17/12/2013
Adlane Vilas-Boas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
- Teoria de Darwin de Evolução através da Seleção Natural
- Ancestralidade
- Genética: mutações
Essa aula foi baseada no experimento publicado no portal Pontociência desenvolvida por Raquel Faria.
A aula deverá seguir o seguinte esquema:
· Apresentar aos alunos uma caricatura de Darwin onde este é representado como um macaco.
· Discussão em sala de aula.
· Apresentação do grupo de macacos aos alunos (com vídeos, textos e figuras).
· Uma visita técnica ao zoológico
· Atividade em grupo
· Discussão respondendo a pergunta do título (com vídeo, figuras e textos)
Esta aula aborda dois pontos principais: a teoria da evolução de Darwin e o parentesco do Homem com o macaco. A primeira diz respeito à seleção natural, sua atuação e o processo que leva à modificação das espécies ao longo do tempo. Já a segunda, trabalha o conceito de ancestralidade, a relação de parentesco do Homem com o macaco e a inserção do homem no reino Animal.
Atividades a serem abordadas:
Atividade 1 – O homem veio do macaco? Conhecendo melhor os macacos.
Atividade 2 – Visita técnica ao zoológico
· Visita técnica ao Zoológico de sua cidade (em caso de não ter possibilidade de levar os alunos ao Zoológico, execute um vídeo sobre os Primatas, preferencialmente um documentário, onde não seja feita comparação com os homens) para a observação das diferentes espécies.
· Os alunos de cada grupo devem observar e registrar os comportamentos dos macacos, suas características físicas, modo como se alimentam, etc.
· O registro pode ser feito em formato de tabela ou relatório de campo, ou uma simples anotação em folha de caderno, levando em consideração características que o professor achar relevantes. Sugerimos um modelo de atividade editável, com um exemplo de atividade realizada, no link abaixo:
http://pontociencia.org.br/aulas/evolucao/Atividade_1_nos_somos_macacos.doc
Atividade 3 – Somos mesmo macacos!! Percebendo as semelhanças.
· Os alunos devem fazer uma comparação das características que observaram nos macacos com o Homem em sala de aula. Como no exemplo:
http://pontociencia.org.br/aulas/evolucao/Atividade_2_nos_somos_macacos.doc
· Após a comparação os alunos deverão fazer um pequeno texto explicando como eles interpretaram os dados coletados, mostrando as principais semelhanças e diferenças entre os grupos (como assinalado no exemplo de atividade).
· Retomar o ponto inicial da primeira aula, para responder a pergunta do início da aula. Para isso execute o vídeo Nós viemos dos macacos?: parte 3: vídeo ou distribua a segunda parte do texto utilizado na atividade 1 para os alunos:
· Após o vídeo, ou leitura do texto, discuta com os alunos, analisando as respostas deles e tirando dúvidas em relação à comparação entre os dois grupos.
· Mostrar aos alunos as seguintes figuras disponíveis nos links abaixo:
http://pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/bf6c6801023bf807c421456980e51ff7.jpg
http://pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/0c2153bccfc8697f64838e8ca8294f4b.jpg
http://pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/330894afe8a7194049134c43475971f4.jpg
· Para finalizar, passar para os alunos o áudio 3, contido no link abaixo:
Ressaltamos a importância de o professor mostrar novamente e detalhadamente a árvore evolutiva dos primatas, para que os alunos percebam que a relação de parentesco do Homem com os macacos é proveniente do compartilhamento de um ancestral comum. Devendo o professor explicar a fundo a ancestralidade para que não permaneçam dúvidas quanto a ela. Além disso, essa árvore evolutiva, mostra aos alunos que o Homem é mais uma das espécies dentro do grupo dos primatas, ou seja, nós somos mais uma espécie de macaco existente, pertencente ao grupo dos grandes macacos.
Nome | Tipo |
---|---|
Nós viemos dos macacos? parte 3: vídeo | Vídeo |
Nós viemos dos macacos?: parte 1: hipertexto | Hipertexto |
Nós viemos dos macacos?: parte 2: vídeo | Vídeo |
Evolução : Comemoração dos 150 anos de Darwin e Wallace na Linnean Society | Áudio |
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao15.php - acessado em 13/08/2013 às 10:37 hs.
Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos no debate, seu relatório de visita técnica e a atividade comparativa dos grupos como avaliação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!