frontal é substituído por uma lente convergente de posição ajustável.

Aula de câmara escura:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=4748

Condução da aula

1. Questione seus alunos

Os alunos gostam de participar. Tente conduzir a atividade de modo que esta participação forneça os ganchos para as outras atividades subseqüentes.

  • Como uma pessoa com visão normal enxerga uma imagem? (muitos saberão responder)
  • E uma pessoa que possui miopia ou hipermetropia? Oriente que não estamos querendo saber o que a pessoa enxerga (objeto próximo ou distante), mas sim como é a imagem. Veja entre os alunos, quem tem miopia ou hipermetropia e como eles “descobriram” que tinham.

Pergunte à classe e anote as respostas no quadro-negro.

Como as características da imagem, tais como a focalização, não são de fácil imaginação, proponha construir um dispositivo que permita observar as imagens.

2. Experimento

Construção da câmara:

O objetivo será construir uma caixa com as dimensões de 15 x 12 x 12 cm.

Inicialmente, numa das folhas de papel cartão, devemos fazer uma planta de como cortar (traço contínuo) e dobrar (tracejado) para obter a câmara.

Numa das paredes de 15 x 12 cm, deve-se fazer uma abertura de 8 x 8 cm, onde será colado o papel vegetal. Como o papel vegetal difunde muito a luz, a imagem aparecerá um pouco embaçada, o que pode ser resolvido com algumas gotas de óleo que devem ser espalhadas sobre o papel para diminuir a difusão da luz, tornando a imagem mais nítida.

Na face oposta ao papel vegetal faremos um orifício de 2 x 2cm onde será fixado um suporte móvel para a lente. Uma sugestão é o uso de um pedaço do tubo do rolo de papel higiênico, ou de papel alumínio, etc. Ele será pintado internamente de preto e fechado com papel cartão preto numa extremidade, onde será aberto um orifício para a fixação da lente com fita adesiva.

Um segundo cilindro de papel cartão preto (lado preto para dentro do cilindro), será feito de modo a se encaixar no suporte da lente, tomando o cuidado para não deixar muita folga entre eles (A passagem de muita luz entre eles ofuscará parcialmente a imagem formada, prejudicando a sua visualização), porém suficientemente justo para que possa deslizar sobre o primeiro como um telescópio.

ajuste de lente

Este suporte será fixado sobre o orifício na parede oposta à do papel vegetal.

ajuste

A segunda folha de papel cartão irá revestir a caixa formada, formando um anteparo à luz, que permitirá uma melhor visualização da imagem dentro da caix a, como mostra a foto a seguir.

3. Atividades


Focalize um determinado objeto. Ao observar a imagem formada dentro da câmara, posicione a lente para que esta imagem fique perfeitamente nítida. Isto equivale a uma visão normal. Se aproximarmos a lente da câmar a a imagem ficará desfocada, como enxergaria um hipermetrope. Se este deslocamento for peque no, objetos próximos estarão desfo cados, mas objetos distantes estarão nítidos. Ou seja, um hipermetrope tem problemas de focalização para enxergar o que está próximo, mas enxerga bem o que está longe.

Caso contrário, se afastar a lente da câmara, também produzirá uma imagem desfocada como enxergaria o míope. Se este deslocamento for pequeno, objetos distantes estarão desfocados, mas os próximos não. Ou seja, um míope tem problemas de focalização para enxergar o que está distante, mas enxerga bem o que está próximo.

Recursos Complementares

Materiais:
- 2 folhas de papel cartão preto
- 1 folha de papel vegetal (10 x 10 cm)
- 1 lente de hipermetropia de 6 dioptrias ou 6 “graus” encontrada a baixo custo em diversas lojas.
- cola, tesoura, fita crepe, óleo de cozinha (algumas gotas)

Avaliação

Relatório das observações

Peça que os alunos descrevam as características das imagens, de objetos distantes e próximos, observadas com a caixa. Eles devem tentar associar a imagem observada com os problemas de miopia e hipermetropia. 

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